Tópico das Casas

Não vou discutir se é fácil ou difícil, apenas que, o que o user disse, está errado! Não é obrigatório ter um realtor. Ponto! Não há lei nenhuma que o exija. Era o que mais faltava!

Vocês às vezes esquecem que os EUA não são só NYC e LA... há regiões onde moram meia dúzia de pessoas em centenas de kms... e as casas mudam de posse, de vizinho para vizinho, tantas vezes pagas em cash! Não há lei nenhuma que diga que uma casa só pode ser vendida com recurso a um realtor.

Fui investigar e tens razão.

Tinham-me dito isto e na altura não comprovei. Mas parece que não é obrigatório

​​​​​​Como funciona a profissão de agente imobiliário nos Estados Unidos? Uma casa pode ser vendida de particular para particular ou é obrigatório que um agente imobiliário faça a mediação da operação?

No ano passado, só 10% das casas foram vendidas mediante a “venda pelo proprietário”, enquanto 87% foram vendidas com a ajuda de um agente imobiliário. Metade dos que venderam de forma independente, fizeram-no porque estavam a vender o imóvel a alguém conhecido, como um amigo, familiar ou vizinho.

Fui investigar e tens razão.

Tinham-me dito isto e na altura não comprovei. Mas parece que não é obrigatório

​​​​​​Como funciona a profissão de agente imobiliário nos Estados Unidos? Uma casa pode ser vendida de particular para particular ou é obrigatório que um agente imobiliário faça a mediação da operação?

No ano passado, só 10% das casas foram vendidas mediante a “venda pelo proprietário”, enquanto 87% foram vendidas com a ajuda de um agente imobiliário. Metade dos que venderam de forma independente, fizeram-no porque estavam a vender o imóvel a alguém conhecido, como um amigo, familiar ou vizinho.

O meu OCD não deixa passar isto sem perguntar... e então os outros 3%!? :confused::confused:[:D][:D]

Devo dizer que estou deveras curioso com o que o Bankinter vai oferecer a partir de Novembro.
Neste momento "oferecem" taxas fixas de 3.0% a 1 ano e 3.5% a 2 anos (até 31 de Outubro).

Com o pico das Euribors já atingido e neste momento num planalto antes da descida, estou na esperança que possam reduzir ligeiramente esses valores...

Vamos ver daqui a uma semana como este comentário terá envelhecido [:D]

ed57aad4-e882-4596-8a68-6b2a2c9699ca
3,00%* durante o primeiro ano
3,75% durante os primeiros 15 anos

3,50% durante os primeiros 2 anos
3,75% durante os primeiros 20 anos

3,75% durante os primeiros 5 anos
3,50% durante os primeiros 25 anos

3,75% durante os primeiros 10 anos
3,50% durante os primeiros 30 anos

Aqui estão as taxas oferecidas no mes de Dezembro...
  • 3,00% - durante o primeiro ano.
  • 3,50%** - durante os primeiros 2 anos.
  • 3,60% - durante os primeiros 5 anos.
  • 3,75% - durante os primeiros 10 anos.
  • 3,75% - durante os primeiros 15 anos.
  • 3,75% - durante os primeiros 20 anos.
  • 3,60% durante os primeiros 25 anos.
  • 3,60% durante os primeiros 30 anos.

Aqui estão as taxas oferecidas no mes de Dezembro...
  • 3,00% - durante o primeiro ano.
  • 3,50%** - durante os primeiros 2 anos.
  • 3,60% - durante os primeiros 5 anos.
  • 3,75% - durante os primeiros 10 anos.
  • 3,75% - durante os primeiros 15 anos.
  • 3,75% - durante os primeiros 20 anos.
  • 3,60% durante os primeiros 25 anos.
  • 3,60% durante os primeiros 30 anos.

Ou manteve ou subiu…

Neste momento penso que a única maneira de descer os preços das casas é através da subida dos juros.
A maior parte das casas à venda são usadas e estão a tentar utilizar o preço das novas para subirem os seus preços obtendo enormes ganhos.

Se os juros subirem as pessoas deixam de conseguir aceder aos bens (casas) e naturalmente os bens terão de ajustar o preço.

