Tópico das Casas

Passei de um juro de 0,7620% para 3,154% em Fevereiro EUR6M. Felizmente já só devo 10k EUR, depois de uma boa amortização que fiz em Outubro. A prestação aumentou 10 EUR e o resto do CH é para limpar dentro de 2 meses, ao fim de 19 anos e de juros que chegaram aos 5%....

Passei de um juro de 0,7620% para 3,154% em Fevereiro EUR6M. Felizmente já só devo 10k EUR, depois de uma boa amortização que fiz em Outubro. A prestação aumentou 10 EUR e o resto do CH é para limpar dentro de 2 meses, ao fim de 19 anos e de juros que chegaram aos 5%....

Deves 10 mil euros ? Isso não é nada.

Mais juro, menos juro num empréstimo tão pequenino é quase irrelevante.

Nesse caso até se pode ter uma certa calma a amortizar, para não descapitalizar completamente.

A minha (a 12m) actualiza em Fevereiro com valores de Dezembro 2022.
Entretanto fiz um abatimento de 6% do valor da dívida e consegui baixar o spread de 1.15 para 1%..

Estou á espera de valores certos mas estimo um aumento de 40%.

Isso é que é um bom planeamento e trabalho nas várias frentes. apr:)

Se quiseres mando-te o formulário que a gestora da CGD me enviou, ressalvando que estava sempre a ser atualizado e que tinha de ser entregue presencialmente.

Eu acabei por protelar uns tempos o resgate mensal (no meu caso no valor do IAS), dado que o PPR se encontra no vermelho, mas a recuperar com o crescimento dos mercados neste JAN23.

La se resolveu mas foi 1h na agência.

só presencialmente e fazer isto todos os meses.

não tenho vida para isto [:)]

Deves 10 mil euros ? Isso não é nada.

Mais juro, menos juro num empréstimo tão pequenino é quase irrelevante.

Nesse caso até se pode ter uma certa calma a amortizar, para não descapitalizar completamente.

Sim, como disse, felizmente já é pouco. Foi apenas para transmitir o crescimento da taxa a 6 meses. O meu CH já não é relevante nas contas mensais, tendo em conta o panorama de quem comprou há pouco.
São 38 EUR de juro+seguro por mês, cerca de 90 EUR se incluirmos capital. Fiz uma grande amortização em Outubro, e conto limpar o resto rápido, sem correr esse risco de descapitalizar como referiste. Só não limpei há mais anos porque deixei-me ficar a navegar a onda dos juros negativos. O dinheiro estava melhor noutras paragens.

A minha (a 12m) actualiza em Fevereiro com valores de Dezembro 2022.
Entretanto fiz um abatimento de 6% do valor da dívida e consegui baixar o spread de 1.15 para 1%..

Estou á espera de valores certos mas estimo um aumento de 40%.

E não ficou lá marcado na lista publica do banco de portugal como "renegociado"?

Tem havido uns zunzuns sobre isso, por incompetência (suponho eu) dos bancos e depois quando se quiser ter aprovação noutro banco para outro crédito enquanto esse estiver aberto, acagaçam-se...

Queria renegociar o meu spread lá para o verão mas assim fico de pé atrás.

E não ficou lá marcado na lista publica do banco de portugal como "renegociado"?

Tem havido uns zunzuns sobre isso, por incompetência (suponho eu) dos bancos e depois quando se quiser ter aprovação noutro banco para outro crédito enquanto esse estiver aberto, acagaçam-se...

Queria renegociar o meu spread lá para o verão mas assim fico de pé atrás.

Não faço ideia
No meu caso, a alteração do spread não tinha nada a ver com as regras introduzidas pelo governo.
Sinceramente também não é algo que me preocupe. Não estou a pensar em fazer outro crédito nos próximos tempos
Quero é ver se amortizo mais um pouco lá para o Verão, depois de vir o IRS.

Qual é o problema?

Pediste o resgate do valor do IAS ao abrigo do regime excecional e temporário?
Ou o pagamento de prestações do CH? (que "sempre" esteve previsto na lei)

São coisas totalmente distintas.

Penso que é isto, é preciso não confundir nem complicar ainda mais as coisas.

Actualmente, com a "lei" recente pode-se levantar/resgatar/etc um PPR sem qualquer justificação, até ao montante do IAS, é isto não é?

Se for para pagar directamente a prestação de um crédito habitação já estava previsto nas condições dos PPR.
Acho que nem chega a ficar disponível ao cliente, vai directamente "do PPR" para o banco do empréstimo, confirmam?

Imagino que sejam procedimentos distintos.

