Tópico das Casas

Atenção que slots para goldenvisa em lx e afins Kaput. Muito mais fácil fora de lx (senão mesmo única forma).

Daí a atractividade daquele projecto.

Um grande amigo meu fez um negócio da vida numa coisa destas recentemente. Não vou falar de valores, mas 10x de retorno. 😀

10x de retorno ao fim de quanto tempo?

10x de retorno ao fim de quanto tempo?
comprou em 2016, no Alentejo.

Falamos de um projecto semelhante ao falado acima, mas ainda sem qualquer obra.

Vendeu em quotas, para GV.

Apenas decidiu este modelo de negocio ha 1 ano, depois de construção borregar com aumento brutal de custos de construção.

comprou em 2016, no Alentejo.

Falamos de um projecto semelhante ao falado acima, mas ainda sem qualquer obra.

Vendeu em quotas, para GV.

Apenas decidiu este modelo de negocio ha 1 ano, depois de construção borregar com aumento brutal de custos de construção.

Ou seja, era algo de alto risco, teve sorte e safou-se. [:D]

Nada semelhante a isso, mas tenho um amigo que gosta de arriscar assim numas coisas malucas, e sorte ou alguma mestria tem-se safado bem.

Comprou uma casa abandonada num empreendimento abandonado, tudo estragado, montes de falências de construtores, tudo em tribunal, e vendas de bancos e afins.
Claro que pagou um valor mais baixo por essas situações todas. E depois?? Covid, as pessoas assustaram-se a viver nas cidades e correram todas para o campo, foi tudo vendido, tudo recuperado, a empresa de gestão teve mais dinheiro para gerir e hoje (uns meros 4 anos depois) vale mais do dobro do que pagou.

Nada semelhante a isso, mas tenho um amigo que gosta de arriscar assim numas coisas malucas, e sorte ou alguma mestria tem-se safado bem.

Comprou uma casa abandonada num empreendimento abandonado, tudo estragado, montes de falências de construtores, tudo em tribunal, e vendas de bancos e afins.
Claro que pagou um valor mais baixo por essas situações todas. E depois?? Covid, as pessoas assustaram-se a viver nas cidades e correram todas para o campo, foi tudo vendido, tudo recuperado, a empresa de gestão teve mais dinheiro para gerir e hoje (uns meros 4 anos depois) vale mais do dobro do que pagou.

Um devaneio de um puto de 30 e picos anos, bem sucedido e com massas para gastar (com muita inconsciencia pelo meio).

Acho que, mesmo vivendo lá fora, tinha de ter um palacete por cá, porque era giro.

teve sorte foi nesta coisa dos GV, que mais foi um golden ticket.

Em 2022, 80,8% dos contratos de crédito à habitação foram celebrados a taxa variável, uma proporção inferior à de 2021 (84,9%). Em contrapartida, aumentou a importância dos contratos com taxa mista (de 10%, em 2021, para 12,3%, em 2022) e com taxa fixa (de 5,1% para 6,4%).

O "spread" médio dos novos contratos com taxa variável fixou-se em 1,09 pontos percentuais, o que compara com 1,14 em 2021.​

https://www.jornaldenegocios.pt/mer...axa-fixa-ou-mista-ja-representa-19-do-mercado

Essa descrição serve bem para Vale Navio em albufeira, nunca alguém pensou que aquilo voltaria a ter procura - isto sem entrar em quem são os novos donos do empreendimento.

Bem, na luta por melhores condições temos novidades.
Recorri a um desses serviços agregadores de propostas e tenho várias propostas a taxa variavel.
Melhor é do novobanco com 0.75 spread a 3M e taeg de 5.6%

Quanto à taxa mista só me apresentaram 2 propostas (acho estranho, tenho de falar com eles que não tive oportunidade).
Uma é do Milenium - Euribor 6M + 0.75 de spread
Outra é da CGD - 3.75 durante dois anos

Para já é a melhor opção para os próximos 2 anos mas tenho de ver outros porque acho estranho só 2 propostas).

Interessante a proposta do NB
O que eles pedem em termos de seguros? Se for fora agrava em quanto o spread?
E os outros requisitos? Ordenado, cartao credito, debitos directos, mais alguma coisa?

Bem, na luta por melhores condições temos novidades.
Recorri a um desses serviços agregadores de propostas e tenho várias propostas a taxa variavel.
Melhor é do novobanco com 0.75 spread a 3M e taeg de 5.6%

Quanto à taxa mista só me apresentaram 2 propostas (acho estranho, tenho de falar com eles que não tive oportunidade).
Uma é do Milenium - Euribor 6M + 0.75 de spread
Outra é da CGD - 3.75 durante dois anos

Para já é a melhor opção para os próximos 2 anos mas tenho de ver outros porque acho estranho só 2 propostas).

