Tópico da Apple

Já agora... para se ver a diferença de 200 dpi para 300 dpi é preciso que o que se mostra esteja a cerca de 20 cm da cara e sujeitar a vista a um esforço adicional (e desnecessário)!

A essa curta distância o esforço ocular aumenta!

Ou seja, cada vez que queres ver a super mega resolução de +300dpi do novo iPhone tens de esforçar a vista desnecessariamente.

Ou então tirares-lhe uma foto para a veres num ecrã... de 170 dpi....

Ou então fazes como o SJ e projectas o ecrã do iphone numa parede grande... aí sim, vais ver que de facto há uma diferença brutal. :rolleyes:

irónico no mínimo :rolleyes:

Last edited:
Lockinfo???
É um grande programa disponível no cydia [;)]

Transformas o aborrecido e quase inútil lockscreen no iPhone, nisto:

33ufol4.png

Penso que tens que ter no Cydia a repo: http://iphone.ashman.com/beta/

@Jacare:
The screen is truly outrageous -- you basically cannot see pixels on it. We're not being hyperbolic when we say it's easily the best looking mobile phone screen we've ever laid eyes on. (...) But the main course here is the new screen, Apple's "Retina Display." That 960 x 640 resolution is really quite dramatic when it's packed 326ppi tight into the 3.5 inch display. Comparing the new display to the 3GS is stunning, but the difference is apparent even compared to more modern phones like the HTC EVO or Incredible -- the iPhone 4 just kind of blows everything out of the water. It's hard to describe without seeing it, but you cannot really see pixels on this screen (provided you're rendering text or images at full resolution). Text just looks like printed text, images look incredibly warm and deep, and video is stunning. We're trying not to be over the top, but it's just a really, really gorgeous display. This is one case where Apple's hype actually matches reality.
Palavras da engadget. I rest my case.

@Jacare:
Palavras da engadget. I rest my case.

Continuas a desconversar.

Ecrãs de 300 dpi já existem há anos noutras plataformas! Textos e desenhos onde não se consegue ver pixeis idem! [:p]

Eu falo do que sei porque tenho um ecrã com 240dpi e já mexi noutros com resoluções perto dos 300 dpi!

A diferença do meu de 240 dpi para outros de 300 dpi em termos práticos?

Z-E-R-O

Tanto é que preferi comprar o meu de 240 DPI com ecrã maior a outros de 300 DPI com ecrãs menores! (Sony Xpheria X1 diz-te alguma coisa?)

Eu sei do que falo e falo com conhecimento de causa... Já os comparei ao vivo um ao lado do outro"!

A resolução do iPhone não é a novidade que queres dar a entender e não tem a importância que o SJ a tsnto custo quer dar a entender.

Mas percebo que não saibas do que falas porque provavelmente nunca viste ao vivo um ecrã com 300 dpi. Eu mexo num, que apesar de não chegar a 300 dpi anda lá próximo... e faço-o há quase 2 anos! [;)]

Já agora... porque é que a resolução nunca foi importante para ti com o surgimento de ecrãs que não se vêm "pixeis mas sim desenhos" há quase 2 anos? É que estes ecrãs com tanta resolução já existem há tanto tempo e antes nunca serviu de argumento como sendo um factor tão positivo quando comparado com o iPhone 3G/3GS... agora que o iPhone tem finalmente um ecrã com resoluções que já existem há quase dois anos é que fazes WOW?? heeerrr..... vai-se lá perceber.... [:D]

EDIT: Ao menos sou coerente. Há 2 anos cheguei a criticar a resolução excessiva que não serve para nada de 300 dpi do Sony Ericsson X1 e disse exactamente o mesmo que digo agora em relação à resolução "inovadora" dos 300 dpi do iPhone 4.

Last edited:

Ecrãs de 300 dpi já existem há anos noutras plataformas! Textos e desenhos onde não se consegue ver pixeis idem! [:p]

Eu falo do que sei porque tenho um ecrã com 240dpi e já mexi noutros com resoluções perto dos 300 dpi!

Z-E-R-O

Tanto é que preferi comprar o meu de 240 DPI com ecrã maior a outros de 300 DPI com ecrãs menores! (Sony Xpheria X1 diz-te alguma coisa?)

Eu sei do que falo e falo com conhecimento de causa... Já os comparei ao vivo um ao lado do outro"!

A resolução do iPhone não é a novidade que queres dar a entender e não tem a importância que o SJ a tsnto custo quer dar a entender.

