Tópico das Casas

Boas áreas?

Tu que dizias que gostas de cozinhas grandes, tens ali uma de 8m2 e dizes que é boa?

Não digo que a casa não seja acima da média (apesar da organização chata com a cozinha ali num canto da entrada).
Mas 730.000€ é um exagero. Até pq é longe do centro de oeiras. É aqui (https://www.google.pt/maps/@38.7098302,-9.3064489,332m/data=!3m1!1e3)

Diria que devia andar na casa dos 600.

tens acesso "fácil" à A5 e é perto do OP, interessa pouco estar perto do centro de Oeiras diria...

Mas os quartos são mesmo pequenos.

fui ver à planta e o nosso quarto pequeno tem 14.75m2 e eu já acho difícil lá conseguir meter uma cama de casal e não ficar atravancado. Tens quartos nessa planta com 9.79 e 11.64!

E devemos (?) estar a falar de valores brutos de área...há que descontar os roupeiros.

Por falar em varandas, ainda não consegui descobrir os preços desta brincadeira, https://pines.pt/apartamentos/

Acho que os duplex vão ficar maravilhosos!

(quem ficar em baixo é que se vai lixar com vibrações, infiltrações, e outras irritações)

​​

Bela Casa sim senhor! Essa convence-me.

Só é pena que o piso de cima não de para construção fechada, precisava ali de um kitchenette de apoio e ficava brilhante,
Eu vivia só no piso de cima. [:)]

Quando há espaço, não há nada melhor do que ter tudo suites.
O quem T3 implica ter 4 casas de banho.

Disseste bem, quando há espaço, o que na planta apresentada não há.
Um quarto com menos de 10m2, uma cozinha minúscula, mas ao menos cada um tem o seu trono. Até o cão. [:D]

Por acaso convivo bem com quartos pequenos. Todos os quartos da minha casa têm qualquer coisa como 9,75m2, e estão mobilados com cama de casal. O principal, alem de uma comoda, tem depois um closet e casa de banho que resulta da "anulação" do quarto adjacente, com área igual. Os restantes têm guarda fatos não embutidos, mesa de cabeceira e uma pequena comoda (mais novo) ou mini-secretária (mais velho) Se fossem maiores, seria obviamente mais agradável, mas como utilizamos os quartos para dormir e não como zona de estar, nunca me senti atravancado lá dentro.

Para estudarem, de futuro, podem utilizar o escritório com 16 m2, onde é possível ter um posto de trabalho para cada elemento da casa (4). Para brincar têm esse mesmo escritório actualmente, a sala, os mais de 300m2 de logradouro, o jardim do bairro e as ruas da vila.

Relativamente aos WC, eles têm um partilhado, mas como são pequenos têm tendência a ir para o nosso. Ando a tentar contrariar isso, e tenho que comprar uma "barreira" para a banheira de canto que lá tenho e tanto me apetecia arrancar.

PS: O quarto mais pequeno que tinha tido era de 12 m2 e o maior de uns 17/18.

Last edited:
O primeiro apartamento que o Silver partilhou não tem o mínimo de condições que eu considero essenciais para viver.

Onde é que um casal vai guardar a roupa?

E mesmo os filhos, onde vão guardar a roupa com tão pouco espaço?

Sem armários em mais nenhuma divisão, o roupeiro dos quartos, para além da roupa, babai ter que acomodar roupa de cama e toalhas!

Mete-me impressão ver um quarto de suite +- do tamanho da minha casa de banho!!!

O primeiro apartamento que o Silver partilhou não tem o mínimo de condições que eu considero essenciais para viver.

Sem armários em mais nenhuma divisão, o roupeiro dos quartos, para além da roupa, babai ter que acomodar roupa de cama e toalhas!

Mete-me impressão ver um quarto de suite +- do tamanho da minha casa de banho!!!

Tem algum espaço de roupeiros.

As casas são sempre feitas de compromissos. Mas se tens uma casa de banho com 10 m2 é bom, mas se calhar também algo exagerada !? a não ser que tudo seja grande e espaçoso

Tem algum espaço de roupeiros.

As casas são sempre feitas de compromissos. Mas se tens uma casa de banho com 10 m2 é bom, mas se calhar também algo exagerada !? a não ser que tudo seja grande e espaçoso

Um roupeiro com 2m (ou menos) é suficiente para ti e para a tua mulher?

Nem para a minha filha de 9 anos é, que dizer dum casal. E posso dizer que tanto eu como a minha mulher temos pouca roupa.

O meu wc tem 4x3m é muito sinceramente não acho grande (mas também não acho pequeno). Para o que tenho que meter lá, está à justa.

Para mim o mais importante é ter espaço de arrumação e memo na minha casa abdiquei de ter mais iluminação natural nas escadas para ter um armário na zona dos quartos.

