Tópico das Casas

Alguém com (real) experiência nisto?

Já estou farto de ler coisas e não consigo chegar a conclusão nenhuma. O arquitecto diz que não é grande coisa, mas parece-me mais um preconceito que outra coisa, já que não me consegue apontar razões especificas.

Parece-me um bom princípio (aqui no UK é comum), mais barato, construção mais rápida.. mas preocupa-me aquela sensação de paredes de pladur pela casa toda..

Passei pelo mesmo há uns anos. Fartei-me de pesquisar e ler, falei com algumas pessoas e tinha a mesma sensação de "não gosto porque não". A melhor foi um engenheiro civil muito bom e experiente, que não gosta "porque um bandido pode bater com uma carrinha e consegue entrar em casa", falsa sensação de insegurança.

Mesmo nessa altura, construiram-se várias casas dessas ao pé da minha casa. Acompanhei a primeira delas com curiosidade, como passava em frente pelo menos 2x ao dia, parava para ver. Montaram e desmontaram a casa umas 3 vezes ao longo de mais de 1 ano e meio. no fim ficou meio torta e feia como o diabo (isso já era culpa do arquitecto), parecia um contentor com janelas. Foi vendida e habitada, mas era rara a semana em que não se via lá os "mestres" a arranjar qualquer coisa.

Mesmo ao lado fizeram uma do mesmo tamanho, construtor. Ficou pronta em uns 6 meses e tinha bom specto. Passado pouco tempo, haviam várias em construção, já com áreas e desenhos à serio. Eram construídas muito rapidamente e tinham excelente aspecto no fim.

Do muito que li e pouco que retive, o custo em Portugal ronda o mesmo (material mais caro, menos custo de mão de obra). O Isolamento térmico e acústico é muito melhor, se bem feito, e permite manutenção e alterações muito mais fáceis e baratas. Alterações da rede eléctrica ou hidráulica e mesmo remover ou adicionar paredes é muito mais simples.

O maior problema é o que enumeraste, pouca gente cá sabe fazer bem. As peças vêm todas cortadas de fábrica e tens pouca margem para azelhice dos "mestres". Ou é bem feito à primeira, ou fica uma bosta.

Mas desde quando a classe média portuguesa pode gastar 400k num apartamento? [;)]

Existe um fenómeno, que não é novo, e afeta muita zona ao longo da história, uma zona onde vivem pessoas, uma zona dinâmica, tornasse interessante, toda a gente quer ir viver para lá, os preços deixam de apelar à classe média, que aos poucos é expulsa da zona, as casas são de classe média alta que raramente la estão, ou de turistas, ou airbnb, ou uma mistura dos 3, o comércio de suporte à classe média desaparece, fica só o para luxo e turismo. Ao longo das décadas as coisas mudam, é uma zona interessante para turismo pode facilmente deixar de ser, e a zona aos poucos começa a morrer, porque os motivos porque se tornou cara já não estão la, e toca a repetir o ciclo noutra cidade. É quem comprou ou não vendeu a casa de 400k a tempo ficou com um belo prejuízo.

porque globalmente os preços das casas é tipo ações, podem acompanhar a inflação, mas a média não torna as ações ou casas específicas em bons investimentos.

A meu ver o problema está quando os preços altos chegam a zonas que nunca são interessantes.

Tu tens neste momento construção nova em subúrbios de Lisboa com maus acessos, áreas péssimas, etc., a pedirem valores ridículos. T2 para cima de 300k, T3 para cima de 400k etc. Ou casas remoduladas a cuspo com preços ridículos.

Num cenário de crise, é aí que se vão dar os tombos pois as casas não valem nem pela localização nem pelas suas próprias características, o preço surgiu apenas por arrasto das zonas boas criarem esse fenómeno de expulsão que falas.

vimos isso bem em 2010-2013

e talvez vamos voltar a ver nos próximos anos

Acham que esta subida continua no valor das casas nos centros urbanos vai provocar a tão necessária "repovoação" do interior?

Para povoar o interior não basta fazer meia dúzia de casas no meio do monte.

As pessoas precisam de escolas, hospitais, lojas, restaurantes, cinemas, etc...

Onde é que isso está?

Para povoar o interior não basta fazer meia dúzia de casas no meio do monte.

As pessoas precisam de escolas, hospitais, lojas, restaurantes, cinemas, etc...

Onde é que isso está?
Mais do que isso tudo, precisam de emprego, ninguém vive de ar e vento e agricultura de subsistência já não é o sonho de ninguém.

Atenção que o empreendimento falado não é em Matosinhos, mas sim em Leça da Palmeira (que pertence ao concelho de Matosinhos), se fosse em Matosinhos Sul seria mais caro.. Mas certamente mais barato que em Lisboa

Isto não é aquele prédio/obras que estão a fazer mesmo de frente para a Exponor?

A zona não me parece má, mas está longe de ser uma zona Premium, a única coisa boa aí que vejo é mesmo o rápido acesso à A28, fora isso, acho que existem sitios muito mas muito melhores para viver no Porto. Ainda assim, não digo que o condominio não tenha qualidade, estou-me só a referir única e exclusivamente à localização.

Acham que esta subida continua no valor das casas nos centros urbanos vai provocar a tão necessária "repovoação" do interior?

