Tópico das Casas

Geralmente quando dizem que demora 30min de A para B em TP, nunca contabilizam o tempo de espera dos transportes..então se tiverem que sair de um e entrar em outro...

com metro de 3 em 3 min , 6 em 6 , não é problema.

No caso da linha do norte tens comboios com muita frequência, e ainda mais na linha sintra/cintura e linha de cascais, notem que há comboios de 12 em 12 min na hora de ponta, MAX.
Porque entre Lx-Oeiras é ainda mais frequente.

Mas tens razao, ao final do dia, se eu perder o comboio da linha do norte, só tenho outro daí a 30 min.
ou 15, dependendo do destino.
Se for Oriente, é menos tempo que isso.

Mas falava-se de exemplos concretos no caso de povo / santa iria para marques.

Barcos pa margem sul , nao tenho noção de quanto em quanto tempo.
E nos autocarros a malta queixa-se devido ao transito e carros em 2ª fila que atrasam diversas carreiras.

O user DCI pode dar uma achega neste ponto visto que é motorista de pesados de passageiros e conhece algum do não investimento que é feito nesta área e das dificuldades que o transito traz.

Miraflores vai ficar mesmo muito denso nessa zona

Se a ribeira galgar não ficam tipo algés?

É um dos medos. A zona continua a ser "alta" pelo que acho que o risco é baixo.
Mas a verdade é que alguns vão ter 5 pisos de cave. :sh)

Não, da casa do Altar para o Marquês não são 1h30 coisíssima nenhuma.
O que me espanta é que dizes que conheces lisboa e depois dizes estes disparates.

São cerca de 30 min em comboio+metro.

Ai está o "erro comum" são 30min de transportes quando estás sentado dentro do comboio.... Mas se estás a porta de casa não é nada disso.
Olha só o que diz o Google:

image.png

image.png

Ir de carro ou ir a pé. São as opções que o Google dá.

Até porque não sei como faz o Altar, mas de casa dele à estação da Póvoa como vai? A pé? De carro? Há autocarro?

Ontem vim o seguinte post no Facebook :

No Montijo encontrei um T2 80m2 a 1250€ / mês
Por curiosidade fui ver o valor de um quarto num hotel na mesma zona e para o mês inteiro o valor era de 1354€ com pequeno almoço, lavandaria grátis, wi-fi, limpeza do quarto diária, televisão e AC. Visto que no hotel não paga luz, água, gás nem internet, qual será a melhor escolha?

Isso é fixe mas no hotel uma pessoa vai ter outros gastos....
Comida: sem cozinha vai ter que comer sempre fora... até mesmo o pequeno almoço (ok a maioria tem pequeno almoço incluído no preço)
Lavandaria: sem máquina de lavar roupa toda a roupa terá que ser lavada fora.... grande despesa....

No final da semana passada foi posto à venda os apartamentos da Zume em Miraflores.

Os T3 começam em 630.000€ no piso mais baixo (3º andar) e sobem 10.000€ por andar. Por isso o T3 do 14º andar custa 740.000€

Os T2 do 1º e 2º andar custam 470.000€ [s)]

Vá lá que estão em pré-venda com 5% de desconto. O que faz com que o T3 do 3º andar fique a 589.500€ o que para a zona é virtualmente impossivel de comprar um T3 a menos de 600. :sh)​

😃
5% de 630000€ são 31500€. Só os Impostos na compra serão ~43K... sem contar com o IS sobre o crédito de for o caso.

depende da zona dele mas pode ser uns 10 min de carro, eu estou a uns 5 min de carro, mas há muita casa proxima ou mesmo em cima da linha.

O que eu faço, e porque o comboio não passa antes do tempo, é chegar 5 min antes, e depois tenho 1, 3 ou 5 min de espera pelo mentro.

E se falarmos de já estar em lisboa em zonas servidas por metro, entao nem é assunto.

Outra coisa, no destino tb nem sempre é chegar e estacionar né.

Aliás n é à toa que zonas de metro ficam caríssimas.
E mesmo comboio.
Só pra lá de VFX é que a coisa amansa.

com metro de 3 em 3 min , 6 em 6 , não é problema.

No caso da linha do norte tens comboios com muita frequência, e ainda mais na linha sintra/cintura e linha de cascais, notem que há comboios de 12 em 12 min na hora de ponta, MAX.
Porque entre Lx-Oeiras é ainda mais frequente.

Mas tens razao, ao final do dia, se eu perder o comboio da linha do norte, só tenho outro daí a 30 min.
ou 15, dependendo do destino.
Se for Oriente, é menos tempo que isso.

Mas falava-se de exemplos concretos no caso de povo / santa iria para marques.

Barcos pa margem sul , nao tenho noção de quanto em quanto tempo.
E nos autocarros a malta queixa-se devido ao transito e carros em 2ª fila que atrasam diversas carreiras.