Last edited:
A apresentação de números sob a forma de médias na comunicação social está claramente a mascarar o problema do aumento das taxas de juro nos créditos habitação. Os valores médios agregados de capital em dívida, tais como os valores médios agregados das prestações de CH neste país são relativamente reduzidos e isso poderia levar as pessoas a julgar que não ocorreriam grandes problemas. A questão é que a carteira de CH do país é muito pouco homogénea. Há muitos CH em fim de vida que puxam a média para baixo, mas do outro lado há também muitos CH recentes com capitais em dívida muito elevados, quer pelo facto de serem recentes, quer por efeito direto da alta histórica dos preços do imobiliário. E isto grandemente concentrado numa população relativamente jovem.
Vai daí começam a surgir problemas complicados. Ontem por exemplo tive conhecimento de que a filha de um amigo meu e o seu namorado, que compraram casa em Lisboa há 2 anos, estão a colocar o apartamento no Airbnbn aos fins de semana, e a dormir em casa dos pais, para conseguirem pagar o aumento da prestação. E ao que parece não são os únicos!

Penso que é isto, é preciso não confundir nem complicar ainda mais as coisas.

Actualmente, com a "lei" recente pode-se levantar/resgatar/etc um PPR sem qualquer justificação, até ao montante do IAS, é isto não é?

Se for para pagar directamente a prestação de um crédito habitação já estava previsto nas condições dos PPR.
Acho que nem chega a ficar disponível ao cliente, vai directamente "do PPR" para o banco do empréstimo, confirmam?

Imagino que sejam procedimentos distintos.
A prestação do crédito sai normalmente da conta, e o resgate do ppr pode vir para a mesma conta. Na prática não é pagamento directo, e o dinheiro do ppr pode ser usado para o que bem se entender.

OT: Mas acerca do resgate do PPR, também estou nessa situação para alterar a base de investimento.
Se for feito o resgate de acordo com o regime excepcional e temporário - Lei 19/2022, há lugar a alguma perda de benefícios fiscais? Ou é um resgate limpo de 478.70€ por mês, sem mais perguntas?

Ontem por exemplo tive conhecimento de que a filha de um amigo meu e o seu namorado, que compraram casa em Lisboa há 2 anos, estão a colocar o apartamento no Airbnbn aos fins de semana, e a dormir em casa dos pais, para conseguirem pagar o aumento da prestação. E ao que parece não são os únicos!

Ouvi recentemente 1 caso de uma pessoa a arrendar casa velha e barata que tem de sair porque a mesma será vendida para trazer liquidez aos donos que estão a passar dificuldades. Sair de uma renda de 200€-300€, para encontrar tudo acima de 700€ vai resultar no regresso à casa dos pais e leva agora filhos...

Não foi bem isso que referi.
O resgate vai para a conta que quiseres, ou a que estiver associada. E hoje em dia pode-se resgatar sem qualquer restrição, a não ser a do limite do montante.
Parece-me que é que para usar como pagamento de prestação é um procedimento diferente e que já existia antes desta "lei" devido à inflação.

A não ser que tenham uniformizado tudo mas não ouvi nada nesse sentido.

OT: Mas acerca do resgate do PPR, também estou nessa situação para alterar a base de investimento.
Se for feito o resgate de acordo com o regime excepcional e temporário - Lei 19/2022, há lugar a alguma perda de benefícios fiscais? Ou é um resgate limpo de 478.70€ por mês, sem mais perguntas?

É exatamente como dizes, é limpo sem perguntas.

Simplificando, há duas situações completamente distintas (que até podem ser acumuladas):
  • a) Lei 19/2022 - regime excepcional e temporário
    • resgate mensal de até 478,70€ que é creditado em IBAN a indicar
    • não existe qualquer prazo mínimo de permanência do PPR
    • da minha experiência basta enviar email com o formulário preenchido, acompanhado de cópia do CC e comprovativo de IBAN
  • b) Pagamento de prestações do CH (previsto na lei há imenso tempo)
    • normalmente requer maior burocracia com docs da entidade mutuária, e normalmente "paga automaticamente a prestação"
    • requer um mínimo de 5 anos após o depósito do PPR
    • se o CH tiver "dois titulares", o PPR apenas paga a percentagem do "dono" do PPR.
Posto isto, tendo em conta o recente feedback do Andre e do Rasec , fica a ideia de que complicaram aquilo que até é bastante simples.

La se resolveu mas foi 1h na agência.

só presencialmente e fazer isto todos os meses.

não tenho vida para isto [:)]

Não consegues levantar tudo de uma vez? Ainda não me esforcei, mas pronto, pelo menos recebi a minuta da UCI [:D], step 1, check!

devia ser possível amortizar o que quiséssemos via homebanking

assim tipo o cartão de crédito

mas não, é tudo cheio de burocracias

Tambem nao compreendo porque não é assim, facil e na ponta dos dedos.
e
É sempre alta burocracia e a chatice de perder tempo a ir em agencias para chegar lá e em 1 minuto pedir "bom dia é uma amortizacao antecipada de XX euros aqui está o meu CC. Obrigado e até daqui a 30 meses"

Tambem nao compreendo porque não é assim, facil e na ponta dos dedos.
e
É sempre alta burocracia e a chatice de perder tempo a ir em agencias para chegar lá e em 1 minuto pedir "bom dia é uma amortizacao antecipada de XX euros aqui está o meu CC. Obrigado e até daqui a 30 meses"

Pelo menos faço isso tudo por email... é só preencher o formulário, enviar e está feito!

Back