Bem, vou acabar a "história" que teve um final feliz, mas tive uns precalços pelo caminho [

] .
A última foto mostrava o "estuque" colocado da Robbialac Aguaplast Pluma.
Este material é de facto de muito fácil manuseamento, mas é apenas para pequenas emendas, ou para coberturas pouco profundas (1 ou 2 mm no máximo). No meu caso, como ainda tive que colocar um bom bocado para ficar nivelado com a parede, tive problemas. O material nunca solidificou, ou seja, parecia seco, mas se calcassemos com o dedo ficava logo marcado...
Como resultado disso tive que retirar esta última camada e meter outro produto que fosse apropriado para camadas mais grossas.
Optei por este:
O aspecto, após colocado esta nova massa, era este:
Foi então necessário voltar a lixar tudo...
Depois de estar bem liso, ainda ficaram algumas imprecisões no estuque, tendo finalizado com o Aguaplast Pluma, que se revelou aí sim excelente para estes
pequenos acertos.
Aqui fica o aspecto com a primeira demão apenas no sítio da emenda:
Depois voltei a dar mais uma demão apenas no local, conforme sugestão do Nephilim e após isso, parti para a pintura de toda a parede.
Porém voltei a ter um problema. A tinta começou a estalar... tendo ficado como a imagem demonstra:
Tive que voltar a lixar esta parte, com uma lixa fina e voltei a utilizar o Aguaplast Pluma para preencher as gretas.
E voltei a pintar a parede por inteiro.
Passadas três demão, o resultado final foi este:
Já com tudo limpo (isto foi mesmo o mais chato) e no lugar:
E por fim, um
close-up onde se pode ver que o acabamento ficou perfeito, não se notando absolutamente nada.
Enfim, foi um trabalho "trabalhoso", mas agora, visto o resultado, estou muito contente por ter tido a coragem de o ter feito.
Obrigado a todos os que ajudaram com as preciosas dicas!!!
Espero que este relato também possa ajudar a quem tiver uma ideia parecida. Os erros estão todos apontados e os materiais usados também. Posso dizer que, tirando algumas (poucas) ferramentas que tive que comprar para fazer a obra, gastei apenas cerca de 35€ em material.
Quanto ao "mestre de obras", sou apenas um curioso, sem qualquer tipo de experiência, mas com gosto pela bricolage, pelo que aqui se prova que estas pequenas coisas estão ao alcance de qualquer um, desde que haja vontade.
Um Abraço,