Tópico das Casas

Ok, as 2 opções são válidas.
Mas tão te esqueças na 1ª opção (redução da prestação) de agarrares no dinheiro que pagas a menos por mês e usares esse montante para amortizares todos os meses e assim sucessivamente... a prestação a baixar cada vez mais e tu a amortizares todos os meses esse montante delta.. 😉

Duvido que essa diminuicao cubra os 7k de diferença.
Mas amanha ja faço as contas. Agora estou no telemóvel e num estado que já nao permite mexer com numeros [:)][:)][:)]

Deste pacote de medidas retive uma coisa, que se for bem feito, é muito interessante.

Imaginemos uma pessoa que tem um prédio muito degradado, e não faz obras porque não tem meios financeiros para tal.

Entrega o prédio à câmara, as obras são feitas e o valor reembolsado com o valor das rendas.

Ao final de algum tempo as obras ficam pagas e esse proprietário pode tirar rendimentos de um bem que tinha completamente parado.
Rendimento extra, pagamento de impostos e mais casas no mercado.

Resta saber quem decide o valor das obras, e se o estado ganha algum juro com esse adiamento de verbas.

com o historico que o estado tem em termos de obras, mais morrer ainda sem comecar a receber o valor gasto.
veja-se o hospital militar…
mais, neste momento quem precisa de construir tem que andar sempre a pressionar o empreiteiro, pois ha falta de pessoal.
sao as grandes empresas de obras publicas que vao andar a fazer remodelacoes de apartamentos e moradias? Sao empresas de amigos do regime?

Esta Mariana estava bem era num barco, de quatro, e comigo a velejar.

Há alguma afirmações que ela não consegue dizer sem se rir com aquele ar de porquitxona

• Like
Reactions: RAD
Ora saindo do cenário macro (país) e olhando para o micro (minha situação). 😁
Habitação comprada em 2021.
Entrada - 15%
1a amortização - 8% do valor em dívida
2a amortização - 9% do valor em dívida
3a amortização - 10% do valor em dívida
4a amortização - 10% do valor em dívida (feita este mês)

Quanto a mensalidade do CH
Na primeira atualização e única aumentou 25%
Fruto das amortizações neste momento baixou 33% em relação ao valor mais alto a que já esteve.

Contudo, a grande atualização vai ser neste 2 ano (agora é que a Euribor disparou).

Estou a contar com Euribor a 4% de média nos meus cálculos e espero que consigamos fazer mais amortizações durante este ano.

Vamos ver como corre.

quem dá mais de 1 milhão por uma casa tem muitos mais, não precisa de empréstimos, não são pobres como nós

Não se questionam porque é que não vemos campanhas agressivas de transferência de CH entre bancos numa altura em que não há penalizações relativamente a amortizações em CH de taxa variável?

É que não custa nada aos bancos neste momento as amortizações…não há 0.5% do valor amortizado a pagar a ninguém…

Assim como os spreads, não baixam dos 0.85% quando há 10/15 anos chegou a ser 0.3%.

Não é curioso?

Na tentativa de simplificar na questão da redução do prazo vs amortização, que nesta fase considero extremamente pertinente, deixo a seguinte calculadora em excel: https://www.sendspace.com/file/r3e3fi​​

Exemplo:
​​

No seguimento deste post, deixo-vos uma calculadora mais avançada, para cálculo das prestações mensais e juros pagos.
Esta versão permite alterar as condições iniciais ao longo do empréstimo (como aplicação de encargos mensais, períodos de carência, alteração das taxas de juros, amortizações antecipadas e alteração de prazo do empréstimo)

Utilizo esta calculadora há mais de 15 anos...

https://we.tl/t-RIZ2NJBrJH

Last edited:
Não se questionam porque é que não vemos campanhas agressivas de transferência de CH entre bancos numa altura em que não há penalizações relativamente a amortizações em CH de taxa variável?

É que não custa nada aos bancos neste momento as amortizações…não há 0.5% do valor amortizado a pagar a ninguém…

Assim como os spreads, não baixam dos 0.85% quando há 10/15 anos chegou a ser 0.3%.

Não é curioso?

Sobre o primeiro ponto, penso que ainda vamos ver mais campanhas agressivas de renegociação nos próximos meses. As actualizações das taxas de juro ainda não foram completamente absorvidas pelos empréstimos actuais. Mas lá para Junho/Julho, vamos ver o verdadeiro impacto do aumento das taxas de juro.

Sobre o segundo ponto, esquece spreads de 0,3%. Nunca mais vão existir.
Esses spreads foram aplicados numa altura que nenhum banco sequer imaginava que alguma vez pudesse ter taxas de juros de -0,5%, em que os bancos tiveram efectivamente prejuízos com esses spreads (basicamente foram os bancos a pagar a diferença de 0,2).
Muitos bancos aprenderam a lição, e não vejo como vão oferecer spreads abaixo de 0,5%. Imagino que o mínimo andará pelos 0,7%, não mais que isso...

Num tema diferente, queria reduzir o prazo de pagamento do CH, qual a melhor ferramenta para testar?

Tenho abatido sempre no valor total mas nunca no prazo, agora estou a pagar uma mensalidade baixa e demasiado confortável (se é que isso faz sentido) mas uma batelada de juros. Prefiro uma mensalidade mais alta e pagar menos juros.

Rasec,
Aqui tens:

https://we.tl/t-RIZ2NJBrJH

Back