Tópico da bricolage!

A parede é de estuque, a rugosidade que se vê na foto é da tinta.

Mas sim, já estou convencido que não me livro de pintar a parede toda e também já me convenci em barrar o paldur para que o acabamento fique o melhor possível.

Nephilim, então que tipo de massa em pó é que recomendas? Algo que se possa comprar facilmente (tipo AKI).

E que outras dicas me sugeres?

Obrigado
sim no aki tens uns sacos de estuque mesmo para pladur..

tb ha um pacotes de cartão com ~pó pa tapar fendas tb é bom , mas no teu caso aconselho o saco de estuque mesmo para pladur...

mas lá compara preços e tal e se o pacote de cartao n for caro compra desse mas vais precisar uns 2-3 kilos...

Hoje enchi-me de coragem e lá fui comprar as coisas para avançar com a obra.

Ia convencido a fazer a coisa com o pladur, todavia como na AKI apenas vendem paíneis inteiros de 2,5x1,5m... e eu só precisava de uns 30x20cms, desisti da ideia e acabei por optar pela solução do tijolo, que felizmente se veio a revelar mais fácil do que pensava.

Conforme sugerido, aqui fica o "diário de bordo" da minha aventura até ao momento.

Comecei por tirar uma foto às ligações para que facilmente consiga repôr tudo:

02022008166.jpg

De seguida tirei a placa de alumínio, tendo ficado visível o buraco que queria tapar (aqui já se via umas pancaditas que tinha dado na parte de baixo para ver se o friso saia bem):

02022008167.jpg

Parti então para a remoção do friso:

02022008168.jpg

Pensava ficar assim, mas decidi tentar tirar a caixa toda. Foi difícil, mas depois de muita martelada, lá consegui:

02022008170.jpg

Por grande sorte minha, experimentei as duas metades do tijolo que trouxe, e, não é que ficava lá mesmo à medida!!! Não tive que o estar a partir e a meter aos bocados. Esta parte foi mesmo fixe!!!

02022008169.jpg

Tirei o tijolo para fora e fui fazer o cimento para o fixar. Utilizei isto:

02022008172.jpg

Aqui fica o tijolo já fixo no sítio:

02022008173.jpg

Todavia a massa de cimento disponível na caixa, era pouca e tive que sair para me ir desenrrascar com cimento à antiga [:D] Areia, cimento, água a gosto e voilá!!! Tive sorte que uma loja de materiais de construção ao pé da minha casa (e onde nunca tinha ido) tinha tudo o que precisava. Aqui fica a "mistela" caseira:

02022008174.jpg

E aqui fica o trabalho final por hoje. Já reboquei tudo, deixando perto de 1cm para que depois leve o estuque por cima. Também já lixei as arestas da tinta.

02022008175.jpg

Vai ficar a secar durante a noite e amanhã parto para a fase do estuque e mais lixamento para que trabalho fique o melhor possível.

Depois continuo com o resto das fotos.

Agradecem-se todas as dicas para a colocação do estuque e da tinta, para que o trabalho fique o melhor possível.

Não se esqueçam que sou um maçarico nisto, apenas gosto destas coisas de bricolage...

Um abraço,

Last edited:
Pois tas a ver que os tijolos é o melhor e mais facil, fizeste como eu tinha dito...[;)]

agora o resto é com massa de estuque em pó e compra uma de boa qualidade e tens que usar uma regua [;)]

Last edited:
O estuque que comprei é da mesma marca da argamassa pré-feita (que se vê a caixa na foto. É bom?

Há alguma dica especial para uma boa colocação do mesmo?

Meter a massa mais sólida, mais líquida? Passar duas de mão? Deixar secar muito, ou pouco antes de pintar? Enfim, que dicas me podes dar Nephilim?

O estuque que comprei é da mesma marca da argamassa pré-feita (que se vê a caixa na foto. É bom?

Há alguma dica especial para uma boa colocação do mesmo?

Meter a massa mais sólida, mais líquida? Passar duas de mão? Deixar secar muito, ou pouco antes de pintar? Enfim, que dicas me podes dar Nephilim?

Sim essas marcas sao destinadas ao uso amador mas sao boas , fizeste bem ter comprado.

para o estuque é assim:

fazer uma massa sem estar dura nem demasiado liquida e com uma espatula grande vais enchendo isso e com uma regua a deslizar na parede nao deixes que a massa exceda o limide da parede.

coloca a massa mas nao te preocupes que fike logo bom...depois de secar podes dar a segunda camada de massa para finalizar mas sempre a passar a regua para alisar e ficar á face.

Se tentarees dar tudo na primeira pode estalar...para pintar tem que secar bem.

E evitar que a massa ganhe 'barriga' na parte de baixo. [;)]

Mas os meus parabéns. Está aqui uma bela obra.

Eu iria sugerir papel de jornal em vez do tijolo, mas está muito bom.

Não te esqueces-te do tubinho que protege os fios? Se fosse comigo aplicava uma primeira camada de estuque de forma mais ou menos grosseira (com a massa mais para o durito) sem usar a régua para nivelar, mas sim para controlar, pois esta primeira camada ficaria um pouco dentro. Penso que o reboco também será conveniente estar bem seco para o estuque não puxar a humidade e atrasar a secagem deste. Só depois dessa camada bem seca é que daría uma segunda usando a régua para nivelar. Se tantares fazer tudo de uma vez só, o peso do estuque vai fazer a tal barriga já referida e sair dos limites da parede. Força nisso!

Obrigado pelas novas dicas.

Essa de secar bem para não puxar a humidade e a da barriga não sabia [;)]

Vou deixar então secar o cimento até ao final do dia e logo à noite logo meto a primeira camada de estuque.

