Tópico das Casas

Está a um excelente preço. Provavelmente devido ao facto de estar arrendado até 2019 por 240€/mês (que raio de renda é esta para um T4 em Lisboa?).

Eu só compraria isso se tivesse a garantia que os inquilinos saiam imediatamente, o que provavelmente implicaria ter de lhes pagar uma indeminização de uns 20 mil euros, o que inviabilizaria o negócio.

Mas a minha pergunta em relação a bolha e estoiro era mais por causa dos bancos e a relação crédito/banco/turismo dá o berro e puff imparidade!

A maioria das casas que estão arrendadas a turistas encontram-se nas chamadas zonas premium, que a não ser que ocorra outro terremoto, é certíssimo que nunca irão desvalorizar, mesmo que o turismo dê o berro. Caso o turismo dê o berro, o proprietário facilmente vende a casa com mais-valias, paga a divida ao banco e ainda tem um belo lucro.

Está a um excelente preço. Provavelmente devido ao facto de estar arrendado até 2019 por 240€/mês (que raio de renda é esta para um T4 em Lisboa?).

Eu só compraria isso se tivesse a garantia que os inquilinos saiam imediatamente, o que provavelmente implicaria ter de lhes pagar uma indeminização de uns 20 mil euros, o que inviabilizaria o negócio.

Eia que falha! Desculpa não reparei.:sh)
Mas também com as fotos todas vazias, escapou.
7200/ano?=600

Santander baixou o spread para 1,5% com financiamento de 85% do valor de avaliação, financiando até 100% do valor de escritura.
Os produtos necessários para obter este spread baixaram significativamente (dantes era preciso uma séria de tretas para conseguir o spread minimo). Agora basta ter domiciliação de ordenado e seguro multiriscos.

Este é de longe o melhor crédito habitação do mercado neste momento.

Tinhas casas vazias, como dizes e bem, porque os donos não as punham no mercado, não porque ninguém quisesse.
Resultado? Amadora, Cacém, Rinchoa esses el dorado da qualidade de vida
Isso que referes é o resultado do crédito barato e da especulação (a transformação de terrenos rústicos em terrenos urbanos foi a mina de oiro dos anos 80 e 90) porque, na realidade, ainda hoje arrendar por longos períodos é uma atividade muito arriscada, que dá imensas chatices e que na sua globalidade é muito pouco interessante.

Arrendar a turistas, isso sim compensa e daí o sucesso desse tipo de arrendamento.

Muitas da pessoas que aparecem a querer arrendar são aquelas a quem o crédito é recusado. Agora imaginem vocês a segurança que é arrendar uma casa a uma pessoa com esse perfil.

edit: E na parte do arrendamento comercial a coisa também não tá fácil. Por exemplo eu tenho imensos armazéns vazios porque não me aparece ninguém para os arrendar, pela simples razão que há armazéns em excesso para as empresas que sobrevivem à crise. Agora imaginem a maravilha que seria se subitamente o IMI desses armazéns subisse por estarem vazios.

Acho que o arrendamento é a única atividade em que alguém se arrisca a pagar mais impostos por ter falta de clientes...

Last edited:
Muitas da pessoas que aparecem a querer arrendar são aquelas a quem o crédito é recusado. Agora imaginem vocês a segurança que é arrendar uma casa a uma pessoa com esse perfil.

Tenho um T2 e quero arrendá-lo porque vou para uma casa..

Como me posso proteger? Tenho um casal interessado e paga o que quero (tudo legal, contrato e pago 1 mensalidade à imobiliária de bónus).

A principal medida que iria mesmo dinamizar o mercado de arrendamento, anunciada pelo PSD/CDS aquando da revisão da lei das rendas ficou no papel. Era a obrigatoriedade do senhorio possuir um seguro contra inquilinos caloteiros.

Basicamente funcionava assim: mal o inquilino atingisse três meses consecutivos sem pagar, o senhoria iniciava o pedido de despejo, apresentava comprovativo desse pedido de despejo junto da seguradora e a seguradora pagava 6 meses de rendas ao senhorio (os três em atraso e mais três que demoraria até ao inquilino ser efectivamente despejado). Isto iria trazer uma enorme tranquilidade aos senhorios.

