Tópico da bricolage!

Tenho que fazer uma actualização em relação à minha experiência.

Parece que o UHU produz uma espuma mais densa que o Mistolin. No que diz respeito aos salpicos é melhor. No entanto, em limpeza efectiva, se o Mistolin não é mais eficiente (em remoção do bolor e devolver a brancura à parede) pelo menos parece.

Alguém tem conhecimento de boas empresas a trabalhar a tirar manchas em pedras moleanos do chão de uma sala? Tive uma que fez um orçamento e quando foi para adjudicar saltou fora... :sh)

A minha sala está toda manchada devido quer às travessuras do miudo quer a um gato que tenho que por vezes tem problemas de estômago e vomita (ácido com pedra...KO).
Pretendias fazer um polimento?

Pretendias fazer um polimento?

Nem sei que te responda. Se por um lado sim pois provavelmente será a maneira de tirar algumas das manchas, por outro gostaria que houvesse algum produto que limpasse estas manchas.

Quando o meu filho for maior pretendo trocar este chão por cerâmica e deixar a pedra de vez devido às dores de cabeça que dá, pelo que não tenho muito interesse em investir 600 ou 700€ como me orçamentaram anteriormente.

Não há muito que possas fazer aí, isso não é como tirar nódoas num tecido.
Na verdade, a pedra corroeu e a solução é o desbaste da pedra e posterior selamento.
Dependendo da profundidade do dano, poderás disfarçar a mancha mas será impossível de retirar completamente.
Conta também com o fim do mundo em cuecas no que toca a pó dentro de casa, pois vai gerar um pó fininho que se entranha por todo o lado.
O moleanos é uma pedra muito bonita mas é delicada, estraga-se com muita facilidade e absorve tudo o que lá se derrama (diz a pessoa que já teve moleanos em casa).

Ia substituir a fechadura do tapa-sol mas tenho uma calha que não a deixa sair. Tenho de desmontar a porta toda!?

be8242e42eae36f5c20af373702c034a.jpg

Penso que a fechadura foi montada com a porta já completa. O espaço que tapa a fechadura parece ser o mesmo à direita. Remove os parafusos e verifica se ela não sai pelo espaço livre.

Duas frases que o meu cota me ensinou e que se aplicam nesta situação:

"Isso não nasceu aí"
"Umas pancadinhas de amor"

[:)]

Não há muito que possas fazer aí, isso não é como tirar nódoas num tecido.
Na verdade, a pedra corroeu e a solução é o desbaste da pedra e posterior selamento.
Dependendo da profundidade do dano, poderás disfarçar a mancha mas será impossível de retirar completamente.
Conta também com o fim do mundo em cuecas no que toca a pó dentro de casa, pois vai gerar um pó fininho que se entranha por todo o lado.
O moleanos é uma pedra muito bonita mas é delicada, estraga-se com muita facilidade e absorve tudo o que lá se derrama (diz a pessoa que já teve moleanos em casa).

Pois é isso mesmo. Parece que tive alguma sorte com os riscos que o meu filho fez no chão, porque a pedra absorveu a tinta sim mas também deve ter absorvido agua e produto de limpeza que lá colocámos várias vezes e já mal se nota os riscos.

De facto esta pedra é bonita mas é uma treta para a manter.

Já me falaram exactamente sobre essa questão do pó, mas não quero estar a meter por cima para não desnivelar o chão comparativamente ao resto da casa. Vai ter mesmo que ser daqui a uns anos quando conseguir ter o miudo fora da sala uns dias... :(

Há umas semanas atrás fiz uma renovação no escritório cá de casa. Secretária nova, armários de parede e armários de chão, estantes, uma pintura nos tetos e paredes, tratamento das madeiras das janelas.
Uma coisa que achei logo que iria sentir falta em relação à anterior secretária era a gaveta. Aproveitei as ferragens da antiga, comprei uma placa de madeira, não centrei propositadamente, pois a forma como utilizo, pressupõe a rotação de um lado da secretária para outro e fica-me mais enquadrado com o ecrã. O que posso dizer é que fica bem mais confortável.

yTPbT8F.jpg

• Like
Reactions: nto
Por baixo da banca da cozinha, a prateleira costuma aparecer com água. Após muita análise, não me parece haver infiltrações pela pedra, nem pela banca. Quer-me parecer que os tubos do escoamento de água, encaixam, mas ficam algo folgados. Tem 2 ou 3 emendas e pareceu-me que estavam com água pelo lado de fora.

Há algum material mais próprio para "colar" ou vedar esses tubos? É que a parte de trás não é propriamente acessível para aplicar algum silicone ou algo similar.

Agradeço a ajuda. A nível de pichelaria não tenho quase nenhuns conhecimentos.

Se não consegues meter silicone, cola também não vai ser fácil e depois para desmanchar até pode ser mais complicado. O silicone podes meter sem ser com o tubo e a ponta.
Tentava ver apertos, e se possível desmanchar e colocar peças novas ou no mínimo borrachas.

Edd :)

Por baixo da banca da cozinha, a prateleira costuma aparecer com água. Após muita análise, não me parece haver infiltrações pela pedra, nem pela banca. Quer-me parecer que os tubos do escoamento de água, encaixam, mas ficam algo folgados. Tem 2 ou 3 emendas e pareceu-me que estavam com água pelo lado de fora.

Há algum material mais próprio para "colar" ou vedar esses tubos? É que a parte de trás não é propriamente acessível para aplicar algum silicone ou algo similar.

Agradeço a ajuda. A nível de pichelaria não tenho quase nenhuns conhecimentos.

Já viste como estão as anilhas de borracha / o-rings dessas emendas?

Tive um problema semelhante, e foi só substiruir umas anilhas e ficou resolvido.

Mete fotos disso para se perceber melhor do que estamos a falar.

Parece-me nesta emenda:

fTrDbZE.jpg

E estou meio duvidoso se não sairá água por aqui também.

bqKFenS.jpg

A questão é que esses tubos conseguem-se puxar bem para cima e para baixo, sem fazer grande força, ou seja, estão encaixados, mas não há nada a prende-los. Parece-me que numa determinada posição deixou de verter água, mas como costumam estar ali os produtos de limpeza, às vezes empurra daqui ou puxa dali e é capaz de mover o tubo o suficiente para ficar numa posição em que saia alguma água.

Last edited:
Tanto pode ser em cima como em baixo, em cima parece ter sido feito uma junção com calor, até parece ter dilatado o tubo. Em baixo é uma fêmea que supostamente deve ter um o-ring.
Se não quiseres perder muito tempo com isso é colocar silicone e ir pondo o olho.

Back