O user DCI pode dar uma achega neste ponto visto que é motorista de pesados de passageiros e conhece algum do não investimento que é feito nesta área e das dificuldades que o transito traz.

Metro de 3 em 3 minutos.....
Infelizmente não na Lisboa actual.....
Bons tempos esses....
Hoje em dia há tempos de espera de 6 a quase 8 minutos inclusive em horários de pico...

Explica lá como, a tua última frase.

Eu e a minha namorada, 20s altos, temos salários bem acima da média para a faixa etária (sem entrar em detalhes, vamos considerar 3200€ líquidos de salário conjunto) e eu nem para uma casa de 200k sinto que tenho dinheiro.

Mesmo dando 50k de entrada (30 para a casa, quase 20k de impostos) um crédito de 170k a 40 anos (pagar quase até morrer) custa mais de 700€ por mês em qualquer simulador de banco por essa net fora.

Se subirmos a parada para os 250k, ou seja pedir 220 (que na AML é uma casa banal como esse exemplo que eu dei do T2 de frielas que fez correr rios de tinta), estamos a falar de quase 1000€ por mês.

Eu não me sinto confortável por alocar 25 ou 30% do rendimento do agregado para uma casa num espaço temporal de 40 anos.

Mas isso sou eu. Imagino quem ganhe o SMN ou os 1000 brutos da praxe.

Eu agora ganho mais do dobro do que há 2 anos quando comprei o meu apartamento em conjunto com a minha maria.
Mas a minha, ao contrário da tua, ganha o SMN.
De qualquer forma teríamos boa possibilidade de " vender " esta e fazer upgrade.
Mas também pelo que mencionas, não queremos fazer.
Primeiro porque esta cumpre perfeitamente e gostamos da zona, e depois porque foi " só " 80 e tal mil paus, que dá 200 e tal de prestação já com seguros e com a revisão da euribor.
Em taxa negativa era 180 + seguros.
Assim permite-nos conseguir juntar muito mais guito e daqui a meia duzia de anos já consigo amortizar consideravelmente.

Mas tambem percebo que a casa seja 1 investimento e que as pessoas queiram uma coisa mesmo a seu gosto.
Eu como até gosto de casas pequenas, junto o util ao agradável.

Metro de 3 em 3 minutos.....
Infelizmente não na Lisboa actual.....
Bons tempos esses....
Hoje em dia há tempos de espera de 6 a quase 8 minutos inclusive em horários de pico...

Nao fui rigoroso, mas tens de 3 em 3 min sim, só que não é constante, é um facto. Por vezes apanho nessa frequência.
Na maioria das vezes é mais de 6 em 6.
Nunca apanhei mais de 7.
Mas tb n é nd do outro mundo.

Até porque não sei como faz o Altar, mas de casa dele à estação da Póvoa como vai? A pé? De carro? Há autocarro?

existem autocarros do Forte para a estação da Póvoa, é relativamente perto, 2 km talvez

há muita gente que leva o carro, o meu filho estudava no Instituto Politécnico em Benfica, ia de carro para a estação e apanhava o comboio, não chegava a 1 hora acho eu ( há um comboio directo de Alverca para Sintra )

mas eu vou de mota para Lisboa ( Metro Campo Grande, Estádio de Alvalade )

e são sempre 20 minutos +/-

existem autocarros do Forte para a estação da Póvoa, é relativamente perto, 2 km talvez

há muita gente que leva o carro, o meu filho estudava no Instituto Politécnico em Benfica, ia de carro para a estação e apanhava o comboio, não chegava a 1 hora acho eu ( há um comboio directo de Alverca para Sintra )

Ah, sim, mota é outra coisa.
Ou comboio directo, como o IR VFX-Oriente que são 15 min ou lá o que é. Mas esse é só em horarios especificos.

Sim além da ligação Azambuja-LSA, tambem há a Castanheira-Alcantara Terra e Alverca-Sintra.

Resumindo: as casas estão cada vez mais caras, como quase tudo o resto, incluindo o disfuncional mercado de arrendamento!
Os ordenados não acompanham, as taxas de juro nos empréstimos estão a valores medonhos e há muitos milhares de casas fechadas que podiam entrar no mercado.

Tendo presente estas premissas não era suposto os preços baixares ou pelo menos estabilizarem?

Só uma achega.

O nosso ordenamento é tão desordenado que tens zonas em Lisboa (cidade) bastante "campo", e várias nos arredores próximos que são autêntico campo. Estou a falar de zonas ao lado de Miraflores, para usar um exemplo recente neste tópico de "densidade urbana", gaiolas, caixotes e outras categorizações feitas, com ou sem muita propriedade...

Nem tudo é rodeado de betão.

