Tópico da Apple

Eu por acaso tive uma situação parecida à dele esta semana.

comprei num site de leilões um iphone 5, e também não o conseguia activar.
Para minha sorte, o vendedor foi sério e desligou o "find my iphone" na icloud dele... Se por acaso o iphone tivesse sido encontrado/roubado e depois vendido a mim estava bem f.dido!

Eu ja ha mais de 5 anos que trabalho com um MB Pro's com Windows e so' agora tive os primeiro problema (bad sectors no HDD) e vou aproveitar e fazer o upgrade. So' gostava de saber com este novo, qual e' por exemplo a autonomia face ao que e' anunciado (8 horas).

Maquinas virtuais e' treta. Nao utiizas todos os recursos e eu nao sou utilizador de Mac Os.

A vermelho:
Não sabes o que perdes.
[:D]

A verde:
Isso é que é treta. A menos que uses para jogos, ou para algo que faça acesso intensivo ao
disco (e mesmo isso acaba por ser irrelevante com um SSD).
As máquinas virtuais são tão rápidas quanto o sistema host. E no caso do Windows, até
pode ser ainda mais rápido que o host... admitindo que com uma VM podes correr o risco
de não ter anti-vírus nem os updates ligados. Ou seja, podes ter uma VM para trabalhar,
onde fazes tudo o que não envolva riscos de contrair viroses, e por isso não tens updates
nem anti-vírus. Poder ter outra VM "descartável", de propósito para fazer asneiras. E podes
ter VMs preparadas para substituir as outras caso aconteça alguma coisa às VMs principais.
Além disso podes fazer snapshots das VMs, e backups, com maior facilidade.

http://www.f8consulting.com/documents/12_Virtualization_Myths_Debunked.pdf
The latest virtualization solutions perform so close to the speed of the native hardware that the difference is negligible

Tenho VMs que são mais rápidas que muitos computadores de colegas meus.

De qualquer modo, se a ideia é ter um Mac apenas para correr Windows, mais vale comprar
um PC normal. Pelo menos o Windows deverá vir um pouco mais optimizado para essa
máquina, do que uma instalação num "não-PC".

A vermelho:
Não sabes o que perdes.
[:D]

A verde:
Isso é que é treta. A menos que uses para jogos, ou para algo que faça acesso intensivo ao
disco (e mesmo isso acaba por ser irrelevante com um SSD).
As máquinas virtuais são tão rápidas quanto o sistema host. E no caso do Windows, até
pode ser ainda mais rápido que o host... admitindo que com uma VM podes correr o risco
de não ter anti-vírus nem os updates ligados. Ou seja, podes ter uma VM para trabalhar,
onde fazes tudo o que não envolva riscos de contrair viroses, e por isso não tens updates
nem anti-vírus. Poder ter outra VM "descartável", de propósito para fazer asneiras. E podes
ter VMs preparadas para substituir as outras caso aconteça alguma coisa às VMs principais.
Além disso podes fazer snapshots das VMs, e backups, com maior facilidade.

http://www.f8consulting.com/documents/12_Virtualization_Myths_Debunked.pdf

Tenho VMs que são mais rápidas que muitos computadores de colegas meus.

De qualquer modo, se a ideia é ter um Mac apenas para correr Windows, mais vale comprar
um PC normal. Pelo menos o Windows deverá vir um pouco mais optimizado para essa
máquina, do que uma instalação num "não-PC".

Nuno nao vou entrar nessa discussao [;)]
Ja ha muitos anos que lido com virtualizacao em larga escala em ambiente de hosting e realmente e' a melhor coisinha. No entanto eu sou um utilizador de uma maquina so'.
Se me arranjares dados concretos que tenho praticamente a mesma performance e duracao de bateria usando uma VM para as applicacoes que uso: Visual Studio, Visio, Sql Server, Photoshop, 30 tabs abertas num browser, etc, entao sou capaz de ponderar.

