Tópico da bricolage!

Deixas o Disjuntor e ligas o relé entre o disjuntor e a resistência.

É simples:
-O Fio que sai do disjuntor à resitência, tiras do disjuntor e ligas no borne 4 do relé
-Fazes un shunt entre o borne 1 e 3 do relé
-Ligas um fio novo entre o disjuntor e o borne 1 do relé
-Ligas o borne 2 do relé ao barramento neutro

Ok, tenho de manter o disjuntor actual do painel.

Vou estudar a coisa para ver se sei ligar isso [:D]

Estou a ponderar começar uma renovação no meu apartamento, mas em partes, não dá para fazer tudo de uma vez.
Para já, estou a pensar pintar tudo, tetos e paredes (as paredes pintei quando vim para o apartamento, vai fazer 17 anos, os tetos, estão ainda de origem desde que o apartamento foi construído, cerca de 24 anos.

Tenho 2 quartos virados a norte, são mais frios e, consequentemente, tenho de andar sempre em limpeza de fungos.
A minha dúvida é se vou pintar tudo, com Plastron da Robbialac, ou se coloco os quartos com pladur, pelo menos nos tetos. Se optar pelo pladur, é aconselhável pintar primeiro e depois colocar o pladur, ou pladur primeiro e depois pintar paredes?

Por outro lado, posteriormente, estava a pensar mudar o piso. Neste momento tem um piso na cozinha, outro para hall e sala, outro para as casas de banho, outro para os quartos. Queria uniformizar tudo. Mas por partes. Estou a pensar, para já, mudar o piso da cozinha, hall e sala, para ficar tudo igual.
Pavimento flutuante AC4 é suficiente para uma casa vivida, com muitos janteres feitos cá com 10, 12, 15 pessoas, ou será ideal ir para o AC5.

Como há cerâmico neste momento, e parece-me não estar bem nivelado, é necessário tirar tude só depois aplicar tela e pavimento, certo?

Estou a ponderar começar uma renovação no meu apartamento, mas em partes, não dá para fazer tudo de uma vez.
Para já, estou a pensar pintar tudo, tetos e paredes (as paredes pintei quando vim para o apartamento, vai fazer 17 anos, os tetos, estão ainda de origem desde que o apartamento foi construído, cerca de 24 anos.

Tenho 2 quartos virados a norte, são mais frios e, consequentemente, tenho de andar sempre em limpeza de fungos.
A minha dúvida é se vou pintar tudo, com Plastron da Robbialac, ou se coloco os quartos com pladur, pelo menos nos tetos. Se optar pelo pladur, é aconselhável pintar primeiro e depois colocar o pladur, ou pladur primeiro e depois pintar paredes?

Por outro lado, posteriormente, estava a pensar mudar o piso. Neste momento tem um piso na cozinha, outro para hall e sala, outro para as casas de banho, outro para os quartos. Queria uniformizar tudo. Mas por partes. Estou a pensar, para já, mudar o piso da cozinha, hall e sala, para ficar tudo igual.
Pavimento flutuante AC4 é suficiente para uma casa vivida, com muitos janteres feitos cá com 10, 12, 15 pessoas, ou será ideal ir para o AC5.

Como há cerâmico neste momento, e parece-me não estar bem nivelado, é necessário tirar tude só depois aplicar tela e pavimento, certo?

mas tens problemas de humidades?? é por isso que queres dar o tal primário "plastron"?
caso optes por meter os tais tetos falsos, alguma divisórias ou mesmo chapar uma parede em padur aconselho a fazer isso tudo e só no fim pintar a casa/divisão.

pessoalmente ando ligeiramente alérgico aos típicos flutuantes laminados, mas a avançar basta um AC4, se queres um AC5 de Homem aconselho o kronotex mammut que é bastante resistente e com encaixes dignos desse nome, tem a desvantagem de serem tábuas muito compridas e ter 12mm de espessura que podem "servir" em todas as aplicações.

se fosse eu, visto teres tudo em cerâmico, optava por não ter trabalho/despesa de o levantar, dava massa de regularização e metia um LVT colado..... a menos que queiras tambem meter na cozinha e WC e ai as versões coladas já não são aconselhaveis comparativamente às versões de vinil flutuante.

mas tens problemas de humidades?? é por isso que queres dar o tal primário "plastron"?
caso optes por meter os tais tetos falsos, alguma divisórias ou mesmo chapar uma parede em padur aconselho a fazer isso tudo e só no fim pintar a casa/divisão.

pessoalmente ando ligeiramente alérgico aos típicos flutuantes laminados, mas a avançar basta um AC4, se queres um AC5 de Homem aconselho o kronotex mammut que é bastante resistente e com encaixes dignos desse nome, tem a desvantagem de serem tábuas muito compridas e ter 12mm de espessura que podem "servir" em todas as aplicações.

se fosse eu, visto teres tudo em cerâmico, optava por não ter trabalho/despesa de o levantar, dava massa de regularização e metia um LVT colado..... a menos que queiras tambem meter na cozinha e WC e ai as versões coladas já não são aconselhaveis comparativamente às versões de vinil flutuante.

