Tópico das Casas

Uma dúvida, estou neste momento no processo de compra de casa e mandei o meu processo para o Dr Finanças de modo a ter a melhor proposta possível. O agente imobiliário também tem um gestor financeiro que faz esta parte, é possível 2 gestores financeiros tratarem do mesmo processo afim de ter a melhor proposta ou gerará conflito com os bancos?

De momento ainda não enviei documentação nenhuma para o gestor da imobiliária.

Sim, é possível, sem problema nenhum. Quanto mais competição houver melhor.

Além disso, também te aconselho a fazeres tu as tuas diligências e falares tu diretamente com 2 ou 3 bancos, para veres se as propostas que te apresentam são mesmo melhores, ou estão só a meter dinheiro ao bolso.

Silver não é uma casa fancy ao estilo dos """"urbanitas""" aqui do topico, mas se for com materiais de qualidade e bem instalados, tomara eu....

Não sei é se 330 mil paus está dentro da media.

Eu queria uma coisa dessas mas no Alentejo, podia ser T2, nao sei é se 400 mil chegavam :sh)

Atenção, não tenho nada contra casas tradicionais, mas essa honestamente não tem nada que ache que vale a pena preservar.
Parece-me ter uma organização estranha, as casas de banho nem tradicionais nem modernas, e por fora também acho que tem pouca história.

Alentejo é quase metade do país pá, tens de ser um bocado mais específico [:D]! Mal era se por 250k não compravas uma moradia isolada no "Alentejo" com piscina e um grande lote de terreno!

Sim certo, referia-me ao alentejo interior, de Portalegre a Beja, era onde calhasse.

Mas nao queria mt isolada.
Assim em zona sossegada, com algumas casas mas sem estar colado ao vizinho.

Atenção, não tenho nada contra casas tradicionais, mas essa honestamente não tem nada que ache que vale a pena preservar.
Parece-me ter uma organização estranha, as casas de banho nem tradicionais nem modernas, e por fora também acho que tem pouca história.

Sim, a casa não é nem xpto nem castiça, é vdd, mas isso tb era suposto reflectir no preço, diria eu.

Por lei, qual é a altura mínima das proteções das varandas? Há duas versões que se ouve muitas vezes: 110cm e 90cm, mas também já ouvi dizer que é 100cm. Qual delas está correta? :sh) A regra é igual para qualquer tipo de varanda?

P.S: Eu pessoalmente acho que devia ser no mínimo entre 120cm e 130cm, mas se calhar é pq. sou alto

Por lei, qual é a altura mínima das proteções das varandas? Há duas versões que se ouve muitas vezes: 110cm e 90cm, mas também já ouvi dizer que é 100cm. Qual delas está correta? :sh) A regra é igual para qualquer tipo de varanda?

P.S: Eu pessoalmente acho que devia ser no mínimo entre 120cm e 130cm, mas se calhar é pq. sou alto

A regra são 110cm para todo o tipo de guardas.
E depois há mais regras, não podem ter barras horizontais (ou para ter têm de ter um vidro ou algo que impeça o uso de "escada". Se forem de prumos verticias têm de ter 9cm de afastamento máximo. etc etc. Há várias variáveis.
Mas altura é 1.10m

Sim, é possível, sem problema nenhum. Quanto mais competição houver melhor.

Além disso, também te aconselho a fazeres tu as tuas diligências e falares tu diretamente com 2 ou 3 bancos, para veres se as propostas que te apresentam são mesmo melhores, ou estão só a meter dinheiro ao bolso.

Isto.
Na altura em que comprei casa falei com o doutor finanças e o comparaja.
Consegui melhores propostas diretamente nos bancos.

Isto.
Na altura em que comprei casa falei com o doutor finanças e o comparaja.
Consegui melhores propostas diretamente nos bancos.

Eu também falei com um deles é diretamente com os bancos e onde arranjei melhor eles não tinham proposta .

Na altura ficaram chateados…

Hoje sou eu que vos peço as vossas ideias.

O R/C da minha casa (casa germinada de 3 pisos de ~100m3 cada) é composto por uma cozinha (mt grande), virada para as traseiras (um parque de lazer), sala de estar e jantar virados para a frente (pequeno pátio e jardim e depois muro e rua), sem ligação directa à cozinha, um WC de serviço e escadas para a garagem e piso superior. A despensa da planta não existe, é tudo cozinha. Assim como a porta cozinha - Sala de jantar. Aliás, a sala neste momento está invertida, zona de estar no jantar e vice versa.

Whats-App-Image-2023-05-23-at-09-32-45.jpg

Ando a pensar deitar tudo abaixo, mudar a cozinha de lado tirando assim partido de um pátio com jardim à frente, bem reservado com muro chapeado alto e arbustos. Passar a zona de lazer e jantar para as traseiras, usufruindo da excelente vista que lá tenho. Tenho também a necessidade de criar uma zona de lavandaria.

A ideia que tive foi esta:

Projecto-RC-Ideia.jpg

Criar um bloco fechado com as zonas de escadas para baixo, para cima e WC serviço, lavandaria com uma pequena varanda só para si, as portas interiores todas de correr dentro das novas paredes em Pladur. Há ali um pilar ao meio.
Abrir as porta/janelas ao máximo, para muita luz natural, sendo que a da cozinha seria uma Janela larga com uma porta na mesma caixilharia. Eliminar os estores para poder crescer as janelas para cima e colocar brisas.
Depois é ver como faço a cozinha e crio separações de áreas com decorações.

O inconveniente que vejo é o WC virado para a zona de jantar,

O que faziam diferente aqui? Sempre que pego neste assunto tenho ideias novas/diferentes e ando sempre a adiar por causa disso.

