Tópico da bricolage!

Boas.
Substituí umas lâmpadas gu 5.3 com transformador por umas gu 10.
Retirei os transformadores e obviamente substituí os ligadores.
Funcionam com reóstato.As novas lâmpadas são próprias para serem dimáveis.
Acontece que por vezes e mais qundo o reóstato está no máximo ou lá perto as lâmpadas ficam a piscar.
O que poderá estar mal?

IMG-20181205-WA0007.jpg

IMG-20181203-194933.jpg

IMG-20181203-195021.jpg
Tb estou a substituir as minhas por LED, já tenho perto de 100 transformadores, a questão é, o que fazer com eles!? [:p]

Boas, tens de substituir o regulador, esse só serve para lâmpadas de halogéneo.
O EFAPEL 21215 serve para o que pretendes.

Tens de trocar por um específico para Led.
Em princípio é só dois fios, o de fase e o retorno à lâmpada.

Ok,obrigado.
Se calhar ia tentar arranjar da mesma marca para ser igual aos outros "normais" que estão montados.
Estive a ver e são de uma empresa na Maia.Por causa da côr e mesmo desenho do espelho.

Tb estou a substituir as minhas por LED, já tenho perto de 100 transformadores, a questão é, o que fazer com eles!? [:p]

Tenho ideia de ter lido poer aqui que alguém os colocou no olx.
Há sempre a hipótese da sucata,ainda são pesadotes.[:D]

A minha caldeira a pellets tem a resistência que faz a ignição estragada, alguém me ajuda a desmontar a dita?

Já consegui tirar a resistência, afinal o acesso até é bastante simples. Limpei a ficha, liguei e ficou a funcionar normalmente, só não estou a ver é onde ir quando precisar mesmo de comprar uma nova.. os fios já me parecem um pouco ressequidos.

Boas.
Reavivando.Experimentei outra marca de lâmpadas e de vez em quando continua a piscar.
Entretanto numa loja dizem-me que poderá ser do interruptor/reósrato não ser apropriado para lâmpadas led.
Este reóstato comandava 4 lâmpadas halogeneo de 50W.Entretanto substituí,como disse,por 4 lâmpadas led de 5W.
Ou seja,dizem-me que o reóstato,provavelmente,não será apropriado para regular lâmpadas com tão poucos watts.
Teria de substituir o reóstato.
Entretanto desmontei o espelho do regulador.

IMG-20190104-234627.jpg

Ali no canto superior dto está "60-600W",será de facto que por agora serem 4×5W o regulador não é compatível?
A troca deve ser relativamente simples,não?Serão 2 ou 3 fios?(só tirei o espelho,não desmontei o reóstato...).

Ora boas.
Comprei então um inturruptor reóstato específico para led,substituí e continuam a tremer as lâmpadas.:sh)
Estarei a fazer alguma coisa mal?
O interruptor é este.

IMG-20190215-111122.jpg

Para que serve aquele parafuso com "+" e "-" ali por baixo de Efapel?
As lâmpadas que coloquei são dimáveis de 4.8w(4) da marca "Auchan".

Boas, roda o parafuso do "+ -" até deixarem de "tremer"!
Se continuarem a "tremer" troca pelo 21215.

Last edited:
Boas, roda o parafuso do "+ -" até deixarem de "tremer"!
Se continuarem a "tremer" troca pelo 21215.

Liguei com a empresa do interruptor que me disse o mesmo.Também me disse que poderá ser das lâmpadas,supostamente umas adaptam-se melhor aos reóstatos que outras(mesmo sendo dimáveis).O comercial da empresa(Efapel) disponibilizou-se,caso não ficasse a funcionar com o ajuste do "+" no inerruptor,a emprestar um ref. 20215 para testar.
Uma atitude porreira.

Queria cortar umas lajes de pedra ardósia com 20 mm de espessura. Essa mini rebarbadora serve para o propósito?

https://www.bosch-pt.com.my/my/en/products/gws-750-100-06013940L0/

qq disco de diamante serve?

Para servir de orientação deixo a seguinte informação:

Rebarbadora com disco de 115mm a profundidade máxima de corte é 30mm

Disco de 125mm é 38mm

Disco 230mm é 70mm

A rebarbadora que indicaste utiliza disco de 100mm... Se der para cortar os 20mm de profundidade deve ser muito à justa mas pesquisa qual a profundidade máxima que os 100mm conseguem cortar.

Essa rebarbadora de tamanho poderá ser "mini" (conforme indicas, não vi nem comparei dimensões) mas de peso indica 1,8kg e isso já é um bocado pesado para o tamanho de disco que utiliza.

Por exemplo a do Lidl que utiliza disco 125mm pesa cerca de 2,1kg

Vai ao Aki e compra uma Dexter de 115mm, tem saído bem boas.

Já agora, hoje andei a dar em tolo a tentar acertar nas ligações de um interruptor de escada!

Obrigado pelas respostas. Tenho que ver então melhor o tamanho dos discos (para a rebarbadora em causa) em causa. Sim, segurança em cima de tudo em especial para quem não está acostumado...

Tenho q comprar aqui no UK, ou online ou em loja...

Vai ao Aki e compra uma Dexter de 115mm, tem saído bem boas.

Já agora, hoje andei a dar em tolo a tentar acertar nas ligações de um interruptor de escada!

Tenho uma escada com três interruptores para a mesma lampada. E um deles não faz o mesmo processo que os outros dois, ou seja se desligar a lampada naquele interruptor já não consigo acender nos outros dois. Será alguma ligação mal feita? Algum fio desligado? Ou é algo mais complicado?

Back