Tópico das Casas

Sabendo claramente que cada caso, é um caso, mas quando fazem amortizações costumam fazer de tipo de grandeza? E o ganho que isso representa é de quanto em média? Obrigado

É pá... Não, o T1 é um T0, No T2 aquela "cozinha" é uma aberração. Os preços é como dizes... Já não há vergonha, mas enquanto houver quem pague...

No T2 eu fico sempre espantado como se fazem estas cozinhas.

Pela planta tem 2 módulos altos e 5/6 módulos baixos.
1 dos altos é o aquecimento de águas. o Outro o frigorifico.
Sobram os baixo. 1 é o forno (por baixo da placa) outro é o lixo (por baixo da cuba) Outro a máquina da Loiça e outro a máquina da roupa.
Sobra 1 módulo de baixo (ou talvez 2 não tendo bem o desenho n se sabe). [:)]

• Like
Reactions: DMA
Sabendo claramente que cada caso, é um caso, mas quando fazem amortizações costumam fazer de tipo de grandeza? E o ganho que isso representa é de quanto em média? Obrigado

No meu caso não dá para fazer média. Amortizo com o que estiver à mão.

De todo o modo a ultima foi de €1600 e representou 6€ a menos com a tan antiga. Com a tan nova já retiraria €10 +-.

Podes sempre contratar isso com o teu banco. É como uma renegociação de spread.

Porém nesta altura é de ter em conta que implica que o indexante tb mude. Não me lembro quando foi a tua revisão mas com elevada probabilidade foi feita com um indexante bastante menor do que agora. A solução para isso é fazeres coincidir essa alteração com a nova revisão que iria sempre acontecer.

De qq forma em 23 tendo em conta a isenção, mais vale fazer amortizações, nem que seja todos os meses.

Imaginemos que pagas €600 de prestação sendo 50/50% entre capital e juros (€300 cada). O que podes fazer é pegar numa quantia qq, imaginemos mais €900 e aí vais conseguir pagar 80/20% entre capital e juros ou seja respectivamente 1200/300. (numeros meramente exemplificativos).

Espero que tenha sido suficientemente explicito.[:cool:]

Se a ideia é poupar nos juros, é sempre muito mais vantajoso diminuir o prazo do que diminuir a mensalidade.
Com tx de 3% mais 1% de spread, essa diferenca é muito significativa.

Nem que sejam 50 euros, minha intenção é amortizar.
O cálculo mental que faço é o seguinte:
Vou amortizar 50 euros. Isso significa um decréscimo na prestação na casa dos 50 centimos. 50 centimos vezes 200 meses que faltam são 100 euros de poupança (mantendo a taxa de juro actual inalterada até ao final do contrato, sim é irrealista mas é o único modo de fazer as contas)

Ou seja, pago 50 euros agora para poupar 100 euros ao longo do empréstimo (e nem tive em consideração a redução nos seguros).

É essa a "matematica" que eu uso...

Edit: Valores hipotéticos....

Posso estar a dizer um disparate mas quando faço simulações, os juros são sempre os mesmos inicialmente.

Ou seja, quando diminuo o prazo o que altera é o rácio amortização / juros, sendo que o valor de amortização aumenta mas os juros fica igual.

Claro que ao longo do empréstimo o valor dos juros vai diminuir em qualquer prazo.
Da mesma forma que vai-se sempre pagar menos juros no CH mais curto devido a ter menos tempo.

No entanto, penso que a melhor estratégia continua a ser CH longo e o máximo de amortizações.
Ao diminuir o montante também paga sempre menos juros e se diminuir até ao término do CH também acabo por diminuir o tempo de CH.

Nem que sejam 50 euros, minha intenção é amortizar.
O cálculo mental que faço é o seguinte:
Vou amortizar 50 euros. Isso significa um decréscimo na prestação na casa dos 50 centimos. 50 centimos vezes 200 meses que faltam são 100 euros de poupança (mantendo a taxa de juro actual inalterada até ao final do contrato, sim é irrealista mas é o único modo de fazer as contas)

Ou seja, pago 50 euros agora para poupar 100 euros ao longo do empréstimo (e nem tive em consideração a redução nos seguros).

É essa a "matematica" que eu uso...

Edit: Valores hipotéticos....

também estou com intenções de amortizar este ano

faz muito mais sentido amortizar quando as euribor estão muito altas, porque amortizamos muito menos no capital e pagamos muito nos juros

é este método francês ou lá o que é

no meu caso por exemplo nos anos passados amortizava quase 3000 e tal de capital por ano

agora as minhas prestações são maioritariamente juros, amortizo tipo 1000 e tal este ano.....caso eu não faça um pagamento extra

temos que pensar bem

Liguei com o banco que confirmou que a amortização prevista para 1 de Março ainda pode ser alterada, pode ser 50/50% ou só prazo/só capital. Não altera a taxa de referência (só é revisto na data prevista de 1 de Junho).

A brutalidade de juros baixa e bem!