O R/C da minha casa (casa germinada de 3 pisos de ~100m3 cada) é composto por uma cozinha (mt grande), virada para as traseiras (um parque de lazer), sala de estar e jantar virados para a frente (pequeno pátio e jardim e depois muro e rua), sem ligação directa à cozinha, um WC de serviço e escadas para a garagem e piso superior. A despensa da planta não existe, é tudo cozinha. Assim como a porta cozinha - Sala de jantar. Aliás, a sala neste momento está invertida, zona de estar no jantar e vice versa.

Ando a pensar deitar tudo abaixo, mudar a cozinha de lado tirando assim partido de um pátio com jardim à frente, bem reservado com muro chapeado alto e arbustos. Passar a zona de lazer e jantar para as traseiras, usufruindo da excelente vista que lá tenho. Tenho também a necessidade de criar uma zona de lavandaria.

Projecto-RC-Ideia.jpg

Criar um bloco fechado com as zonas de escadas para baixo, para cima e WC serviço, lavandaria com uma pequena varanda só para si, as portas interiores todas de correr dentro das novas paredes em Pladur. Há ali um pilar ao meio.
Abrir as porta/janelas ao máximo, para muita luz natural, sendo que a da cozinha seria uma Janela larga com uma porta na mesma caixilharia. Eliminar os estores para poder crescer as janelas para cima e colocar brisas.

O que faziam diferente aqui? Sempre que pego neste assunto tenho ideias novas/diferentes e ando sempre a adiar por causa disso.

Acho que vais precisar de ter elementos separadores entre o bloco de escadas e I.S. de serviço e a sala, sejam eles parece, estante, biombo, etc. Da mesma forma que a cozinha também não deverá ficar assim tão aberta, e o mais estranho vai ser a lavandaria a abrir diretamente para a sala.

Em comparação como está agora, parece que ficas a ganhar em termos de usufruto do espaço da sala e relação com o exterior, o que é positivo.

Os quadros nas paredes e aquela cabeceira de cama oval com uma pintura são claramente o melhor da casa [:D]

Dá para perceber que esta casa já é antiga, mas não tradicional e as soluções espaciais e de materiais são a condizer com isso.
Também não gosto como está, não compraria, mas por um preço interessante pode dar uma boa casa.

Se vale o preço no sítio onde está é que já duvido bastante, pois por norma a zona do Minho acaba por ter ainda valores interessantes em comparação com as outras zonas do país.

Acho que vais precisar de ter elementos separadores entre o bloco de escadas e I.S. de serviço e a sala, sejam eles parece, estante, biombo, etc. Da mesma forma que a cozinha também não deverá ficar assim tão aberta, e o mais estranho vai ser a lavandaria a abrir diretamente para a sala.

Em comparação como está agora, parece que ficas a ganhar em termos de usufruto do espaço da sala e relação com o exterior, o que é positivo.

Sim, a lavandaria fica estranha, mas preciso mesmo dela neste piso e não vejo mais onde a possa meter.

Last edited:

Tens mesmo de ter a zona de refeição com a zona de estar?

Eu se calhar optava por colocar a cozinha a meio, com a zona de estar do lado esquerdo e dessa forma colocando a zona de refeições do lado direito.

O problema seria depois onde colocar a lavandaria...

Tens mesmo de ter a zona de refeição com a zona de estar?

Eu se calhar optava por colocar a cozinha a meio, com a zona de estar do lado esquerdo e dessa forma colocando a zona de refeições do lado direito.

O problema seria depois onde colocar a lavandaria...

Cozinha a meio é uma ideia que pode resultar, sim. Raios. [:D]

Não houve quorum quanto à casa de 5M, então hoje temos uma mais simpática em Vila Nova de Cerveira com vista para os Galegos! [:D]

https://www.idealista.pt/imovel/32613297/foto/1/
A decoração parece que ficou a meio, algures entre o séc. XIX e o XX. Dá ideia que não tiveram dinheiro para acabar o projecto.

Ia ter pesadelos com aquela cabeceira da cama!
😱

Projecto-RC-Ideia.jpg

Acho que metia o WC onde tens a lavandaria.
Nas normas tens de criar um ante-câmara para o WC, mas se não tiveres projecto também ninguém vai saber. Fazia uma porta embutida a dar para a sala de estar e depois é que metia a WC. Sem medidas é complicado opinar.

Podes também deixar o WC onde está e crias a ante-câmara por baixo das escadas, onde parece estares a criar uma nova parede - passando a porta do WC para a parede direita.

Deve-te faltar aí um pilar mais à direita, sim...

Cozinha a meio é uma ideia que pode resultar, sim. Raios. [:D]

No meio acho que ficas depois sem espaços para armários ou vais ter de meter armários que vão no final cortar o espaço. Não vais fazer uma ilha e pronto, vai ficar estranho ali no meio, parece que caído do céu!

Edd :)

A regra são 110cm para todo o tipo de guardas.
E depois há mais regras, não podem ter barras horizontais (ou para ter têm de ter um vidro ou algo que impeça o uso de "escada". Se forem de prumos verticias têm de ter 9cm de afastamento máximo. etc etc. Há várias variáveis.
Mas altura é 1.10m
Não existe uma obrigatoriedade de 110 cm para todo o tipo de guardas nem do cumprimento das restantes regras que indicas porque a NP4491 não é de cumprimento obrigatório. Não obstante recomendo sempre que as guardas cumpram com a NP para salvaguardar os interesses dos envolvidos.

Tens algumas situações pontuais definidas no RT-SCIE que obrigam a guarda com 1.20 m.

Back