Mas percebo que não saibas do que falas porque provavelmente nunca viste ao vivo um ecrã com 300 dpi. Eu mexo num, que apesar de não chegar a 300 dpi anda lá próximo... e faço-o há quase 2 anos! [;)]

Já agora... porque é que a resolução nunca foi importante para ti com o surgimento de ecrãs que não se vêm "pixeis mas sim desenhos" há quase 2 anos? É que estes ecrãs com tanta resolução já existem há tanto tempo e antes nunca serviu de argumento como sendo um factor tão positivo quando comparado com o iPhone 3G/3GS... agora que o iPhone tem finalmente um ecrã com resoluções que já existem há quase dois anos é que fazes WOW?? heeerrr..... vai-se lá perceber.... [:D]

EDIT: Ao menos sou coerente. Há 2 anos cheguei a criticar a resolução excessiva que não serve para nada de 300 dpi do Sony Ericsson X1 e disse exactamente o mesmo que digo agora em relação à resolução "inovadora" dos 300 dpi do iPhone 4.

É a mesma coisa com as "iVideochamadas"[:)][:)]
Não tem interesse até Steve Jobs apresentar como sendo revolucionário[:D]

Z-E-R-O

Jacare, depois do que apresentei porque não poupas o teu teclado e escreves assim: "eu trollo a Apple por desporto". Podes também acrescentar: "a Apple põe um ecrã fantástico no novo iPhone e eu vou criticar isso porque é isso que gosto de fazer".

PS-Gostei particularmente da parte em que dizes que escolheste o teu telemóvel com um dpi menor quando podias ter escolhido o Xperia X1, como se isso provasse alguma coisa quanto aos ecrãs. Olha, eu também escolhi um computador com 250GB quando podia ter escolhido um com 500, pela tua lógica de argumentação isto prova claramente que 250GB é melhor do que 500GB.

Continuas, mais uma vez errado.

É que eu sou um possível comprador do iPhone 4! :eek:

Pois é.... e pensas que se o comprar vou ter que vender a minha opinião e sentido crítico à Apple (ou ao SJ?) como fazem muitos dos possuidores de produtos Apple? [:p]

Não! Se houver por onde eu ache que devo criticar, então critico! Mesmo que tenha um!

O meu HTC HD é fixe e tal.... mas o WM é uma valatente porcaria o que torna o telefone ... uma... vá lá .... porcaria..... Até te digo mais... hoje por vezes fico a pensar que se calhar ficaria melhor com um iPhone. Deves pensar que tenho problemas com isso... [:D]

Ou deves pensar que tenho problemas em recomendar iPhones e produtos Apple para tanta gente como o tenho feito, até aqui neste fórum!

O que não devias era pensar que por teres um artigo de determinada marca tens de engolir tudo o que o "chefe" diz... deverias ter um sentido mais critico e acutilante e não te deixares levar tanto pela onda de forma tão óbvia. "iVideo"??? Ecrãs de 300 dpi ??? (ecrã retina- lol - que raio até isto aposto que é engolido sem pensar....) como dizem os bifes... yeah right! [:D]

Eu posso comer... mas se não gostar de alguns dos molhos critico. Não tenho problemas em dizer isso e o tempo tem-me dado razão: Copy-Paste, GPS, A2DP, etc etc etc.... criticavam-me por dizer que era um disparate o iPhone não ter isso.... o tempo deu-me (a mim e a muitos outros milhares) razão!

Por alguém ter um produto, não quer dizer que se junta ao clube ou religião da Apple.... isso comigo nunca vai acontecer. E quando vejo disparates a serem escritos eu corrijo-os porque tenho interesse que as coisas fiquem esclarecidas. Afinal sou um possivel comprador. Apesar de critico, mas sempre construtivo. [:p]

Agora eu não sou nem nunca fui FAN-BOY de ninguém nem de nada! Nem mesmo da HTC e ainda menos da bosta de SO que é o WM.... [;)]

Em relação ao Android, apesar de não o conhecer posso criticá-lo! E tenho muito por onde o criticar. [:cool:]

PS-Gostei particularmente da parte em que dizes que escolheste o teu telemóvel com um dpi menor quando podias ter escolhido o Xperia X1, como se isso provasse alguma coisa quanto aos ecrãs. Olha, eu também escolhi um computador com 250GB quando podia ter escolhido um com 500, pela tua lógica de argumentação isto prova claramente que 250GB é melhor do que 500GB.

Vou explicar:

1 - Escolhi o meu por ter um ecrã maior e por poder esforçar menos a vista sem que a portabilidade e tamanho do aparelho saíssem prejudicadas.

