Tópico das Casas

Ter uma cozinha que aparentemente funciona, cumpre com a área mínima e até dá para encerrar caso se arrependa de ter aquilo como Open space, nos dias que correm parece-me um luxo [:p]

A maioria do que se vê por aí hoje em dia não passam de armários metidos na sala...
a área da sala não é fantástica, mas acho que está boa para um T2 ou até T3.

Para mim falta ali uma lavandaria, que podia ser junto à cozinha na parte da varanda.
Aliás, quem fez o projeto se calhar podia fazer menos varanda e uma cozinha maior.
O esquentador ou termoacumulador ali naquele sítio não me agrada muito, além de em 2024(5, 6
...) ser uma solução discutível em termos de eficiência energética, e que vai prejudicar no certificado energético, bem como o fogão na esquina colado ao armário. Devia dar um espaço de "segurança".

O átrio da casa da casa parece ser bastante foleiro, encavalitado nas portas dos quartos (que dão para o átrio :().
Os quartos até têm áreas boas, mas o do lado do elevador vai ser péssimo de organizar com o armário embutido naquele sítio.
Se for para um escritório até está ok, como quarto nem por isso.

No geral acho que está bem, ou pelo menos está melhor que 90% do que aparece por aí à venda [:D]

As portas do roupeiro de ambos os quartos são de correr, o que rentabiliza um pouco o espaço.

A entrada neste local para mim esta perfeita, caso a entrada fosse diretamente no open space (como várias que já vi) e sem qualquer hall, era fator de exclusão.

Aqui o meu tema é a sala, de resto para os padrões da nova construção , este T2 está melhor do que a maioria do que se vê - recentemente apresentaram-me um quarto com 9m2 noutra casa.

Se a cozinha de 8m2 fosse acompanhada de uma sala com 35m2, já tinha passado o cheque.

Essa faixa tem pelo menos 100 metros, dá sempre mais que 600m2.

Tb me parece, ou aquela faixa está mal desenhada, ou aquele pedaço de terreno se for assim tem muito mais do que 600m2.

Tb me custa a crer que aquilo seja urbano, é zona de pinhal :confused::confused:

Tb me parece, ou aquela faixa está mal desenhada, ou aquele pedaço de terreno se for assim tem muito mais do que 600m2.

Tb me custa a crer que aquilo seja urbano, é zona de pinhal :confused::confused:

Esquece essa parte do urbano, isso só serve para pagar imposto.

Essa faixa tem 3700 m2, medindo pelo Maps.

Cuidado com esses esquemas desenhados em cima do joelho. Aqui há tempos, uma vizinha, vendia a quinta dela e uns 40% da minha. 😉

Também me pareceu que é substancialmente maior.
para quem estiver interessado é analisar o PDM.

Pode ser erro no anúncio, área ou polígono, pode ser o que está na caderneta predial (muito comum haver erros) ou até pode ser a área urbanizável.

Então?! Não tem de ser urbano para poderes construir?

Nada a ver.
Confusões à portuguesa, o licenciamento depende da CM e não das finanças.

Urbano ou rustico é só para pagamento de impostos - IMI, etc.

O terreno pode estar como rustico e ter capacidade de construção.

Depende do que puder e quiser fazer com ele [;)]

Ser urbano não dá garantias de nada...

Nada a ver.

Urbano ou rustico é só para pagamento de impostos - IMI.

PQP... que inferno de burrocracia [:D][:D]:sh):sh)

Às vezes dá um vibe de "talvez construir não seja tão má ideia" e logo na 1ª curva perco logo a vontade [:)][:)]

vinha falar precisamente sobre isso, sobre o inferno da burocracia, até para mudar de crédito para outro banco é tipo um inferno

finalmente tenho já a escritura marcada para dia 30

mas os papéis que tive que assinar, Jesus

agora acabaram de me pedir outro, RGPD

é de loucos esta burocracia toda

A zona de paisagem protegida acaba mesmo ali no fim do "lote" - que não é lote - por isso é bem provável a capacidade de construção.

Mas se esta "licenciado" já tem plantas do terreno e não uns riscos do maps...

Às vezes dá um vibe de "talvez construir não seja tão má ideia" e logo na 1ª curva perco logo a vontade [:)][:)]

Mal vi a localização lembrei-me desta noticia:

Prédio de luxo em cima das dunas licenciado pela Câmara de Vila do Conde após parecer negativo da APA (sapo.pt)
PressReader.com - Réplicas de Jornais de Todo o Mundo
Prédio de luxo em cima das dunas licenciado pela Câmara de Vila do Conde após parecer negativo da APA - Vídeo Dailymotion​​

Nada a ver.