Como te digo, nao uso Mac OS nem faco intencoes de usar dado que tenho de usar Windows profissionalmente. Na minha opiniao nao e' melhor nem pior que o Windows. E mais os SO que se tem de aprender a usar. E claramente tenho outras coisas para fazer com o meu tempo.
Porque um Mac Book pro? Adoro o hardware, os acabamentos, o ecra. Tenho budget para escolher a maquina que quiser para trabalhar, por isso... Um Mac no final do dia, e' apenas um... PC [;)]

Última edição:
alguem aqui com um mac book pro retina 15" a correr windows? qual e' a vossa opiniao?

Trabalho pontualmente num iMac com BootCamp desde o dia que saiu da caixa, já lá vão mais de 6 anos. Neste caso até é com XP.
Tirando um problema que tive com os drivers da gráfica no único Format que fiz (lá para os 3/4 anos) e com o facto do magic mouse não se dar bem com o windows xp,. de resto é um "PC" normal com um design espectacular,.

Nuno nao vou entrar nessa discussao [;)]
Ja ha muitos anos que lido com virtualizacao em larga escala em ambiente de hosting e realmente e' a melhor coisinha. No entanto eu sou um utilizador de uma maquina so'.

Pois... falta-te a experiência da virtualização em desktop.
[:p]

Se me arranjares dados concretos que tenho praticamente a mesma performance e duracao de bateria usando uma VM para as applicacoes que uso: Visual Studio, Visio, Sql Server, Photoshop, 30 tabs abertas num browser, etc, entao sou capaz de ponderar.

Nesse tipo de utilização... confia em mim: tens melhor desempenho.
E maior duração da bateria.
Estou a assumir que tens os updates ligados e um anti-vírus instalado no
sistema sem virtualização.

Esse é o tipo de trabalho PERFEITO para usar virtualização em desktop.
Confia em mim. Uso virtualização em desktop há anos.

Vamos por pontos:

1.
Tipicamente, na virtualização deveria ser mais lento, e consumir mais bateria
que em Boot Camp. A diferença é que não estou a ver ninguém a correr o risco
de usar o Windows sem updates nem anti-vírus como sistema principal da
máquina.
Em virtualização, ainda por cima na linha de trabalho que tu tens, de certeza que
usas um sistema de controlo de versões, tipo TFS, SVN, GIT, etc.
Ou seja, é perfeitamente aceitável ter uma VM de desenvolvimento sem updates
nem anti-vírus. Isto melhora substancialmente o desempenho e consumo de
energia.
Como podes ter várias VMs, podes usar essa apenas para trabalho, o que garante
isolamento suficiente para não apanhar vírus. E no caso de acontecer um azar,
podes deitar fora a VM sem problema, porque todo o teu trabalho está no repositório
do sistema de controlo de versões.

2.
Se precisares de desempenho ainda melhor, tanto a nível de CPU como de bateria,
podes investir no Parallels, que garante melhor desempenho em ambos os níveis
por ter sido desenhado especificamente para OS X. Caso contrário, tens a VirtualBox
à borla.

3.
Podes ter várias VMs, consoante o tipo de trabalho. Podes ter VMs para testes.
VMs para aceder a sites "perigosos". VMs para testar em diferentes ambientes e
versões. Etc.

4.
Se precisares de mudar de máquina (como parece ser agora o caso), basta fazer
EXPORT das VMs, e IMPORT na nova máquina. Ficas logo com o ambiente pronto a
usar, tal como estava na máquina antiga. Deixas de perder tempo com instalações
e colocar o sistema "a gosto".
Se usares várias máquinas, ou fores usar temporariamente outra máquina, escusas
de instalar e configurar várias vezes o mesmo ambiente de trabalho. Basta importar
as VMs tantas vezes quantas quiseres.

5.
Se quiseres fazer um upgrade do ambiente de trabalho, podes fazê-lo numa nova
VM. Isto permite-te continuar a trabalhar (na antiga VM) até teres o novo ambiente
pronto. Ou seja, consegues preparar um ambiente sem stress de tempo, porque
podes terminar quanto der mais jeito, uma vez que a outra VM de trabalho está
sempre disponível.

