Tópico da bricolage!

Precisava de um sugestão/conselho para resolver um problema.
O meu wc tem pouca ventilação pelo que o tecto fica com frequência com manchas de bolor. Quero neste caso remover o bolor e de seguida retirar a tinta que lá está? Como fazer isso? Raspar com uma espátula?

Depois pretendo dar um primário e uma boa tinta resistente à humidade? Que marcas/ tipos recomendam?

De seguida pretendia aumentar a ventilação mas não estou a ver como. A janela só abre partialmente. Já pensei em colocar uma daquelas pequenas ventoinhas de WC, mas não tenho onde a colocar nem onde a ligar.

Obrigado desde já

Por normal os WC que têm janelas não são preparadas para levar extractor.

O meu wc tem pouca ventilação pelo que o tecto fica com frequência com manchas de bolor. Quero neste caso remover o bolor e de seguida retirar a tinta que lá está? Como fazer isso? Raspar com uma espátula?

Depois pretendo dar um primário e uma boa tinta resistente à humidade? Que marcas/ tipos recomendam?

De seguida pretendia aumentar a ventilação mas não estou a ver como. A janela só abre partialmente. Já pensei em colocar uma daquelas pequenas ventoinhas de WC, mas não tenho onde a colocar nem onde a ligar.

Obrigado desde já

A experiência que tenho aqui em casa é a seguinte: Tectos rebocados de origem, não ganham bolor, ou raramente (um par de vezes em 20 anos - inclusive no wc interior sem ventilação forçada).
Tecto pintado após obras para colocar uma escada maior para acesso ao sótão, ganha bolor várias vezes por ano...

Obrigado desde já

Raspar, decapar, pintar, lixar, tinta xpto. Já por aí passei também.

Tecto falso em PVC e extrator (não tenho janela), nunca mais tive problemas.

Last edited:
O ikea está aberto?

Edit : parece me que só abre dia 1. As lojas suecas (são o quê mesmo?) já estão abertas tal como o bistro.

Last edited:
Aproveitando os dias fechado em casa para ir fazendo renovações e limpezas a custo zero ou baixo custo, há algo que me irrita aqui no apartamento. O azulejo do chão não ficou bem assente (já está assim de novo e eu comprei usado), havendo sítios onde a junta está mais alta do que noutro local. Há uns anos tentei passar massa para juntas e não ficou mal de todo só que como as.tijoleiras não estão à mesma altura nalguns locais ou ficou com excesso ou ao remover removia tudo e ficava sem nada na junta.

Assim sendo, acho que a única opção é remover o que tem e deixar como estava em cimento.
Há forma simples de remover esse tipo de massa? Tenho tirado nalgumas juntas com uma faca mas acaba por riscar e não sei se haverá algo mais indicado.

Num segundo ponto, alguém experimentou as canetas para juntas?
Num canal YouTube vi também pintarem com tinta de azulejo.

Alguma alternativa/sugestão?

Bom, neste assunto, tentei uma solução alternativa, estando em casa e aproveitando um resto de massa de reparação de fendas que tinha em casa, pronta a usar, acabei por testar nalgumas juntas, tendo obtido o resultado da primeira vez.
Não me dando por vencido, acabei por tentar aplicar de outra forma, procurando a inclinação dos azulejos e aplicando menos massa e só com uma espátula. Acabei por conseguir um resultado melhor. Hoje, dado ter pouca massa, experimentei, com martelo e uma chave tipo estrela, mas em bico, ir retirando os excessos anteriores nas juntas. Descido esse nível de cimento, apliquei outra vez a massa. Não ficando perfeito, está mais próximo de um acabamento decente do que aquele que existia.

Entretanto, havendo alguma possibilidade estou a pensar passar numa Maxmat ou assim, mas agora fiquei na dúvida até de utilizar a mesma massa (tenho medo que não tenha tanta resistência) ou aplicar mesmo massa de juntas, mas com os cuidados que tive desta vez. Se possível, ainda deixo fotos, para verem as diferenças.

Aqui fica: Como ficou de há uns anos para cá quando tentei passar nova massa nas juntas mas, como disse, as juntas não estão certas e, ao limpar com esponja, ou tirava tudo o que tinha feito, ou deixava alguns "restos" exagerados. Um pequeno exemplo:

lnyAfuV.jpg

Isto foi o que "escavei" hoje, mas o que me levou a começar novamente isto foi que duas ou três juntas da tijoleira já estavam a ficar assim:

RjhOgY3.jpg

E aqui é já depois de muito escavar, limpar, passar massa, acertar de um lado e de outro, raspar o excesso, passar espátula e x-acto nas laterais de cada junta. Foi só a experiência, mas devo acabar por decidir fazer tudo. Falta ver se esta massa dura ou com lavagens e afins vai começar a sair:

zZ1xV4z.jpg

Com isto dá telescola fui obrigado a improvisar uma secretária.
O que acham desta feita com tábuas de paletes?
a3686ece37599290a9beb37f38b17010.jpg
468c266ca8c51139f22b05b90148d032.jpg
6dafdf4aa354f48b0dc17175edaf164c.jpg

Falta esconder os fios e colocar a gaveta.

Tenho uns móveis na sala que têm lacado preto brilho.
Há forma de corrigir alguns defeitos e polir riscos sem ter de ir pintar? Até porque sei que vão continuar, criança, menos de três anos, sabem como é.

Aproveitando, os mesmos móveis também têm vidro lacado preto. Há forma de disfarçar riscos e aplicar algum tipo de selante?

