Tópico das Casas

Ora boas,

A quem saiba, a ver se é possível a seguinte situação

Divórcio, com 1 imóvel (com CH) no nome dos 2.
O filho de ambos, compra o imóvel ( como é lógico, bem abaixo do valor de mercado) aos pais para um dos ex, poder receber a parte dele do mesmo.
O outro ex, fica com o usufruto do imóvel, apesar de estar em nome do filho, pagando o empréstimo inerente.

Existe alguma objeção que o banco poderá fazer?
Obg

O banco não seria a minha maior preocupação.
Se o valor será bem abaixo como dizes, se a câmara municipal exercer o direito de preferência, que acho ser raro, mas se o fizer lixam-se todos e a câmara fica-se a rir.

Ora boas,

A quem saiba, a ver se é possível a seguinte situação

Divórcio, com 1 imóvel (com CH) no nome dos 2.
O filho de ambos, compra o imóvel ( como é lógico, bem abaixo do valor de mercado) aos pais para um dos ex, poder receber a parte dele do mesmo.
O outro ex, fica com o usufruto do imóvel, apesar de estar em nome do filho, pagando o empréstimo inerente.

Existe alguma objeção que o banco poderá fazer?
Obg

Parece que nesse caso doação seria o mais indicado. E não precisam de doar a 100%, cada membro do casal é dono de 50% da casa, dependendo da idade e posses do filho, o banco pode não ficar contente, uma opção mais realista seria por exemplo cada 1 baixar de 50% para 5% e o filho ficar com 90% da casa, talvez o banco esteja ok, porque continuam a pagar a casa, mas isto depende de muitas coisas e sempre relacionado com o caso e relação especifica entre as várias entidades. para todos os efeitos a casa não está paga e o dono é o banco por isso terá de haver negociação, até pode ser só possível se transferirem para outro banco que aceite isso.​

Não é ideal porque já sei que no futuro os pais voltam a casa e divorciar e morrer, e depois o filho fica entalado porque aqueles 5% já não são a 100% para ele e é um filme de resolver sem vender a casa mas a curto prazo talvez funcione.

ou doar a 100% e ficarem como fiadores o casal, e para descanso do banco, cada família mete mais 1 fiador, 4 fiadores talvez deixe o banco descansado. Mas pode não ser legal devido às regras do banco de Portugal. Não sei ao certo, mas existem soluções.

Em resumo, um advogado "bom" seria capaz de apresentar soluções e negociar com o banco um bom acordo para todos. O banco pode ser chato mas no fim do dia só quer garantias que vai receber o dinheiro, quanto mais garantias houver, mais flexível será.

Last edited:
Qual a melhor forma de passar uma casa que está em nome da mãe do filho para esse mesmo filho?
Agradeço a quem puder ajudar.

Qual a melhor forma de passar uma casa que está em nome da mãe do filho para esse mesmo filho?

Em princípio o mais vantajoso será uma doação. Entre mãe e filho não paga imposto.
Mas é sempre melhor consultar contabilista ou advogado.

Através de doação.
Paga imposto de selo sobre o valor patrimonial e escritura.

Notas:
- A casa tem de estar livre de hipotecas ou penhoras.
- Caso existam irmãos, têm de estar presente na escritura e confirmar que não se opõem à doação.

Parece que nesse caso doação seria o mais indicado. E não precisam de doar a 100%, cada membro do casal é dono de 50% da casa, dependendo da idade e posses do filho, o banco pode não ficar contente, uma opção mais realista seria por exemplo cada 1 baixar de 50% para 5% e o filho ficar com 90% da casa, talvez o banco esteja ok, porque continuam a pagar a casa, mas isto depende de muitas coisas e sempre relacionado com o caso e relação especifica entre as várias entidades. para todos os efeitos a casa não está paga e o dono é o banco por isso terá de haver negociação, até pode ser só possível se transferirem para outro banco que aceite isso.​

Não é ideal porque já sei que no futuro os pais voltam a casa e divorciar e morrer, e depois o filho fica entalado porque aqueles 5% já não são a 100% para ele e é um filme de resolver sem vender a casa mas a curto prazo talvez funcione.

ou doar a 100% e ficarem como fiadores o casal, e para descanso do banco, cada família mete mais 1 fiador, 4 fiadores talvez deixe o banco descansado. Mas pode não ser legal devido às regras do banco de Portugal. Não sei ao certo, mas existem soluções.

