Tópico das Casas

Até dar resultado na inflação ... portanto ... terá de continuar a subir.
É isto.. nós olhamos para a economia familiar e dizemos que não pode continuar a subir, no entanto estás decisões são tomadas em conta a economia mundial e enquanto a inflação não abrandar as subidas das taxas de juro também não vão parar de subir...

Aposto numa subida dos juros em 50 pontos base,

mas enquanto a FED continuar a subir as suas taxas de referência o BCE também o irá continuar a fazer,

é possível que as taxas subam atém ao maximo histórico de 2008 quando chegaram aos 4%, enquanto a inflação não descer vai ser difícil as taxas não continuarem a subir, e ao mesmo tempo é preciso parar de imprimir Euros, o programa de QE tem de terminar e quando terminar de vez vamos ver os juros da dívida pública subirem a pique

Temos cerca de 400 mil camas. Mesmo a 100% de ocupação e 100% de portugueses (que não é), falamos apenas de cerca de 3,9% da população.

Mas como as dormidas em hotéis são 50/50 com estrangeiros significa que falamos de um universo de menos de 2% da população portuguesa.

Isto nada diz sobre a inflação, porque quem usa hotéis é uma minoria, que terá poder de compra acima da média, e que não deixará de manter o nível de vida.

Entretanto estou aqui numa situação "caricata".
O meu crédito está indexado à Euriobor a 12M e renovou em Setembro 2022, com a média de Agosto que foi de 1.249%.

Entretanto falei com o Banco e pedi para amortizar parte do crédtio mas pedi também para reverem o prazo para o reduzir. Mandaram-me a proposta com a amortização e a taxa de 2.499% que corresponde a 1.25% de Spread e a 1.249% de indexante. Dei o OK mas pedi para confirmarem que o indexante é o do contrato original, renovável em Setembro com média de Agosto, e responderam-me agora que não. Que com esta alteração será aplicada a taxa média de Novembro (2.828%) e o crédito passará a renovar em Dezembro. Neste caso, a revisão do prazo torna-se um problema para os próximos 12 meses uma vez que a prestação volta a agravar-se com a taxa mais alta do ano (talvez a de Dezembro fique parecida.

Pedi para fazerem só amortização sem revisão do prazo para esticar o indexante de 1.249% até ao máximo e entretanto vou voltar a fazer contas porque para renegociar o crédito prefiro que revejam também o spread e não só o prazo, e provavelmente esperar que a euribor desça nos próximos meses.

Alguém com situações parecidas?
No limite, e em bom modelo tuga, posso amortizar o valor exacto do que não gasto com a redução do prazo todos os meses. Provavelmente a minha gestora não irá gostar muito...

O meu crédito está indexado à Euriobor a 12M e renovou em Setembro 2022, com a média de Agosto que foi de 1.249%.

Entretanto falei com o Banco e pedi para amortizar parte do crédtio mas pedi também para reverem o prazo para o reduzir. Mandaram-me a proposta com a amortização e a taxa de 2.499% que corresponde a 1.25% de Spread e a 1.249% de indexante. Dei o OK mas pedi para confirmarem que o indexante é o do contrato original, renovável em Setembro com média de Agosto, e responderam-me agora que não. Que com esta alteração será aplicada a taxa média de Novembro (2.828%) e o crédito passará a renovar em Dezembro. Neste caso, a revisão do prazo torna-se um problema para os próximos 12 meses uma vez que a prestação volta a agravar-se com a taxa mais alta do ano (talvez a de Dezembro fique parecida.

Pedi para fazerem só amortização sem revisão do prazo para esticar o indexante de 1.249% até ao máximo e entretanto vou voltar a fazer contas porque para renegociar o crédito prefiro que revejam também o spread e não só o prazo, e provavelmente esperar que a euribor desça nos próximos meses.

No limite, e em bom modelo tuga, posso amortizar o valor exacto do que não gasto com a redução do prazo todos os meses. Provavelmente a minha gestora não irá gostar muito...

Tudo depende sempre do que estiver escrito no contrato, mas uma revisão do prazo do mesmo em princípio é sempre considerada uma alteração, que implica emissão e assinatura de aditamento, etc. Logo, o banco tem toda a legitimidade e lógica até para rever a data em que a revisão da taxa ocorre. O mesmo já não se dirá de uma amortização antecipada, visto que estas geralmente estão já previstas nos contratos iniciais e até costumam ter um custo autónomo associado.

Se não for querer saber de mais, porque queres reduzir o prazo ? actualmente qual é ? quanto falta ? para quanto querias reduzir ?

Se o plano for amortizar tudo nos próximos anos, não valerá a pena reduzir, creio.

Reduzir o prazo requer negociação, o banco não tem que o fazer, basicamente o que eles te disseram é que para reduzir o prazo querem rever o indexante.

Mas tendo em conta que não pagas para amortizar, podes simplesmente ir amortizando.

Tudo depende sempre do que estiver escrito no contrato, mas uma revisão do prazo do mesmo em princípio é sempre considerada uma alteração, que implica emissão e assinatura de aditamento, etc. Logo, o banco tem toda a legitimidade e lógica até para rever a data em que a revisão da taxa ocorre. O mesmo já não se dirá de uma amortização antecipada, visto que estas geralmente estão já previstas nos contratos iniciais e até costumam ter um custo autónomo associado.

Sim, e faz todo o sentido. Só achei estranho porque a proposta que me mandaram continuava com o indexante com taxa (média) de agosto e não com a de Novembro que já foi calculada.
De igual forma parece-me que se todos os meses fizer uma amortização parcial do difeencial entre o que pagaria de capital o resultado final será igual sem nunca ter de rever o contrato.

A alteração quer do prazo quer do spread alteram os termos contratuais logo é tecnicamente correcto aplicar o indexante mais actual. De resto eu fiz o que estás a fazer ao contrário. A certa altura a euribor 12m desceu bastante e aproveitei nessa altura para renegociar o spread, portanto na altura baixou-me o spread e o indexante.😎

Porém no caso do meu banco esse facto não alterou a altura da revisão. Continuou a ser quando sempre foi.

No teu caso concreto o que faria agora e durante 2023 seria amortizar quando houvesse disponibilidade e no caso nem tens penalização nenhuma por causa da isenção. Em Agosto/23 tentas renegociar o spread.

Se não for querer saber de mais, porque queres reduzir o prazo ? actualmente qual é ? quanto falta ? para quanto querias reduzir ?

Se o plano for amortizar tudo nos próximos anos, não valerá a pena reduzir, creio.

Reduzindo o prazo consigo amortizar mais capital para o mesmo juro mensal.
Estou a pensar reduzir de 420 para 300 meses mas sim, o plano será tentar amorizar tudo nos próximos anos. Mas estou a tentar manter um plano equilibrado. Prefiro ter uma renda que sei que consigo claramente pagar e depois, no final do ano, contar espingardas e ver quando sobrou depois dos gastos de vinho 😅

No início do ano pedir revisão de spread, e mantive o mesmo indexante. (BCP)

Quando chegar ao aniversário do meu CH, o que vou fazer é pedir novamente para renegociar o spread, reduzir a duração e mudar para Euribor 6 meses.
Se conseguir isto tudo, baixo um pouco a TAN e compenso o aumento da prestação devido à redução do prazo.

Back