6.
Não há dramas no "fechar a tampa". Mesmo com VMs abertas, o OS X nunca me
falhou. O trabalho está a meio, mesmo numa VM? Deixa aberto, fecha a tampa, e
quando voltar está tudo onde deixei. Já estive vários dias seguidos com VMs abertas
sem problemas.

Como te digo, nao uso Mac OS nem faco intencoes de usar dado que tenho de usar Windows profissionalmente. Na minha opiniao nao e' melhor nem pior que o Windows. E mais os SO que se tem de aprender a usar. E claramente tenho outras coisas para fazer com o meu tempo.
Porque um Mac Book pro? Adoro o hardware, os acabamentos, o ecra. Tenho budget para escolher a maquina que quiser para trabalhar, por isso... Um Mac no final do dia, e' apenas um... PC [;)]

Pois... é "mais" que um PC. Mas vou deixar que chegues a essa conclusão sozinho.
Eu também nunca liguei pevide ao que os outros diziam acerca dos Macs (OS X)...
até ao dia em que comecei a usar um para trabalhar (o meu). O resultado foi que
passei a usar o meu para trabalhar, dispensando o da empresa. Mas só mesmo
experimentando é que se vê isso.
[;)]

Nuno, estas quase a vender a ideia mas ... o meu windows ta sempre up-to-date e tem antivirus.
Nao faco servidor de nada, apenas utilizo as aplicacoes que mencionei com cliente.
Mas deixaste-me curioso para fazer o teste de perfomance e bateria com o parallels vs bootcamp. Para mim, este e' o derradeiro teste. Pena que o parallels e' pago... mas para o preco da maquina, sao peaners...

Neste tópico fala-se abertamente de jailbreak ou é tabú? :sh)

Ando para aqui com umas dúvidas.

Aqui não se pode falar de jailbreak nem de root.

Como é um fórum de carros, apenas é permitido falar de ilegalidades de carros:
- Podes falar abertamente de colocar jantes de tamanho maior sem averbar no livrete, violando o código da estrada e os termos do seguro.
- Podes falar em reprogramações e chips de aumento de potência que violam a garantia do fabricante.
- Idem, aspas para a anulação de EGR's e FAP's...
- Podes falar de colocação de xénon da loja do chinês que encandeiam a malta e violam o código da estrada.
- ...

MAs falar de jailbreak e root... é melhor não porque... porque... enfim.

Nuno, estas quase a vender a ideia mas ... o meu windows ta sempre up-to-date e tem antivirus.
Nao faco servidor de nada, apenas utilizo as aplicacoes que mencionei com cliente.
Mas deixaste-me curioso para fazer o teste de perfomance e bateria com o parallels vs bootcamp. Para mim, este e' o derradeiro teste. Pena que o parallels e' pago... mas para o preco da maquina, sao peaners...

Testa primeiro com a VirtualBox.
A diferença para o Parallels é para melhor, mas é imperceptível.
Nunca testei o Parallels (apenas vi benchmarks independentes).

Eu também não uso as VMs para servidor de nada. Uso como ambientes de trabalho
(consoante as tarefas), e ambientes de testes. E para dar "facadas nas boas práticas"
sem correr riscos de infecções (quando às vezes colocam aqui links "manhosos", abro
uma VM para ir lá ver se o site é seguro ou é "manhoso", por exemplo).

A nível do teste que queres fazer, só notarás melhorias se fizeres o teste sem anti-
vírus nem updates activos. E acredita que para ambiente de trabalho é o melhor. Já
usei o Windows XP assim vários anos, e foi o único modo de o manter rápido como
no dia em que foi instalado durante anos a fio. Nunca apanhei vírus nessa VM, porque
como era de trabalho, usava a VM apenas para correr as aplicações que eram
necessárias para realizar o trabalho.