Não sei se lhe chamarei humidade... ressoamento, fungos, parece-me tudo do interior, apesar de abrir janelas todos os dias e ter um desumidificador a funcionar nessas divisões.

Quanto ao pavimento, as versões coladas deixam-me algumas dúvidas. Na cozinha acabei por optar por essa solução, ao fim de cerca de 4, 5 anos começaram a "rachar" em algumas zonas (claro que devido ao desnível que pudesse haver no cerâmico) mas inclui que as zonas mais expostas ao sol começaram a perder cor.

Colcando flutuante, penso que será sempre necessário retirar o cerâmico por causa das portas. As interiores daria para cortar, mas a porta de entrada tem blindagem em metal a toda a volta, pelo que não seria possível cortar.

Eu muito sinceramente nunca me punha a arrancar a tijoleira, vais ter muito mais trabalho para um resultado idêntico

Em relação às portas é como disseste é só "cortar" a blindada não dá para ajustar nas dobradiças?

Deixas o Disjuntor e ligas o relé entre o disjuntor e a resistência.

É simples:
-O Fio que sai do disjuntor à resitência, tiras do disjuntor e ligas no borne 4 do relé
-Fazes un shunt entre o borne 1 e 3 do relé
-Ligas um fio novo entre o disjuntor e o borne 1 do relé
-Ligas o borne 2 do relé ao barramento neutro

Então e se for um disjuntor da EFAPEL marcado como L, N, 1 e 2 em vez de 1, 2, 3 e 4 como o da hager?

Screenshot-1.jpg

É que os meus disjuntores são todos da Efapel...

Não sei se lhe chamarei humidade... ressoamento, fungos, parece-me tudo do interior, apesar de abrir janelas todos os dias e ter um desumidificador a funcionar nessas divisões.

Quanto ao pavimento, as versões coladas deixam-me algumas dúvidas. Na cozinha acabei por optar por essa solução, ao fim de cerca de 4, 5 anos começaram a "rachar" em algumas zonas (claro que devido ao desnível que pudesse haver no cerâmico) mas inclui que as zonas mais expostas ao sol começaram a perder cor.

Colcando flutuante, penso que será sempre necessário retirar o cerâmico por causa das portas. As interiores daria para cortar, mas a porta de entrada tem blindagem em metal a toda a volta, pelo que não seria possível cortar.

o contra dos flutuantes LVT ou laminados por cima do cerâmico antigo é mesmo esse da altura que obriga a desbastes razoáveis nas portas e invenções na zona de varrimento das portas de segurança, o outro contra é por norma obrigar a retirar rodapés ou meter cobre-rodapés devido às folgas necessárias e ainda eventuais desníveis de transição.
no caso dos LVT colados minimizas muito pois por norma tem apenas entre 2mm a 2,5mm

não é nada habitual vinilicos de gama profissional racharem/estalarem mesmo quando a superfície não foi devidamente regularizada, a menos que o teu cerâmico esteja mesmo muito irregular e com as juntas bastante abertas e profundas. não terás aplicado aquele fraquinho que até já vinha com uma goma estilo autocolante e ao dobrar partia em vez de ter flexibilidade??
a nivel de LVT seja na versão colada ou flutuante dá uma vista de olhos na coleção forbo allura ou tarkett id inspiration. nos flutuantes laminados aposto na egger ou kronotex.

Então e se for um disjuntor da EFAPEL marcado como L, N, 1 e 2 em vez de 1, 2, 3 e 4 como o da hager?

É que os meus disjuntores são todos da Efapel...
Screenshot-1.jpg - Click image for larger version  Name:	Screenshot-1.jpg Size:	264.8 KB ID:	14579636

-O fio que sai do disjuntor à resistência, tiras do disjuntor e ligas no borne 2 do relé
-Fazes un shunt entre o borne L e 1 do relé
-Ligas um fio novo entre o disjuntor e o borne L do relé
-Ligas o borne N do relé ao barramento neutro​

Attachments

• image.png
    image.png
    10.9 KB · Views: 0
Preciso de uma ajuda. Tenho que trocar o interruptor da foto, mas ao contrário dos outros interruptores este tem 2 fios pretos e um castanho. Estou na dúvida qual é qual. Algum destes é terra? Obrigado
f35e20707a9f23ef24104624394faf73.jpg

Compraste um comutador de escada, ou interruptor normal? Se foi um comutador de escada, pões na mesma posição que nesse. Se foi um interruptor normal, vai a loja e troca por um de escada. Não tem fio terra.

Enviado do meu Pixel 8a através do Tapatalk

É sim. Mas que fio ligo ao N e também ao L no novo comutador? Não devia ter um fio terra também?
Não, o comutador de escada só tem fases e retorno.
e2bf78c53e491b6cc6b147ea6cfaebdf.jpg

Na foto não dá para ver bem, mas o preto deve ser a fase e os pretos o retorno.
Se te enganares ao trocarem, não te preocupes, o pior que acontece é a luz não ligar. Faz por tentativas.

Last edited:
Back