Tópico das Casas

mais novidades:

A taxa fixa da simulação é a do dia útil anterior, ou seja, swap a 20 anos de 0.588% de dia 19-05-2021. No documento que lhe remeti, em baixo, informa que a taxa que será fixa será sempre a do dia útil anterior ao contrato de alteração e que estará compreendida entre os dias 24 de Maio e 1de Junho.

A ideia seria a de aproveitar o cenário de taxas historicamente muito baixas para fixar o seu potencial de “tranquilidade”. Importa referir adicionalmente 2 questões relevantes:

1. Esta simulação foi feita para 20 anos em taxa fixa, mas pode escolher outro prazo. (5,10, ou 15 anos). O prazo que contratar terá que ser cumprido, salvo se liquidar o empréstimo antecipadamente;
  2. A comissão por amortização antecipada é de 2%, em vez de 0.5%. De qualquer modo, não é inibidor para quem contrata taxa fixa. Os contatos anteriores previam até comissões bem mais elevadas a 2%.

Basicamente mantêm-te o teu spread e juntam a taxa swap.

JDEM, a questão principal aí é se tencionas, a médio/longo prazo amortizar.

Se sim, o encargo que tens em virtude do aumento da taxa (0,5 para 2%) pode não compensar a maior “tranquilidade” em caso de subida da Euribor.

JDEM, a questão principal aí é se tencionas, a médio/longo prazo amortizar.

Se sim, o encargo que tens em virtude do aumento da taxa (0,5 para 2%) pode não compensar a maior “tranquilidade” em caso de subida da Euribor.
não vou aceitar [;)]
vou-me manter-me a dar prejuízo ao banco [:D]
quando as taxas aumentarem para valores exagerados faço amortização de capital, pois deixa de compensar fazer empréstimos com agora.

não vou aceitar [;)]
quando as taxas aumentarem para valores exagerados faço amortização de capital, pois deixa de compensar fazer empréstimos com agora.

Nem mais, era aí que eu queria chegar [;)]

Jdem, como já foi dito, essa proposta num crédito novo considerando as condições actuais do mercado, seria muito boa.
Basta a Euribor subir um pouco, e já iria compensar em relação aos créditos com taxa variável.
E num cenário de inflação (onde no final, os ordenados teriam de aumentar por consequência do aumento dos preços), em que uma das ferramentas é a mexida das taxas de juros, ainda iria compensar mais...

Mas largar um spread de 0,25% não será nada fácil. Como dizes, actualmente todo o valor que pagas de prestação, segue para amortização do capital....

Tenta negociar com o banco (embora seja muito difícil, porque o banco já terá feito essas contas todas, e quer obter alguma rentabilidade do teu empréstimo....)

Jdem, como já foi dito, essa proposta num crédito novo considerando as condições actuais do mercado, seria muito boa.
Basta a Euribor subir um pouco, e já iria compensar em relação aos créditos com taxa variável.
E num cenário de inflação (onde no final, os ordenados teriam de aumentar por consequência do aumento dos preços), em que uma das ferramentas é a mexida das taxas de juros, ainda iria compensar mais...

Mas largar um spread de 0,25% não será nada fácil. Como dizes, actualmente todo o valor que pagas de prestação, segue para amortização do capital....

Tenta negociar com o banco (embora seja muito difícil, porque o banco já terá feito essas contas todas, e quer obter alguma rentabilidade do teu empréstimo....)

Já uns anos o banco fez-me uma proposta que me dava 5% desconto se fizesse amortização antecipada eu fiz contraproposta com 10% desconto
Não aceitaram e estão há anos a perder dinheiro comigo, e está tudo bem
Vou propor metade do swap e manter penalização de 0,5… mesmo a patrão
Se não quiserem vão continuar mais uns anos a perder dinheiro

O spread enganei-me é 0,29 e não 0.25 desculpem o lapso

Já uns anos o banco fez-me uma proposta que me dava 5% desconto se fizesse amortização antecipada eu fiz contraproposta com 10% desconto
Não aceitaram e estão há anos a perder dinheiro comigo, e está tudo bem
Vou propor metade do swap e manter penalização de 0,5… mesmo a patrão
Se não quiserem vão continuar mais uns anos a perder dinheiro

O spread enganei-me é 0,29 e não 0.25 desculpem o lapso

Mas eles devolvem-te em diferença entre spread e euribor, ou "só" não recebem juros?

Qual a melhor altura de comprar casa?

Mas eles devolvem-te em diferença entre spread e euribor, ou "só" não recebem juros?

Tenho ideia que não recebo, mas não tenho certeza
Penso que só amortizo e não pago juros

Mas vou confirmar

Não pagar juros é perder imenso dinheiro, pois o meu empréstimo tem custos

Tenho ideia que não recebo, mas não tenho certeza
Penso que amortizo e não pago juros

Mas vou confirmar

Não pagar juros é perder imenso dinheiro, pois o meu empréstimo tem custos

Mas permite o cross-selling que é onde a banca tem estado focada. Mas isso é outra discussão.