Liguei com o banco que confirmou que a amortização prevista para 1 de Março ainda pode ser alterada, pode ser 50/50% ou só prazo/só capital. Não altera a taxa de referência (só é revisto na data prevista de 1 de Junho).

A brutalidade de juros baixa e bem!

Os juros na prestação a seguir à amortização baixam devido à diminuição do capital em divida. Não devido à redução do prazo.
A redução do prazo faz pagar menos juros no contrato, porque vais acabar mais cedo à conta de a prestação subir e amortização tb.

Tentar explicar com um exemplo.

Deves 100K e faltam 30 anos.
Prestação com uma TAN de 4% = 477€, dos quais 333 são juros. -> só amortiza 144€

Se o prazo passar para 20 anos.
Prestação com uma TAN de 4% = 606€, dos quais 333 são juros. -> amortiza 273€. Mas os juros a pagar na prestação são na mesma 333€

Os juros na prestação a seguir à amortização baixam devido à diminuição do capital em divida. Não devido à redução do prazo.
A redução do prazo faz pagar menos juros no contrato, porque vais acabar mais cedo à conta de a prestação subir e amortização tb.

Prestação com uma TAN de 4% = 477€, dos quais 333 são juros. -> só amortiza 144€

Prestação com uma TAN de 4% = 606€, dos quais 333 são juros. -> amortiza 273€. Mas os juros a pagar na prestação são na mesma 333€

Exatamente o que tentei dizer. 👍

As plantas e preços que vocês colocam aqui das casas/apartamentos de Lisboa fazem-me rir (e chorar de tão descabido que é)!!

Como conseguem comprar T1s de 400 mil para cima???

Minha linda cidade de Braga (com todos os seus defeitos...)

Como te compreendo! Sempre que me lembro que há 3 anos comprei nos arredores de Braga um T3 de 145 m2 num condomínio com piscina (e construção "boa", apesar de isto ser subjetivo, claro) por pouco mais de 150K até me engasgo com alguns apartamentos/preços que aqui vejo na zona de Lisboa.

Eu há uns anos renegociei o CH principal de taxa fixa e passei de 25 anos a 15 anos.
Entre a taxa mais baixa (por aqui, quanto mais rápido pagares o empréstimo mais baixa é a taxa, no meu caso foi uma diferença de -1%) e a mais curta duração do crédito traduziram-se por uma economia em juros que me permitiu comprar um 2 apartamento para investimento.

Muito dinheiro os apartamentos do Campo Novo e sinceramente não adoro a localização. Não é própriamente o Saldanha.

As plantas são porreiras.

Estamos de acordo,

Agora vamos imaginar que estás confortável em pagar, nesse cenário de empréstimo e TAN, 750€ mês. Amortizas ao prazo e em vez de pagar em 20 anos, pagas em 15 (não fiz as contas, por aí vá). Quanto mais rápido pagas, melhor. É só isso que quero dizer.

Estamos de acordo,

Agora vamos imaginar que estás confortável em pagar, nesse cenário de empréstimo e TAN, 750€ mês. Amortizas ao prazo e em vez de pagar em 20 anos, pagas em 15 (não fiz as contas, por aí vá). Quanto mais rápido pagas, melhor. É só isso que quero dizer.

Sim, mas tu podes perfeitamente amortizar e também reduzes sem ficares vinculado à obrigatoriedade de pagar mais durante menos tempo.

Como te compreendo! Sempre que me lembro que há 3 anos comprei nos arredores de Braga um T3 de 145 m2 num condomínio com piscina (e construção "boa", apesar de isto ser subjetivo, claro) por pouco mais de 150K até me engasgo com alguns apartamentos/preços que aqui vejo na zona de Lisboa.

Real??

Só de pensar que podia ter comprado em Real (a urbanização nova perto do estádio, primeiros blocos) um T3 a 125.000 € na altura que comprei o meu apartamento!!!!!!! podia ter comprado os 2!! tinha sido o melhor negócio da minha vida. Mas falar agora é fácil.

Tudo bem, desde que o promotor passe para a tua mão uma garantia bancária pelo montante do adiantamento.

No meu caso paguei 15% de sinal, mais 15% ao fim de um ano, mais 70% na escritura. Não é igual, mas é parecido.

É um risco, tens de decidir se queres corrê-lo. Por outro lado, quando compras ainda em construção, teoricamente tens um preço mais baixo. Digo teoricamente porque se o mercado começar a andar para trás e os preços baixarem, acontece o contrário.

Garantia bancária da parte do construtor? Nunca vi tal coisa, mas deve haver quem faça.

Estamos de acordo,

Mesmo que estejas confortável em pagar, neste momento quanto mais cedo amortizares e reduzires capital em dívida, mais ganhos tens.

dou um exemplo pessoal

uma amortizacao de 10k representa 600 e picos € em 12 meses de poupança

o prazo do emprestimo representa…quase 10k.

nao sei quanto a vocês mas não tenho investimento mais seguro que isto e com idêntica ou sequer próxima “rentabilidade”.

Back