Tópico da pesca!

Eu não quero provocar invejas, mas o que é isso de passar um dia/noite inteiro à linha?

Aqui, o meu marinheiro (salvo seja), ensinou-me que para pescar peixes entre 1 a 2 kg, basta ter uma linha com 100 metros e 3 anzóis, sem isco. Amarra-se a linha no barco, ela vai desfiando, dá uma sacudidela, dá duas e está na altura de recolher uns baita peixes.

Para pescar lagosta, basta mergulhar na água ...

´´Nunca pesquei à mosca. Acho que ia adorar. Ainda por mais naqueles rios selvagens longe da população[kiss][kiss] ``

´´á mosca é aquela pesca de rio que os ingleses adoram? parece mais interessante que a outra pesca.``

Sim a pesca à mosca é aquela pesca de rio (esquesita) que o ingleses adoram.
Tem fama de elitista, que é cara e que só da para pescar trutas mas não é de todo verdade nenhum destes 3 ´´mitos``.​

Elitista depende do ponto de vista. Para mim é o topo da ´´carreira`` do pescador ludico/ desportivo.
Cara ou não só depende do quanto quisermos gastar. Tanto há canas e carretos para 1000 aurélios como a decathlom vende um kit ready to fish pronto a pescar por 50 e poucos euros só por exemplo.
Que só da para trutas é totalmente falso!!! Tudo o que é peixe de água doce dá para pescar à mosca e há muita gente que também pesca à mosca no mar.

Deixo aqui o link de 1 forum tuga onde se fala exclusivamente de pesca à mosca se alguém quiser ter uma luzes.[;)]

http://www.segredosdapluma.com/forum.htm

Não leiam só o forum passem também uma vista de olhos no site.

http://www.segredosdapluma.com/

há uns peixes de mar que se pescam mais ou menos como a pesca da mosca. Lançamos e começamos a enrolar a linha para o isco se manter mais perto da tona e em movimento. Não me lembro qual é o peixe.

Na aldeia da minha avó, tínhamos a mania de ir à pesca... Eram peixes de aquário, num tanque enorme, mas era pesca... [:)]

Mas nós, éramos tipo Punk´s (Do ii yourself).
A cana, era mesmo uma cana de canavial, a linha, era linha de costura, o anzol, era uma agulha dobrada na ponta no bico do fogão, e o isco, era miolo de pão, ou moscas mortas que íamos apanhando com a mão em casa, e guardávamos para uso posterior...

E era assim que se fazia felicidade numa cambada de miúdos.:)

EDIT: É verdade, os pesos, eram pedrinhas que atávamos à linha... [;)]

Last edited:
há uns peixes de mar que se pescam mais ou menos como a pesca da mosca. Lançamos e começamos a enrolar a linha para o isco se manter mais perto da tona e em movimento. Não me lembro qual é o peixe.

O tipo de pesca é o "Spinning". É mandar as amostras para a água e dar-lhes movimento à medida que se vai puxando, mais rápido ou mais devagar. Existem amostras para trabalhar mais no fundo, a meia água e para superfície. É só escolher o formato, a cor e o tamanho. O peixe é o robalo.

O que sao amostras ?

Amostras é qualquer isco artificial.

Regra geral tens que estar sempre a mandar para dentro de agua e recolher para que estas se movimentem com tal.

Por exemplo tens crankbaits, são iscos de um material mais rigido, como plastico ou balsa, estes possuem um labio que quando recolhes a linha, fazes com que estes mergulhem. Lanças eles sem nada mais na linha excepto eles.
CrankbaitHoffman_BillSizeRa.jpg

Tens as colheres rotativas, provocam uma vibraçao na agua e o seu brilho atrai os peixes, ou pode acontecer que estes pensam que está a invadir o seu territorio e atacam
bait03.jpg

Tens também os iscos em plástico mole\vinil, que podem ter variados formatos, que regra geral precisam de algo para lhes conferir peso suficiente para serem arremessados, como chumbo, boias de agua(buldo)etc. soft-plastic-baits.jpg

Vai ao google e usa as keywords "fishing lures" e vais passar umas belas horas. Depois ve no youtube, vale a pena.

O que sao amostras ?

No vocábulo de um pescador, "amostras", significam iscos artificiais (feitos de metal, plástico, borracha ou outros materiais).