Vai provocar é um downgrade das exigências, a classe média vai ter de se contentar com areas mais modestas e localizações mais manhosas.
E não vai ser só a classe média das grandes cidades.

Já estamos na descida … a subida já passou e ninguém que conheça foi para o interior.

tendência de algumas casas em arredores de cidades:

Captura de ecrã 2022-12-05 191003.jpg

A lei indica que é preciso haver um circulo de 1.50m de diametro em uma das casas de banho. E até prevê uns X cm em que pode passar por baixo de elementos.
No caso de sanitas e bidé suspenso, ou o móvel do lavatório.
Mas nada refere em relação a uma base de duche por exemplo. Por isso em projecto disser que a Base de duche (que por lei não pode ter mais de 2cm) for de nível com o chão, ou tem os tais 2cm e que tem cortina em vez de vidro, diria que a rotação pode passar totalmente por cima da base de duche....
Há uma nota que diz que não pode. Mas na realidade o artigo diz que pode... É contraditório e livre de interpretações.

E penso que já há malta a tentar justificar a meia rotação, assumindo que não é de uso frequente... o que já é esticar a corda.
O RA permite que a instalação sanitária acessível seja equipada com base de duche desde que fique garantido o espaço para eventual instalação da banheira. Se considerares a sobreposição da base de duche para a rotação de 360° então não garantes o espaço necessário para instalação da banheira.

O RA permite que a instalação sanitária acessível seja equipada com base de duche desde que fique garantido o espaço para eventual instalação da banheira. Se considerares a sobreposição da base de duche para a rotação de 360° então não garantes o espaço necessário para instalação da banheira.

Exacto.
Mas ai está.... A interpretação da lei.
O que o regulamento diz no 3.3.4 (IS privadas) é que as zonas de manobra devem satisfazer o 2.9.19 e essa secção diz que podes usar a base de duche para sobreposição.
E ao mesmo tempo estás a garantir que dá para instalar uma banheira...

Claro que se instalares a banheira já não consegues a rotação. Mas a verdade é que cumpriste com o DL...

Antigamente isso resolvia-se com umas garagens pós fiscais

Conheço uma que até cozinha e jacuzzi tem

😂

Exacto.
Mas ai está.... A interpretação da lei.
O que o regulamento diz no 3.3.4 (IS privadas) é que as zonas de manobra devem satisfazer o 2.9.19 e essa secção diz que podes usar a base de duche para sobreposição.
E ao mesmo tempo estás a garantir que dá para instalar uma banheira...

Claro que se instalares a banheira já não consegues a rotação. Mas a verdade é que cumpriste com o DL...

Vamos imaginar que fazes uma base de duche com 1 m de largura e que para a banheira tens de garantir 80 cm. Podes usar para verificação da rotação 20cm da base de duche mas não podes usar o espaço necessário à banheira. O 2.9.19 permite usares esse espaço mas o 3.3.4 obriga a garantir o espaço necessário para a instalação da banheira. Se considerares a rotação em espaço necessário para a banheira não cumpriste o RA.

Vamos imaginar que fazes uma base de duche com 1 m de largura e que para a banheira tens de garantir 80 cm. Podes usar para verificação da rotação 20cm da base de duche mas não podes usar o espaço necessário à banheira. O 2.9.19 permite usares esse espaço mas o 3.3.4 obriga a garantir o espaço necessário para a instalação da banheira. Se considerares a rotação em espaço necessário para a banheira não cumpriste o RA.

Eu entendo perfeitamente o que dizes.
Mas ai está interpretação da lei.

Metes uma base de duche de 80cm e assim garantes que cabe uma banheira.
Mas metes a rotação em cima da base de duche que podes.

Agora se mudares a base de duche pela banheira não cabe a rotação?
Na realidade não é problema teu.
Tu garantiste a rotação de acordo com o 2.9.19, e garantiste o 3.3.4, a lei não obriga aos dois...

Eu não o faço, mas já o vi fazerem.

Isto não é aquele prédio/obras que estão a fazer mesmo de frente para a Exponor?

A zona não me parece má, mas está longe de ser uma zona Premium, a única coisa boa aí que vejo é mesmo o rápido acesso à A28, fora isso, acho que existem sitios muito mas muito melhores para viver no Porto. Ainda assim, não digo que o condominio não tenha qualidade, estou-me só a referir única e exclusivamente à localização.
É esse mesmo.. deve ter uma vista engraçada, mas o sítio não é grande coisa..

Não se compara em nada por exemplo com Matosinhos Sul..

Eu entendo perfeitamente o que dizes.
Mas ai está interpretação da lei.

Metes uma base de duche de 80cm e assim garantes que cabe uma banheira.
Mas metes a rotação em cima da base de duche que podes.

Agora se mudares a base de duche pela banheira não cabe a rotação?
Na realidade não é problema teu.
Tu garantiste a rotação de acordo com o 2.9.19, e garantiste o 3.3.4, a lei não obriga aos dois...

Eu não o faço, mas já o vi fazerem.
Não concordo. Garantir o espaço para a banheira não é só garantir que há espaço físico para a sua instalação, é garantir também a alínea 1) do 2.9.19.

Back