Cuidado com uma coisa!

Quem está a fazer esse trabalho, apesar de não te cobrar nada, ganha dinheiro contigo. No dia em que fazes contrato com o banco eles ganham a comissão deles. Logo vão apresentar-te as propostas que mais comissão lhes dá.

Bankinter:
Escolha o prazo, nós damos a taxa:

ed57aad4-e882-4596-8a68-6b2a2c9699ca
2,50%* durante o primeiro ano
3,75% durante os primeiros 15 anos

3,00% durante os primeiros 2 anos
3,75% durante os primeiros 20 anos

3,75% durante os primeiros 5 anos
3,50% durante os primeiros 25 anos

3,75% durante os primeiros 10 anos
3,50% durante os primeiros 30 anos

Herdámos (eu e mais dois irmãos) recentemente uma propriedade nos arredores de Carnaxide (numa zona bastante calma) com uma área total de 462 m2
(sendo que estão construidas 312 m2 mais ou menos) e estamos a pensar em vender tudo (eles porque moram no estrangeiro e eu penso em seguir as pisadas).

A casa já tinha sido herdada pelo meu pai (quando a minha avó faleceu) e ele faleceu agora à pouco tempo.

Do que sei, a casa foi construida no ano de 1975 e com o tempo nunca levou grandes obras. É uma moradia com garagem.

Como nem eu nem os meus irmãos temos vontade de refazer a casa, pretendemos alienar tudo, mas tenho algumas dúvidas que gostava de esclarecer antes de avançarmos com o processo de venda.

- Como é com a situação das mais-valias? Vai ser uma talhada tão grande que mais vale estar quieto e deixar a casa cair com a idade? Ou há algum tipo de isenção? (Não pretendemos reinvestir numa habitação)

- Que valores são praticados mais ou menos (para se ter uma ideia)?

Já vi muita informação contraditória e sinto-me um pouco perdido neste assunto (e sinceramente não ando com grande cabeça para estes assuntos).​ Se me puderem dar umas luzes para ficar com uma ideia mais concreta agradecia.

Herdámos (eu e mais dois irmãos) recentemente uma propriedade nos arredores de Carnaxide (numa zona bastante calma) com uma área total de 462 m2
(sendo que estão construidas 312 m2 mais ou menos) e estamos a pensar em vender tudo (eles porque moram no estrangeiro e eu penso em seguir as pisadas).

A casa já tinha sido herdada pelo meu pai (quando a minha avó faleceu) e ele faleceu agora à pouco tempo.

Do que sei, a casa foi construida no ano de 1975 e com o tempo nunca levou grandes obras. É uma moradia com garagem.

Como nem eu nem os meus irmãos temos vontade de refazer a casa, pretendemos alienar tudo, mas tenho algumas dúvidas que gostava de esclarecer antes de avançarmos com o processo de venda.

- Como é com a situação das mais-valias? Vai ser uma talhada tão grande que mais vale estar quieto e deixar a casa cair com a idade? Ou há algum tipo de isenção? (Não pretendemos reinvestir numa habitação)

- Que valores são praticados mais ou menos (para se ter uma ideia)?

Já vi muita informação contraditória e sinto-me um pouco perdido neste assunto (e sinceramente não ando com grande cabeça para estes assuntos).​ Se me puderem dar umas luzes para ficar com uma ideia mais concreta agradecia.

Valores ?
Tanto pode ser 300k como 1milhão ou mais ...

Mais valias vai ser 50% do valor da venda descontado do valor que têm na caderneta predial atualmente.

Valores ?
Tanto pode ser 300k como 1milhão ou mais ...

Mais valias vai ser 50% do valor da venda descontado do valor que têm na caderneta predial atualmente.

em termos gerais será mais ou menos isso, mas não pagas 50% da mais valias, pagas IRS sobre 50% da mais valias (quanto pagas depende da tua taxa de IRS)

acresce ainda que sendo 3 irmãos só te preocupas com 1/3 disso.

nºs à sorte: VPT na caderneta 100k€ , venda 300k€ , mais valia de cada um a meter no IRS, 200/3*50% = 33.333€ , dependendo do IRS de cada um dá para pagar até uns 15000€ ou pouco mais ou menos

receber 100k€ e pagar 15€ ainda não é mau de todo :-)

Back