Tópico das Casas

Pessoal, assim por alto, quanto custa pintar uma casa por dentro e por fora?

Imagino que depende muito das tintas, da arte do pintor, obviamente da área, etc, mas por m2 preços médios, por quanto ficaria?

Vi uma casa muito interessante mas é vermelha por fora :sh) e os quartos têm umas cores estranhas. Basicamente pintar talvez 3 quartos e toda a casa por fora (2 pisos).

Vou pintar a minha por dentro. Uma demão de primário sobre o estuque, e duas demão de tinta branca por 6,53€/m2 + IVA. Este valor inclui material.

O valor total anda em torno dos 4k€.

Pessoal, assim por alto, quanto custa pintar uma casa por dentro e por fora?

Imagino que depende muito das tintas, da arte do pintor, obviamente da área, etc, mas por m2 preços médios, por quanto ficaria?

Vi uma casa muito interessante mas é vermelha por fora :sh) e os quartos têm umas cores estranhas. Basicamente pintar talvez 3 quartos e toda a casa por fora (2 pisos).

Tinha aqui um preço de 8€ o m2 + iva para tinta Cin Vinylmatt.

Mas atenção que pintar cor escuras pode obrigar a muitas de mão.

Uma questão diferente mas que não sei se valerá a pena abrir tópico...

Comprei um apartamento que estava arrendado a um Instituto Público.

Nos primeiros seis meses do ano estava a pagar renda e eles colocaram as respectivas facturas no e-factura.

Em julho escriturámos a fracção e ficou acordado não pagar a renda de julho.

No entanto a contabilidade deles já havia emitido a factura de julho, pelo que me pediram para assinar uma nota de crédito desse mesmo mês de julho, para acertaram as contas.

No entanto no e-factura não entrou a factura de julho e entrou a nota de crédito de julho, pelo que o resultado final é o de que é como se tivesse pago apenas 5 rendas.

Alertei-os para esse facto, assumiram o problema como tendo sido um erro no envio da factura de julho, e prometeram solucionar a situação.

Entretanto dizem que não podem acrescentar nova factura de julho senão ficam com essa "em aberto/por liquidar" e não podem anular a nota de crédito senão ficam com a de julho "por pagar".

Já lá vão mais de dois meses e não resolvem o assunto, tendo-me deixado de responder a mails ou atender telefones.

Fiz uma queixa a um serviço interno deles para "comunicação de irregularidades" e já passaram duas semanas e nada.

Estou a pensar em fazer queixa na AT e na ASAE.

O que sugerem?

(e não percebo porque não anulam a nota de crédito, sendo que depois bastaria justificarem internamente o sucedido).

Last edited:
Tinha aqui um preço de 8€ o m2 + iva para tinta Cin Vinylmatt.

Mas atenção que pintar cor escuras pode obrigar a muitas de mão.

Essa tinta é muito boa, a uns tempos mandei pintar algumas partes da casa com ela e tem um acabamento muito bom, não me recordo do preço, só me recordo que foi caro mas ficou bem feito.

Felizmente na mudança que fiz em setembro tinha muitas dezenas de sacos (estilo os de €0,50 dos hipers, aqueles resistentes, embora um pouco menos resistentes que estes) que foram oferecidos e usei para meter sobretudo roupa e não só.

Caso contrário não sei como teria sido.

Não tenho tido a mesma sorte.

Curiosamente é mais fácil despachar uma mobília do Ikea do que outro tipo de mobília.

Tudo porque a do IKEA consegue-se comparar preços... Nova 100€, usado 50€. Feito.

De resto se eu tiver um móvel de 500€ e quiser vender por 200€ ninguém compra porque ninguém sabe que custou 500€ :sh)

Exatamente.

Aliás recentemente meti à venda muita coisa e tudo o que era do IKEA vendi na boa e tudo o resto foi um pincel. Ainda tenho aqui um conjunto de mesa de vidro (de sala) mais 4 cadeiras bem porreiro desmontado e que nem por 1/4 do que me custou consegui vender :/

Eu estou mais a vender a 1/3 do preço :sh) E faço questão de dizer quanto custou originalmente. Acho que e' o argumento de venda e não tenho nada a esconder. Posso mostrar os recibos originais. Ja' agora outra dica, ponham umas palavras em ingles nos anúncios no titulo. Ja vendi algumas coisa a um casal chines [:cool:]

Ah, e tb paguei €9 para ter o anuncio no topo, mas so para os items mais caros. Acho que efectivamente da mais visibilidade.

Boas dicas.

Ia dizer precisamente isso de mencionar o que custou. As pessoas podem nem acreditar (se não tiveres talões), mas epa, no "desespero" pode ajudar a despachar as coisas.

Alguém conseguiu manter as condições antigas, na compra de uma habitação nova e vendendo a antiga?

