Tópico das Casas

Tu não fazes mesmo ideia do que estás a falar, é de uma ignorância que dá vergonha alheia.

Eu fiz um investimento completamente banal não descobri a roda, eu invisto num ETF como a maior parte das pessoas que não percebe muito nem quer perder tempo a analisar mercados faz atualmente, e dentro de quem investe aqueles dois indices são de forma esmagadora os mais investidos, tu é que estás muito abaixo e nem sequer consegues perceber e achas que é magia negra, só para quem tem sorte de ganhar o Jackpot.

Até PPR o ano passado tiveram rendimentos próximos de 20%.

Como disse vais ao topico dos investimentos, e perguntas as rentabilidades de quem lá anda..

Sim sim.

Mas tu investiste todo o teu dinheiro em ouro? Se sim então os teus investimentos cresceram valores dessa ordem, e é um "move" muito pouco sensato! se não, tens de fazer a proporção com os outros investimentos e os 28% já eram.

Nao deves ter lido bem o post do user.
25% é o rendimento apenas no ouro. Assim tao dificil de perceber?

Em 2024, tudo subiu imenso.
etf sp500, o meu rendimento em 2024, é bem acima de 25%.
Accoes e fundos, bem, bem acima de qualquer deposito.

Cryptos é que coiso... tou negativo [:D]

Ps: so agora vi que este é o topico das casas. Se quiserem, posso/podem apagar este post.
​​​

Última edição:
Nao deves ter lido bem o post do user.
25% é o rendimento apenas no ouro. Assim tao dificil de perceber?

Em 2024, tudo subiu imenso.
etf sp500, o meu rendimento em 2024, é bem acima de 25%.
Accoes e fundos, bem, bem acima de qualquer deposito.

Cryptos é que coiso... tou negativo [:D]

Ps: so agora vi que este é o topico das casas. Se quiserem, posso/podem apagar este post.
​​​

Tenho 1000€ em ouro 100000€ numa ação que perdeu, tive 28% de rendimento.
sim sim.

Que disparate [:D]

Não sei se foram essas as rentabilidades nesses investimentos, mas ninguém que invista, investiu precisamente nesses, só nesses e nesse período.

A minha experiência como investidor amador é que entre o que ganhas e o que perdes as rentabilidades médias a longo prazo são sempre baixas, com sorte ligeiramente acima de um depósito a prazo.

Haverá seguramente quem faça isto muito melhor que eu e há ainda mais seguramente muita gente que alimenta essa ideia de que consegue boas rentabilidade [:cool:]

<Entraste a meio da conversa e não percebeste nada, eu não disse que alguem investiu naqueles 4, disse que a maior parte das pessoas anda a investir num daqueles ou numa combinação de alguns deles. Cada vez mais pessoas investe em ETF nomeadamente seguindo os índices acima.

Depois há os investidores como tu é que achas que sabes alguma coisa, e vai fazer stock picking e andar a comprar e vender possivelmente a vender quando o mercado desce e a comprar quando ele sobe, e depois sai no vermelho. Um investidos que saiba que não sabe nada e que siga um indice conseguiu ter uma rentabilidade de 20% porque o mercado este ano foi o que deu nesses indices é muito simples..

O sp500 nos ultimos 10 anos rendeu 13,5% anualizado, os depositos a prazo nem 0,5%..

Certo, mas a discussão centrou-se em torno de um argumento de não avançar com a amortização do empréstimo porque está associado uma comissão de amortização de 2%, e que a taxa de juro fixa do empréstimo é inferior.
Assumir que não compensa sem comparar cenários de amortizar ou não amortizar, não é a forma mais correcta.

Visto por outro prisma, amortizar o capital e reduzir o montante de juros pagos num empréstimo, também podemos considerar um investimento, certo?

Já agora, conseguiste aumentar o teu portfólio 20% ao ano?

Começado pela tua pergunta, eu acho que amortizar capital pode ou não ser um bom investimento, e o investimento não é só financeiro, se te permitir dormir melhor á noite e te der mais segurança aumenta a tua qualidade de vida, e é o melhor investimento que podes fazer. Eu amortizei uma parte do meu credito porque não queria ter uma divida tão grande, e até há 4 anos pensava amortizar a totalidade, depois mudei de ideia, já podia ter amortizado tudo neste momento.

