Tópico das Casas

Qual a melhor altura de comprar casa?

Qual a melhor altura de comprar casa?

Há outro factor para considerar nessas contas, salvo erro.

A questão da amortização a 0,5% pode ser interessante pela evolução dos prémios dos seguros, nomeadamente o de vida. Quanto mais velhos, maior a chapada vai ser... e é isso que me faz querer amortizar bem rápido (porque daqui a 20 anos já tenho 61 e o prémio do seguro dói mais que as dores de ter 61).

Não há ng que concorde com isso mais que eu.

De resto todos os anos tenho amortizado o q tem levado a q o montante pago de seguro de vida até tem baixado sempre.

A questão do spread tão baixo é que alguém tendo outro ou outros ch, podendo, vai sempre amortizar sim, mas o de taeg mais alta o q dificilmente será esse do spread de 0,29.

A melhor altura de comprar casa, respondendo novamente ao tópico, foi "ontem"! Hoje já é mais cara...

Vem isto a propósito de alguns clientes meus que fizeram bons negócios e outros deixaram de os fazer... e agora querem voltar à carga...

Uma comprou um T1+1 no Parque das Nações há 2 anos ainda em projecto... sem licenças de construção nem de nada! Por 370k€...

Hoje o edifício já existe, estará concluído em 3-4 meses e os poucos apartamentos similares estão agora à venda por ~520k€.

Já "ganhou" 150k€ ou 20% por ano sem mexer uma palha...

A outra já tinha reservado um T2 em Lisboa em Março de 2020 quando cá chegou, e a toda a Europa..., a famigerada pandemia.

Voltou com o negócio atrás e recebeu o valor que tinha dado como reserva.

Agora quer comprar algo similar... no mesmo edifício, que estava em demolição/reconstrução na altura... perdeu o melhor apartamento que havia para o dinheiro que ela disse que pretendia gastar... agora sobra para venda um apartamento que é o pior, mais caro, com melhor vista para os telhados dos vizinhos, com aquelas mansardas lindas da nossa Lisboa típica que nos dão 3 m2 de "terraço" e que nos tiram espaço no interior das casas!

Mesmo essa "porcaria" de apartamento agora são ~500k€... quando ela podia ter comprado melhor! Há 15 meses... por 230k...

Do mal o menos... agora vou metê-la a viver em qualidade de vida! No nuorte carago, pois claro! Esposende, essa terra linda! E leva um T3 com 165 m2, em condomínio fechado, com piscina, garagem/box, arrecadação e tudo o mais a que tem direito, 2 terraços, barbecue, sardinhas, douradas e robalos dos melhores ali pescados no mar quase em frente, por quase metade do preço de um T1 com 46 m2 em Lisboa...

Do mal o menos... agora vou metê-la a viver em qualidade de vida! No nuorte carago, pois claro! Esposende, essa terra linda! E leva um T3 com 165 m2, em condomínio fechado, com piscina, garagem/box, arrecadação e tudo o mais a que tem direito, 2 terraços, barbecue, sardinhas, douradas e robalos dos melhores ali pescados no mar quase em frente, por quase metade do preço de um T1 com 46 m2 em Lisboa...

Quando falas de Esposende que é a minha terra, dá me vontade de fazer como o JDEM (com as devidas diferenças obvimente) e fazer lá 1 casa de férias que pudesse ser rentabilizada no resto do ano (parte do ano porque a época baixa deve ser mesmo baixa) mas entre os custos de financiamento e os impostos confesso que perco bastante do interesse.

Amigo FoxMulder, eu tenho boas razões para levar clientes para o Nuorte Carago porque nasci em Almada, vivi várias décadas na zona de Lisboa e apenas uma década na Póvoa de Varzim.

Conheci nesses 9-10 anos quase toda a zona Norte, com uma excepçãozinha de Bragança e arredores, mas não está esquecida!

Sou do tempo em que se fazia nudismo na Estela porque não havia lá mais ninguém... ou quase! Hoje já começa a ser diferente... Já há 6 pessoas... por vezes 10!

Esta será a 3ª cliente que mando para Esposende, ou a 4ª se contar com a minha filha emprestada! E se eu lá meto a filha... mais facilmente lá mando quem eu mais gosto... E um dia serei eu! [;)]

Uma casa independente... por menos de 500k... com terreno vasto para o cão rolar na relva... piscina que não devo utilizar mais que 4 dias por ano... adega para 60 garrafas na cozinha porque a adega a sério fica na cave... um dos salões com mesa de snooker... garagem fechada para os 3 carros... e eu só tenho ainda um mas tenho visitas!

E a 5-6 minutos de carro da praia sempre ventosa e com água fria... que há 6 anos me parecia morna... que mais se pode pedir?

Ah... só se fosse uma moradia T2 ou até T3 ali na Quinta da Marinha por 2 milhões... que é para dizer que é em Cascais e fico apenas a uma hora do aeroporto de Lisboa...

Como se não houvesse um aeroporto no Porto... enfim... para cada um se aldraba ao gosto do freguês...

Podes indicar por favor que opções selecionaste no ebalcao?
De entre todas as opções, não encontro uma que se adeque a esta matéria.
Podes enviar por MP para não entupir o tópico.
Obrigado
Pode ser por aqui, deduzo que seja informação util.

