O meu pai sempre foi apaixonado por caça... e pesca! Desde pequenos (muito) fomos habituados a ir com ele, nem que fosse para ribeira pescar bordalos ou apanhar enguias. Por vezes, no pino do verão, estávamos horas a secar ao balde pequenos açudes (ou pegos) para apanhar todo o peixe!
Além disso, também havia pesca no rio ou barragem, achigãs (meu favorito), bogas (não há em todo o ano), carpas e, mais recentemente, as pragas que dão pelo nome de lagostins, percas...
No rio era mais muge, fataça (quase desaparecida nas minhas bandas) e barbos (que costumava pescar de mergulho nas lapas). Lampreia é mais complicado...
Nos últimos anos o tempo anda escasso. A última vez que fui foi com o meu mano há 2 ou 3 anos e fomos ao achigã com pardelhas (isco vivo) e rapalas (amostras) e não correu mal de todo, mas longe de há 15 ou 20 anos...
Pesca em alto mar apenas fiz uma vez (bandas de Peniche), mas correu mal: não pesquei grande coisa e o pior é que enjoei imenso e andei a engodar em vez de pescar! Dificilmente repito!!!