Requer alguma habituação às funcionalidades da VM.
No caso da VirtualBox, tens de instalar no sistema guest (neste caso Windows) um
software que dá pelo nome de "Guest Additions", que tem os drivers necessários para
que o sistema guest use as funcionalidades da VirtualBox. No sistema host (OS X)
tens de acrescentar o "Extension Pack" se quiseres que a VM use os portos USB e afins
da máquina.
A nível de rede podes usar como NAT (a VM tem IP interno) ou em modo bridge (IP
externo).
A nível de ecrã tens vários modos. Podes correr o sistema guest numa janela, em modo
seamless (cada janela do sistema guest é uma janela no OS X), ou em ecrã total (como
se o sistema guest estivesse em Boot Camp). Tens de ver as teclas de atalho, ou então
manter a barra de ferramentas da VirtualBox visível, para garantires que consegues
voltar a outros modos de visualização.

É como te digo, as diferenças de desempenho, para o tipo de aplicações que corres, não
são perceptíveis entre Boot Camp e virtualização. Principalmente se tiveres um SSD.
Com disco mecânico, se tiveres algo que faça utilização intensiva do disco, admito que
se possa notar alguma diferença.
12 segundos a arrancar uma VM de Linux até aparecer o login (e não é das mais rápidas
porque o login é em HTML). 2 segundos a fazer shutdown.

Tenho que testar numa utilizacao real do dia a dia... ha' aqui umas regras restritas na minha rede ... n sei se posso ter mais que um IP no mesmo socket de rede e as minha VM iriam precisar de um IP espefico na rede.
E depois tenho de ver a usabilidade de fazer remote desktop dentro de uma VM ... se calhar n e' problema...

Enfim, se atrapalhar mais do que facilitar, e' para esquecer. O meu portatil pessoal ta em casa. Este fica no work (quase) sempre.

Tenho que testar numa utilizacao real do dia a dia... ha' aqui umas regras restritas na minha rede ... n sei se posso ter mais que um IP no mesmo socket de rede

Nunca vi nenhuma rede que não permita isso...

e as minha VM iriam precisar de um IP espefico na rede.

VM em modo Bridge faz isso.

E depois tenho de ver a usabilidade de fazer remote desktop dentro de uma VM ... se calhar n e' problema...

Não é problema.

Enfim, se atrapalhar mais do que facilitar, e' para esquecer. O meu portatil pessoal ta em casa. Este fica no work (quase) sempre.

No início atrapalha... é uma questão de hábito.
As vantagens são posteriores. Principalmente quando dá jeito ter mais ambientes,
seja para teste, seja para fazer upgrade ao sistema, ou para mudar de máquina.
E no dia-a-dia pelo facto de poderes deixar o trabalho a meio, mesmo que para o
dia seguinte (abrir e estar tudo no ponto onde paraste, prontinho para recomeçar
o trabalho).

Quando eu usava a VM de Windows XP, passava o dia todo sempre nessa VM, e não
atrapalhava nada. Chegava ao fim do dia, e fazia "Save" à VM, em lugar de shutdown,
de modo que no dia seguinte tinha o ambiente de trabalho exactamente como tinha
no dia anterior. Só fazia shutdown ao sistema host.

E presumo que, uma vez que deixas o computador no trabalho, tenhas o hábito de
fazer shutdown no final do dia. Com o OS X, podes deixar a máquina em sleep sempre,
mesmo durante o fim-de-semana, mesmo sem estar ligado à corrente. No dia seguinte,
tens logo o ambiente como estava no dia anterior (ou 6ª feira antes do fim-de-semana).
Neste caso até podes deixar a VM aberta, nem é necessário fazer "save" da VM (aliás,
com um SSD nem é boa ideia fazer "save", porque se a VM estiver configurada com
X GB de RAM, são X GB que são escritos no SSD sempre que se faz "save", o que diminui
o tempo de vida do SSD rapidamente.

Já tive um uptime de 67 dias no OS X, durante um período em que não houve updates
que exigissem reboot. Só faço reboot quando há esse tipo de updates. De resto, está
sempre em sleep, com ou sem aplicações abertas (incluindo VMs).

Voltar
Superior