Estou a dar o benefício da dúvida.Então, mas o que é que te dá essa segurança?
Ok, as 2 opções são válidas.
Mas tão te esqueças na 1ª opção (redução da prestação) de agarrares no dinheiro que pagas a menos por mês e usares esse montante para amortizares todos os meses e assim sucessivamente... a prestação a baixar cada vez mais e tu a amortizares todos os meses esse montante delta..![]()
Estou a dar o benefício da dúvida.
Tu tens a certeza que as obras vão ser 4 vezes mais caras que o valor de mercado? Ou estás apenas a especular?
Duvido que essa diminuicao cubra os 7k de diferença.
Mas amanha ja faço as contas. Agora estou no telemóvel e num estado que já nao permite mexer com numeros [][
][
]
Deste pacote de medidas retive uma coisa, que se for bem feito, é muito interessante.
Imaginemos uma pessoa que tem um prédio muito degradado, e não faz obras porque não tem meios financeiros para tal.
Entrega o prédio à câmara, as obras são feitas e o valor reembolsado com o valor das rendas.
Ao final de algum tempo as obras ficam pagas e esse proprietário pode tirar rendimentos de um bem que tinha completamente parado.
Rendimento extra, pagamento de impostos e mais casas no mercado.
Resta saber quem decide o valor das obras, e se o estado ganha algum juro com esse adiamento de verbas.
quem dá mais de 1 milhão por uma casa tem muitos mais, não precisa de empréstimos, não são pobres como nós
Na tentativa de simplificar na questão da redução do prazo vs amortização, que nesta fase considero extremamente pertinente, deixo a seguinte calculadora em excel: https://www.sendspace.com/file/r3e3fi
Exemplo:
Não se questionam porque é que não vemos campanhas agressivas de transferência de CH entre bancos numa altura em que não há penalizações relativamente a amortizações em CH de taxa variável?
É que não custa nada aos bancos neste momento as amortizações…não há 0.5% do valor amortizado a pagar a ninguém…
Assim como os spreads, não baixam dos 0.85% quando há 10/15 anos chegou a ser 0.3%.
Não é curioso?
Num tema diferente, queria reduzir o prazo de pagamento do CH, qual a melhor ferramenta para testar?
Tenho abatido sempre no valor total mas nunca no prazo, agora estou a pagar uma mensalidade baixa e demasiado confortável (se é que isso faz sentido) mas uma batelada de juros. Prefiro uma mensalidade mais alta e pagar menos juros.
Sabendo claramente que cada caso, é um caso, mas quando fazem amortizações costumam fazer de tipo de grandeza? E o ganho que isso representa é de quanto em média? Obrigado