Como isto nunca saiu do papel, ao não ser obrigatório os senhorios mostram pouco interesse, pois trata-se de um produto caro. Eu como senhorio para contratar este serviço, vou ter de repercutir o preço na renda e ao fazê-lo vou ter de praticar uma rendar superior ao mercado e fico com o imóvel sem procura. Se fosse obrigatório, toda a gente teria de o fazer, repercutindo obviamente o preço no valor da renda.

Como me posso proteger? Tenho um casal interessado e paga o que quero (tudo legal, contrato e pago 1 mensalidade à imobiliária de bónus).
Não há forma. Em teoria atualmente seria mais fácil despejar um inquilino por falta de pagamento, na prática não é isso que acontece, existem várias formas de tornar esse processo moroso, desde logo o facto da justiça ser sempre lenta.

Dou sempre o exemplo daquele jovem com casa própria que resolve casar e que compra com a esposa uma casa para os dois. Como não precisa da casa que tinha resolve arrendar a dita. Mas o casamento dá para o torto e ele precisa da sua casa de volta para lá residir. Tenta retirar de lá os inquilinos mas o tribunal considera que ele tem rendimento suficiente para comprar ou arrendar outra casa e por isso não permite o despejo.

A principal medida que iria mesmo dinamizar o mercado de arrendamento, anunciada pelo PSD/CDS aquando da revisão da lei das rendas ficou no papel. Era a obrigatoriedade do senhorio possuir um seguro contra inquilinos caloteiros.

Basicamente funcionava assim: mal o inquilino atingisse três meses consecutivos sem pagar, o senhoria iniciava o pedido de despejo, apresentava comprovativo desse pedido de despejo junto da seguradora e a seguradora pagava 6 meses de rendas ao senhorio (os três em atraso e mais três que demoraria até ao inquilino ser efectivamente despejado). Isto iria trazer uma enorme tranquilidade aos senhorios.

Como isto nunca saiu do papel, ao não ser obrigatório os senhorios mostram pouco interesse, pois trata-se de um produto caro. Eu como senhorio para contratar este serviço, vou ter de repercutir o preço na renda e ao fazê-lo vou ter de praticar uma rendar superior ao mercado e fico com o imóvel sem procura. Se fosse obrigatório, toda a gente teria de o fazer, repercutindo obviamente o preço no valor da renda.
Certíssimo.

Eu não arrendo casas sem garantias bancárias. Basicamente funciona assim: se o inquilino deixar de pagar, o banco dele paga no lugar dele (o banco é fiador do inquilino). Isto tem um custo de uns 200 euros anuais que supostamente é o inquilino a pagar, mas eu normalmente como senhorio chego-me à frente e pago eu.

O banco do inquilino pode recusar o pedido, mas só o faz se o inquilino tiver dividas ou baixos rendimentos. Isto é um win-win porque o próprio banco faz o filtro para verificar se ele é ou não potencial bom inquilino.

Eu não arrendo casas sem garantias bancárias. Basicamente funciona assim: se o inquilino deixar de pagar, o banco dele paga no lugar dele (o banco é fiador do inquilino). Isto tem um custo de uns 200 euros anuais que supostamente é o inquilino a pagar, mas eu normalmente como senhorio chego-me à frente e pago eu.

O banco do inquilino pode recusar o pedido, mas só o faz se o inquilino tiver dividas ou baixos rendimentos. Isto é um win-win porque o próprio banco faz o filtro para verificar se ele é ou não potencial bom inquilino.
Nunca fiz isso. Normalmente peço que o novo arrendatário me dê as garantias que bem entender. Se essa garantias me satisfazerem arrendo, se não, cada um vai à sua vida.

Bem, mas havendo essa hipótese (dos seguros de rendas) e não desejando os senhorios optar por ela, chega a ter piada ver senhorios a reclamar.
Porque será? Destrói assim tanto a margem de lucro?

