Tópico das Casas

Concordo! Sou muito sensível aos cheiros. Faz-me uma confusão dos diabos entrar numa casa e cheirar a comida. Ideal: a cozinha ser suficiente espaçosa para ter uma zona de refeições. Sala é sala!
Tenho um extractor de 400 m3 por hora, esteve a funcionar o tempo todo e ainda um bom bocado após ter terminado de cozinhar, sempre a topo. E janela aberta para entrar ar fresco e permitir uma renovação do ar mais fácil!

Há coisas que são inevitáveis quando se cozinha "a sério", e os cheiros é uma delas. Só quem o faz é que o sabe.

Não é por acaso que tradicionalmente as cozinhas eram separadas, e bem separadas, das salas. O ppl não era todo burro no séc XX para gastar tijolos e portas para criar uma divisão sendo o espaço aberto muito mais agradável! A pólvora não foi descoberta ontem!

Hoje cozinha-se muito menos do que se cozinhava antes, e o conceito de opne-space ganha (com justiça) popularidade. Para os programas de decoração na TV vindos de países (EUA, Canadá, Austrália) onde "cozinhar em casa" significa montar uma sandes ou encomendar uma pizza pelo telefone, o open space está perfeito.

Para quem cozinhar implica fazer assados, grelhados cozidos e fritos, manter os cheiros de cozinha longe da sala parece uma boa ideia.

E alguém grelha sardinhas numa cozinha sequer?

Claro que sim, se nao há mais nenhum local para o fazer a cozinha parece-me ser o local mais indicado.

Eu nao sou contra as salas a partilharem a mesma divisao com a cozinha, toda a minha vida vivi em casas assim e sobrevivi, só achei estranho ver o fogao naquela planta quase no meio da divisao em vez de estar encostado a uma parede. Com isto evita ter um exaustor vindo do tecto no meio da sala. Por acaso um amigo meu tem um fogao assim no "meio da divisao" e como ele é alto já conseguiu fazer uns bons lenhos na cabeca á custa de bater no exaustor.

Para uma sala cozinha aberta com 40m2 precisas de um sistema de extracção com capacidade para 1600 m3/h e uma abertura grande que permita entrada para renovação do ar em quantidade suficiente. Claro que de inverno estás a gelar a casa e de verão aquecer com o ar do exterior.

Se tiveres uma cozinha de 15m2 + sala de 25m2 só precisas de renovar o ar nos 15 m2. Há coisas tão óbvias que nem sei o que querem discutir.

Quando cozinharem alguma coisa com um odor mais forte, metam ao lume um tachinho com agua e vinagre (de vinho branco) na mesma proporção. Deixem ferver enquanto comem. Quando acabarem, já não terão cheiro nenhum.

Quando cozinharem alguma coisa com um odor mais forte, metam ao lume um tachinho com agua e vinagre (de vinho branco) na mesma proporção. Deixem ferver enquanto comem. Quando acabarem, já não terão cheiro nenhum.

E para quem não gosta do cheiro do vinagre?[:D]

E para quem não gosta do cheiro do vinagre?[:D]

Não fica cheiro nenhum quando misturado com água. Se ficar, desaparece muito rapidamente, é neutro. Tanto que pode ser usado em praticamente tudo para limpeza (desde chão, a loiças, cozinha, roupa, nódoas, bolor).

Mas os vossos avós não vos ensinaram nada?

Isso. Vinagre é usado para tudo cá em casa. Juntando uns óleos essenciais, fica muito mais bem cheiroso e mais saudável do que com os produtos de limpeza.

Só mais um fã do Open space para juntar à discussão.
É cá em casa, até agora nunca sentimos odores significativos na sala ou resto da casa. A não ser o cheirinho das panquecas de manhãzinha a chegar ao piso de cima.

Isso. Vinagre é usado para tudo cá em casa. Juntando uns óleos essenciais, fica muito mais bem cheiroso e mais saudável do que com os produtos de limpeza.