2 - Escolhi o meu porque estou-me a borrifar para os 300 dpi do xpheria X1 que não servem para absolutamente(*) nada (nem a mim nem a ti nem a ninguém)

Já um disco de 250 GB é sem dúvida inferior ao disco de 500 GB... porque:

1- No disco de 500 GB armazenas 2x mais informação que no disco de 250 GB
2- Têm o mesmo tamanho e ocupam o mesmo espaço logo a relação espaço/armazenamento é claramente desvantajosa para o disco de 250 GB

(*) Para tirar fotos macro para colocar em foruns da net ou vê-lo ao microscópio poderá ser porreiro... não sei... diz-me tu...

ufa, espero ter-me conseguido explicar... [:D]

Last edited:
Porra, tanta coisa coisa para ler.

Jacare, não te esqueças que esta discussão começou quando tu disseste que praticamente não fazia diferença entre um ecrã de 80dpi (iPhone 3GS) e um 330dpi (iPhone]4) :eek:

Portanto, não venhas com esse choradinho que os fãs da Apple vieram com o retina display e outras coisas, ninguém falou desses nomes, muito menos de iVideo (aliás, o que raio é iVideo?).

Muitas das manobras de marketing da Apple foram aqui ridicularizadas de imediato, como a maneira como tentam passar a ideia de que acabaram de inventar a videoconferência em telemóveis :rolleyes:

E podes não ser fanboy de nada, mas da Apple és trollboy [:p]

Se comprares o iPhone 4, vai ser para daqui a uns meses dizeres que o usas como disco rigido externo ou como retrovisor do carro [:D]

Confesso uma coisa. Em termos genéricos, gosto do aspecto do 3GS e do 4.

Ainda assim, e apesar de este ponto ser completamente subjectivo, acabo por achar que o 3GS tem uma identidade mais própria.

Este 4 parece um LG.

Se aparecerem algures 3GS a preços interessantes, ainda me aventuro.

Amigo JTS,

O iVideo era uma provocaçãozinha para o Facetime [:p]

O iRetina era outra para o ... como se chama que não me está a apetecer pesquisar? [:D]

E por fim... o ecrã do iPhone 3G/S não tem 80 dpi mas sim cerca de 160 dpi.
E não, em termos prático não vais ganhar muito com isso... falo claro por exepriência própria.... ganharias mais se tivesses um ecrã maior. [:p]

Essa do disco rígido externo foi o i.... como se chama... ai.... I iPad... raios o ai aquele leitor de mp3 da apple. Ofereceram-me um mas como eu já tinha um SE K750i/800i que possuia um leitor de mp3 embutido superior ao.... ai da apple.... pronto fiz um ai-disco rígido externo com um design único!

EDIT: Ok... de 160 dpi para 200 dpi há de facto uma diferença +- óbvia para este tipo de ecrãs.... de 200 dpi para cima a diferença vai-se tornando muito menos óbvia. De qualquer maneira, em termos de practibilidade (e é a isso que eu me refiro sempre) a diferença é negligenciável. Não fazem mais num do que no outro nem te cansa mais a vista num do que no outro.

Ou seja de 160 para 200 dpi há uma diferença muito mais óbvia do que de 200 dpi para 300 dpis.... mas em termos práticos não ganharás muito com isso... não cabem mais letras por linhas por isso nem mais imagens (caber até cabem mas precisarias de uma lupa para veres alguma coisa....). Estou aqui a olhar para o meu de 240 dpi e não veijo qualquer pixelização...

aparece tudo muito redondinho... espera... vou ver melhor (aproximar a cerca de 15cm e ficar muito quietinho....)
..... de facto nota-se ali umas coisinhas.... mas agora dói-me a cabeça! [:D]

Last edited:
Confesso uma coisa. Em termos genéricos, gosto do aspecto do 3GS e do 4.

Ainda assim, e apesar de este ponto ser completamente subjectivo, acabo por achar que o 3GS tem uma identidade mais própria.

Este 4 parece um LG.

Se aparecerem algures 3GS a preços interessantes, ainda me aventuro.

O 4 parece ser outra loiça e deverá ser bastante mais resistente ao passar do tempo... Além que em termos de actualizações irá ter concertesa uma duração maior que o 3GS. Mas de facto poderá compensar em termos de $$.

