Tópico das Casas

Vou começar hoje com uma nova aplicação (remortgage) e continuo indeciso entre taxa fixa de 2 ou 5 anos… 6 meses atrás toda a gente dizia, pelo menos 5 ou mesmo a 10 anos, agora nem por isso. A diferença é de 4.4 e 4.12%, respectivamente, no banco q tenho o empréstimo. Provavelmente consigo algo um pouco melhor, através do meu mortgage advice (noutro banco). Já agora, no meu primeiro contacto com ele, uns semanas atrás ele falou entre 5-10 anos para ficar mais descansado 😅
Posso sempre alterar o acordo nos próximos 6 meses, quando o meu actual contracto de taxa fixa acaba, isso se encontrar um melhor acordo. A diferença é de cerca de £150… q não é muito mau… estava à espera de uma diferença entre 250-300 a mais, uns meses atrás, mas felizmente as taxas dos bancos caíram cerca de 1 ponto mesmo com o aumento da taxa base

Feedback?

Provavelmente será estudado mais a fundo o tipo de cliente.
Ou seja, tudo consequências gravíssimas 🤣🤣

Andam a meter medo às pessoas para quê?

Renegoceiem esses spreads à bruta, apertem com os bancos, eles querem o vosso dinheiro e farão tudo para enganar e assustar as pessoas.

• Gosto
Reações: Zar
Enganar?
Juro que não percebo a diabolização dos bancos.
Se ainda falassem em termos de BCE's e afins..

Mas o que os bancos sugerem, está escrito nos contratos.

Longe deles serem santos, tal como as seguradoras, mas acho que dão asco é porque são eles quem realmente têm o dinheiro...

A alternativa é o agiota.

Enganar?

Longe deles serem santos, tal como as seguradoras, mas acho que dão asco é porque são eles quem realmente têm o dinheiro...

Os bancos tem dinheiro? Vão la meia dúzia de gatos pingados levantar todo o dinheiro que la está depositado e banco cai no dia a seguir 😂

Ontem fui visitar mais um prédio em construção, e reparei que já há moradores em um dos apartamentos, apesar do prédio ainda não ter licença de habitação. :sh):sh)

Até fiquei interessado em um dos apartamentos, mas isto deixou-me (muito) de pé atrás. Não é ilegal? Se faço negócio, não há o risco da câmara negar a licença por causa disto? E se acontece algum acidente com alguém que lá está a morar, isto provavelmente dá um problema sem fim, certo? Ou estarei a exagerar no "drama"? O vendedor, como é óbvio, disse que não se passa nada. Mas eu achei muito estranho.

P.S. Nos últimos tempos tenho visitado algumas obras,e vi coisas estranhas e certas aldrabices que nunca imaginei que existissem em 2023... :sh):sh):sh)

Enganar?

Como disseram no post acima, quem tem dinheiro são as pessoas, os bancos não tem peva!

Ninguém está a diabolizar, não se trata disso, trata-se sim de entender como funciona o modelo de negócio de um banco, como fazem lucros, e que só vivem de lucros obscenos para pagar mordomias ao seu board.

Estamos a falar de bancos que impingem produtos aos clientes que não precisam desses produtos com x-sell ridículos, bancos que dão falsas informações para vender produtos financeiros, bancos que não explicam aos clientes o que estão a assinar/comprar, bancos que não acompanham taxas de juro do mercado, que cobram comissões ridículas e nada transparentes, que não são pro-ativos a oferecer melhores condições aos clientes de décadas, etc.

Numa conversa de ocasião fui descobrir recentemente que a minha sogra estava a pagar um spread de 1.75% [8b][8b], ela nem fazia ideia só reclamou que a prestação aumentou, e o banco como é óbvio nunca lhe disse nada. Estamos a falar de um banco de aldeia, onde toda a gente conhece toda a gente! Claro que o banco, legalmente não fez nada errado, moralmente.... deixo ao teu critério!

Diabolizar bancos, nada disso! Agora no que os puder encavar, encavo! Negoceiem esses spreads como se estivessem a negociar a vossa vida, que além desse banco, há dezenas de outros no mercado dispostos a aceitar o vosso dinheiro!