Aliás, muitas das muralhas de betão à volta de Lisboa, a chamada "linha de Sintra" à cabeça (mas o mesmo se aplica para Loures ou Oeiras), foram feitas sobre zonas de quintas e pequenas vilas pequenas que reflectem a ruralidade anterior. Continua a haver muito espaço, mesmo que distribuído de forma irregular.

Num mesmo local podes viver numa muralha de betão, mas à frente tens uma vista desafogada, tal como ao lado vives numa zona de construção baixa antiga, aldeias autênticas, tudo na mesma "localidade". Belas, Parede/São Domingos de Rana, são exemplos bons onde tens de tudo: muralhas de betão e casinhas de aldeia, rodeado de gente ou zonas onde não tens ninguém.

Quem vos ouve a falar, parece que Lisboa e os arredores próximos tem tudo uma densidade enorme quando...não tem.

Dado o tipo de orografia e a construção desordenada ao longo dos anos, tens muitos espaços livres, campo autêntico em plena zona urbana...isto é aliás muito pouco comum a nível europeu (capitais).

Quando se olha de cima (avião) percebe-se bem isso e quanto nos separa de verdadeiras metrópoles / cidades / zonas urbanas densas como Madrid, Barcelona, etc.

Não é felizmente preciso ir viver para longe para estar "no campo".

Pode é não ser para todas as carteiras, porque esses "campos" próximos, fazem-se pagar bem na nova construção...ao nível de Lisboa "centro" ou próximo a isso.

Em "frente" à entrada do colombo do lado do colégio militar, do outro lado da avenida lusíada, tens terrenos que ainda estão para uso agrícola...creio que se chama Qta da Granja.

Não.
São mesmo 33 min.
Ou, 28, depende de que comboio se apanhe.
+ a ida até à estação, como em tudo.

Oiçam, eu ando todos os dias na linha do norte e na linha azul e mais qq coisa.
Portanto deixem-se lá desses disparates.

Mas se nao acreditam em mim, vide www.cp.pt e www.metrolisboa.pt
Acabei de ver e o melhor tempo que dá entre a Póvoa e o centro no marques são 36 minutos. Isto fora o temponde ligações e tempos de espera, porque de certeza que na Póvoa não existem comboios a cada minuto.

Do forte da casa é preciso logo adicionar o tempo até à povoa, temposnde espera, tempos de viagem, e facilmente estamos acima de 1h em trânsito.

De carro o maps dá 30 minutos.

Resumindo: as casas estão cada vez mais caras, como quase tudo o resto, incluindo o disfuncional mercado de arrendamento!
Os ordenados não acompanham, as taxas de juro nos empréstimos estão a valores medonhos e há muitos milhares de casas fechadas que podiam entrar no mercado.

Tendo presente estas premissas não era suposto os preços baixares ou pelo menos estabilizarem?
A perspectiva é dos preços acalmaram. Isto é, não vejo que possam acontecer descidas em catadupa mas sim um refrear na subida dos preços. Voltar a cenários de preços "baixos" é que não acredito que volte a acontecer.

E a paragem é a que distancia da tua casa? E qual a frequência desse autocarro?

É como eu dizer que de Almada ao Cais do Sodré São 10min. Que é o tempo do barco. 10min.

Mas o barco (em horário de ponta) passa de 10 em 10 min. E é preciso chegar à estação... Ou de carro até ao parque mais 2/3min a pé ou de metro. E assim é preciso esperar pelo metro que passa também de 5 a 10min e que demora mais 10min a chegar a cacilhas.
Mas depois é preciso chegar à estação do metro...

Tudo somado para ir de alguns pontos de almada ao cais do sodré são mais de 30min e sem contar com qualquer tipo de atraso.

Ah, sim, mota é outra coisa.
Ou comboio directo, como o IR VFX-Oriente que são 15 min ou lá o que é. Mas esse é só em horarios especificos.

Sim além da ligação Azambuja-LSA, tambem há a Castanheira-Alcantara Terra e Alverca-Sintra.

cheguei a apanhar muitas vezes um Regional que ia para Tomar, ainda existe esse comboio

pára na Gare do Oriente e na Póvoa, e era um tiro

a partir daí não sei onde pára, talvez servisse também para ti

Os preços ainda são interessantes para o resto do mundo tendo em conta aquilo que o pacote oferece (país europeu, estável, seguro, e com sol...)

Uma questão, quando terá sido a melhor altura para alugar ?

Altura da crise ? lá por 2012 ?

O SMN era baixo mas as rendas tb.

Nos anos 90 lembro-me de cubiculos a 40 ou 50 contos / mês e o SMN era isso mesmo tambem.
Mas eu era miudo posso ter as ideias baralhadas.

A mailta mais velha tem alguma ideia?

Back