Passei de um juro de 0,7620% para 3,154% em Fevereiro EUR6M. Felizmente já só devo 10k EUR, depois de uma boa amortização que fiz em Outubro. A prestação aumentou 10 EUR e o resto do CH é para limpar dentro de 2 meses, ao fim de 19 anos e de juros que chegaram aos 5%....
A minha (a 12m) actualiza em Fevereiro com valores de Dezembro 2022.
Entretanto fiz um abatimento de 6% do valor da dívida e consegui baixar o spread de 1.15 para 1%..
Estou á espera de valores certos mas estimo um aumento de 40%.
Se quiseres mando-te o formulário que a gestora da CGD me enviou, ressalvando que estava sempre a ser atualizado e que tinha de ser entregue presencialmente.
Eu acabei por protelar uns tempos o resgate mensal (no meu caso no valor do IAS), dado que o PPR se encontra no vermelho, mas a recuperar com o crescimento dos mercados neste JAN23.
Deves 10 mil euros ? Isso não é nada.
Mais juro, menos juro num empréstimo tão pequenino é quase irrelevante.
Nesse caso até se pode ter uma certa calma a amortizar, para não descapitalizar completamente.
A minha (a 12m) actualiza em Fevereiro com valores de Dezembro 2022.
Entretanto fiz um abatimento de 6% do valor da dívida e consegui baixar o spread de 1.15 para 1%..
Estou á espera de valores certos mas estimo um aumento de 40%.
E não ficou lá marcado na lista publica do banco de portugal como "renegociado"?
Tem havido uns zunzuns sobre isso, por incompetência (suponho eu) dos bancos e depois quando se quiser ter aprovação noutro banco para outro crédito enquanto esse estiver aberto, acagaçam-se...
Queria renegociar o meu spread lá para o verão mas assim fico de pé atrás.
Qual é o problema?
Pediste o resgate do valor do IAS ao abrigo do regime excecional e temporário?
Ou o pagamento de prestações do CH? (que "sempre" esteve previsto na lei)
São coisas totalmente distintas.
A prestação do crédito sai normalmente da conta, e o resgate do ppr pode vir para a mesma conta. Na prática não é pagamento directo, e o dinheiro do ppr pode ser usado para o que bem se entender.Penso que é isto, é preciso não confundir nem complicar ainda mais as coisas.
Actualmente, com a "lei" recente pode-se levantar/resgatar/etc um PPR sem qualquer justificação, até ao montante do IAS, é isto não é?
Se for para pagar directamente a prestação de um crédito habitação já estava previsto nas condições dos PPR.
Acho que nem chega a ficar disponível ao cliente, vai directamente "do PPR" para o banco do empréstimo, confirmam?
Imagino que sejam procedimentos distintos.
Ontem por exemplo tive conhecimento de que a filha de um amigo meu e o seu namorado, que compraram casa em Lisboa há 2 anos, estão a colocar o apartamento no Airbnbn aos fins de semana, e a dormir em casa dos pais, para conseguirem pagar o aumento da prestação. E ao que parece não são os únicos!
Melhor negócio deste ano é amortizar CH
https://eco.sapo.pt/2023/01/30/amor...ao-e-o-melhor-negocio-que-vai-fazer-este-ano/
OT: Mas acerca do resgate do PPR, também estou nessa situação para alterar a base de investimento.
Se for feito o resgate de acordo com o regime excepcional e temporário - Lei 19/2022, há lugar a alguma perda de benefícios fiscais? Ou é um resgate limpo de 478.70€ por mês, sem mais perguntas?
La se resolveu mas foi 1h na agência.
só presencialmente e fazer isto todos os meses.
não tenho vida para isto []
devia ser possível amortizar o que quiséssemos via homebanking
assim tipo o cartão de crédito
mas não, é tudo cheio de burocracias
Tambem nao compreendo porque não é assim, facil e na ponta dos dedos.
e
É sempre alta burocracia e a chatice de perder tempo a ir em agencias para chegar lá e em 1 minuto pedir "bom dia é uma amortizacao antecipada de XX euros aqui está o meu CC. Obrigado e até daqui a 30 meses"