Bem, mas havendo essa hipótese (dos seguros de rendas) e não desejando os senhorios optar por ela, chega a ter piada ver senhorios a reclamar.
Desconheço a existência desses seguros de rendas, mas vou investigar. Em relação a ter piada, pouca coisa tem piada no mercado de arrendamento....

Claro que o risco varia consoante a zona. Nas zonas chiques só me aparecem ricaços que pagam excelentes rendas sem pestanejar, que ficam nas casas por muitos e bons anos, e que quando as entregam elas estão em bom estado. Pelo contrário nas zonas periféricas da cidade é que é o sarilho, gente que deixa de pagar a renda, às vezes logo após o início dos contratos, e que quando entrega a casa entrega-a toda partida é banal. Eu já tive casas, na Amadora por exemplo, que foram remodeladas, arrendadas só recebendo poucos meses de renda e que quando são devolvidas cerca de um ano depois tem de ir logo de novo para obras.

Mas não é só na Amadora! Ainda há cerca de um ano uns chineses escavacaram totalmente um apartamento perto das Amoreiras em pouquíssimos meses. Até portas arrancadas havia...

edit: E quando um inquilino exige obras urgentes e justificadas (por causa de uma rotura por exemplo) e outro inquilino entra com uma queixa contra o senhorio por causa do barulhos das obras! Já me aconteceu! [:D]

E haver um conflito entre um inquilino e alguém lá do bairro e, por vingança, um grupo entrar no prédio e esvaziar todos os extintores na escada? Também já me aconteceu.

É tão bom arrendar... [:cool:]

E é neste contexto que aparece o arrendamento de curta duração a turistas. O lucro é multiplicado por dez e as chatices praticamente desaparecem... O que é que queriam? Claro que pegou de estaca!

Last edited:

Ao não se tornar obrigatório, houve pouca procura. Ao haver pouca procura, só existiu uma seguradora que disponibilizou o produto, a preço de ouro, precisamente por não existir concorrência.

Numa renda de 500 euros, facilmente 100 euros são para a seguradora. Junta-lhe os 140 euros que vão para o Estado em sede de IRS, mais uns 30 euros de condomínio e uns 30 euros de IMI (360 euros diluídos por 12 meses) e dos 500 euros de renda o senhorio recebe 200 limpos.

Agora vamos ver o outro prisma:

O mesmo senhorio arrenda a turistas através do Airbnb. Como não há risco não é preciso seguros. A Airbnb cobra 3% de comissão e o Estado cobra 15% de imposto em sede de IRS. Se arrendar a 50 euros/dia são 1500 euros/mês. Descontado comissão, IRS, IMI e condomínio, o senhorio recebe líquidos 1170€/mês. Só se for muito parvo é que vai arrendar por longa duração.

Pode-se escolher o prazo com o inquilino?

Estou a desconfiar.. Disse à agência para tratar disso (comprei lá o meu T2).. o preço médio ronda os 350€/ 400€ com garagem e tem um casal disposto a dar 500€!!

Tudo bem que por cá são raros os apartamentos para alugar no centro, mas mesmo assim qd a esmola é grande...

O problema de arrendar a turistas é que existe uma disponibilidade muito grande do senhorio. Não se pode ter um emprego a tempo inteiro noutro lado porque temos de receber os inquilinos no primeiro dia que tanto podem aparecer às 09:00 como às 14:30. Quando saem temos de limpar o apartamento, fazer as camas, preparar tudo. Há que estar sempre disponível para tirar duvidas, mostrar a cidade se for preciso, etc.

Mas eu se tivesse dinheiro para ter 3 ou 4 apartamentos na baixa despedia-me do meu emprego actual e provavelmente fazia disso vida.

Eu compreendo que o factor €€ seja logo um enorme motivo.
Mas não me digam que os turistas não partem casas?
Não me digam que não dão má vizinhança?

PS: 15% de irs? Isso é que é mesmo para destruir o arrendamento convencional.

Jbranco: olha que quem vê caras não vê corações.
Uma senhora minha conhecida, achou que um casal que lhe alugou a casa mobilada era "excelente", até ao dia que os vizinhos lhe ligaram e disseram:
- "olhe que eles têm uma camioneta estacionada e estão a levar a mobília toda!"

Back