Tópico da Apple

Fiz EDIT ao post.
E podes ver os anteriores também.
As impressões digitais não são guardadas em lado nenhum.
Onde digo que guarda "as impressões digitais", leia-se "a informação das impressões digitais".

Reformulando, já com a errata:

"A informação da impressão digital é encriptada e guardada numa parte específica do chip A7, que foi desenhado com isso em mente. Basicamente nem sequer é armazenada na memória flash (que seria acessível) e nem sequer passa pelo iOS. O A7 comunica de forma exclusiva com o fingerprint reader (sem a layer iOS pelo meio) e por sua vez vai dizer apenas ao iOS que "sim é o Xico da Estrebaria, pode entrar" ou "não sei quem é este gajo".

Em teoria é uma implementação seguríssima.

E não é como se Apple não fosse conhecida por utilizar end-to-end encryption, que dificulta muito a vida aos meninos da NSA. Mas neste caso é info que os servers da Apple nem sequer cheiram."

Last edited:
E em Portugal o mais barato em pack de 24 meses deve ser uns 200€
No limite até acredito que venha a custar os 100€, pois é esse o melhor preço para o iPhone 4S, que o 5c vem substituir.

Só que esse melhor preço está agregado a um plano de 100€ por mês [:D]

Isto pelo Vodafone RED.

Onde digo que guarda "as impressões digitais", leia-se "a informação das impressões digitais".

Reformulando, já com a errata:

"A informação da impressão digital é encrostada e guardada numa parte específica do chip A7, que foi desenhado com isso em mente. Basicamente nem sequer é armazenada na memória flash (que seria acessível) e nem sequer passa pelo iOS. O A7 comunica de forma exclusiva com o fingerprint reader (sem a layer iOS pelo meio) e por sua vez vai dizer apenas ao iOS que "sim é o Xico da Estrebaria, pode entrar" ou "não sei quem é este gajo".

Em teoria é uma implementação seguríssima.

E não é como se Apple não fosse conhecida por utilizar end-to-end encryption, que dificulta muito a vida aos meninos da NSA. Mas neste caso é info que os servers da Apple nem sequer cheiram."

[:)] [:)] [:)] [:)] [:)]
Eh pá, desculpa, mas esta é hilariante.
Estás a escrever com correcção automática, certo? Tablet? Smartphone?
Se assim for, deve ser a correcção automática com mais piada que já vi até
hoje.
Encriptada -> encrostada
[:)] [:)] [:)]

[:)] [:)] [:)] [:)]
Eh pá, desculpa, mas esta é hilariante.
Estás a escrever com correcção automática, certo? Tablet? Smartphone?
Se assim for, deve ser a correcção automática com mais piada que já vi até
hoje.
Encriptada -> encrostada
[:)] [:)] [:)]

Certo :sh)[:)] Tinha acabado de corrigir antes de ver este teu post. Até me saltaram os olhos quando reparei [:D]

Por acaso foi via Safari 7 no OS X.

g1bcc216a.jpg

Pensei que me conhecias bem o suficiente para não teres essa ideia.

Nunca fui fanático por nada que detenho. Tanto digo bem como mal, e este tópico está cheio de críticas minhas à Apple.
Mas como em tudo o que vejo, quer seja proprietário ou não, não admito que gozem com uma situação até interessante, só numa perspectiva de deitar abaixo.

Até fui simpático e mostrei que há diversos sistemas que já usam a FP, e expliquei o processo de armazenamento da FP no iphone.

Não me pareceu nada teu ficares "ofendido" com aquela imagem mas foi a ideia com que fiquei depois de ler o teu 1º post, errada, mas foi.

Se os dados alguma fez vão ser corrompidos só no futuro se saberá mas pelo menos já ficámos a saber que o sistema utilizado é bastante seguro!

Lá para casa deve vir um 5S mas não vai ser para mim. [:D]

Não me pareceu nada teu ficares "ofendido" com aquela imagem mas foi a ideia com que fiquei depois de ler o teu 1º post, errada, mas foi.

Se os dados alguma fez vão ser corrompidos só no futuro se saberá mas pelo menos já ficámos a saber que o sistema utilizado é bastante seguro!

Lá para casa deve vir um 5S mas não vai ser para mim. [:D]

Ofendido nunca ficaria.

Acho é um pouco absurdo tentar-se criticar logo tudo. Pode-se criticar muita coisa: As cores manhosas, sim, o preço do C, sim, o hype todo que se cria, sim. Um sistema inovador nos telemóveis e que tem bastante futuro, não.

Só por isso.

Agora que já está esclarecida a questão da segurança da tecnologia em si acho que o importante a reter no chamado touch ID será em primeiro lugar saber se funciona realmente bem e de forma transparente para o utilizador. Pelo que vi ontem de um video "hands on" da Anandtech logo após a Keynote, pareceu-me que funciona muito bem. Destaco a capacidade de fazer identificação com apenas parte do dedo, isto é, não é preciso pespegar a polpa do polegar direitinha (ou de outro dedo) directamente no sensor. Basta por exemplo colocá-lo meio de lado, desde que no processo de "gravação" da impressão digital essa parte do dedo tenha sido scanada. Outra coisa que me parece ajudar muito à usabilidade é o facto de reconhecer a impressão digital a 360 graus. Outra coisa ainda é que, ao contrário do que temos visto nos portáteis com esta tecnologia e em alguns telemóveis (no Motorola Atrix por exemplo), o reconhecimento faz-se, não por deslizamento do dedo, mas pela simples sobreposição do mesmo na tecla, o que também ajuda à usabilidade. No fundo, fazer um reconhecimento implica fazer exactamente o mesmo movimento que clicar no botão home.

Do ponto de vista da segurança penso que é inegável que esta aumenta muito, não por causa das questões tecnológicas descritas nos posts acima, mas porque uma impressão digital deve ser com certeza muito mais segura contra hacking do que meros 4 dígitos num grupo de 10. No iTunes, iBooks, etc (e noutras apps que venham a suportar isto no futuro) a principal vantagem é a comodidade. Para quem, como eu, costuma usar passwords relativamente longas é uma chatice ter que a colocar de cada vez que compro uma música ou uma app. Assim será tudo muito mais simples. Ou seja, o incentivo às compras de impulso sobe mais um degrau, o que é de todo o interesse da Apple!

Esta tecnologia actualmente não vai ficar disponível para nenhuma app de terceiros. Presumo que a Apple queira testá-la intensivamente durante pelo menos 1 ano até a disponibilizar a terceiros. E mesmo nessa fase acredito que só fará o roll-out a terceiros mediante regras de segurança extremamente apertadas. Mas parece-me que pode estar aqui uma coisa com muito futuro.

Iphone nunca me atraiu em nada não por questão de preço mas porque acho desameado burguês para meu gosto. Um pouco como os BMWs ou as roupas de marcas de luxo...[:D]

Com esse novo preço supostamente de "arromba", talvez se vulgarize um pouco mais e aumente o meu interesse por ele.

Eu tambem gosto de o ler ... mas esta cronica começa logo mal por se basear em algo que nao é verdade ... portanto tudo o resto acaba por nao ter muito interesse.

Entao a parta da margem de lucro da Apple partiu-me todo

Back