Tópico das Casas

Alguém vem já falar do cheiro a fritos e que essa casa não dá para fechar a mulher na cozinha, e que viver em Lisboa é panca, melhor é viver numa moradia de 600 m2 a 2h de autocarro!

:D

O Costa tinha prometido algo semelhante, mas como em todas as medidas que temos visto, no resultado é um zero e agora é o assalto que se verifica.

Espero que o Constitucional se pronuncie, e dite que a medida está ferida de morte, pelo menos enquanto não for excutido o património publico disponível.

Noutras noticias, o Estado deixa gente entrar à maluca e , como habitual, agora coloca o ónus nos privados para resolver o problema:

Casas sobrelotadas. Senhorios ficam obrigados a encontrar “alternativa habitacional” para os inquilinos – Observador

Como é que o senhorio pode ser responsabilizado por uma situação eventualmente não criada por si?

Também irão fazer o mesmo nos transportes sobrelotados e obrigar o proprietário dos mesmos a arranjarem alternativas?

Este país é um abismo.

por acaso também, mas Jesus.....imagine-se a euribor a esses níveis

era o apocalipse
Pois, nunca me preocupei muito com taxas fixas por estar preparado para aguentar pancadas fortes da euribor.

O problema é se chega mesmo esse apocalipse!!

No mesmo prédio há estes T3.

Que até estão bem organziados. Mas sem casa de banho social, o que faz com que um dos quartos seja uma "falsa" suite. Mas não é problemático.
Mas mais uma vez o quarto maior é o que tem pior organização.
E há uma falta de varandas.

Eu não vejo varanda como algo necessário....
Se for num andar alto com vista para o rio até que acho aceitável, mas de resto ficar a olhar para outros prédios e depois aquilo ficar tudo sujo ou pior, ser um convite para uma marquise.... não obrigado.
Prefiro áreas maiores do que uma varanda que não vai ser aproveitada...

Edit: nessa planta eu retiraria (se possivel) a parede que divide a cozinha da mesa de jantar, deixaria um espaço aberto, e sacrificaria um dos quartos para ter uma lavandaria e armarios maiores...

Last edited:
Muito se tem falado de casas pequenas ou manhosas.

Aqui está uma boa casa em lisboa.

T3 de 158m2, na Av João XXI. Esta como outras só tem 1 lugar de estacionamento.
Mas são 3 suites, uma boa sala (apesar de organização mais estranha). Um begaleiro na entrada, casa de banho social e uma pequena (mas existente) lavandaria.
Peca por não haver um quarto com closet como deve ser, são grandes, mas sem uma arrumação acima do normal. ​
Isso é o que já é um t3 decente, apesar de algumas soluções de organização de áreas serem manhosas, como o bengaleiro.

E se for reabilitação ainda se pode perceber o limite de estacionamento, mas se for construção nova, é inaceitável a limitação.

As casas novas à venda continuam a ser construídas com dinheiro da banca, se o construtor paga mais em juros, ele vai passar isso para o consumidor final.

Sim, vai tentar passar ao consumidor final. Mas eu acho engraçado como ninguém equaciona a hipótese de não conseguir e falir. Dependendo dos activos, valor intrínseco, situação financeira da construtora, níveis de esforço dos compradores.

Acho muito irrealista a visão actual que os custos são simplesmente passados ao consumidor final, seja em compra ou arrendamento. Não, se isto continuar senhorios e construtores com pouca liquidez podem ir de vela.

Sim, vai tentar passar ao consumidor final. Mas eu acho engraçado como ninguém equaciona a hipótese de não conseguir e falir. Dependendo dos activos, valor intrínseco, situação financeira da construtora, níveis de esforço dos compradores.

Acho muito irrealista a visão actual que os custos são simplesmente passados ao consumidor final, seja em compra ou arrendamento. Não, se isto continuar senhorios e construtores com pouca liquidez podem ir de vela.

Foi o que aconteceu no passado, precisamente.

Construtores com casas para vender, crédito à construção com juros altissimos, foi o estouro.

Se nada mudar, diria que é o que vai acontecer agora também; mesmo com casas já sinalizadas.

Ainda me recordo de um empreendimento no algarve, todo xpto de golfe. veio a crise e os irlandeses roeram a corda. como aquilo não era direccionado para o mercado nacional, faliu apesar de continuar em actividade actualmente (penso que terá sido vendido umas vezes).

Não há milagres; sem acesso a crédito, ou mesmo com capitais próprios, tudo tem um limite; e o repassar os custos idem.

As casas novas à venda continuam a ser construídas com dinheiro da banca, se o construtor paga mais em juros, ele vai passar isso para o consumidor final.

Casas novas à venda são uma gota no oceano, portanto no geral, juros altos e consequente dificuldade no acesso ao crédito, empurram os preços para baixo.