Urbano ou rustico é só para pagamento de impostos - IMI, etc.

Exactamente!

Mas muito boa gente vai nessa conversa do urbano, e se não estiverem atentos bem que podem ser enganados.

Eu recomendo sempre analisarem o PDM, se não passa aí, é seguir para o próximo antes de se perder tempo e dinheiro, como já vi acontecer...

Hoje em dia os PDMs estão disponíveis online, é fácil de aceder, senão podem sempre meter a malta das câmaras a trabalhar, é para isso que são pagos [:D]

Aparentemente está na Faixa de Proteção Complementar.
Duvida que se consiga construir sem mãos quentes. [:D][:D]

Geoportal (cm-viladoconde.pt)

Interessante, há uns anos aquela faixa que marquei a vermelho andava a ser vendida como lotes, depois de deixei de ver isso à venda e fiquei na dúvida se tinha sido tudo comprado,nunca lá cheguei a ver nada construído, fazia-me confusão como era possível construir ali. Com jeitinho chegaram à conclusão que não dava para vender [:D]

print1.png - Click image for larger version  Name:	print1.png Size:	852.2 KB ID:	14356013

Devo dizer que estou deveras curioso com o que o Bankinter vai oferecer a partir de Novembro.
Neste momento "oferecem" taxas fixas de 3.0% a 1 ano e 3.5% a 2 anos (até 31 de Outubro).

Com o pico das Euribors já atingido e neste momento num planalto antes da descida, estou na esperança que possam reduzir ligeiramente esses valores...

Vamos ver daqui a uma semana como este comentário terá envelhecido [:D]

ed57aad4-e882-4596-8a68-6b2a2c9699ca
3,00%* durante o primeiro ano
3,75% durante os primeiros 15 anos

3,50% durante os primeiros 2 anos
3,75% durante os primeiros 20 anos

3,75% durante os primeiros 5 anos
3,50% durante os primeiros 25 anos

3,75% durante os primeiros 10 anos
3,50% durante os primeiros 30 anos

Last edited:
Devo dizer que estou deveras curioso com o que o Bankinter vai oferecer a partir de Novembro.
Neste momento "oferecem" taxas fixas de 3.0% a 1 ano e 3.5% a 2 anos (até 31 de Outubro).

Com o pico das Euribors já atingido e neste momento num planalto antes da descida, estou na esperança que possam reduzir ligeiramente esses valores...

Vamos ver daqui a uma semana como este comentário terá envelhecido [:D]

as características de um empréstimo variam de caso para caso

mas digam lá o que acham de ter euribor a 3M

não será mesmo a melhor ? para empréstimos de valores mais baixos ( menos de 100.000 )

https://eco.sapo.pt/2023/10/24/euribor-desce-a-tres-meses-e-sobe-a-seis-e-a-12-meses/

as características de um empréstimo variam de caso para caso

mas digam lá o que acham de ter euribor a 3M

não será mesmo a melhor ? para empréstimos de valores mais baixos ( menos de 100.000 )

https://eco.sapo.pt/2023/10/24/euribor-desce-a-tres-meses-e-sobe-a-seis-e-a-12-meses/

Altar,

Não podes olhar só para o valor da taxa, mas sim para o horizonte temporal da mesma.

Não te esqueças que ter uma taxa Euribor a 3 meses, significa que num ano, essa taxa é revista 4 vezes (consequentemente, a taxa Euribor a 6 meses é revista 2 vezes por ano, e a Taxa Euribor a 12 meses só é revista uma vez por ano).

Nos últimos anos, e especialmente a partir do momento que as taxas começaram a aumentar, foi possível manter taxas mais baixas em períodos mais longos.
Exemplo: entre 2022 e 2023, uma taxa Euribor 12 meses + Spread rondava os 1,8%, enquanto que as taxas Euribor 3 meses e 6 meses, já ultrapassavam os 3%. Num ano, quem teve a Euribor 12 meses, poupou algum dinheiro em relação às restantes taxas.

Agora, caso as taxas baixem, quem tenha empréstimos com taxas Euribor 3 meses ou Euribor 6 meses, irá beneficiar mais cedo em comparação com as taxas Euribor 12 meses.
Por outro lado, caso as taxas continuem a aumentar, passa-se exactamente o contrário...

Back