Ficar marcado no banco de Portugal? Essa fez-me rir, a sério que sim! [:D]

Lisboa, 5 de Outubro, mesmo no centro.

T2 com 105m2 e 1 lugar de garagem

900.000€ quase 9.000€ por m2.

A casa é pequena, mas até está funcional.

Na minha matemática isso são 76m2 e não 105m2

É muito chato não haver um parâmetro definido para como se publicam as áreas, e os sites de imóveis são simplesmente impossíveis de perceber.

Há os que publicam a área util, há os que somam as varandas, há os que publicam a área bruta, e depois há os que somam a garagem....

Acaba por ser inútil usar os filtros de procura, já que quase sempre tens de contactar com o vendedor se quiseres realmente perceber qual é a área útil.

Ainda vou tentar passar em 2 ou 3 bancos antes para pelo menos ter uma proposta para argumentar com o banco ou mudar.

O ideal seria tentar fazer isto este mês mas não sei se conseguirei.

Também quero fazer pelo menos mais uma amortização antes de setembro.

Já irei apanhar as mudanças das duas reuniões do BCE

Boas notícias para já:

A taxa Euribor desceu esta sexta-feira a três, a seis e 12 meses, depois de o Banco Central Europeu ter abrandado o ritmo da subida das taxas de juro na quinta-feira.

https://eco.sapo.pt/2023/05/05/euri...-apos-bce-abrandar-ritmo-de-subida-dos-juros/

Na minha matemática isso são 76m2 e não 105m2

É muito chato não haver um parâmetro definido para como se publicam as áreas, e os sites de imóveis são simplesmente impossíveis de perceber.

Há os que publicam a área util, há os que somam as varandas, há os que publicam a área bruta, e depois há os que somam a garagem....

Acaba por ser inútil usar os filtros de procura, já que quase sempre tens de contactar com o vendedor se quiseres realmente perceber qual é a área útil.

O valor a assumir é sempre Área Bruta sem varandas. Os 105m2 são sem varandas.

O valor a assumir é sempre Área Bruta sem varandas. Os 105m2 são sem varandas.

Sim, eu percebi que a conta era essa. O problema é que nos anúncios vês de tudo um pouco, então quando não há planta, ficas sem perceber o que eles estão a publicitar :sh)

Já agora, esse apartamento fica em algum prédio antigo? A diferença da área bruta para a área útil é enorme, quase 30m2

SilverArrow tenho aqui uma ficha técnica de um apartamento que diz o seguinte:

Área bruta da habitação 169.46 m2
Área bruta do fogo: 139.67 m2
Área útil do fogo: 92.60 m2
Terraço: 32.19 m2
Garagem: 29.79m2

Neste caso específico, eles não mencionam em lado nenhum a área bruta sem varandas.
Assumo que seja 139.67 - 32.19 = 107.48m2 , está correto?

É sempre com este valor que se faz o cálculo do preço por metro quadrado, ou fica a gosto do freguês?

SilverArrow tenho aqui uma ficha técnica de um apartamento que diz o seguinte:

Área bruta da habitação 169.46 m2
Área bruta do fogo: 139.67 m2
Área útil do fogo: 92.60 m2
Terraço: 32.19 m2
Garagem: 29.79m2

Neste caso específico, eles não mencionam em lado nenhum a área bruta sem varandas.
Assumo que seja 139.67 - 32.19 = 107.48m2 , está correto?

É sempre com este valor que se faz o cálculo do preço por metro quadrado, ou fica a gosto do freguês?
Quase de certeza que a área bruta da habitação está errada.

Área bruta de uma habitação é igual à soma das áreas brutas do fogo, das suas
dependências, e das respectivas parcelas de espaços comuns.

Ontem fui visitar mais um prédio em construção, e reparei que já há moradores em um dos apartamentos, apesar do prédio ainda não ter licença de habitação. :sh):sh)

Até fiquei interessado em um dos apartamentos, mas isto deixou-me (muito) de pé atrás. Não é ilegal? Se faço negócio, não há o risco da câmara negar a licença por causa disto? E se acontece algum acidente com alguém que lá está a morar, isto provavelmente dá um problema sem fim, certo? Ou estarei a exagerar no "drama"? O vendedor, como é óbvio, disse que não se passa nada. Mas eu achei muito estranho.

