Mas desde quando a classe média portuguesa pode gastar 400k num apartamento? []
Por isso mesmo é que não há.
Pelo menos construção nova em centros urbanos das duas maiores cidades.
Alguém com (real) experiência nisto?
Já estou farto de ler coisas e não consigo chegar a conclusão nenhuma. O arquitecto diz que não é grande coisa, mas parece-me mais um preconceito que outra coisa, já que não me consegue apontar razões especificas.
Parece-me um bom princípio (aqui no UK é comum), mais barato, construção mais rápida.. mas preocupa-me aquela sensação de paredes de pladur pela casa toda..
Acham que esta subida continua no valor das casas nos centros urbanos vai provocar a tão necessária "repovoação" do interior?
Mais do que isso tudo, precisam de emprego, ninguém vive de ar e vento e agricultura de subsistência já não é o sonho de ninguém.Para povoar o interior não basta fazer meia dúzia de casas no meio do monte.
As pessoas precisam de escolas, hospitais, lojas, restaurantes, cinemas, etc...
Onde é que isso está?
Atenção que o empreendimento falado não é em Matosinhos, mas sim em Leça da Palmeira (que pertence ao concelho de Matosinhos), se fosse em Matosinhos Sul seria mais caro.. Mas certamente mais barato que em Lisboa
Acham que esta subida continua no valor das casas nos centros urbanos vai provocar a tão necessária "repovoação" do interior?
O RA permite que a instalação sanitária acessível seja equipada com base de duche desde que fique garantido o espaço para eventual instalação da banheira. Se considerares a sobreposição da base de duche para a rotação de 360° então não garantes o espaço necessário para instalação da banheira.A lei indica que é preciso haver um circulo de 1.50m de diametro em uma das casas de banho. E até prevê uns X cm em que pode passar por baixo de elementos.
No caso de sanitas e bidé suspenso, ou o móvel do lavatório.
Mas nada refere em relação a uma base de duche por exemplo. Por isso em projecto disser que a Base de duche (que por lei não pode ter mais de 2cm) for de nível com o chão, ou tem os tais 2cm e que tem cortina em vez de vidro, diria que a rotação pode passar totalmente por cima da base de duche....
Há uma nota que diz que não pode. Mas na realidade o artigo diz que pode... É contraditório e livre de interpretações.
E penso que já há malta a tentar justificar a meia rotação, assumindo que não é de uso frequente... o que já é esticar a corda.
O RA permite que a instalação sanitária acessível seja equipada com base de duche desde que fique garantido o espaço para eventual instalação da banheira. Se considerares a sobreposição da base de duche para a rotação de 360° então não garantes o espaço necessário para instalação da banheira.
Exacto.
Mas ai está.... A interpretação da lei.
O que o regulamento diz no 3.3.4 (IS privadas) é que as zonas de manobra devem satisfazer o 2.9.19 e essa secção diz que podes usar a base de duche para sobreposição.
E ao mesmo tempo estás a garantir que dá para instalar uma banheira...
Claro que se instalares a banheira já não consegues a rotação. Mas a verdade é que cumpriste com o DL...
Vamos imaginar que fazes uma base de duche com 1 m de largura e que para a banheira tens de garantir 80 cm. Podes usar para verificação da rotação 20cm da base de duche mas não podes usar o espaço necessário à banheira. O 2.9.19 permite usares esse espaço mas o 3.3.4 obriga a garantir o espaço necessário para a instalação da banheira. Se considerares a rotação em espaço necessário para a banheira não cumpriste o RA.
É esse mesmo.. deve ter uma vista engraçada, mas o sítio não é grande coisa..Isto não é aquele prédio/obras que estão a fazer mesmo de frente para a Exponor?
A zona não me parece má, mas está longe de ser uma zona Premium, a única coisa boa aí que vejo é mesmo o rápido acesso à A28, fora isso, acho que existem sitios muito mas muito melhores para viver no Porto. Ainda assim, não digo que o condominio não tenha qualidade, estou-me só a referir única e exclusivamente à localização.
Não concordo. Garantir o espaço para a banheira não é só garantir que há espaço físico para a sua instalação, é garantir também a alínea 1) do 2.9.19.Eu entendo perfeitamente o que dizes.
Mas ai está interpretação da lei.
Metes uma base de duche de 80cm e assim garantes que cabe uma banheira.
Mas metes a rotação em cima da base de duche que podes.
Agora se mudares a base de duche pela banheira não cabe a rotação?
Na realidade não é problema teu.
Tu garantiste a rotação de acordo com o 2.9.19, e garantiste o 3.3.4, a lei não obriga aos dois...
Eu não o faço, mas já o vi fazerem.
Antigamente isso resolvia-se com umas garagens pós fiscais
Conheço uma que até cozinha e jacuzzi tem
![]()
Não concordo. Garantir o espaço para a banheira não é só garantir que há espaço físico para a sua instalação, é garantir também a alínea 1) do 2.9.19.