Tópico das Casas

Entre a Quinta do Lago e a Comporta? Tens de olhar para preço m2

Fui googlar [;)]

​​​​​​Comprar uma casa de dez milhões na Quinta do Lago passou a ser coisa banal.
Na Quinta do Lago, o terreno para construir uma moradia daquelas que fazem capa de revistas, pode chegar aos três ou quatro milhões de euros.

Segundo a Engel & Völkers, em Maio de 2023, Comporta e Melides registavam valores médios de oferta (asking price) a rondar os 8.000 €/m2 e 11.000 €/m2 respetivamente.

Outras ligas [:p]

Fui googlar [;)]

​​​​​​Comprar uma casa de dez milhões na Quinta do Lago passou a ser coisa banal.
Na Quinta do Lago, o terreno para construir uma moradia daquelas que fazem capa de revistas, pode chegar aos três ou quatro milhões de euros.

Segundo a Engel & Völkers, em Maio de 2023, Comporta e Melides registavam valores médios de oferta (asking price) a rondar os 8.000 €/m2 e 11.000 €/m2 respetivamente.

Outras ligas [:p]

Lol quem comparou o preço com a Quinta do Lago foste tu, tal como comparar Setúbal com a Comporta, apesar de estar um mero ferry a separar, é comparar a estrada da beira com a beira da estrada 😂😜

Por acaso fui pesquisar e há vários terrenos no Carvalhal Pego a 2M e 3M

Last edited:
Lol quem comparou o preço com a Quinta do Lago foste tu, tal como comparar Setúbal com a Comporta, apesar de estar um mero ferry a separar, é comparar a estrada da beira com a beira da estrada 😂😜

Se comparei, não era esse o objectivo ou expliquei-me mal, ou fui mal entendido! [;)]

Não conheço o suficiente da Comporta ou da Quinta do Lago, nem sequer desta industria. [:D]

Se fiz alguma analogia foi com o que estou a pagar por m2 em Azeitao e os que pagas na Comporta.

Por acaso fui pesquisar e há vários terrenos no Carvalhal Pego a 2M e 3M

Não te esqueças que aquilo é no meio do nada e não tem as infra-estruturas da Quinta do Lago. Nunca pensei ver casas por dezenas de milhões de euros num sítio que as estradas não são asfaltadas e que após as chuvas ficam lamacentas.

Não te esqueças que aquilo é no meio do nada e não tem as infra-estruturas da Quinta do Lago. Nunca pensei ver casas por dezenas de milhões de euros num sítio que as estradas não são asfaltadas e que após as chuvas ficam lamacentas.

São absurdos os valores que se praticam.
Mas não me parece abrandar, no meio do processo de seleção do empreiteiro um deles ofereceu-me 4x o valor que tinha pago pelo terreno (2019)

Viram a reportagem na TVI acerca dos bairros de lata que estão a voltar?

Vou ver. Perfeitamente expectável. Já o tinha dito aqui: bairros de lata, trailer parks, condomínios de mini-casas pré-fabricadas como há na Caparica. A malta vai ter de ter um tecto...

Há muitas razões para o aumento dos preços dos imóveis, sendo que a inflação apenas justifica uma pequena parte desse aumento.

Todas as medidas tomadas até hoje apenas contribuíram para o aumento da procura e quase nada para o lado da oferta.
Oferta essa que continua baixa, e mesmo com oferta adicional, será difícil que o preço baixe enquanto se mantiver esta procura desenfreada.

Além disso, existe uma opinião generalizada que o aumento da oferta vai reduzir o preço das casas.
Esquecem-se que para aumentar a oferta, todos os factores associados vão aumentar de preço (Terrenos, Mão de obra, materiais, licenças, projectos, etc...).

Enquanto não houver limites à procura, aumento das taxas de juro, ou alguma crise, não vejo como as casas possam baixar de preço, mantendo esta conjuntura actual.

Isto não é ciência aeroespacial, nos ultimos 10 anos entraram mais de 1M de pessoas em Portugal a precisar de casa, havia um stock alto de casas que esgotou, e os preços sobem, se as casas custassem metade do preço ia haver falta de casas na mesma para quem quer comprar casa, e falta de casa para as centenas de milhar que vão chegando todos os anos.

Os preços nunca vão descer do que tens hoje, se calhar daqui a uns anos vem uma crise, e desce um bocado mas até lá aumenta mais do que vai descer..