Estou a ver que tenho obra até ao final da semana[:D] Na caixa, diz que o estuque demora 48H a secar, logo, 2 camadas, 4 dias a secar, depois com a pintura (2 demão) mais 1 ou 2 dias... No próximo f-d-s, se tudo correr bem devo ter a coisa acabada.

Voltei a pôr as mãos à obra e desa vez foi a estucagem para nivelar a parede, sem grandes preocupações de acabamento final.

Não foi fácil. Não me entendi muito bem com o produto. O tempo de secagem da era rapidíssimo, apenas tinha estuque "pastoso" durante uns 2 ou 3 minutos, o que complicou muito a tarefa.

Acabei por ter que fazer massa várias vezes, tendo desperdiçado muito produto e acabado a caixa sem necessidade...

Como agora tenho que comprar mais só para o acabamento final, acho que vou optar pelo Aguaplast Pluma da Robbialac sugerido no início pelo Vanquish. Acho que deverá ser um produto mais fácil de usar e mais próprio para pessoas como eu, ou seja, inexperiente.

Todavia, aqui ficam as fotos do trabalho realizado.

O estuque feito:
03022008176.jpg

E a parede, após a sua colocação:

03022008177.jpg

03022008178.jpg

Amanhã, segue o acabamento final...

Inté!

Sim tem que se ter o tempo certo para não secar logo mas é uma questão de pratica...

mas ficou fixe...só falta mais um pouco e alisar de modo a que nao se veja.

Após 48h de secagem do estuque, comprado o Aguaplast, parti para o acabamento final.

O material:
06022008182.jpg

Como ficou:

06022008181.jpg

Ainda não está bom. Vou lixar e passar uma última "demão" de Aguaplast para que fique mesmo bem antes de pintar.

Last edited:
Depende da altura da pasta colocada, mas diria que para 2mm ou menos, cerca de 2 a 3 horas, para alturas maiores, 7 ou 8.

isso demora é mto tempo a secar...

depois é lixa de modo k fique iagual á parede... e pinta de inicio só essa zona com 2 de maos e depois a parede toda com 2 de mãos.

Bem, vou acabar a "história" que teve um final feliz, mas tive uns precalços pelo caminho [:D] .

A última foto mostrava o "estuque" colocado da Robbialac Aguaplast Pluma.

Este material é de facto de muito fácil manuseamento, mas é apenas para pequenas emendas, ou para coberturas pouco profundas (1 ou 2 mm no máximo). No meu caso, como ainda tive que colocar um bom bocado para ficar nivelado com a parede, tive problemas. O material nunca solidificou, ou seja, parecia seco, mas se calcassemos com o dedo ficava logo marcado...

Como resultado disso tive que retirar esta última camada e meter outro produto que fosse apropriado para camadas mais grossas.

Optei por este:
12022008194.jpg

O aspecto, após colocado esta nova massa, era este:

07022008184.jpg

Foi então necessário voltar a lixar tudo...

08022008185.jpg

Depois de estar bem liso, ainda ficaram algumas imprecisões no estuque, tendo finalizado com o Aguaplast Pluma, que se revelou aí sim excelente para estes pequenos acertos.

Aqui fica o aspecto com a primeira demão apenas no sítio da emenda:

11022008189.jpg

Depois voltei a dar mais uma demão apenas no local, conforme sugestão do Nephilim e após isso, parti para a pintura de toda a parede.

Porém voltei a ter um problema. A tinta começou a estalar... tendo ficado como a imagem demonstra:

13022008201.jpg

Tive que voltar a lixar esta parte, com uma lixa fina e voltei a utilizar o Aguaplast Pluma para preencher as gretas.

E voltei a pintar a parede por inteiro.

Passadas três demão, o resultado final foi este:

14022008203.jpg

Já com tudo limpo (isto foi mesmo o mais chato) e no lugar:

15022008208.jpg

15022008210.jpg

E por fim, um close-up onde se pode ver que o acabamento ficou perfeito, não se notando absolutamente nada.

15022008210_1.jpg

Enfim, foi um trabalho "trabalhoso", mas agora, visto o resultado, estou muito contente por ter tido a coragem de o ter feito.

Obrigado a todos os que ajudaram com as preciosas dicas!!!

Espero que este relato também possa ajudar a quem tiver uma ideia parecida. Os erros estão todos apontados e os materiais usados também. Posso dizer que, tirando algumas (poucas) ferramentas que tive que comprar para fazer a obra, gastei apenas cerca de 35€ em material.

Quanto ao "mestre de obras", sou apenas um curioso, sem qualquer tipo de experiência, mas com gosto pela bricolage, pelo que aqui se prova que estas pequenas coisas estão ao alcance de qualquer um, desde que haja vontade.

Um Abraço,

Last edited:
Parabéns! [kiss] . Sempre que me é possível não entrego pequenas tarefas a ninguém, é que apesar de ser amador em certas coisas, no final, o resultado sai melhor que a muitos ditos profissionais.

Só agora vi este tópico...

Mas fiquei intrigado com uma coisa. Esse modelo de video-telefone não devia ser semi-encastrado?

Braga68,

Concordo contigo, penso que a dedicação e "carinho" que colocamos na obra compensa a superior experiência dos profissionais que, normalmente, fazem a coisa a despachar. Se tivermos paciência acho que o acabamento fica melhor do que se for alguém que contratemos para o fazer.

JoSonas,

Não, é mesmo assim.

Nephilim,

Obrigado, duplamente.
1.º pelo elogio;
2.º pelas preciosas dicas, que me ajudaram bastante.

Back