Pessoalmente prefiro que fique limpo e de cheiro neutro, sobretudo em detrimento dos produtos como a lixivia ou à base de... E para quem tem cães, eles agradecem a ausencia desses cheiros quimicos fortes.

Tenho um extractor de 400 m3 por hora, esteve a funcionar o tempo todo e ainda um bom bocado após ter terminado de cozinhar, sempre a topo. E janela aberta para entrar ar fresco e permitir uma renovação do ar mais fácil!

Há coisas que são inevitáveis quando se cozinha "a sério", e os cheiros é uma delas. Só quem o faz é que o sabe.

Não é por acaso que tradicionalmente as cozinhas eram separadas, e bem separadas, das salas. O ppl não era todo burro no séc XX para gastar tijolos e portas para criar uma divisão sendo o espaço aberto muito mais agradável! A pólvora não foi descoberta ontem!

Hoje cozinha-se muito menos do que se cozinhava antes, e o conceito de opne-space ganha (com justiça) popularidade. Para os programas de decoração na TV vindos de países (EUA, Canadá, Austrália) onde "cozinhar em casa" significa montar uma sandes ou encomendar uma pizza pelo telefone, o open space está perfeito.

Para quem cozinhar implica fazer assados, grelhados cozidos e fritos, manter os cheiros de cozinha longe da sala parece uma boa ideia.

Não... Não significa nada disso... Mania de falar de cor....

Rasec, o ClioII tem razão na questão dos anglo-saxónicos do USA/Canada/Austrália não usarem a cozinha para fazer grelhados, porque nesses países como sabes e bem a malta tem muito espaço fora de casa para fazer essas coisas ao contrário da Europa onde as pessoas vivem "enjauladas" nas grandes cidades.

Rasec, o ClioII tem razão na questão dos anglo-saxónicos do USA/Canada/Austrália não usarem a cozinha para fazer grelhados, porque nesses países como sabes e bem a malta tem muito espaço fora de casa para fazer essas coisas ao contrário da Europa onde as pessoas vivem "enjauladas" nas grandes cidades.

Isso é uma força de expressão, uma figura de estilo, uma hipérbole.

O que importa extrair daquele latim todo é que o openspace resulta muito bem se não houver grandes cheiros envolvidos, e na TV resulta melhor ainda porque não há cheiros de todo!

A tendência, pelo que observo à minha volta e dos países que fui visitando, é as pessoas cozinharem de forma tradicional cada vez menos. Fazer uma sandes ou arranjar uma alface não tem o impacto de em cheiro (e por vezes barulho e bagunça) de um pargo assado no forno.

Daí que, sim, se os constrangimentos de odores ruído e "bagunça" forem caindo, o open-space é uma óptima solução.

Espaço para grelhados podem ter, excepto quando 2/3 do país está coberto de neve e gelo quase 9 meses por ano [:D]. Fiz muito grelhado no jardim enquanto lá vivi, mas garanto-te que também fiz muito frito, muita sopa, e tudo o que possas imaginar no forno e no fogão, desde bacalhau assado com broa até às francesinhas. De facto não fiz sardinhas assadas, nunca tal me passaria pela cabeça...

Nunca tive problemas com cheiros. Nunca tive problema com ruído. Mas também partilhar o espaço com a minha esposa e família nunca foi um problema, mas percebo, que haja muita gente que os quer fechar noutra divisão com desculpas de cheiros ou máquinas a trabalhar.

Estar a cozinhar com amigos e ver os miúdos a brincar na sala, é priceless.

Olha hoje o Trumpas já disse que a NATO na presta.
Esta semana saíram várias notícias de que o fabricantes de peças Auto Europeu vão levar um rombo com os entraves comerciais dos US ( corretores recomendam venda das acções).
Por cá , os fundos imobiliários ( escritórios por exemplo ) estão a vender tudo. Exemplo: https://www.publico.pt/2018/06/28/e...rte-vende-lagoas-park-por-375-milhoes-1836264
Mas sei de outros que não são noticiados tb no mercado industrial e residencial

São pequenos exemplos, obviamente que não é o fim do mundo mas são sinais.