Pergunta extra: qual a lixa adequada para lixar parede, para retirar massa que foi usada para corrigir uns cantos da parede?

Tenho uns móveis na sala que têm lacado preto brilho.
Há forma de corrigir alguns defeitos e polir riscos sem ter de ir pintar? Até porque sei que vão continuar, criança, menos de três anos, sabem como é.

Aproveitando, os mesmos móveis também têm vidro lacado preto. Há forma de disfarçar riscos e aplicar algum tipo de selante?

Pergunta extra: qual a lixa adequada para lixar parede, para retirar massa que foi usada para corrigir uns cantos da parede?

Tivemos um problema num lavatorio de wc de um cliente pois o artista que foi colocar o espelho riscou o movel todo, a solução encontrada foi colocar um vidro preto por cima, para esconder (o artista foi chamado pelo cliente não era nossa responsabilidade), e pelo que falei com o nosso fornecedor de carpintarias no lacado para fazer um trabalho em condições so nova lacagem.

No vidro não conheço nada de disfarce.

Não me lembro qual a lixa adequada, mas de certeza que em qualquer loja te conseguem ajudar.

Mas neste caso era para polir, ou seja, é lacado brilho, estava a pensar se existiria tipo algum polish. Já sei que "quinadas" só pintando, tenho disfarçado com marcador preto.

Preciso de uma ajuda: estou a montar uma misturadora numa cabine de duche, só que estou com um problema. Descobri que o cano da água quente é mais curto do que o de água fria em cerca de 7/8 mm. Para ajudar, o cano da água fria está ligeiramente enviesado.

A torneira em questão é uma Grohe Grohtherm 800 que vem com uns rácores em S para a ligação do cano à torneira. Com muito esforço montei a torneira, com o cuidado de a manter nivelada e com 150 mm entre os canos, mas para cumprir com isso os rácores não estão totalmente apertados ao cano. Se aperto-os mais, ficam desnivelados e fico sem os 150mm entre ambos.
Quando liguei a água, verifiquei que tenho fugas tanto nos canos na parede, como nos anéis da torneira e a mesma está enviesada.

Como poderei resolver isto? Haverá extensores mas com poucos milímetros para acertar os canos? Ou haverá rácores ligeiramente maiores do que os que tenho que permitam compensar o cano mais curto? No Aki conseguirei safar-me?

Na ligações só coloquei teflon, aconselham algo mais, por ex. Linho, etc?

Agradeço desde já a alguma alma caridosa

Last edited:
O linho é melhor que o teflon, mas bem posto, o teflon é mais que suficiente. Até porque o linho pode complicado de meter como deve de ser para quem nunca colocou.

Os excentricos normalmente dão para adaptar, com mais ou menos facilidade. Se tiveres dificuldade tenta arranjar uns excentricos maiores ou então usa apenas um maior para compensar a diferença dos canos.

Se pinga, mete mais teflon. E cuidado para não forçar roscas

O linho é melhor que o teflon, mas bem posto, o teflon é mais que suficiente. Até porque o linho pode complicado de meter como deve de ser para quem nunca colocou.

Os excentricos normalmente dão para adaptar, com mais ou menos facilidade. Se tiveres dificuldade tenta arranjar uns excentricos maiores ou então usa apenas um maior para compensar a diferença dos canos.

Se pinga, mete mais teflon. E cuidado para não forçar roscas

Obrigado Elétrico!

Entretanto voltei a desmontar, coloquei mais teflon e apertei mais os excêntricos e os anéis da torneira e anulei 2 fugas. Agora só tenho uma perda entre o cano de água fria e o excêntrico.

Porreiro era arranjar um excêntrico maior uns 6 mm para compensar o cano mais curto, mas duvido que tenha sorte.

Outra coisa que terei que comprar são uns espelhos mais curtos que os que vieram com a torneira são grandes, mas isso é tranquilo.

Já agora, em vez de excêntricos em S é possível a montagem de uma extensão recta? É que assim conseguia apertar a mesma na totalidade e talvez anular a fuga junto ao cano.

Quando falas em forçar as roscas referes-te às da própria torneira?

Amanhã vou ao Aki para comprar linho e os espelhos, a ver se finalizo isto de uma vez por todas

Last edited:
Obrigado Elétrico!

Entretanto voltei a desmontar, coloquei mais teflon e apertei mais os excêntricos e os anéis da torneira e anulei 2 fugas. Agora só tenho uma perda entre o cano de água fria e o excêntrico.

Porreiro era arranjar um excêntrico maior uns 6 mm para compensar o cano mais curto, mas duvido que tenha sorte.

Outra coisa que terei que comprar são uns espelhos mais curtos que os que vieram com a torneira são grandes, mas isso é tranquilo.

Já agora, em vez de excêntricos em S é possível a montagem de uma extensão recta? É que assim conseguia apertar a mesma na totalidade e talvez anular a fuga junto ao cano.

Quando falas em forçar as roscas referes-te às da própria torneira?

Amanhã vou ao Aki para comprar linho e os espelhos, a ver se finalizo isto de uma vez por todas

Os excentricos são apenas extensores, só que são mais fáceis de alinhar porque não são rectos. Podes usar um extensor recto e um excentrico à vontade desde que fique alinhado e dê para apertar!

Quando falo em forçar rosca é que às vezes parece que se está a enroscar bem mas vai chegar a um ponto que começa a comer a rosca e fica mal vedado.. Acontece mais em tubo de hidronilo mas com o latão e teflon por vezes acontece

Back