E podes não ser fanboy de nada, mas da Apple és trollboy [:p]

Bahhh eu só digo que não vale a penas mandares os foguetes por causa da resolução de 300 dpi's de um telefone. Devias era agradecer-me pelas explicações. [:D] [:p]

O iPhone 4 é espectacular! Mas não o é pelo ecrã de 300 dpi. (podia era ter um ecrã um pouco maior. Isso sim, era útil :) )

O 4 parece ser outra loiça e deverá ser bastante mais resistente ao passar do tempo... Além que em termos de actualizações irá ter concertesa uma duração maior que o 3GS. Mas de facto poderá compensar em termos de $$.

Concordo com o que dizes.

Mas até agora, bastava olhar para um iPhone e percebias logo o que era.

Agora não. E os bumpers... [:vm)]

Bahhh eu só digo que não vale a penas mandares os foguetes por causa da resolução de 300 dpi's de um telefone. Devias era agradecer-me pelas explicações. [:D] [:p]

O iPhone 4 é espectacular! Mas não o é pelo ecrã de 300 dpi. (podia era ter um ecrã um pouco maior. Isso sim, era útil :) )
Se eu alguma vez trocasse o meu 3GS pelo 4 continuaria a ser principalmente pelo ecrã [:p]
Pelo menos, nunca conseguiria ficar convencido do contrário até o ver pessoalmente.

Repara:

Processamento: quase a mesma coisa, apenas com um clock diferente. O 3GS continua a ter um processamento folgado.
Gráficos: mesma coisa. Ambos suportam OpenGL ES 2.0.
Armazenamento: mesma coisa.
Camera à frente: não me faz falta, especialmente tendo apenas a única implementação mostrada.
Camera: ok, a nova é um bom progresso e com flash LED. Um ponto de interesse. Servia-me bem de point & shoot.
Bateria: o novo tem mais, mas o 3GS aguenta um dia inteiro carregando sempre à noite, chega-me.
802.11n: moderadamente interessante. Meio ponto de interesse.
Giroscópio: no big deal até haverem killer apps que usem isso.
Espessura e materiais (ou seja, novo packaging): apr:)
Display: [br:)][:p]

A nova embalagem no fundo disfarça uma evolução discreta em termos brutos, pois este iPhone 4 acaba por ser na minha opinião um deluxe model do 3GS com melhores materiais e mais e melhores "periféricos" [;)]

Se eu alguma vez trocasse o meu 3GS pelo 4 continuaria a ser principalmente pelo ecrã [:p]
Pelo menos, nunca conseguiria ficar convencido do contrário até o ver pessoalmente.

Repara:

Processamento: quase a mesma coisa, apenas com um clock diferente. O 3GS continua a ter um processamento folgado.
Gráficos: mesma coisa. Ambos suportam OpenGL ES 2.0.
Armazenamento: mesma coisa.
Camera à frente: não me faz falta, especialmente tendo apenas a única implementação mostrada.
Camera: ok, a nova é um bom progresso e com flash LED. Um ponto de interesse. Servia-me bem de point & shoot.
Bateria: o novo tem mais, mas o 3GS aguenta um dia inteiro carregando sempre à noite, chega-me.
802.11n: moderadamente interessante. Meio ponto de interesse.
Giroscópio: no big deal até haverem killer apps que usem isso.
Espessura e materiais (ou seja, novo packaging): apr:)
Display: [br:)][:p]

A nova embalagem no fundo disfarça uma evolução discreta em termos brutos, pois este iPhone 4 acaba por ser na minha opinião um deluxe model do 3GS com melhores materiais e mais e melhores "periféricos" [;)]

O maior melhoramento, a meu ver é a construção geral, imagino o que seria manterem o design anterior, era de ir às lágrimas!

O segundo melhor, vai ser a recepção gps/antenas (para quem experimentou o antigo, especialmente no gps deve saber do que falo).

Segue-se bateria e ecrã, se bem que este último...é relativo o melhoramento, o do 3Gs é que já era muito ultrapassado, mas nas fotos apareceu muito bonito. Lado a lado com a competição (samsung, HTC) não sei se fará tão boa figura.

Duvido muito da utilidade da camara frontal, mas é bem vinda, o melhoramento da camara principal peca por tardio.

wifi-n: nhec...só em 2,4Ghz...é bom, mas não é diferenciador na prática.

Giroscópio...não permite tirar assim tanta mais informação prática para um telemóvel (acelerações angulares, por exemplo, dá para medir a variação da velocidade ao longo de um movimento rotacional mas...para que serve isso num telemóvel? Um simulador de arremesso do peso?) mas lá está, hoje estou com a criatividade desligada, pode ser que apareçam coisas daí...