Os mais velhos e teimosos (aqueles que nunca vendem pq não precisam do guito) conhecem os padrões e sabem perfeitamente antecipar o cenário que vem aí. Por isso, estão a vender agora para poder recomprar qd o mercado estiver em baixo. São as empresas mais antigas que estão a vender a fundos "jovens" de rapaziada "emprendedora" com projectos XPTOs que até têm cash ( não interessa origem).

A pergunta estúpida: desde quando é que se ganha dinheiro a comprar caro em imobiliário? [:D]

Pastis já se fala em queda da bolsa há muito tempo. Eu já a espero desde 2017 e não sei quando ocorrerá.

Quando tiveres a bola de cristal afinada avisa, que dá-me jeito.

E na venda de fundos imobiliários foste logo dar um exemplo de empresa que não está muito bem.

Mas também partilhar o espaço com a minha esposa e família nunca foi um problema, mas percebo, que haja muita gente que os quer fechar noutra divisão com desculpas de cheiros ou máquinas a trabalhar.

Comentário reles, rasteiro e intelectualmente desonesto.
Mas se queres fazer de conta que não entendes estás no teu direito.

Pastis já se fala em queda da bolsa há muito tempo. Eu já a espero desde 2017 e não sei quando ocorrerá.

Quando tiveres a bola de cristal afinada avisa, que dá-me jeito.

E na venda de fundos imobiliários foste logo dar um exemplo de empresa que não está muito bem.

Há anos...

Comentário reles, rasteiro e intelectualmente desonesto.
Mas se queres fazer de conta que não entendes estás no teu direito.

Só por curiosidade, como adjectivas este post em baixo?

É reles, rasteiro e intelectualmente desonesto insinuar que se quer fechar a mulher na cozinha, e insinuar que quem gosta não passam de fashion victims, são burros e não sabem cozinhar, é o quê?

Mandas as farpas todas e não aguentas uma resposta com travozinho a piri piri? Estamos conversados então...

Tenho a dizer que sou eu que cozinho lá em casa e se há coisa que eu gosto é de ouvir os meus podcasts enquanto cozinho e sem ninguém para me chatear ao meu lado. [:D]

Só por curiosidade, como adjectivas este post em baixo?

É reles, rasteiro e intelectualmente desonesto insinuar que se quer fechar a mulher na cozinha, e insinuar que quem gosta não passam de fashion victims, são burros e não sabem cozinhar, é o quê?

Mandas as farpas todas e não aguentas uma resposta com travozinho a piri piri? Estamos conversados então...

Tiro ao lado, quem cozinha em casa sou eu (maioritariamente). [:D]

Onde eu disse que há historicamente razões boas, lógicas e razoáveis para a separação de espaços (razões essas que se estão a desvanecer), tu encontras fashion victims. Go figure... :sh)

Tenho a dizer que sou eu que cozinho lá em casa e se há coisa que eu gosto é de ouvir os meus podcasts enquanto cozinho e sem ninguém para me chatear ao meu lado. [:D]

Eu quando cozinho e alguém entra na cozinha fico logo lixado da vida e digo logo para essa pessoa: "desampara-me a loja!" [:D]
Gosto de cozinhar sozinho, a ouvir musica e a beber um copo de tinto. Já a Maria é o oposto e gosta de tagarelar enquanto cozinha (mulher que é mulher adora tagarelar). Quando é ela a cozinhar eu vou para a cozinha fazer companhia.

Faço isso em altura diferente.

"Querida, eu coloco a loiça na máquina; podes ir para a sala" e só não tranco a porta da cozinha pq era chato.[:D]

Aqui mais um adepto do open concept... Assim ela já não reclama que faz tudo, já que consigo manter uma conversa com ela enquanto vejo a bola no sofá e bebo uma média.

Os cheiros são uma não questão porque não tenho olfacto... e o barulho das máquinas nem se ouve quando se tem dois putos a manifestarem a sua presença.

Back