É a evolução lógica. Penso que o novo Ipad Air já tem 2Gb, não tem?
Sim, o Air 2 já tem 2GB, um CPU triple core 1.5GHz poderosíssimo ( é assim que se escreve ?

), um GPU octacore, salvo erro, que arrasa com o K1 do Nexus 9 e os últimos snapdragon (pelo menos até ao 805, o 810 ainda é muito recente e só está, por enquanto, num ou outro modelo menos mainstream). O 805 é capaz de ser prejudicado nos benchs porque, no caso do Note 4, tem de puxar por um ecrã QHD, mas ainda assim, o A8X é uma "besta".
Eu disse logo aqui na altura, que por mais voltas que se desse, por mais otimizado que seja o iOS, por mais fluído que seja o iPhone 6 etc. e tal, nem que seja por uma questão de futuro, os 2GB já eram muito bem vindos neste último modelo.
Acho que eles aproveitaram a onda do "ah olha tem ecrã maior, e é mais fino, e a bateria dura mais" etc. e tal para quase não terem evoluído o iPhone 6 em termos de desempenho. Basta ver beenchs para perceber que é a mais tímida evolução de performance num novo modelo desde que me lembre (do iPhone 2G para o 3G também deve ser sido soft).
Em termos de RAM, como já aqui disse na altura é assim:
iPhone 3G/3GS - 128/256 MB respetivamente, iPhone 4/4S - 512 MB, iPhone 5/5S - 1GB (com evolução de DDR2 para DDR3 no 5S), portanto era de esperar que o 6 já trouxesse 2GB.
Touch ID, já vem do 5S, 64 bits idem aspas, 1GB de RAM DDR3 também, CPU é apenas ligeiramente mais rápido e apenas o GPU evoluíu um pouco mais, mas nada por aí além. Aliás se o iPhone 6 tivesse lá dentro um A7 pouco se ia notar exceto talvez em jogos mais exigentes, e exceto daqui a uns 2 ou mais anos.
Atenção, tenho perfeita noção que num smartphone eles não podem abusar tanto da performance com nos iPads (pelo menos não é "the Apple way"), sobretudo por questões de autonomia (até porque com terminais tão finos não há espaço para baterias enormes), mas custava muito meter os 2GB ? Isso quase não iria piorar a autonomia, seria algo residual.
Além disso o 6 Plus tem de puxar por um ecrã 1080p, e mesmo esse não tem qualquer modificação do A8, nem sequer um pouco mais de clock speed.
Para mim isto, e também a questão da evolução dos mpx da câmara (não só para fotos, mas sobretudo para a evolução para o vídeo 4K, que necessita de 8,3 mpx [

]), é de propósito para guardarem trunfos para o 6S. Não vejo outra razão.
No iPad eles precisavam urgentemente de evoluir tudo ao máximo porque de ano para ano está cada vez mais difícil vender tablets, e portanto são necessários argumentos porque não há o fator "olhem ecrã maior", ou "olhem, mais resolução".
Como já se discutiu aqui, são equipamentos que duram mais que os smartphones (por várias razões óbvias), e portanto quem já tem demora mais tempo a renovar o mesmo, ao contrário dos smartphones que a malta tem sempre mais tendência a trocar, também por várias óbvias.