Entretanto estou aqui numa situação "caricata".
O meu crédito está indexado à Euriobor a 12M e renovou em Setembro 2022, com a média de Agosto que foi de 1.249%.
Entretanto falei com o Banco e pedi para amortizar parte do crédtio mas pedi também para reverem o prazo para o reduzir. Mandaram-me a proposta com a amortização e a taxa de 2.499% que corresponde a 1.25% de Spread e a 1.249% de indexante. Dei o OK mas pedi para confirmarem que o indexante é o do contrato original, renovável em Setembro com média de Agosto, e responderam-me agora que não. Que com esta alteração será aplicada a taxa média de Novembro (2.828%) e o crédito passará a renovar em Dezembro. Neste caso, a revisão do prazo torna-se um problema para os próximos 12 meses uma vez que a prestação volta a agravar-se com a taxa mais alta do ano (talvez a de Dezembro fique parecida.
Pedi para fazerem só amortização sem revisão do prazo para esticar o indexante de 1.249% até ao máximo e entretanto vou voltar a fazer contas porque para renegociar o crédito prefiro que revejam também o spread e não só o prazo, e provavelmente esperar que a euribor desça nos próximos meses.
Alguém com situações parecidas?
No limite, e em bom modelo tuga, posso amortizar o valor exacto do que não gasto com a redução do prazo todos os meses. Provavelmente a minha gestora não irá gostar muito...