Tópico da bricolage!

Não quero tirar a patine, mas precisam de ser limpas, e algumas têm restos de tinta de uma pintura das portas que alguém terá feito...
Isto pode ser limpo com água?

Não quero tirar a patine, mas precisam de ser limpas, e algumas têm restos de tinta de uma pintura das portas que alguém terá feito...
Isto pode ser limpo com água?

São muitas? Podes tentar com água e sabão, e esfregar com aquelas escovas das unhas. Para algo mais agressivo podes tentar com alguma pasta para polimento, e também escova das unhas.

Talvez o mais fácil, para não estragar outros materiais (porta, chão, etc...) seja tirar isso fora e fazer todo o trabalho de empreitada em sítio apropriado.

Também podes tentar com um limpa-metais tipo Duraglit, coração ou outros. Como não são de imersão, nunca vais tirar essa "patine" mais escura dos sulcos. O resto ficará brilhante, embora por pouco tempo (o latão oxida depressa).

Esqueci-me de te dizer: a primeira camada, de baixo, leva papel kraft virado para baixo. A segunda camada, a de cima, não leva papel.

Voltando a isto, o meu sogro (que tem uma inércia muito grande, no que diz respeito a fazer qualquer coisas lá na casa dele), diz que no sótão tem algumas caixas de derivação das ligações eléctricas da casa e tem medo do perigo de incêndio em caso de curto-circuito.

Pelo que li, a lã de rocha é ignifúga, logo não há esse risco, mesmo se a pousarmos totalmente sobre as caixas e envtuais tubos que por lá existam..

Ou no caso das caixas é melhor cortar a lã, para ficarem à vista?

Última edição:
Voltando a isto, o meu sogro (que tem uma inércia muito grande, no que diz respeito a fazer qualquer coisas lá na casa dele), diz que no sótão tem algumas caixas de derivação das ligações eléctricas da casa.

Pelo que li, a lã de rocha é ignifúga, logo não há esse risco, mesmo se a pousarmos totalmente sobre as caixas e envtuais tubos que por lá existam..

Ou no caso das caixas é melhor cortar a lã, para ficarem à vista?

É irrelevante, pois é completamente inerte e altamente resistente ao calor. Não esquecer que a lã de rocha é feito como uma espécie de algodão doce onde em vez de açúcar se usou areia (e um "pouco" mais de temperatura). Em divisórias de escritório ou em "drywall" os tubos da electriciade passam dentro das paredes "ensandwichados" com a lã e não se passa nada.

Já agora: se forem vocês a fazer o trabalho por vossa conta: esqueçam o aspecto fofinho da lã de rocha, aquilo é abrasivo e pica que se farta no corpo, entranha-se pelas fibras todas da roupa. Aproveitem um dia frio para se encherem de camadas de roupa antes de empreender a obra. Não esquecer luvas, máscara e o raio... Gostava que me tivessem dado este conselho antes de lá chegar (demasiado tarde) por mim mesmo! [:D]

Alguém sabe se existe forma de "duplicar" um interruptor de uma lâmpada, sem partir a casa toda?

Para explicar de uma forma mais simples, imaginem uma escada que só tem um interruptor na parte de cima, e não na parte de baixo. Eu queria meter um na parte de baixo, sincronizado com o de cima, exatamente como um interruptor de escada, mas wireless.

Existe algum sistema que faça isto, sem ser ligado à net? Funciona relativamente bem?

Se não existe, ligado à net, é possível? Terei de substituir também o interrutor que já lá está, certo?

Obrigado.

P.S: Não quero lâmpadas smart, estou a falar exclusivamente do interruptor.

Última edição:
Alguém sabe se existe forma de "duplicar" um interruptor de uma lâmpada, sem partir a casa toda?

Para explicar de uma forma mais simples, imaginem uma escada que só tem um interruptor na parte de cima, e não na parte de baixo. Eu queria meter um na parte de baixo, sincronizado com o de cima, exatamente como um interruptor de escada, mas wireless.

Existe algum sistema que faça isto, sem ser ligado à net? Funciona relativamente bem?

Se não existe, ligado à net, é possível? Terei de substituir também o interrutor que já lá está, certo?

Obrigado.

P.S: Não quero lâmpadas smart, estou a falar exclusivamente do interruptor.

https://pt.aliexpress.com/item/1005...p4p_id=202402100226139084914365342208293028_1

Obrigado, acho que percebi.

Mas em ambos os casos, são sistemas que podem ser controlados por um comando, certo?