Isto não é ciência aeroespacial, nos ultimos 10 anos entraram mais de 1M de pessoas em Portugal a precisar de casa, havia um stock alto de casas que esgotou, e os preços sobem, se as casas custassem metade do preço ia haver falta de casas na mesma para quem quer comprar casa, e falta de casa para as centenas de milhar que vão chegando todos os anos.

Os preços nunca vão descer do que tens hoje, se calhar daqui a uns anos vem uma crise, e desce um bocado mas até lá aumenta mais do que vai descer..

Não percebi exactamente a conexão do teu post ao meu post.
Mas para além dos milhares de pessoas que chegam a Portugal, junta ainda as pessoas que já tem imóveis e continuam a comprar mais imóveis aumentando o seu património imobiliário.

Mantendo a conjuntura actual, será difícil que os preços dos imóveis baixe, mas nunca se sabe se acontece algum evento extraordinário que demonstre o contrário...

Essa imagem é de um vídeo da IP mas os docs disponíveis no estudo de impacto ambiental não colocam o início do túnel nesse local.

Acho muito difícil que o túnel inicie aí, seja pelas casas, seja pela necessidade de viaduto por cima da A44.
Penso que irá enterrar antes.

Sim, eu também vi algumas soluções do projeto original, e o túnel começava antes de cruzar a A44... Ainda assim, bastante perto de alguns prédios, pelo menos o suficiente para se ouvir bem a passagem dos comboios. Mas se é como dizes, porque motivo a IP teria feito o video com esta configuração? Procurei o projeto final em vários locais, até porque é um tema pelo qual tenho interesse, mas não encontrei nada acessível ao público geral. De qualquer forma, essa zona é capaz de ficar bastante afetada pela proximidade da linha (espero que não tanto como no vídeo).

Já passou aí atrás e não disse nada de mais.

A partir do momento em que se tenta mexer em casas supostamente vazias, não conhecendo sequer todas as nuances do porquê de estar vazias ou com ocupação esporádica, vai-se tentar resolver um problema, mas vai-se criar outro.

Por mim até se fazia a experiência.[:D]

Na cabeça do arquiteto a maioria é investimento financeiro parado. Existem casos obviamente, mas não acredito que sejam a maioria das casas vazias.

O BE também já veio dizer que o objectivo deles é tabelar teto máximo de rendas.

Porque um T1 caríssimo na Av. Liberdade é o mesmo que um T1 velho, pequeno na Mouraria.

Obviamente é um exemplo de comparação exagerado, mas poe à vista o problema de tabelar preços.

Até continua-se o exemplo dado na conversa da entrevista.

1200€ por T1 dada pelo entrevistador.

O BE, queria tabelar segundo rendas máximas já existentes.

Máximo seria 900€ por exemplo tal como está no porta65 jovem, valor que se consegue encontrar na Mouraria actualmente.

Na Av. Liberdade obviamente que não e ninguém iria alugar por esse valor. Ficaria fechada como investimento ou compulsivamente dada ao Estado para arrendamento.

Podem refletir à vontade.
Ninguém deixa casas vazias só porque sim. Duvido e muito que haja 15% de casas vazias em Lisboa, ou em qualquer outro sitio do país. Mais ainda casas que não sejam sequer 2ªhabitação.
No fim a conclusão é o proprietário é que manda na sua casa. Quando mexerem nisso, vai ser pior, porque alugam-na por 1€ a um amigo. E os que ainda têm alugueres passam a fazer o mesmo.

Ninguém deixa casas vazias só porque sim. Duvido e muito que haja 15% de casas vazias em Lisboa, ou em qualquer outro sitio do país. Mais ainda casas que não sejam sequer 2ªhabitação.
No fim a conclusão é o proprietário é que manda na sua casa. Quando mexerem nisso, vai ser pior, porque alugam-na por 1€ a um amigo. E os que ainda têm alugueres passam a fazer o mesmo.

Seria uma reflexão partindo do principio que os dados do INE são correctos!
Se não é para acreditar nos dados do INE, então vale tudo, até acreditar na nova ordem mundial.

Olha que eu até diria que há mais de 15% de casas vazias em Lisboa...

Há muitos casos diversos. Desde casas degradadas que precisam de muito investimento. Desde questões familiares. E até muitos proprietários com várias há dezenas e dezenas de anos só porque sim. Muitas nem se preocupam em arrendar, dá trabalho, tem riscos, não paga o suficiente.

Isto somado a casas "vazias" de imigrantes, de estrangeiros que vêm cá de 3 em 3 anos, ou de paraísos fiscais. É como digo, 15% até me parece pouco.

Back