Em relação à minha pergunta o objectivo é saber se, na prática, a tua taxa é 0 ou se é menos de 0 ou seja a diferença entre o spread de 0,29 e a euribor contribui para a amortização suplementar, dando na prática uma taxa negativa entre 0,2 ou 0,3%.

Pagar juros nk pagas.

Pode é eles "pagarem-te" a ti!

Mas permite o cross-selling que é onde a banca tem estado focada. Mas isso é outra discussão.

Em relação à minha pergunta o objectivo é saber se, na prática, a tua taxa é 0 ou se é menos de 0 ou seja a diferença entre o spread de 0,29 e a euribor contribui para a amortização suplementar, dando na prática uma taxa negativa.

Pagar juros nk pagas.

Este banco deixou de ser o principal há 6 anos
Nao tenho serviços nenhuns!

Tem azar na altura de banco principal meteram-me em condições private e por isso nem pago comissões de conta

Sou péssimo cliente, já devo ter sido bom …

Em relação à minha pergunta o objectivo é saber se, na prática, a tua taxa é 0 ou se é menos de 0 ou seja a diferença entre o spread de 0,29 e a euribor contribui para a amortização suplementar, dando na prática uma taxa negativa entre 0,2 ou 0,3%.

Pagar juros nk pagas.

Pode é eles "pagarem-te" a ti!

E deverão estar.
A prestação é 451€, mas deve amortizar uns euros a mais em cima disso todos os meses.

*Edit: A minha irmã tem um crédito de final de 2007 com spread 0,25% e é esse o procedimento aplicado.

Mesmo considerando que a taxa de amortização nos CH com taxa fixa é de 2%, 0,85% a 20 anos, se for spread + taxa fixa, não é um bom negócio, é um negócio da China!! Mas também com juros <1% quem é que vai querer amortizar o que quer que seja...???

Eu fiz um CH há ano e meio, taxa fixa a 25 anos, e com muita negociação consegui 1,45% (spread 1,1% + taxa fixa 0,45%). Vais a qualquer país estrangeiro dizer que um banco te empresta dinheiro a 20 anos taxa fixa a 0,85% e ninguém acredita.

JDEM, por curiosidade, se puderes dizer qual a TAN que o banco te propõe nesse modelo de taxa fixa agradecia, para ponderar se vale a pena negociar as minhas condições.
resumo:
aplicam taxa swap 0,588% (cotação a 20/05/2021) acrescido spread 0,29% durante 20 anos, nos anos seguintes passa a euribor 6 meses + spread 0,29%
durante o periodo de tx fixa as amortizações levam penalização de 2% em periodo de tx variavel 0,5%

TAN 0,878%

confirma-se devolvem a diferença!
quando perguntei se aceitavam contraproposta foi um misto de surpresa e ofensa, mas que iriam analisar [:)]

Mais um motivo para manter esse crédito, nem amortizando!

Last edited:
Mesmo considerando que a taxa de amortização nos CH com taxa fixa é de 2%, 0,85% a 20 anos, se for spread + taxa fixa, não é um bom negócio, é um negócio da China!! Mas também com juros <1% quem é que vai querer amortizar o que quer que seja...???

Eu fiz um CH há ano e meio, taxa fixa a 25 anos, e com muita negociação consegui 1,45% (spread 1,1% + taxa fixa 0,45%). Vais a qualquer país estrangeiro dizer que um banco te empresta dinheiro a 20 anos taxa fixa a 0,85% e ninguém acredita.

JDEM, por curiosidade, se puderes dizer qual a TAN que o banco te propõe nesse modelo de taxa fixa agradecia, para ponderar se vale a pena negociar as minhas condições.
Há bancos na europa a emprestarem a taxas negativas mesmo a particulares. Pelo menos vi um na alemanha que não me lembro agora o nome...

não vou aceitar [;)]
Também sou gamer e gosto do risco. Existindo margem para imprevistos, eu também não aceitaria.

confirma-se devolvem a diferença!
quando perguntei se aceitavam contraproposta foi um misto de surpresa e ofensa, mas que iriam analisar [:)]
Isso é que é negócio!! Eu tenho tan num crédito de 0,161%, ainda pago meia dúzia de euros de juros.

Não mexas nisso!

Isso é que é negócio!! Eu tenho tan num crédito de 0,161%, ainda pago meia dúzia de euros de juros.

Não mexas nisso!

Euribor 6 meses + spread 0,29 faz chocapic!!

Tive a ver o histórico, e o banco deve perder dinheiro comigo há pelo menos 5 anos

Back