Tópico da bricolage!

Moradia ou apartamento?
Se for moradia é só ir buscar corrente ao sótão, se não for possível não vejo outra hipótese sem ser calha técnica mas com o tempo num WC acaba por descolar se for só colada.

Em relação ao antifúngico, borrifa apenas com lixívia e vais ver a diferença, quer na parede quer na carteira

Apartamento. Lixívia vai servindo, mas a tinta já se foi em algumas partes do teto.

Vinha dizer isto. Resolve 2 problemas de uma assentada.

Duas questões.... financeira.... :P

Segunda, noutro local disseram-me que se a saída de ar é na zona da base de duche (sim, é na parede por trás do duche) que não se deve colocar nada elétrico e é, até proibido atualmente. Portanto, estou na dúvida.

Segunda, noutro local disseram-me que se a saída de ar é na zona da base de duche (sim, é na parede por trás do duche) que não se deve colocar nada elétrico e é, até proibido atualmente. Portanto, estou na dúvida.
Já te podem vir confirmar isto.

Mas a ideia que tenho, não podem estar dispositivos elétricos na coluna vertical (do chão ao tecto) do chuveiro ou banheira e paredes contíguas a este elemento.

Já te podem vir confirmar isto.

Mas a ideia que tenho, não podem estar dispositivos elétricos na coluna vertical (do chão ao tecto) do chuveiro ou banheira e paredes contíguas a este elemento.

Parece-me que tem de estar a 80 cm do ponto de saída de água e só pode ser alimentado a 24 volts. Sem certezas.

Consulta as RTIEBT:
https://files.dre.pt/1s/2006/09/17501/00020191.pdf

Página 126 e 127 tens os volumes (0, 1, 2 e 3)

Para facilitar a consulta:
https://www.voltimum.pt/sites/www.vo...ary/rtiebt.pdf

Na pág 475, tens o quadro (701GA) com as condições de influências externas de acordo com o volume.

O teu caso deve ser volume 2, o que leva ao BB2, cortando caminho podes ler logo a seccção 481.3

O que pretendo fazer assim que possível é resolver este bico de obra.
Pretendo substituir a bicha da torneira da água quente do lavatório, mas as roscas do cano estão demasiado dentro da parede, e como se isso não bastasse a porca não se mexe nem por nada. Tanto com a chave de bocas como a de lunetas (desenroscando previamente do lado da torneira, evidentemente), a única coisa que fiz foi deformar a cabeça da porca. Tentei com o alicate de grifos, mas também não adiantou de nada, a não ser para escavacar o azulejo [8b]. Moral da história: a cabeça da porca está neste estado :sh)

Uma coisa é certa: A bicha não nasceu ali, portanto, tem de sair dali [:p]. E é aí que eu peço ajuda.
E quando tirar a bicha, vou meter um casquilho M/F antes de meter a nova, que era o que devia ter sido feito logo ao princípio, para a porca ficar mais acessível caso futuramente a bicha tenha de ser novamente substituída. Do lado da torneira da água fria consigo tirar a bicha, pelo que não terei problemas em meter um casquilho...

Bem, após tanto tempo, finalmente esta questão da bicha da torneira da água quente do lavatório foi resolvida.
Mas pedi ajuda a um colega do meu pai que já foi canalizador e que veio cá injectar desincrustante Siril nos canos da água quente com uma engenhoca, para tirar porcaria.
Voltando à bicha, as estrias estavam tão danificadas (como dava para ver) que não havia nada que agarasse a porca. Escusado será dizer que a porca estava tão apertada que parecia ter sido à pressão.
Então, a única maneira da porca sair dali foi cortar a bicha, alargar o interior da porca com um martelo e uma chave phillips velha a fazer de escopo, e depois enfiar uma lâmina de serrote de metais no buraco e cortar a porca.
Depois, foi só colocar a bicha nova, mas primeiro meteu-se um casquilho M/F para que a porca da bicha ficasse do lado de fora do azulejo e portanto mais acessível.
A mesma coisa foi feita na bicha da água fria, para evitar que acontecesse o mesmo que tinha acontecido na da água quente.

E isto era o porquê da torneira da água quente não deitar nada... :sh)

Allo Malta

Ando a instalar uma camera cctv no exterior e vou fazer uma puxada de um ponto de luz. A minha ideia será comprar uma caixa estanque e colocar lá uma tomada de exterior onde vou colocar uma tomada estanque para ligar ao transformador da camera.

Mas pergunto-me se existe algo mais simples, tipo descarnar os fios elétricos 12V da camera e ligar a um transformador que receba 220v de um lado e 12V de outro?

Obrigado a todos

Respondendo à minha própria questão, usei um transformador tipo pc onde descarnei a ficha e liguei a um ligador rápido dentro da caixa de derivação.

Viva

Pequena dúvida:

Adquiri um aplique (chinoca), de seis lâmpadas, as ligações estão todas por fazer. Eu posso colocar os fases/neutros todos em 2 conectores (chamo-lhes dominós) para fazer a ligação? Os fios são bastante fininhos.
6F------1F
6N------1N
Ou estarei à procura de problemas?
É que comprei versões low cost do meu original, 17€/cada VS 55€/original e queria deixar isto minimamente seguro/confiável.

lâmpadas led gastam pouca energia (amperes) e normalmente é tranquilo

mas é preciso saber mexer em eletricidade, e quase sempre da china só vem produtos de m-e-r-d-@

Para os entendidos:

Qual a melhor forma de remover o silicone nas juntas do poliban de forma eficaz?

Recomendações de bons silicones, preciso de um transparente e se um branco (de preferência que não fique comaecas de bolor com o passar do tempo).

Obrigado.

Para os entendidos:

Qual a melhor forma de remover o silicone nas juntas do poliban de forma eficaz?

Recomendações de bons silicones, preciso de um transparente e se um branco (de preferência que não fique comaecas de bolor com o passar do tempo).

Obrigado.
Ou com um removedor de silicones, ou uma lâmina de x-acto nova e muita paciência!

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

Para os entendidos:

Obrigado.

Ainda não encontrei silicone, mesmo o de marcas reconhecidas, imune a bolor. No rótulo todos apregoam ser, mas.....

Não uses o removedor químico, aquilo transforma o silicone numa papa super difícil de limpar.
Usa a lâmina e paciência.
Os silicones sanitários (anti fungos) tem todos um limite, se a zona ficar constantemente com humidade, o bolor vai aparecer e acumular.
Eu uso o da bostike.

Para retirar silicone se tiveres um formão afiado é super fácil.
Senão lâminas ou faca ou algo desse género.
Quanto a marcas, qualquer uma das marcas normais. (há uma ou outra marca branca que poderá não ser tão bom). Numa qualquer loja de ferragens encontras uma boa.

Voltar
Superior