A minha principal queixa sobre a casa que estou agora é precisamente não ter espaço para colocar as minhas coisas e posso dizer que tenho muitos mais armários que esse apartamento.

Ok, se calhar ter só 1 wc é capaz de ser pior :) (de manhã é pior que a A5).

Não tem nada a ver com privilegiar a varanda vs a casa. Tudo tem de estar relacionado com o máximo de área a construir... Há limites e de certeza que chegaram ao limite
Não podes reduzir a varanda para aumentar o interior "ao calhas"....

Quanto ao tirar aos quartos para dar à sala, já sou da opinião contrária. Passo horas na sala (acordado e a usar) e passo minutos no quarto (acordado)

Quanto Às regras de construção, como não sou nem arquitecto nem engenheiro não posso afirmar nada. Mas não me parece de todo que não poderiam fazer um projecto com mais espaço interior e menos exterior... Mas não sei..

O resto estamos a discutir gostos pessoais, é subjectivo, e como eu disse aquilo está projectado para um tipo de cliente. Agora aquele quarto 3 é um "insulto", se lá meteres uma cama de casal "pequena" e 2 mesas de apoio não consegues chegar ao guarda fatos... Aquela cozinha pode ter sido feita a pensar em tudo, menos em cozinhar diarimente, já para não falar em fazer lá refeições (e há quem nem cozinhe nem faça refeições).
A varanda, como eu tenho cerca de 500m2 de exterior, abrigado e não abrigado, parece-me que para quem tenha um estilo de vida semelhante ao meu (trabalho, filhos, mais trabalho...) o uso do exterior (fora ~maio-setembro) é praticamente inexistente, é para fumar um cigarro e fugir para o aquecimento. Eu não trocaria o meu espaço exterior por interior, porque também tenho o interior, mas num apartamento de 120m2 com uma varanda de 22m2, trocaria facilmente e sem pensar 2x 10m2 para o interior, Já se o apartamento t3 tivesse uns 170/180m2, deixaria estar.

Quanto Às regras de construção, como não sou nem arquitecto nem engenheiro não posso afirmar nada. Mas não me parece de todo que não poderiam fazer um projecto com mais espaço interior e menos exterior... Mas não sei..

O resto estamos a discutir gostos pessoais, é subjectivo, e como eu disse aquilo está projectado para um tipo de cliente. Agora aquele quarto 3 é um "insulto", se lá meteres uma cama de casal "pequena" e 2 mesas de apoio não consegues chegar ao guarda fatos... Aquela cozinha pode ter sido feita a pensar em tudo, menos em cozinhar diarimente, já para não falar em fazer lá refeições (e há quem nem cozinhe nem faça refeições).
A varanda, como eu tenho cerca de 500m2 de exterior, abrigado e não abrigado, parece-me que para quem tenha um estilo de vida semelhante ao meu (trabalho, filhos, mais trabalho...) o uso do exterior (fora ~maio-setembro) é praticamente inexistente, é para fumar um cigarro e fugir para o aquecimento. Eu não trocaria o meu espaço exterior por interior, porque também tenho o interior, mas num apartamento de 120m2 com uma varanda de 22m2, trocaria facilmente e sem pensar 2x 10m2 para o interior, Já se o apartamento t3 tivesse uns 170/180m2, deixaria estar.

Sem sabermos as condicionantes do terreno e indices não podemos saber se dava para mais área interior.
Pela minha experiência não há nenhum promotor que deixe 1m2 por construir.

Por exemplo tenho aqui um prédio. 395m2 de terreno. 4 pisos. Construção maxima 850m2
Ou seja se os 4 pisos forem iguais, tens 210m2 por piso de construção máxima. ou seja o resto só pode ser usado por varandas ou espaços exteriores.

Eu meti a casa precisamente por ser uma casa pequena a um preço caro.
Por isso não estou a defender nada.
Mas acho que também é um exagero dizer que não tem as condições mínimas (mesmo que seja na tua opinião).
Infelizmente é uma casa muito superior à grande maioria das casas

Falta de facto um armário para roupas de casa e como já disse a cozinha descontando frigorífico, micro-ondas, forno, máquina de roupa e loiça, zona do lixo por baixo da pia. Sobram... quase 0 armários.

Um roupeiro com 2m (ou menos) é suficiente para ti e para a tua mulher?

Nem para a minha filha de 9 anos é, que dizer dum casal. E posso dizer que tanto eu como a minha mulher temos pouca roupa.

O meu wc tem 4x3m é muito sinceramente não acho grande (mas também não acho pequeno). Para o que tenho que meter lá, está à justa.

Para mim o mais importante é ter espaço de arrumação e memo na minha casa abdiquei de ter mais iluminação natural nas escadas para ter um armário na zona dos quartos.

A minha principal queixa sobre a casa que estou agora é precisamente não ter espaço para colocar as minhas coisas e posso dizer que tenho muitos mais armários que esse apartamento.