Eu não pretendo um comando, mas sim um botão fixo. Então nesse caso, se comprar o do AliXpress, meto o comando colado à parede, e consigo controlar, é isso?

Só para confirmar: Nada disto precisa de internet, está correto?

Obrigado, acho que percebi.

Mas em ambos os casos, são sistemas que podem ser controlados por um comando, certo?

Eu não pretendo um comando, mas sim um botão fixo. Então nesse caso, se comprar o do AliXpress, meto o comando colado à parede, e consigo controlar, é isso?

Só para confirmar: Nada disto precisa de internet, está correto?
O sistema o AliExpress acho que se aproxima mais daquilo que queres.

O módulo sem fios serve de interruptor, enquanto os interruptores são os comandos à distância.

Alguém me pode informar qual o tipo de buchas para um suporte de varão para cortinados e que o sitio fica mesmo na caixa de estores? Obrigado desde já.
Procura buchas para pladur.
7d05e63c95dc9db77f60c495b1c865ed.jpg

Tenho uma pequena marquise na varanda, onde tenho a máquina de lavar roupa, um armário em plástico pendurado na parede e uma pequena prateleira que aproveitamos também para colocar alguma roupa a secar no inverno.

Estou a pensar em alterar as coisas para aproveitar ao máximo o pouco espaço disponível. Uma das coisas que estou em dúvida em fazer é colocar um estendal de teto. Alguém tem algo do género? Também vi uns de parede extensíveis, mas tenho algum receio que cada corda seja curta.
Há uns também nos sites Aliexpress/Amazon que são em braço extensível e fiquei também curioso sobre isso. Alguém conhece/usa?

No chão, queria fazer algo tipo deck, mas não sei se dá para encaixar, se se corta facilmente para adaptar ao espaço. Aceito sugestões.

Já usei desses de tecto. É uma opção muito válida quando o espaço é curto: penduram-se as roupas e depois sobe-se o conjunto até quase roçar o tecto, libertando o espaço ao nível do chão para continuar a ser usado. Claro que se as roupas forem muito compridas elas vão continuar a estorvar, razão pela qual eu as pendurava em V invertido ou em M quando eram compridas (ex: lençóis).

Se tiveres um desumidificador podes colocá-lo dentro da marquise, com esta toda fechada, em dias de chuva. Não é tão prático como uma máquina de secar, mas é razoavelmente económico e muito mais saudável que ter a roupa pendurada dias a fio húmida.

As cordas retráteis também são úteis, claro, e não estorvam quando não estão a ser usadas porque recolhem. Mas quando estão a ser usadas o espaço fica comprometido.

Tenho uma pequena marquise na varanda, onde tenho a máquina de lavar roupa, um armário em plástico pendurado na parede e uma pequena prateleira que aproveitamos também para colocar alguma roupa a secar no inverno.

Estou a pensar em alterar as coisas para aproveitar ao máximo o pouco espaço disponível. Uma das coisas que estou em dúvida em fazer é colocar um estendal de teto. Alguém tem algo do género? Também vi uns de parede extensíveis, mas tenho algum receio que cada corda seja curta.
Há uns também nos sites Aliexpress/Amazon que são em braço extensível e fiquei também curioso sobre isso. Alguém conhece/usa?

No chão, queria fazer algo tipo deck, mas não sei se dá para encaixar, se se corta facilmente para adaptar ao espaço. Aceito sugestões.

Já tive isso num apartamento que entretanto vendi e era uma boa solução. Atenção à fixação no tecto. Estes estendais costumam vir com umas buchas e parafusos de grande diâmetro por alguma razão. É preciso ficar tudo bem fixo.

eu preciso de uma ajuda para arranjar um duche num WC

não sei em que tópico onde colocar, achei este o indicado

o meu problema é o seguinte :

eu tenho na minha suite um duche/chuveiro

o meu problema é que a cabeça do duche no topo é mesmo fixo é assim como mostro na imagem, é rosca fixa

o problema é esse,de ser rosca fixa e não conseguir arranjar algum adaptador para ter algo mais moderno, alguns até rodam

fui à Redilux e têm uma cabeça de chuveiro muito parecida, o problema é que não enrosca nessa cabeça do duche, preciso de algum adaptador, para permitir rodar, porque os modernos parecem permitir isso

tem que existir algo algures para não estar a mudar o sistema todo

alguém pode ajudar ? tem que existir algo, mas onde eu não sei

Última edição:
Voltar
Superior