Em resumo, um advogado "bom" seria capaz de apresentar soluções e negociar com o banco um bom acordo para todos. O banco pode ser chato mas no fim do dia só quer garantias que vai receber o dinheiro, quanto mais garantias houver, mais flexível será.

Doar casas com hipotecas no banco?
Não acredito que seja possível.

Quanto muito, uma venda de imóvel entre pais para filho, uma nova escritura e uma nova hipoteca. O Banco nem precisa de ser o mesmo.

Doar casas com hipotecas no banco?
Não acredito que seja possível.

Quanto muito, uma venda de imóvel entre pais para filho, uma nova escritura e uma nova hipoteca. O Banco nem precisa de ser o mesmo.

Não tem de pagar os impostos habituais na venda/compra de uma casa?

O que é que acham disto?

A área da sala esta a criar-me algumas dificuldades em colocar lá um sofá , um aparador de apoio e uma mesa de jantar com 6 cadeiras….

Apesar de não ser enorme, acho que consegues meter a TV na parede das casas de banho, e a mesa mais perto da janela para a varanda.

Preocupa-me mais essa organização da cozinha e até o lava loiça com 2 cubas...
E desenho não está muito explícito, esses dois armários com o circulo lá dentro são altos? Um tem de ser o frigorífico. (parece-me ser o ao pé do fogão...)
O outro deverá ser o depósito de água, o que faz com que o forno tenha de estra em baixo do fogão, e tens duas cubas não cabe nada por baixo, e ainda falta a máquina de loiça e roupa...
Vais ter 0 espaço de arrumação nessa cozinha.

A cozinha na planta não se percebe bem, Silver.

É isto, com o frigorífico junto à varanda (lado direito que não se vê na foto).

Máquinas de lavar estão colocadas na parte inferior da ilha (que vês no canto inferior esquerdo da foto).

Onde vês as ligações de pre instalação para o gás esta o termoacumulador.

Não me parece crítica e em termos de cheiros o fogão ali esta muito melhor situado do que nas cozinhas que são “corridas” paralelas à sala no open space.

Click image for larger version  Name:	f029e0b0-4450-4a4c-a988-1154f186f2a6.jpg Size:	79.9 KB ID:	14355873

Last edited:
Isto é um open space, recordo.

Basicamente cozinha e sala são 33m2.

Ainda assim, esta área é o que me esta a deixar com mais dúvidas para avançar.

Com os quartos estou ok, mas um gajo passa a maior parte do tempo na área social da casa.

Essa cozinha parece-me minuscula...

Ter uma cozinha que aparentemente funciona, cumpre com a área mínima e até dá para encerrar caso se arrependa de ter aquilo como Open space, nos dias que correm parece-me um luxo [:p]

A maioria do que se vê por aí hoje em dia não passam de armários metidos na sala...
a área da sala não é fantástica, mas acho que está boa para um T2 ou até T3.

Para mim falta ali uma lavandaria, que podia ser junto à cozinha na parte da varanda.
Aliás, quem fez o projeto se calhar podia fazer menos varanda e uma cozinha maior.
O esquentador ou termoacumulador ali naquele sítio não me agrada muito, além de em 2024(5, 6
...) ser uma solução discutível em termos de eficiência energética, e que vai prejudicar no certificado energético, bem como o fogão na esquina colado ao armário. Devia dar um espaço de "segurança".

O átrio da casa da casa parece ser bastante foleiro, encavalitado nas portas dos quartos (que dão para o átrio :().
Os quartos até têm áreas boas, mas o do lado do elevador vai ser péssimo de organizar com o armário embutido naquele sítio.
Se for para um escritório até está ok, como quarto nem por isso.

No geral acho que está bem, ou pelo menos está melhor que 90% do que aparece por aí à venda [:D]

A cozinha na planta não se percebe bem, Silver.

É isto, com o frigorífico junto à varanda (lado direito que não se vê na foto).

Máquinas de lavar estão colocadas na parte inferior da ilha (que vês no canto inferior esquerdo da foto).

Onde vês as ligações de pre instalação para o gás esta o termoacumulador.

Não me parece crítica e em termos de cheiros o fogão ali esta muito melhor situado do que nas cozinhas que são “corridas” paralelas à sala no open space.

filedata/fetch?id=14355873&d=1698057635

Nota-se que se continua respeitar as regras tecnicas.

Essa placa nunca podia estar assim tão encostada a um armário.

venZbEl.jpeg

QekSWCB.jpeg

Dou aqui um update à obra uns meses depois:

7GUhyDy.jpg

jOCkOWd.jpg

APwfMVE.jpg

Back