Ok, se calhar ter só 1 wc é capaz de ser pior :) (de manhã é pior que a A5).

Tens uma casa de banho de 12m2 e achas pequena e não cabe lá tudo? Desculpa mas ai já é exagero. Hoje em dia é raríssimo haver casas de banho dessas em cidade, a menos que seja em master suite em apartamentos de alto luxo com duche duplo, banheira isolada e afins.

2m lineares de armário num quarto é a norma. Se chega? Depende, eu infelizmente tenho menos e tem de dar. Se uma criança de 9 anos não consegue arrumar a roupa toda num armário de 2m é porque tem roupa a mais... Desculpa lá que te diga.

E por exemplo, referes só uma wc? Só tens uma? Num T2? T3?
Isso para mim era impensável.. viver só com uma casa de banho. (em família de 4)

Last edited:
tens acesso "fácil" à A5 e é perto do OP, interessa pouco estar perto do centro de Oeiras diria...

Mas os quartos são mesmo pequenos.

fui ver à planta e o nosso quarto pequeno tem 14.75m2 e eu já acho difícil lá conseguir meter uma cama de casal e não ficar atravancado. Tens quartos nessa planta com 9.79 e 11.64!

E devemos (?) estar a falar de valores brutos de área...há que descontar os roupeiros.

Uma área de um compartimento é sempre Útil. Mas num quarto o armário conta como área útil.

Claro que há imensos esquemas.
A maioria das camas nestas plantas são de 140x190.E não dop mais apetecível 160x200.
Depois às vezes há sofás pequenos, mesas pequenas, tudo para fazer as divisões parecerem melhores.

Referes a tua planta com 14.75 no quarto mais pequeno. Mas olha do que me lembro essas áreas eram brutas... com as paredes.

Sem sabermos as condicionantes do terreno e indices não podemos saber se dava para mais área interior.
Pela minha experiência não há nenhum promotor que deixe 1m2 por construir.

Por exemplo tenho aqui um prédio. 395m2 de terreno. 4 pisos. Construção maxima 850m2
Ou seja se os 4 pisos forem iguais, tens 210m2 por piso de construção máxima. ou seja o resto só pode ser usado por varandas ou espaços exteriores.

Naquele caso, a olho nu parece-me uma escolha propositada e integrada na estratégia de venda daquele tipo de imóvel àquele preço. Há quem olhe para aquela varanda e fique wouuuu....

Naquele caso, a olho nu parece-me uma escolha propositada e integrada na estratégia de venda daquele tipo de imóvel àquele preço. Há quem olhe para aquela varanda e fique wouuuu....

É propositado que sejam grandes. Mas aposto contigo que não foi à custa de área interior.
Nenhum promotor o faria.

Eu meti a casa precisamente por ser uma casa pequena a um preço caro.
Por isso não estou a defender nada.
Mas acho que também é um exagero dizer que não tem as condições mínimas (mesmo que seja na tua opinião).
Infelizmente é uma casa muito superior à grande maioria das casas

Falta de facto um armário para roupas de casa e como já disse a cozinha descontando frigorífico, micro-ondas, forno, máquina de roupa e loiça, zona do lixo por baixo da pia. Sobram... quase 0 armários.

Tens uma casa de banho de 12m2 e achas pequena e não cabe lá tudo? Desculpa mas ai já é exagero. Hoje em dia é raríssimo haver casas de banho dessas em cidade, a menos que seja em master suite em apartamentos de alto luxo com duche duplo, banheira isolada e afins.

2m lineares de armário num quarto é a norma. Se chega? Depende, eu infelizmente tenho menos e tem de dar. Se uma criança de 9 anos não consegue arrumar a roupa toda num armário de 2m é porque tem roupa a mais... Desculpa lá que te diga.

E por exemplo, referes só uma wc? Só tens uma? Num T2? T3?
Isso para mim era impensável.. viver só com uma casa de banho. (em família de 4)
Só tenho 1 wc na casa que estou agora. O wc grande que falei acima é na casa nova.
A casa que estou agora tem 40 anos.
Edit: a casa que estou agora é T3, com os quartos do tamanho desse apartamento e não fossem os armários pequenos chega perfeitamente (pelo menos com crianças pequenas, porque uma cama tem apenas 1x2m).

Last edited:
Só tenho 1 wc na casa que estou agora. O wc grande que falei acima é na casa nova.
A casa que estou agora tem 40 anos.
Edit: a casa que estou agora é T3, com os quartos do tamanho desse apartamento e não fossem os armários pequenos chega perfeitamente (pelo menos com crianças pequenas, porque uma cama tem apenas 1x2m).

Ah ok. Pensei que tinha sido numa casa nova. [:D]

Se te sentires confortável, partilhas a planta da Casa de banho de 12m2?
Já agora estou curioso.

Back