Vão desde uma simples medalha metálica a "peixes" de plástico com pinturas detalhadas e até esferas no interior para produzir certos sons.

Há muitos tipos de amostras, cada um deles se adapta à espécie que se pretende capturar, método de pesca, condições da água, etc.

crankbait-bomber.jpg

fishing_lures-main.jpg

Faz uma pesquisa de imagens no google por "fishing lures" para veres a variedade de amostras que existe.

Nota: entretanto o krendam já respondeu... mas fica o meu post na mesma.

Attachments

• crankbait-bomber.jpg
    crankbait-bomber.jpg
    12.2 KB · Views: 0
Obrigado pelas informações !

Conhecem a zona de pesca de vila real de santo antonio no algarve ? que tipo de "isco" ou amostra se deve usar por lá ? Portanto naquela zona de foz onde o rio Guadiana se encontra com o mar.

Julgo que a ultima vez que fui a pesca foi em meados de 2008 e desde lá para cá, falta tempo, companhia, € e etc... tenho 2 carretes e algumas canas arrumadas na arrecadação.

E foi nessa altura que pesquei o maior peixe_ Corvina na zona do Seixal(Rio Tejo)

Tenho de procurar a foto desse peixe.

Fora isso cheguei a pescar, 1 Robalo, 1 Carapau, Sarguetas, 1 Solha, peixe agulha, charroco e peixe aranha(:D).

O meu pai sempre foi apaixonado por caça... e pesca! Desde pequenos (muito) fomos habituados a ir com ele, nem que fosse para ribeira pescar bordalos ou apanhar enguias. Por vezes, no pino do verão, estávamos horas a secar ao balde pequenos açudes (ou pegos) para apanhar todo o peixe!
Além disso, também havia pesca no rio ou barragem, achigãs (meu favorito), bogas (não há em todo o ano), carpas e, mais recentemente, as pragas que dão pelo nome de lagostins, percas...

No rio era mais muge, fataça (quase desaparecida nas minhas bandas) e barbos (que costumava pescar de mergulho nas lapas). Lampreia é mais complicado...

Nos últimos anos o tempo anda escasso. A última vez que fui foi com o meu mano há 2 ou 3 anos e fomos ao achigã com pardelhas (isco vivo) e rapalas (amostras) e não correu mal de todo, mas longe de há 15 ou 20 anos...

Pesca em alto mar apenas fiz uma vez (bandas de Peniche), mas correu mal: não pesquei grande coisa e o pior é que enjoei imenso e andei a engodar em vez de pescar! Dificilmente repito!!!

aaaiiiii que saudades de sair de casa ao fim do almoço, canas na mochila, e esta as costas, ir por caminhos de terra pelo calor do verao, ja sem T-shirt, encontrar um grande amigo meu junto ao rio (eu morava junto a uma barragem em Portugal) e passar a tarde à pesca da achigã e lucioperca...

chegar a casa as 10 da noite, com uma tonalidade de pele "camarão cozido" e sem peixes na mochila (dava os ao meu vizinho...) hehehe....

AI QUE SAUDADES DE UMA BELA PESCARIA!!!

(...)
Então fica chumbo na ponta , o anzol 1 metro acima ? e a boia ? (...)

no caso da pesca pode se dizer que o tempo e a pratica trazem experiencia...

è experiencias na 1° pessoa, convívio com outros pescadores e tal que nos ensinam isso tudo...

a distancia da boia ao isco depende do peixe e da profundidade a que pretendes pescar... o peso do chumbo depende do tamanho da boia, e, a colocaçao deste, tambem, do tipo de peixe... o anzol tambem tem de ser escolhido de a cordo com o tipo de peixe...

a maneira mais basica è, para um peixe (carpa) normal com os seus 25cm de comprimento (cerca de 350g) em barragem (tambem as carpas so se dao praticamente nesses locais) convem teres uma boia de 30g - 40g chumbo suficiente para a boia ficar direita (normalmente menos umas gramitas que o peso indicado na boia, visto isto ser a marca de peso que ela sustenta) e metes o anzol uns 30cm abaixo do chumbo... anzol. para esse tamanho de carpa.. pah.. entre 14 e 18 (se ainda me lembro das medidas hehe) quanto maior a medida do anzol, mais pequeno este sera :)

eh pah.. que saudades hehe...

Back