Eu sei que é assinado um contrato novo, mas...

Pessoal, sou casado, se comprar um apartamento sem recorrer a crédito bancário (a pronto) a Maria também tem que assinar? Ou seja, posso comprar um apartamento sem ela saber? [;)]
Ou isto não é como os carros? :sh)

podes :-) , mas não é por isso que fica apenas teu (assumindo o regime casamento mais vulgar, a comunhão de adquiridos)

Alguém conseguiu manter as condições antigas, na compra de uma habitação nova e vendendo a antiga?

Eu sei que é assinado um contrato novo, mas...

Népia...a mim querem carregar logo 50% no spread, e eu mando-os dar uma volta. Vou continuar na casa que estou até melhorarem condições. Aliás, até foi o próprio banco que fez a proposta para eu mudar de casa...espertos...[:D]

Este problema da "estética" é um daqueles que me preocupa bastante e não vejo muito bem como precaver.
No caso dos apartamentos que têm paredes forradas a madeira/pladur , como é que uma pessoa verifica a existência de fendas e humidade nas paredes?
Pode estar ali uma casa prestes a cair e o comprador não tem maneira de saber antes de comprar... :confused::confused:

A quantidade de apartamentos que têm sido vendidos assim ultimamente.. Pelo menos nos bairros mais antigos de Lisboa, que é a realidade que conheço melhor. Mts das intervenções limitam-se a reabilitar superficialmente os apartamentos com placas de pladur, argamassas, tintas, etc, para ficarem todos mt bonitinhos na fotografia, mas dp lá por dentro os sistemas construtivos continuam obsoletos e com todo o tipo de problemas. É preciso ter um cuidado especial com edifícios com sistemas construtivos mais antigos. Nestes caso o melhor que tens a fazer é contratar os serviços de uma empresa de arquitectura/engenharia especializada. Hoje em dia estas empresas têm td o tipo de equipamentos que permitem inspeccionar o sistema constructivo sem andar a destruir td e mais alguma coisa.

Last edited:
Pessoal, sou casado, se comprar um apartamento sem recorrer a crédito bancário (a pronto) a Maria também tem que assinar? Ou seja, posso comprar um apartamento sem ela saber? [;)]

Se és casado no regime de bens adquiridos, não interessa o nome que aparece na escritura. O bem pertence sempre aos 2 desde que a escritura seja feita depois do casamento.

Ela não tem de assinar. Mas creio que depende tb do notário.Ele pode exigir que esteja presente.

Penso ( posso estar enganado) que se tiveres prova de que o dinheiro era só teu ( que o tinhas antes do casamento) e que o usaste todo na compra, em caso de divorcio, então podes reclamar a totalidade do imóvel para ti. Mas na prática: incorres sempre num risco.

Consulta um advogado.

O meu caso foi assim, sem credito e apenas assinei eu. A minha esposa estava presente e a notaria disse que nao precisava de assinar. Certo é que se quiser vender ela tem que consentir.

O meu caso foi assim, sem credito e apenas assinei eu. A minha esposa estava presente e a notaria disse que nao precisava de assinar. Certo é que se quiser vender ela tem que consentir.

Obviamente pq no acto da venda o Notário é obrigado a assegurar-se do regime de casamento do vendedor.

Se és casado no regime de bens adquiridos, não interessa o nome que aparece na escritura. O bem pertence sempre aos 2 desde que a escritura seja feita depois do casamento.

Ela não tem de assinar. Mas creio que depende tb do notário.Ele pode exigir que esteja presente.

Penso ( posso estar enganado) que se tiveres prova de que o dinheiro era só teu ( que o tinhas antes do casamento) e que o usaste todo na compra, em caso de divorcio, então podes reclamar a totalidade do imóvel para ti. Mas na prática: incorres sempre num risco.

Consulta um advogado.

Entendo as vossas respostas, mas eu não me expliquei bem. Não quero a casa só para mim, a casa será sempre dos dois. Só que será uma segunda habitação para passar os fins de semana, férias, etc. e não conseguimos chegar a acordo nem sobre o local nem sobre o tipo de habitação.
O dinheiro até "é meu", mas não é isso que está em causa. É que se estou à espera que ela se decida nunca mais resolvo a questão.
Já com o carro foi a mesma coisa. Nada prestava, comprei um carro sem ela saber e agora não o larga. Vou ter que comprar outro. [8b]

Tenho que me informar no notário, então. Mas se ela tem que saber da compra já sei que vou andar mais uns tempos nisto. [s)]

Last edited:
Boa Noite,
Ando a recolher simulações para crédito habitação+obras, e o AB é o que oferece melhores condições, e ao contrário dos outros não tem obrigação de produtos (CC, conta ordenado, etc)...
Alguém tem feedback do AB em termos de crédito habitação?

Back