É pá... Não, o T1 é um T0, No T2 aquela "cozinha" é uma aberração. Os preços é como dizes... Já não há vergonha, mas enquanto houver quem pague...
Sabendo claramente que cada caso, é um caso, mas quando fazem amortizações costumam fazer de tipo de grandeza? E o ganho que isso representa é de quanto em média? Obrigado
Podes sempre contratar isso com o teu banco. É como uma renegociação de spread.
Porém nesta altura é de ter em conta que implica que o indexante tb mude. Não me lembro quando foi a tua revisão mas com elevada probabilidade foi feita com um indexante bastante menor do que agora. A solução para isso é fazeres coincidir essa alteração com a nova revisão que iria sempre acontecer.
De qq forma em 23 tendo em conta a isenção, mais vale fazer amortizações, nem que seja todos os meses.
Imaginemos que pagas €600 de prestação sendo 50/50% entre capital e juros (€300 cada). O que podes fazer é pegar numa quantia qq, imaginemos mais €900 e aí vais conseguir pagar 80/20% entre capital e juros ou seja respectivamente 1200/300. (numeros meramente exemplificativos).
Espero que tenha sido suficientemente explicito.[]
Sabendo claramente que cada caso, é um caso, mas quando fazem amortizações costumam fazer de tipo de grandeza? E o ganho que isso representa é de quanto em média? Obrigado
Nem que sejam 50 euros, minha intenção é amortizar.
O cálculo mental que faço é o seguinte:
Vou amortizar 50 euros. Isso significa um decréscimo na prestação na casa dos 50 centimos. 50 centimos vezes 200 meses que faltam são 100 euros de poupança (mantendo a taxa de juro actual inalterada até ao final do contrato, sim é irrealista mas é o único modo de fazer as contas)
Ou seja, pago 50 euros agora para poupar 100 euros ao longo do empréstimo (e nem tive em consideração a redução nos seguros).
É essa a "matematica" que eu uso...
Edit: Valores hipotéticos....
Liguei com o banco que confirmou que a amortização prevista para 1 de Março ainda pode ser alterada, pode ser 50/50% ou só prazo/só capital. Não altera a taxa de referência (só é revisto na data prevista de 1 de Junho).
A brutalidade de juros baixa e bem!
Os juros na prestação a seguir à amortização baixam devido à diminuição do capital em divida. Não devido à redução do prazo.
A redução do prazo faz pagar menos juros no contrato, porque vais acabar mais cedo à conta de a prestação subir e amortização tb.
Tentar explicar com um exemplo.
Deves 100K e faltam 30 anos.
Prestação com uma TAN de 4% = 477€, dos quais 333 são juros. -> só amortiza 144€
Se o prazo passar para 20 anos.
Prestação com uma TAN de 4% = 606€, dos quais 333 são juros. -> amortiza 273€. Mas os juros a pagar na prestação são na mesma 333€
As plantas e preços que vocês colocam aqui das casas/apartamentos de Lisboa fazem-me rir (e chorar de tão descabido que é)!!
Como conseguem comprar T1s de 400 mil para cima???
Minha linda cidade de Braga (com todos os seus defeitos...)
Os juros na prestação a seguir à amortização baixam devido à diminuição do capital em divida. Não devido à redução do prazo.
A redução do prazo faz pagar menos juros no contrato, porque vais acabar mais cedo à conta de a prestação subir e amortização tb.
Tentar explicar com um exemplo.
Deves 100K e faltam 30 anos.
Prestação com uma TAN de 4% = 477€, dos quais 333 são juros. -> só amortiza 144€
Se o prazo passar para 20 anos.
Prestação com uma TAN de 4% = 606€, dos quais 333 são juros. -> amortiza 273€. Mas os juros a pagar na prestação são na mesma 333€
Estamos de acordo,
Agora vamos imaginar que estás confortável em pagar, nesse cenário de empréstimo e TAN, 750€ mês. Amortizas ao prazo e em vez de pagar em 20 anos, pagas em 15 (não fiz as contas, por aí vá). Quanto mais rápido pagas, melhor. É só isso que quero dizer.
Como te compreendo! Sempre que me lembro que há 3 anos comprei nos arredores de Braga um T3 de 145 m2 num condomínio com piscina (e construção "boa", apesar de isto ser subjetivo, claro) por pouco mais de 150K até me engasgo com alguns apartamentos/preços que aqui vejo na zona de Lisboa.
Tudo bem, desde que o promotor passe para a tua mão uma garantia bancária pelo montante do adiantamento.
Estamos de acordo,
Agora vamos imaginar que estás confortável em pagar, nesse cenário de empréstimo e TAN, 750€ mês. Amortizas ao prazo e em vez de pagar em 20 anos, pagas em 15 (não fiz as contas, por aí vá). Quanto mais rápido pagas, melhor. É só isso que quero dizer.