Do ponto de vista financeiro, se tens uma comissão de 2% e tens o dinheiro á ordem que não pensas investir é melhor negocio amortizar que deixar lá, mas se dependendo da taxa que tens os depositos a prazo e certificados de aforro podem ter rendimentos superiores e não tem risco, e ficas com o dinheiro do teu lado.

Não foi 20% ao ano, foi o ano passado.

cada vez vejo mais casas de 500.000-1.000.000€ em zonas "medianas" e que era impensavel custarem estes valores há uns anos atrás !

em santa cruz (torres vedras) moradias geminadas com cerca de +/- 200m2 e pequenos jardim de 70-200m2 ... a custarem entre 890.000€ e 1.190.000€ !!

Click image for larger version  Name:	image.png Size:	439.7 KB ID:	14562047

image.pngClick image for larger version  Name:	image.png Size:	439.7 KB ID:	14562047

mas depois os dados oficiais de PT (de 2021) dizem isto:
2/3 tem casa paga e mais de 70% tem casa própria !
e pagam empréstimos mensais com valores muito baixos (200-400€)

Click image for larger version  Name:	image.png Size:	439.7 KB ID:	14562047

Anexos

• image.png
    image.png
    182,2KB · Visualizações: 0
  • image.png
    image.png
    92KB · Visualizações: 0
  • image.png
    image.png
    439,7KB · Visualizações: 0
Última edição:
De 2021 para a frente muita coisa mudou. E a mudança foi radical.
Quem tinha créditos mais antigos acabou até por beneficiar, tinham prestações baixas, anteriores a 2005. (2008 começa crise), com a inflação ficaram com valores residuais para pagar e as prestações mesmo subindo não foi muito porque já deviam pouco.
E obviamente Lisboa (AML) não tem comparação com o resto do país. com 1,2 milhões compras 3 casas dessas em Bragança e com sorte ainda sobra dinheiro.

De 2021 para a frente muita coisa mudou. E a mudança foi radical.
Quem tinha créditos mais antigos acabou até por beneficiar, tinham prestações baixas, anteriores a 2005. (2008 começa crise), com a inflação ficaram com valores residuais para pagar e as prestações mesmo subindo não foi muito porque já deviam pouco.
E obviamente Lisboa (AML) não tem comparação com o resto do país. com 1,2 milhões compras 3 casas dessas em Bragança e com sorte ainda sobra dinheiro.

será ?
eu imagino que quem compra casa de 600.000-1.000.000€ não precise de empréstimo para 80-90% do valor !

Click image for larger version  Name:	image.png Size:	193.3 KB ID:	14562062

https://casa.sapo.pt/noticias/bdp-r...-contraiu-credito-habitacao-em-2023/?id=31679

Anexos

• image.png
    image.png
    193,3KB · Visualizações: 0
será ?
eu imagino que quem compra casa de 600.000-1.000.000€ não precise de empréstimo para 80-90% do valor !

https://casa.sapo.pt/noticias/bdp-r...-contraiu-credito-habitacao-em-2023/?id=31679

Não conheço Lisboa e menos ainda o mercado de casas de 1 milhão de euros. Em todo o caso os valores em geral subiram muito após a pandemia, e por isso não foram apanhados pelos censos de 2021. É uma daquelas situações em que os dados recolhidos, poucos meses depois já estavam totalmente desatualizados.

cada vez vejo mais casas de 500.000-1.000.000€ em zonas "medianas" e que era impensavel custarem estes valores há uns anos atrás !

em santa cruz (torres vedras) moradias geminadas com cerca de +/- 200m2 e pequenos jardim de 70-200m2 ... a custarem entre 890.000€ e 1.190.000€ !!

filedata/fetch?id=14562047&d=1739196905

filedata/fetch?id=14562048&d=1739196724

mas depois os dados oficiais de PT (de 2021) dizem isto:
2/3 tem casa paga e mais de 70% tem casa própria !
e pagam empréstimos mensais com valores muito baixos (200-400€)

filedata/fetch?id=14562049&d=1739196579

Muitas razões para isso acontecer...
Uma delas, a dificuldade que é construir hoje em dia, sendo a procura maior que a oferta.

