Por acaso ando a pensar nesse assunto de taxa fixa. Tenho margem para aguentar as euribor até 6-7-8%, no limite até 10%.
Isso é um ataque à diversidade e às famílias numerosas, que têm o direito de viverem juntas.Boa pergunta! Talvez para não teres em cada uma 20 indianos, 15 paquistaneses e 10 brasileiros! Será?
O Costa tinha prometido algo semelhante, mas como em todas as medidas que temos visto, no resultado é um zero e agora é o assalto que se verifica.
Espero que o Constitucional se pronuncie, e dite que a medida está ferida de morte, pelo menos enquanto não for excutido o património publico disponível.
Noutras noticias, o Estado deixa gente entrar à maluca e , como habitual, agora coloca o ónus nos privados para resolver o problema:
Casas sobrelotadas. Senhorios ficam obrigados a encontrar “alternativa habitacional” para os inquilinos – Observador
Taxas de juro altas fazem subir o preço das casas?
Pois, nunca me preocupei muito com taxas fixas por estar preparado para aguentar pancadas fortes da euribor.por acaso também, mas Jesus.....imagine-se a euribor a esses níveis
era o apocalipse
No mesmo prédio há estes T3.
Que até estão bem organziados. Mas sem casa de banho social, o que faz com que um dos quartos seja uma "falsa" suite. Mas não é problemático.
Mas mais uma vez o quarto maior é o que tem pior organização.
E há uma falta de varandas.
Isso é o que já é um t3 decente, apesar de algumas soluções de organização de áreas serem manhosas, como o bengaleiro.Muito se tem falado de casas pequenas ou manhosas.
Aqui está uma boa casa em lisboa.
T3 de 158m2, na Av João XXI. Esta como outras só tem 1 lugar de estacionamento.
Mas são 3 suites, uma boa sala (apesar de organização mais estranha). Um begaleiro na entrada, casa de banho social e uma pequena (mas existente) lavandaria.
Peca por não haver um quarto com closet como deve ser, são grandes, mas sem uma arrumação acima do normal.
As casas novas à venda continuam a ser construídas com dinheiro da banca, se o construtor paga mais em juros, ele vai passar isso para o consumidor final.
Sim, vai tentar passar ao consumidor final. Mas eu acho engraçado como ninguém equaciona a hipótese de não conseguir e falir. Dependendo dos activos, valor intrínseco, situação financeira da construtora, níveis de esforço dos compradores.
Acho muito irrealista a visão actual que os custos são simplesmente passados ao consumidor final, seja em compra ou arrendamento. Não, se isto continuar senhorios e construtores com pouca liquidez podem ir de vela.
As casas novas à venda continuam a ser construídas com dinheiro da banca, se o construtor paga mais em juros, ele vai passar isso para o consumidor final.
Casas novas à venda são uma gota no oceano, portanto no geral, juros altos e consequente dificuldade no acesso ao crédito, empurram os preços para baixo.
Os preços ainda não começaram a baixar mas já se assiste a uma diminuição no aumento dos preços, resultante precisamente da dificuldade na obtenção do CH.
Do meu ponto de vista esta crise só vai agravar ainda mais o sector da habitação. Primeiro porque a construção vai concerteza retrair e segundo mesmo que havendo uma correção dos preços, está será pouco significativa e as mesmas pessoas que antes não podiam comprar por os preços estarem muito elevados agora tb não conseguem por não terem critérios de acesso ao CH.
Depois de a economia bater no fundo, quando a inflação estiver controlada, vão ser necessárias medidas para iniciar a retoma, @ juros baixos e crédito com fartura, o problema é que quando isto acontecer, o parque habitacional disponível vai ser ainda mais reduzido do que atualmente. Isto vai fazer com que se assista a uma nova escalada de preços.
Ainda ontem estava a falar com um amigo e a dizer exatamente isso no qual concordo absolutamente. Esta escalada dos juros para "controlar" a inflação é uma tremenda estupidez que só vai piorar as coisas, inclusivamente, a habitação.
Quem pensa que de repente o mercado se vai encher de casas ao desbarato por causa dos juros, na minha opinião, está muito enganado.
Ainda ontem estava a falar com um amigo e a dizer exatamente isso no qual concordo absolutamente. Esta escalada dos juros para "controlar" a inflação é uma tremenda estupidez que só vai piorar as coisas, inclusivamente, a habitação.
Quem pensa que de repente o mercado se vai encher de casas ao desbarato por causa dos juros, na minha opinião, está muito enganado.
Que outra solução tens para combater a inflação?
Relembro que as casas estão caras e a inflação está descontrolada por causa da enorme injeção de dinheiro na economia por causa do quantitative easing. Mais, cada vez mais (a nível mundial) isto se parece a um pump and dump...