No portal das finanças, apos clickar no e-balcão, selecciona a opção " atendimento e-balcão " que depois expões lá a tua dúvida, e a mesma fica registada como um ticket, e eles respondem por lá.
Possivelmente vao dar-te o endereço de mail da tua repartição de finanças ou mais alguma info que precises.

Pois, tem esse limite ainda.

Mas vai poupando algo para conseguires amortizar a totalidade antes da reforma. Vê qual o capital em dívida por volta dos 65 anos e faz uma plano de poupança para cumprires essa meta. Estar na reforma e ainda ter encargos finanaceiros penso que dará menos liberdade. É apenas um conselho de mínimos olímpicos que considero na compra de uma casa.
Ah, sim, quero ver se amortizo , quanto e quando ainda nao sei ao certo, tambem depende.

Neste momento algum banco muito agressivo no CH?

A melhor proposta que tenho em simulacao sem ainda ter ido ao balcão é 2.5 TAEG.

É possível (muito melhor)?

2.5 taeg é bastante. Quais os bancos? Já viste o santander, bankinter, millenium e abanca?

Eu tenho cerca de 1,4 taeg num financiamento recente, e spread 0,9, por exemplo.

Mas vi pub recentemente a spread de 0,5 mas ainda não percebi que banco faz isso e em que condições...

Para uma habitação (apartamento/moradia) à volta dos 180k, qual a "entrada" mínima a considerar?

Com "entrada" refiro tudo, entrada+burocracias

Diria uns 27 mil?

Tanto?

Estava aqui a discutir com um amigo meu, estamos os 2 na altura de comprar casa e a discutir valores. Foi +/- unânime os 25k, os 10% de entrada (18k) + 7k de folga para escrituras e impostos.

Já agora, o idealista/imovirtual são bons pontos de partida?

Tanto?

Estava aqui a discutir com um amigo meu, estamos os 2 na altura de comprar casa e a discutir valores. Foi +/- unânime os 25k, os 10% de entrada (18k) + 7k de folga para escrituras e impostos.

Já agora, o idealista/imovirtual são bons pontos de partida?
Esses 7k não são folga, são mesmo o mínimo. Só para impostos são no mínimo 6k, junta as despesas bancárias e facilmente vai aos 8k.

2.5 taeg é bastante. Quais os bancos? Já viste o santander, bankinter, millenium e abanca?

Eu tenho cerca de 1,4 taeg num financiamento recente, e spread 0,9, por exemplo.

Mas vi pub recentemente a spread de 0,5 mas ainda não percebi que banco faz isso e em que condições...

O banco é UCI.
Tenho simulacoes do Santander 3,2, Novobanco 4,2, CGD 3,2 e BPI 3,3
Qual é o banco que te faz o 1,4?

O banco é UCI.

Vai ao Bcp.

Uma tan boa será 0,5%.

Comparar taeg mete mais variáveis como seguros que dependem da idade etc.

O banco é UCI.
Santander e bcp.

Também tive simulação da uci...mas nem passou daí, pouco competitivos e flexíveis. Pouco valor acrescentado. Nem percebi bem o propósito deles...

Fiz o meu CH no Activo

spread 1% (tive 0.9 na CCAM, mas tinha de ser socio e investir 500€. estes 500€ pagam por muito tempo a diferença na prestação noutro banco....lol...)
Não tenho obrigações de cumprimento tão rígidas como os outros bancos.. de termos outros débitos, salarios, seguros etc...e uso de CC ....(basta ter seguro e 1 salario domicilado)
Taeg: 2.8% (talvez seja prejudicado porque ja tenho 42 anos?)
Seguro de vida com desconto de 33% ao valor inicial, igualando o mesmo preço que eu tinha fora.

confesso que a taeg é algo acima do que pretendia, mas o beneficio de não ter tanta obrigação para cumprir o spread acho compensa.
ha bancos que pede uma serie de obrigações para ter o spread e que não me agradam de todo.

O valor também é baixo. pedi apenas 85000€.

Santander e bcp.

Também tive simulação da uci...mas nem passou daí, pouco competitivos e flexíveis. Pouco valor acrescentado. Nem percebi bem o propósito deles...
Não competem pela taxa de juro, aliás deve ser mais alta devido ao maior risco dos clientes que aceitam...
Só lá chegam porque outros bancos não os aceitaram..

Para uma habitação (apartamento/moradia) à volta dos 180k, qual a "entrada" mínima a considerar?

Com "entrada" refiro tudo, entrada+burocracias

Em termos de valor de "entrada" para celebrar um CPCV o mínimo habitualmente é 10% do valor da aquisição, neste caso 18 mil euros.

Em termos de impostos IMT+Imposto de Selo
[TABLE="width: 500, align: center"]
[TR]
[TD="width: 217, align: left"]Valor do Imóvel:[/TD]
[TD="width: 283, align: left"]180.000,00 €[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="align: left"]IMT a Pagar:[/TD]
[TD="align: left"]3.512,81 €[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="align: left"]Imposto de Selo (0,8 %):[/TD]
[TD="align: left"]1.440,00 €[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="align: left"]Valores complementares:[/TD]
[TD="align: left"]0,00 €[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="align: left"]TOTAL A PAGAR:[/TD]
[TD="align: left"]4.952,81 €[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Em termos de escritura, depende do banco, com crédito são 2 escrituras

Em termos de impostos existe ainda o imposto de selo (0,6%) sobre o capital pedido ao banco.
Nesse caso para 162000€ são mais 972€ que vão ao ar.

Back