O que eu pensava que a Apple ia fazer (se não apresentasse nada de revolucionário, como se veio verificar) era jogar com o preço...mas estão-se a revelar uma empresa muito conservadora, especialmente para quem se autoproclama inovador...é só meter o i à frente...

Na minha opinião a killer-feature é mesmo o novo ecrã... e o facto de ser bastante mais compacto.

De resto é verdade que o 3GS aguenta-se muito melhor do que o 3G se aguentou quando saiu o 3GS. Em termos de desempenho não é muito diferente, e corre folgadamente o OS4. O update para OS4 também revela ser completo e não ter nenhum tipo de features barradas por software, o que é muito bom.

Não haverá grande diferença de desempenho, em aplicações com uma forte componente gráfica, porque este processador tem que mover 4 vezes mais pixels..

De resto, aquilo que for CPU intensivo, não tenhas a mínima duvida que este processador mete o do 3GS num bolso..

Quanto à GPU ser a mesma, Alguns dizem que sim, embora ninguém apareça a confirmar com certezas absolutas nada sobre modelo especifico da GPU, clocks e afins que são usadas na Apple. Até porque a mesma SGX 535 é encontrada em SoC's a correr entre 100 e 400 Mhz, dependendo das implementações..

Mas há algo que lança duvidas. Sabe-se das parecenças intimas entre o Apple A4 e o Samsung Hummingbird usado nos Samsung Wave e Samsung Galaxy S.. E tudo parece indicar para que esses terimais tenham uma GPU Power VR SGX 540...

Pensa-se também que apesar de a GPU poder ser igual entre o Apple A4 e o Iphone 3GS, o Video Core usado é diferente.. Fala-se do Power VR VXD 370 no 3GS e do Power VR VXD 375 no Apple A4.. Pelo que o desempenho em video e imagem será superior no Apple A4.

Não, mais DPI à partida vai ser uma experiência muuuito melhor, sobretudo para leitura de texto etc, vai ser certamente algo muito mais confortável e exigir menos tensão ocular.

A própria engadget já disse que sem exagerar este é de longe o melhor ecrã que já viu num telemóvel. Portanto a aposta da Apple está totalmente justificada, ou pelo menos parece um bocado precoce vir dizer o contrário sem experimentar, quando quem experimentou até agora ficou fascinado.

comp.jpg

Tudo bem... O ecrã é bom.. Ecrãs IPS em telemóveis é raro.. Contraste de 800:1 é muito bom para um ecrã TFT, etc.. etc.. etc...

Mas, colocando um pouco o marketing Apple de lado,

1º Para começar, ninguém vê os ecrãs à distancia que está essa foto.

2º Tecnicamente é impossível a um ecrã TFT, mesmo sendo IPS, ter o mesmo desempenho em muitas áreas que pode ter um ecrã OLED, como a saturação máxima da cor que é possível atingir, contraste, a profundidade dos pretos e ângulos de visualização. E mais tarde ou mais cedo a Apple vai usar ecrãs OLED nos iPhones, e ai, vamos-te ver aqui a dizer que a Apple está a revolucionar o mundo com a invenção do iOLED, como já te vimos há uns posts atrás a dizer que inventou uma nova forma de video chamada e não sei que mais..

Agora, era óbvio que a Apple não ia usar ecrãs OLED nesta geração do iPhone, especialmente, porque é uma tecnologia nova, ainda não existindo uma capacidade instalada de produção ao nível que a Apple exige. Para quem não sabe, o HTC EVO 4 esgotou em dias, o HTC Desire tem andado quase sempre esgotado pelos principais mercados Europeus, etc..etc.. E segundo se sabe, tudo por falhas no fornecimento de ecrãs que não permite colocar mais terminais nas prateleiras...

A Apple nunca se meteria numa aventura, do tipo, ter o iPhone esgotado durante um mês...

3º 300 dpi... isto.... 300 dpi aquilo... Enfim... Mas alguém acredita que a Apple pôs tanta resolução porque ia causar menos tensão ocular? Se estivesse a fazer um aparelho do zero e a medir custos e benefícios e o custo aqui será nitidamente a performance com gráficos, acham que a apple iria escolher esta resolução para um ecrã de 3,5"? Nunca... Só escolheu, porque a actual resolução do iPhone estava outdated, e duplicar as linhas e as colunas era a única forma de manter a retro-compatibilidade com as aplicações existentes em termos visuais e manter a independência total das aplicações em relação à resolução. Qualquer outra resolução intermédia ia causar problemas...

Back