Tópico das Casas

5% talvez seja o mais racional

isto porque é o que as imobiliárias cobram, e quase 100% das vendas é por essa via

imagine-se eu como proprietário quero para mim 370.000 euros

370.000 + 5% para a imobiliária = 388.500

18.500 euros só para a imobiliária

para mim seria uma das medidas a tomar por qualquer governo....limitar estes lucros, pelo menos para as casas de habitação permanente, para as famílias ou jovens

para as de luxo pode ficar como está

Há uns anos, penso que em 2019, fui ver um apartamento diretamente com o proprietario, ele vendia o apartamento por 110K e estava a venda em 2 imobiliarias numa por 120K e noutra por 135K.

Se quisesses 370K terias que fazer o calculo 370/0,95= 389,5K para meter os 5%

Mas normalmente até é a comissão + iva, assim se a comissão for 5%+ 23% de iva daria 6,15% ou seja 370/0,9385=394,2K

Last edited:
Malta, ando a ver casas na ordem dos 200-250k €, é muito ofencivo fazer ofertas de 15-20% abaixo do valor pedido?

Não, fazer ofertas não ofende ninguém.
Agora, não é necessário fazer disso uma forma de estar. Depende do caso e pode existir casos em que 20% abaixo ainda é caro e outros em que o preço pedido está bem.

Recomendam alguma empresa para a emissão de um certificado energético de um apartamento em Lisboa?

Qual é o custo do certificado, mais ou menos?

Obrigado

por este andar vou acabar mesmo por comprar terreno construir ou optar por uma pré-fabricada

uma moradia de jeito 400k e contam-se pelos dedos

moradias velhas já a chegar perto dos 300k...

as vezes ainda aparece algo mais ou menos com 100m2 por 200sk a precisar de umas obritas mas habitável, isso dá 2000m2 para a construção de uma nova, ok ainda tenho de pagar terreno e licenças mas ao menos fico com algo novo

T2 de 100m2 a cerca de 15 min do Parque das nações e um pouco mais de lisboa
por mais de 400.000€ ?!?!?!??!

Click image for larger version  Name:	image.png Size:	505.4 KB ID:	14581549 image.png

Recomendam alguma empresa para a emissão de um certificado energético de um apartamento em Lisboa?

Qual é o custo do certificado, mais ou menos?

Obrigado

Em relação a empresas não te posso ajudar porque sou do Norte.

Mas pedi um certificado a semana passada e em termos de custos foi:
- 50€ para a Adene
- 125€ de honorários para o técnico que lá foi.

Se fosse no centro de LX seria se calhar 600 K portanto o preço tá bom [:)]

Epah mas que mono...branco, com janelas hospital e aquelas cenas em cima amarelas?

Qual a vossa experiência com preços de apartamentos novos, é negociável ?

Recentemente falei com uma imobiliária que estava a vender apartamentos em duas diferentes urbanizações (Matosinhos e Porto) , com preços de 30 e 40k abaixo dos preços anunciados.

A ideia que tinha era que em zonas com muita procura era preço não negociável.

Qual a vossa experiência com preços de apartamentos novos, é negociável ?

Recentemente falei com uma imobiliária que estava a vender apartamentos em duas diferentes urbanizações (Matosinhos e Porto) , com preços de 30 e 40k abaixo dos preços anunciados.

A ideia que tinha era que em zonas com muita procura era preço não negociável.

Do que tenho visto, em zonas com muita procura consegue-se 2 a 3% de desconto sobre o preço anunciado. Preço fixo sem nenhum desconto acho que é raro, ou pelo menos na minha experiência não apareceu nenhum.

no centro de lisboa se calhar era pelo menos o dobro !

Pois !! Mas eu diria que na zona onde essa está, a distância não afecta quase nada...é literalmente ao lado da capital, claro que nao é centro de LX e aí a questão seria ter uma variedade de coisas que só os centros das grandes cidades têm, para quem aprecia isso, que serão muitos, caso contrário não seriam banhadas a ouro.

Uma espécie de " off topic " num topico que tanto fala de casas xpto.

A alternativa de casas pré-fabricadas é viável? isto é, são confortáveis em termos de isolamento e tal?

Vejo muitos terrenos " urbanos " ( na descrição ) baratinhos e juntando a isso o preço da casa com a preparação do terreno e tal, fica mais em conta que moradias dos anos 80, mal isoladas e a precisar de renovação integral.

por este andar vou acabar mesmo por comprar terreno construir ou optar por uma pré-fabricada

uma moradia de jeito 400k e contam-se pelos dedos

moradias velhas já a chegar perto dos 300k...

as vezes ainda aparece algo mais ou menos com 100m2 por 200sk a precisar de umas obritas mas habitável, isso dá 2000m2 para a construção de uma nova, ok ainda tenho de pagar terreno e licenças mas ao menos fico com algo novo

Essa ideia tem crescido aos poucos dentro de mim e a minha companheira pretende uma casa, o único problema é que tenho o CPCV assinado e já paguei uma % de um apartamento num empreendimento que esta a ser construído. Preciso ganhar coragem para ir para atravessar a ponte.

Com 400k consegues fazer uma moradia, apesar de muitas pessoas acharem que não. Se o pessoal anda a vender moradias acabadas de construir por 450k na margem sul, porque preço é que achas que foram construídas? [:D]

Essa ideia tem crescido aos poucos dentro de mim e a minha companheira pretende uma casa, o único problema é que tenho o CPCV assinado e já paguei uma % de um apartamento num empreendimento que esta a ser construído. Preciso ganhar coragem para ir para atravessar a ponte.

Com 400k consegues fazer uma moradia, apesar de muitas pessoas acharem que não. Se o pessoal anda a vender moradias acabadas de construir por 450k na margem sul, porque preço é que achas que foram construídas? [:D]

não duvido que faças uma casa por 400k, mas depende das área, arquitetura, materiais, qualidade de construção e obviamente da localização da mesma

sim, construir na margem sul é diferente de construir noutras áreas mais "quentes" (Lisboa por ex), porque a mão de obra é mais cara e por fatores de ganância (?) dos construtores

Neste caso seria na zona de Sesimbra, mas tenho alguma experiência na área de construção e fiz todos os cálculos por alto e comparei a alguns orçamentos que tenho visto e coloquei uma derrapagem de 15%.

Uma espécie de " off topic " num topico que tanto fala de casas xpto.

A alternativa de casas pré-fabricadas é viável? isto é, são confortáveis em termos de isolamento e tal?

Vejo muitos terrenos " urbanos " ( na descrição ) baratinhos e juntando a isso o preço da casa com a preparação do terreno e tal, fica mais em conta que moradias dos anos 80, mal isoladas e a precisar de renovação integral.

Até um bom contentor é bem melhor que a maior parte da construção que por aí se vê e vende a preços escandalosos.

...
não duvido que faças uma casa por 400k,
...

eu duvido

só se for lá para uma aldeia isolada no país

eu disse, e não estou a brincar, que o meu cunhado tem um bom terreno aqui no forte-da-casa

e só para construir, só isso ( porque o terreno já é dele e está pago ) , pediram mais ou quase 1 milhão

Back