Tópico das Casas

Ter uma cozinha que aparentemente funciona, cumpre com a área mínima e até dá para encerrar caso se arrependa de ter aquilo como Open space, nos dias que correm parece-me um luxo [:p]

A maioria do que se vê por aí hoje em dia não passam de armários metidos na sala...
a área da sala não é fantástica, mas acho que está boa para um T2 ou até T3.

Para mim falta ali uma lavandaria, que podia ser junto à cozinha na parte da varanda.
Aliás, quem fez o projeto se calhar podia fazer menos varanda e uma cozinha maior.
O esquentador ou termoacumulador ali naquele sítio não me agrada muito, além de em 2024(5, 6
...) ser uma solução discutível em termos de eficiência energética, e que vai prejudicar no certificado energético, bem como o fogão na esquina colado ao armário. Devia dar um espaço de "segurança".

O átrio da casa da casa parece ser bastante foleiro, encavalitado nas portas dos quartos (que dão para o átrio :().
Os quartos até têm áreas boas, mas o do lado do elevador vai ser péssimo de organizar com o armário embutido naquele sítio.
Se for para um escritório até está ok, como quarto nem por isso.

No geral acho que está bem, ou pelo menos está melhor que 90% do que aparece por aí à venda [:D]

As portas do roupeiro de ambos os quartos são de correr, o que rentabiliza um pouco o espaço.

A entrada neste local para mim esta perfeita, caso a entrada fosse diretamente no open space (como várias que já vi) e sem qualquer hall, era fator de exclusão.

Aqui o meu tema é a sala, de resto para os padrões da nova construção , este T2 está melhor do que a maioria do que se vê - recentemente apresentaram-me um quarto com 9m2 noutra casa.

Se a cozinha de 8m2 fosse acompanhada de uma sala com 35m2, já tinha passado o cheque.

Essa faixa tem 3700 m2, medindo pelo Maps.

Cuidado com esses esquemas desenhados em cima do joelho. Aqui há tempos, uma vizinha, vendia a quinta dela e uns 40% da minha. 😉

Também me pareceu que é substancialmente maior.
para quem estiver interessado é analisar o PDM.

Pode ser erro no anúncio, área ou polígono, pode ser o que está na caderneta predial (muito comum haver erros) ou até pode ser a área urbanizável.

Então?! Não tem de ser urbano para poderes construir?

Nada a ver.
Confusões à portuguesa, o licenciamento depende da CM e não das finanças.

Urbano ou rustico é só para pagamento de impostos - IMI, etc.

O terreno pode estar como rustico e ter capacidade de construção.

Depende do que puder e quiser fazer com ele [;)]

Ser urbano não dá garantias de nada...

Nada a ver.

Urbano ou rustico é só para pagamento de impostos - IMI.

PQP... que inferno de burrocracia [:D][:D]:sh):sh)

Às vezes dá um vibe de "talvez construir não seja tão má ideia" e logo na 1ª curva perco logo a vontade [:)][:)]

PQP... que inferno de burrocracia [:D][:D]:sh):sh)

vinha falar precisamente sobre isso, sobre o inferno da burocracia, até para mudar de crédito para outro banco é tipo um inferno

finalmente tenho já a escritura marcada para dia 30

mas os papéis que tive que assinar, Jesus

agora acabaram de me pedir outro, RGPD

é de loucos esta burocracia toda

A zona de paisagem protegida acaba mesmo ali no fim do "lote" - que não é lote - por isso é bem provável a capacidade de construção.

Mas se esta "licenciado" já tem plantas do terreno e não uns riscos do maps...

Nada a ver.

Urbano ou rustico é só para pagamento de impostos - IMI, etc.

Exactamente!

Mas muito boa gente vai nessa conversa do urbano, e se não estiverem atentos bem que podem ser enganados.

Eu recomendo sempre analisarem o PDM, se não passa aí, é seguir para o próximo antes de se perder tempo e dinheiro, como já vi acontecer...

