Tópico das Casas

Na efapel a gama é toda a mesma! eles usam maquenismos unicos , são em plasticos, e tem um preço justo, apesar de simples são bem desenhados, e funcionais

Eu acho piada se dizer que a legrand tem melhor plastico, provavelmente trabalham no LNEC e fizeram testes ao plasticos de uma marca e outra, já tive as 2 marcas e ambas são eficazes.

Agora a vantagem da efapel, é que tem o miolo, e depois o desenho deste podes obtar por um acabamento de luxo que tudo é compativel, daí a versatilidade e a criatividade da marca, na minha casa o eletricista montou tudo linha simples branca efapel, mas depois eu troquei o exterior por peças já da linha cara da efapel e em vidro e aluminio escovado, uma delas ate madeira, ficou um luxo e ao gosto da maria.

Se avariar, que nunca avariou mas se acontecer, tambem não há problema pois o maquinismo é barato e compativel, ou seja o vidro exterior caro não vai para o lixo.

Em moradias e apartamentos até quadros eletricos faz sentido serem efapel pois a marca oferece boas vantagens nesse campo
no meu caso deve ser a versão básica, tudo branco e recto

Tenho material efapel e legrand, e a legrand "respira" e transparece sempre melhor qualidade nos materiais e acabamentos.

Ambas podem ser boas, mas não basta ser, convém também parecerem efectivamente de qualidade.

Já fiz múltiplas recuperações, nesta moradia vai ser KISS
- chão todo em micro cimento afagado e envernizado mate - a casa toda
- kitchenette será relativamente básica e já tenho sugestão do arquiteto que gostei, a ideia é ser funcional e pouco intrusiva na sala
- wc’s serão minimalistas igualmente em cimento com walking shower construído, loiças vejo 3 ou 4 e chega conheço as linhas que gosto
- torneiras já tenho 3 ou 4 gamas pre selecionadas
- tenho de escolher as pastilhas da piscina
- cor do deck / tratamento
- faltam coisas, mas não me lembro

O que te leva a colocar pastilha na piscina? Eu prefiro sempre tela, mais confortável e menos chatice. Só peca por ser mais feia um nadica, mas vivo bem com isso.

Um recuperador de calor tem apenas uma função, aquecer a casa.
O meu aquecia muito bem a casa toda (com uma distribuição de calor feita em condições), mas à custa de muito trabalho e transtorno.
Aquilo que chamas de recuperador de calor é um forno, que tem a função oposta ao recuperador de calor.
Num forno manténs o calor lá dentro para cozinhar, ou seja, não aqueces o espaço. Um recuperador de calor evita que o calor saia pela chaminé (recupera parte desse calor, daí o nome), para aquecer o espaço.
Nao me digas que és daqueles génios que embrulham o recuperador em isolamento térmico?

Um recuperador de calor lá em casa teria várias funções, aquecer as águas quentes sanitárias, a piscina e o PRH.

A sua maior função é o conforto visual num dia invernal. Adoro ver o fogo a arder.

no meu caso deve ser a versão básica, tudo branco e recto

Sim no teu e de todo, normalmente os eletricistas usam a versão basica que é simples e a mais barata é em plastico normalissimo branco, esta versão não representa um custo significafivo pois é bem barata. Mas não é bem a versão basica, por o maquenismo é o mec 21 que é compativel com as versões de luxo.

No que tem se queres uma coisa de luxo, podes apenas colocar uma tecla da cor que quiseres , e um espelho do material que quiseres e da cor que quiseres, a linha em granito natural é bem fixe e bonita, linha em vidro colorido é fantastica a linha de madeira natural e a de metal que vai desde o aluminio a uma linha dourada que fizeram ás uns anos por exigencia do mercado angolano. Angolano gosta de interruptores todos em "ouro" [:cool:]

Sim no teu e de todo, normalmente os eletricistas usam a versão basica que é simples e a mais barata é em plastico normalissimo branco, esta versão não representa um custo significafivo pois é bem barata. Mas não é bem a versão basica, por o maquenismo é o mec 21 que é compativel com as versões de luxo.