P.S. Nos últimos tempos tenho visitado algumas obras,e vi coisas estranhas e certas aldrabices que nunca imaginei que existissem em 2023... :sh):sh):sh)

Conheço um caso em que tinham um contrato para ir morar num apartamento em determinada data e o construtor falhou.

Foram ficando num apartamento arrendado, mas que acabou por ser vendido e tiveram que sair.

​​​​​​Pressionaram o construtor que acabou o apartamento deles e moraram lá um ano enquanto o resto do prédio era acabado.

Usavam água e electricidade da obra e o gás era de uma garrafa colocada pelo construtor no corredor do piso deles..

Além do barulho constante, o pior era o pó...

Quando escrituraram, não tiveram problemas nenhuns com a Câmara.

Tenho uma pessoa conhecida que já fez isso mais do que uma vez.

Compra o apartamento mas acorda com o construtor ficar logo lá a morar antes da obra estar terminada (mas a casa está), faltam alguns pormenores finais.

Resultado não paga nem água nem luz durante uns tempos. 😁

Vou começar hoje com uma nova aplicação (remortgage) e continuo indeciso entre taxa fixa de 2 ou 5 anos… 6 meses atrás toda a gente dizia, pelo menos 5 ou mesmo a 10 anos, agora nem por isso. A diferença é de 4.4 e 4.12%, respectivamente, no banco q tenho o empréstimo. Provavelmente consigo algo um pouco melhor, através do meu mortgage advice (noutro banco). Já agora, no meu primeiro contacto com ele, uns semanas atrás ele falou entre 5-10 anos para ficar mais descansado 😅
Posso sempre alterar o acordo nos próximos 6 meses, quando o meu actual contracto de taxa fixa acaba, isso se encontrar um melhor acordo. A diferença é de cerca de £150… q não é muito mau… estava à espera de uma diferença entre 250-300 a mais, uns meses atrás, mas felizmente as taxas dos bancos caíram cerca de 1 ponto mesmo com o aumento da taxa base

Feedback?

É uma situação difícil, por um lado 2 porque supostamente não vai subir muito mais, mas por outro também não sabemos se não irá manter -se alta durante algum tempo…

Eu (não digo que seja o que deves fazer) provavelmente faria 2.

Depois logo se via….

Mas não há certezas de nada.

Ou seja, tudo consequências gravíssimas 🤣🤣

Andam a meter medo às pessoas para quê?

Renegoceiem esses spreads à bruta, apertem com os bancos, eles querem o vosso dinheiro e farão tudo para enganar e assustar as pessoas.

E se pode vir a dificultar um novo CH?

Não será melhor mudar de banco?

Como disseram no post acima, quem tem dinheiro são as pessoas, os bancos não tem peva!

Ninguém está a diabolizar, não se trata disso, trata-se sim de entender como funciona o modelo de negócio de um banco, como fazem lucros, e que só vivem de lucros obscenos para pagar mordomias ao seu board.

Estamos a falar de bancos que impingem produtos aos clientes que não precisam desses produtos com x-sell ridículos, bancos que dão falsas informações para vender produtos financeiros, bancos que não explicam aos clientes o que estão a assinar/comprar, bancos que não acompanham taxas de juro do mercado, que cobram comissões ridículas e nada transparentes, que não são pro-ativos a oferecer melhores condições aos clientes de décadas, etc.

Numa conversa de ocasião fui descobrir recentemente que a minha sogra estava a pagar um spread de 1.75% [8b][8b], ela nem fazia ideia só reclamou que a prestação aumentou, e o banco como é óbvio nunca lhe disse nada. Estamos a falar de um banco de aldeia, onde toda a gente conhece toda a gente! Claro que o banco, legalmente não fez nada errado, moralmente.... deixo ao teu critério!

Diabolizar bancos, nada disso! Agora no que os puder encavar, encavo! Negoceiem esses spreads como se estivessem a negociar a vossa vida, que além desse banco, há dezenas de outros no mercado dispostos a aceitar o vosso dinheiro!

Ficar marcado no banco de Portugal? Essa fez-me rir, a sério que sim! [:D]

Como é que um banco aumento o spread de um empréstimo sem dizer nada ao Cliente?

Voltar
Superior