Hoje em dia os PDMs estão disponíveis online, é fácil de aceder, senão podem sempre meter a malta das câmaras a trabalhar, é para isso que são pagos [:D]

Aparentemente está na Faixa de Proteção Complementar.
Duvida que se consiga construir sem mãos quentes. [:D][:D]

Geoportal (cm-viladoconde.pt)

Interessante, há uns anos aquela faixa que marquei a vermelho andava a ser vendida como lotes, depois de deixei de ver isso à venda e fiquei na dúvida se tinha sido tudo comprado,nunca lá cheguei a ver nada construído, fazia-me confusão como era possível construir ali. Com jeitinho chegaram à conclusão que não dava para vender [:D]

print1.png - Click image for larger version  Name:	print1.png Size:	852.2 KB ID:	14356013

Devo dizer que estou deveras curioso com o que o Bankinter vai oferecer a partir de Novembro.
Neste momento "oferecem" taxas fixas de 3.0% a 1 ano e 3.5% a 2 anos (até 31 de Outubro).

Com o pico das Euribors já atingido e neste momento num planalto antes da descida, estou na esperança que possam reduzir ligeiramente esses valores...

Vamos ver daqui a uma semana como este comentário terá envelhecido [:D]

ed57aad4-e882-4596-8a68-6b2a2c9699ca
3,00%* durante o primeiro ano
3,75% durante os primeiros 15 anos

3,50% durante os primeiros 2 anos
3,75% durante os primeiros 20 anos

3,75% durante os primeiros 5 anos
3,50% durante os primeiros 25 anos

3,75% durante os primeiros 10 anos
3,50% durante os primeiros 30 anos

Última edição:
Devo dizer que estou deveras curioso com o que o Bankinter vai oferecer a partir de Novembro.
Neste momento "oferecem" taxas fixas de 3.0% a 1 ano e 3.5% a 2 anos (até 31 de Outubro).

Com o pico das Euribors já atingido e neste momento num planalto antes da descida, estou na esperança que possam reduzir ligeiramente esses valores...

Vamos ver daqui a uma semana como este comentário terá envelhecido [:D]

as características de um empréstimo variam de caso para caso

mas digam lá o que acham de ter euribor a 3M

não será mesmo a melhor ? para empréstimos de valores mais baixos ( menos de 100.000 )

https://eco.sapo.pt/2023/10/24/euribor-desce-a-tres-meses-e-sobe-a-seis-e-a-12-meses/

as características de um empréstimo variam de caso para caso

mas digam lá o que acham de ter euribor a 3M

não será mesmo a melhor ? para empréstimos de valores mais baixos ( menos de 100.000 )

https://eco.sapo.pt/2023/10/24/euribor-desce-a-tres-meses-e-sobe-a-seis-e-a-12-meses/

Altar,

Não podes olhar só para o valor da taxa, mas sim para o horizonte temporal da mesma.

Não te esqueças que ter uma taxa Euribor a 3 meses, significa que num ano, essa taxa é revista 4 vezes (consequentemente, a taxa Euribor a 6 meses é revista 2 vezes por ano, e a Taxa Euribor a 12 meses só é revista uma vez por ano).

Nos últimos anos, e especialmente a partir do momento que as taxas começaram a aumentar, foi possível manter taxas mais baixas em períodos mais longos.
Exemplo: entre 2022 e 2023, uma taxa Euribor 12 meses + Spread rondava os 1,8%, enquanto que as taxas Euribor 3 meses e 6 meses, já ultrapassavam os 3%. Num ano, quem teve a Euribor 12 meses, poupou algum dinheiro em relação às restantes taxas.

Agora, caso as taxas baixem, quem tenha empréstimos com taxas Euribor 3 meses ou Euribor 6 meses, irá beneficiar mais cedo em comparação com as taxas Euribor 12 meses.
Por outro lado, caso as taxas continuem a aumentar, passa-se exactamente o contrário...

Voltar
Superior