No que tem se queres uma coisa de luxo, podes apenas colocar uma tecla da cor que quiseres , e um espelho do material que quiseres e da cor que quiseres, a linha em granito natural é bem fixe e bonita, linha em vidro colorido é fantastica a linha de madeira natural e a de metal que vai desde o aluminio a uma linha dourada que fizeram ás uns anos por exigencia do mercado angolano. Angolano gosta de interruptores todos em "ouro" [:cool:]

O sistema Mec21 é de facto muito bom.
Tenho a opção branca em casa, simples e eficaz.

Se bem que estes mecanismos "novos" todos em plástico... estou para ver a durabilidade. Já que os que troquei nem 10 anos tinha, e troquei porque o plástico secou e começaram-se todos a partir, um a um...

Voltando às piscinas, esta alegadamente tem liner todo branco. De onde vem a coloração?

1fbd384dfd5622578a8bd5bf2582df2f.jpg

Voltando às piscinas, esta alegadamente tem liner todo branco. De onde vem a coloração?

[h=2]Por que a água do mar é azul?[/h]
[FONT=var(--ricos-custom-p-font-family]O mar é azul porque a energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores, funcionando como um filtro da luz solar. Quando a luz é absorvida, sua energia é transformada em calor. Como a luz azul penetra mais fundo, ela consegue se espalhar o suficiente pela coluna d'água para ser refletida de volta para nossos olhos, e enxergamos o mar azul.[/FONT]

"The ocean looks blue because red, orange and yellow (long wavelength light) are absorbed more strongly by water than is blue (short wavelength light). So when white light from the sun enters the ocean, it is mostly the blue that gets returned. Same reason the sky is blue."

O sistema Mec21 é de facto muito bom.
Tenho a opção branca em casa, simples e eficaz.

Se bem que estes mecanismos "novos" todos em plástico... estou para ver a durabilidade. Já que os que troquei nem 10 anos tinha, e troquei porque o plástico secou e começaram-se todos a partir, um a um...

Mas esses que se partiram era efapel?

A tendência de tudo atualmente é o simples e o plastico e a porcaria pouco duravel. Um carro agora tem tubos de plastico a sair do motor que são cravados sem anilha tem...tudo funciona mas dura pouco, esta é a tendência.

Sobre a efapel esses maquenismos são plastico e baratos, os que tenho em casa foram montados em 2004 ou 2005 e tão bom, os da garagem, já na estão desde 2000 ou antes e ainda nao se estragaram,(acho que são efapel mas agora pode parecer estupido mas não tenho a certeza, vou confirmar:sh)) mas não tem o uso intensivo como os de casa.

O secar o plastico não será por estarem sujeitos a calor?

Vivi numa casa com 30anos onde os interruptores deixaram de funcionar e as tomadas entraram em curto circuito, era de uma marca espanhola e tinham maquenismos plasticos com partes em metal.

Sobre o mec21 se ao fim de 10 anos avariar, estamos a falar de uma coisa que custa menos de 2 euros(ja com iva), e facilmente substituivel , basta uma chave de fendas...é como trocar uma lampada , ate mais barato e sem escadote

https://www.electrominor.pt/pt/toma...XV6o-ptFDYZl0i_ZGZzr9l8lWH8p77pRoCLBAQAvD_BwE

Última edição:
Sobre a durabilidade ainda ha mais nos anos que trabalhei nos carros e eventos e caravanismo, a efapel era o material usado, e claro sujeitas ao calor intenso dentro de um carro ao sol. E nunca tivemos problemas com tomadas e interruptores, era das coisas que menos se estragavam mesmo o material próprio de caravanismo é caro e deixa a desejar por vezes

E com a agravante de ser turismo ou de alugar onde tudo tem de ser "antibala" é inacreditável as avarias em carros de aluguer [:blush:] desde carros destruidos, tudo estragado, a coisas ridiculamente absurdas que contadas ninguem acredita.
Imaginem que numa autocaravana um dos depositos é de aguas limpas , onde se coloca a agua tem uma tampa com chave, e escrito em letras BEM GRANDES agua, em 3 idiomas, Portugues frances e ingles. Acreditam que houve um cromo que encheu aquilo de gasoleo [8b][8b][8b] imaginem o limpar aquilo, bomba de agua, tubagem, deposito etc, tudo cheio de diesel [:vm)] numa autocaravana diesel num deposito de agua ou trocar tudo, mas tudo mesmo ou aquela agua vai ter para o resto da vida sempre vestigios de gasoleo.:confused:

Com casas de ferias e aluguer imagino não seja muito diferente.[:blush:]

Por que a água do mar é azul?