Neste momento, contas assim por alto, a construir a 2000/3000€ M2, uma casa de 200m2 já se manda para os 500k €.
Não esquecer também a margem do estado, que sabendo do problema e sendo a habitação um bem essencial, continua a ser tributada a 23% de IVA (com exceção da reabilitação urbana em zonas ARU, onde a mão de obra passa a 6%).

Depois há que ver que se constrói muito pouco em Portugal comparativamente há alguns anos atrás, sendo que há zonas que estão piores que outras. E isto não tem só a ver com falta de mão de obra, trata-se também de dificuldades burocráticas, sendo que há zonas do país onde licenciar um projeto é um bico de obra.
Ainda há tempos vi um gráfico da distribuição de novos licenciamentos, e quanto mais para sul, a coisa piorava bastante, em números claramente abaixo do que seria necessário.

​​​​​​Chegamos a 2025 e o que vemos é uma espécie de congelamento do tempo. As novas gerações não têm dinheiro para adquirirem habitações novas, a menos que os familiares financiem. E quanto aos familiares, ou têm dinheiro para dar um início à vida privada dos filhos, ou então são malta remediada que vive em habitação social (quando ainda se construía) ou em casa própria comprada noutros tempos, já paga ou a pagar bastante pouco, e com um imóvel que fruto do panorama atual, até vale acima do que deveria.

Por isso contra todos os medos, Portugal passou a crise das taxas na Euribor sem grandes dramas, a maioria das dividas são relativamente baixas e já mais para o final do contrato, e a inflação nos rendimentos também ajudou a diluir esses aumentos.

Vamos ver o que o futuro nos reserva...na minha visão isto precisará de uma grande reviravolta em termos de modelo de habitação, tanto em termos de modelo de construção como nas questões mais sociais, comunitárias e familiares.
Vai ser preciso deixar as novas gerações crescerem para se perceber como querem viver, mas o mundo está a mudar, e o modelo do século XX vai deixar de funcionar para a maioria.

A quem o dizes. Ando à pesca em T.Vedras...está difícil.
A procura por estrangeiros na zona também aumentou em toda a costa Oeste. Na Areia Branca, Lourinhã, a pressão também já se faz sentir. Estive por lá e só vi malta estrangeira a passear no passadiço, em dia de semana se Inverno.

Não há mão de obra. As empresas preferem a construção de luxo que tem muito mais margem e cujos clientes não recorrem tanto ao crédito.

Ainda esta semana um colega meu me confidenciou que a empresa dele foi contratada para construir mais uma moradia......de 10 milhões! Para variar é na zona de Grândola.

No outro dia cruzei-me com um "condomínio fechado" em Albarraque. - Aurora Villas

https://www.auroravillas.pt/

Tem 9 moradias, T3 e T4, começam nos 2 milhões... sendo que a T4 custa 2.550.000€ [:)]
Em Albarraque. [:D]

Aqui: https://www.google.pt/maps/place/Au...try=ttu&g_ep=EgoyMDI1MDIwNS4xIKXMDSoASAFQAw==

Onde há uns anos se vendiam moradias aqui a 250.000€ , agora custam 2.500.000 [:)]

Na zona empreendimentos ditos de luxo andam a aparecrr como cogumelos!

Uns melhores que outros. Os valores estão, como em todo o lado, estapafúrdios!

No outro dia cruzei-me com um "condomínio fechado" em Albarraque. - Aurora Villas

Tem 9 moradias, T3 e T4, começam nos 2 milhões... sendo que a T4 custa 2.550.000€ [:)]

Aqui: https://www.google.pt/maps/place/Au...try=ttu&g_ep=EgoyMDI1MDIwNS4xIKXMDSoASAFQAw==

Onde há uns anos se vendiam moradias aqui a 250.000€ , agora custam 2.500.000 [:)]

Não conhecia a zona, mas pelo menos dá para carregar carros electricos à vontade lá perto.

https://www.google.pt/maps/@38.7631...try=ttu&g_ep=EgoyMDI1MDIwNS4xIKXMDSoASAFQAw==

Só vi com mais atenção as T3, mas vi a lavandaria entre 2 quartos?!

Voltar
Superior