Os preços ainda não começaram a baixar mas já se assiste a uma diminuição no aumento dos preços, resultante precisamente da dificuldade na obtenção do CH.

Casas novas à venda são uma gota no oceano, portanto no geral, juros altos e consequente dificuldade no acesso ao crédito, empurram os preços para baixo.

Os preços ainda não começaram a baixar mas já se assiste a uma diminuição no aumento dos preços, resultante precisamente da dificuldade na obtenção do CH.

Isso, e malta que estava a especular, a tentar aproveitar a onda.

É uma correcção, normal e desejável.

Mau será quando o acesso ao CH esteja mesmo em crise; daí que a taxa fixa agora seja tão recomendada, a malta já nao passa nos testes de stress.

Do meu ponto de vista esta crise só vai agravar ainda mais o sector da habitação. Primeiro porque a construção vai concerteza retrair e segundo mesmo que havendo uma correção dos preços, está será pouco significativa e as mesmas pessoas que antes não podiam comprar por os preços estarem muito elevados agora tb não conseguem por não terem critérios de acesso ao CH.

Depois de a economia bater no fundo, quando a inflação estiver controlada, vão ser necessárias medidas para iniciar a retoma, @ juros baixos e crédito com fartura, o problema é que quando isto acontecer, o parque habitacional disponível vai ser ainda mais reduzido do que atualmente. Isto vai fazer com que se assista a uma nova escalada de preços.

Não está perfeita, nas está muito bem. Gavetos é sempre complicado.

Referiram a cozinha, neste caso até que não é difícil de a fechar.
A lavandaria no interior não é muito bom, mas ok, 1 lugar de garagem apenas é mau...ainda para mais imagino que não seja nada barata!
O vestíbulo/hall de entrada para mim está muito pequeno, devia ter pelo menos mais uns 40cm de profundidade.

Acho incrível como resolveram bem o do gaveto e este é um bocado estranho.
Entrada cozinha e sala está porreiro (falta varandas e lavandaria), mas o acesso aos quartos nem por isso.
Ter de atravessar a sala e entrar numa porta do outro lado para aceder aos quartos é um um pouco fatela.

Do meu ponto de vista esta crise só vai agravar ainda mais o sector da habitação. Primeiro porque a construção vai concerteza retrair e segundo mesmo que havendo uma correção dos preços, está será pouco significativa e as mesmas pessoas que antes não podiam comprar por os preços estarem muito elevados agora tb não conseguem por não terem critérios de acesso ao CH.

Depois de a economia bater no fundo, quando a inflação estiver controlada, vão ser necessárias medidas para iniciar a retoma, @ juros baixos e crédito com fartura, o problema é que quando isto acontecer, o parque habitacional disponível vai ser ainda mais reduzido do que atualmente. Isto vai fazer com que se assista a uma nova escalada de preços.

Ainda ontem estava a falar com um amigo e a dizer exatamente isso no qual concordo absolutamente. Esta escalada dos juros para "controlar" a inflação é uma tremenda estupidez que só vai piorar as coisas, inclusivamente, a habitação.

Quem pensa que de repente o mercado se vai encher de casas ao desbarato por causa dos juros, na minha opinião, está muito enganado.

Ainda ontem estava a falar com um amigo e a dizer exatamente isso no qual concordo absolutamente. Esta escalada dos juros para "controlar" a inflação é uma tremenda estupidez que só vai piorar as coisas, inclusivamente, a habitação.

Quem pensa que de repente o mercado se vai encher de casas ao desbarato por causa dos juros, na minha opinião, está muito enganado.

Que outra solução tens para combater a inflação?
Relembro que as casas estão caras e a inflação está descontrolada por causa da enorme injeção de dinheiro na economia por causa do quantitative easing. Mais, cada vez mais (a nível mundial) isto se parece a um pump and dump...

Na tua opinião o que deveria ser feito? (já que consideras errada a subida dos juros)

A inflação na alimentação na zona euro está ligeiramente acima dos 20% e em Portugal penso que está nos 22-23%

É uma situação dramática para o pessoal que vive com baixos rendimentos.

Que outra solução tens para combater a inflação?
Relembro que as casas estão caras e a inflação está descontrolada por causa da enorme injeção de dinheiro na economia por causa do quantitative easing. Mais, cada vez mais (a nível mundial) isto se parece a um pump and dump...

Concordo; e olha que também já pensei bastante sobre um suposto pump and dump ... e não me parece uma ideia muito descabida.

Tu e o teu amigo deviam ganhar já o Prémio Nobel da Economia porque descobriram uma fórmula mágica que mais ninguém conhece!

Deviam era partilhar esse 4º segredo de Fátima asap antes que se aumentem ainda mais os juros!

Back