[FONT=var(--ricos-custom-p-font-family]O mar é azul porque a energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores, funcionando como um filtro da luz solar. Quando a luz é absorvida, sua energia é transformada em calor. Como a luz azul penetra mais fundo, ela consegue se espalhar o suficiente pela coluna d'água para ser refletida de volta para nossos olhos, e enxergamos o mar azul.[/FONT]

Na verdade nunca pensei que com liner branco o azul fosse tão evidente. Em tanques mais pequenos, pintados de branco, isso não acontece, pelo que a profundidade de água interfere bastante, como se vê abaixo.

linov_liner1.jpg

Por que a água do mar é azul?

Essa explicação não me convenceu...

"O mar azul" ,," a luz aborvida" "o azul penetra mais fundo" [:blush:] isso parece-me uma explicação em estilo brasileiro,,, mas brasileiro do interior daqueles que nunca viram o mar e o que lidam mais parecido é com rios cheio de piranhas[:D]

O mar não é azul nem a agua é azul, o mar tem cor variável que pode ser amarelada (do fundo se for pouco profundo junto á costa ) ou azul, verde ou preto, na verdade a cor do mar é o reflexo do céu, se tiver sol o céu azul o mar é azul, se o tempo estiver nublado o mar já se apresenta esverdiado, se tiver escuro o mar é preto.

"O mar azul" ,," a luz aborvida" "o azul penetra mais fundo" [:blush:] isso parece-me uma explicação em estilo brasileiro,,, mas brasileiro do interior daqueles que nunca viram o mar e o que lidam mais parecido é com rios cheio de piranhas[:D]

O mar não é azul nem a agua é azul, o mar tem cor variável que pode ser amarelada (do fundo se for pouco profundo junto á costa ) ou azul, verde ou preto, na verdade a cor do mar é o reflexo do céu, se tiver sol o céu azul o mar é azul, se o tempo estiver nublado o mar já se apresenta esverdiado, se tiver escuro o mar é preto.

Na realidade nada tem cor

Há 20 ou 30 anos a Legrand tinha melhor plástico e ficou com a fama. Porque dominavam melhor os processos de fabrico e o controlo de qualidade etc. Hoje em dia a já não há tantos segredos em materia de know-how para fabricação de material eléctrico.
E muitas vezes nem é a qualidade do plástico mas a quantidade e a geometria.
Eu estive na fábrica da Efapel há uns 6 anos e aquilo é tudo hitech com quadros qualificados não fica atrás de Legrand seguramente.

É uma explicação brasileira sim.
Mas diz que o mar é azul, porque está a explicar exatamente essa situação.
Porque na realidade não é azul. Mas aparenta.

O reflexo do céu ajuda, mas não é a explicação.

Há 20 ou 30 anos a Legrand tinha melhor plástico e ficou com a fama. Porque dominavam melhor os processos de fabrico e o controlo de qualidade etc. Hoje em dia a já não há tantos segredos em materia de know-how para fabricação de material eléctrico.
E muitas vezes nem é a qualidade do plástico mas a quantidade e a geometria.
Eu estive na fábrica da Efapel há uns 6 anos e aquilo é tudo hitech com quadros qualificados não fica atrás de Legrand seguramente.

Pois não !!!
O pessoal é que acredita em mitos , não sabe o que se trata, cá muita coisa nem se fabrica mas o que se fabrica bem muita qualidade por norma, efapel no material eletrico , por exemplo limas como a Tomé Feiteira ou mesmo a Bahco para a industria é do melhor que existe na europa e mundo , calçado de segurança roçam a perfeição. no Brasil vi material de corte portugues de alta qualidade, cá usamos por vezes chinesices... e por aí fora.

A efapel exporta para 50países em todos os continentes e incluido paises europeus como a Alemanha

https://www.oelectricista.pt/efapel-cresce-em-contraciclo-e-tem-vendas-de-433-milhoes-de-euros/

Acredito. Eu tbm já vi urinóis Valadares nos locais mais estranhos do globo. Não sei se chegaram a pedir insolvência mas é sempre engraçado, assim como os autoclismo OLI etc

Voltar
Superior