O desemprego não me parece que vá acontecer em grandes números (e ainda bem).

Ou manteve ou subiu…

Neste momento penso que a única maneira de descer os preços das casas é através da subida dos juros.
A maior parte das casas à venda são usadas e estão a tentar utilizar o preço das novas para subirem os seus preços obtendo enormes ganhos.

Se os juros subirem as pessoas deixam de conseguir aceder aos bens (casas) e naturalmente os bens terão de ajustar o preço.

O desemprego não me parece que vá acontecer em grandes números (e ainda bem).
Já não precisam de subir mais, ao preço que estão os juros, pelo menos em Portugal, as casas já estão inacessíveis praí para 70 ou 80% dos portugueses.

Já não precisam de subir mais, ao preço que estão os juros, pelo menos em Portugal, as casas já estão inacessíveis praí para 70 ou 80% dos portugueses.

No meu entendimento 4% não é nada exorbitante e ainda tens taxas fixas de 3.5%.
Isto deveria ser o normal (3-4%)

Para haver uma forte desaceleração nas compras teria de subir mais.

No meu entendimento 4% não é nada exorbitante e ainda tens taxas fixas de 3.5%.
Isto deveria ser o normal (3-4%)

Para haver uma forte desaceleração nas compras teria de subir mais.

Não é tão simples assim, se tiveres forte desaceleração, ainda vais ter é deflação (coisa que se calhar não vamos estar longe), as pessoas adiam as compras se estiverem a ver as coisas caras.
Se tens juros de 4% e uma rise por pequena que seja é um caos igual ao que tivemos recentemente mas no sentido contrário.
Um valor razoável será à volta dos 2, é isso que os estados estão a tentar.
As economias crescem pouco nos dias de hoje, com juros de 4% ou mais o investimento torna-se mais dificil.

Não é tão simples assim, se tiveres forte desaceleração, ainda vais ter é deflação (coisa que se calhar não vamos estar longe), as pessoas adiam as compras se estiverem a ver as coisas caras.
Se tens juros de 4% e uma rise por pequena que seja é um caos igual ao que tivemos recentemente mas no sentido contrário.
Um valor razoável será à volta dos 2, é isso que os estados estão a tentar.
As economias crescem pouco nos dias de hoje, com juros de 4% ou mais o investimento torna-se mais dificil.

Concordo contigo em relação à economia no geral.
Em relação às casas neste momento continuamos a assistir a imóveis à venda pelo dobro (por vezes mais)do preço que custaram há 10/12 anos.
Se os juros baixarem o que vai acontecer é que as pessoas mesmo sendo valores absurdos vão comprar essas casas e tudo voltará ao mesmo.

Se os juros subirem e de facto deixar-se de vender as casas elas irão baixar naturalmente o valor.

Mas veremos o que o futuro nos reserva.

Se as minhas contas tiverem certas a 2% de juros um empréstimo de 300k a 35 anos da uma prestação de 1000€

Ora com a subida do salário mínimo (que eu acho bem) daqui a uma legislatura o SMN são 1000€

Vai quase toda a gente comprar casas de 300k que serão os novos T2 para a classe média.

Última edição:
Se as minhas contas tiverem certas a 2% de juros um empréstimo de 300k a 35 anos da uma prestação de 1000€

Ora com a subida do salário mínimo (que eu acho bem) daqui a uma legislatura o SMN são 1000€

Vai quase toda a gente comprar casas de 300k que serão os novos T2 para a classe média.

Faz o mesmo exercício para taxas de juros próximas de zero (onde estiveram nos últimos anos) e nesse cenário consegues comprar casas de 500K com uma prestação de 1000€.

lol isto é a serio?

O pessoal que ganha o salário mínimo ou por aí pagava 300€ de prestação, com azar 400€ na última década. Ou seja pouco mais de 50/ 60% de um salário mínimo.
Se os T2 a 300 mil forem o novo normal, o tuga no geral vai viver debaixo da ponte durante muitos anos.
Nem quem vive com 1000€ hoje tem facilidade em pagar o crédito quanto mais daqui a uns anos com o mesmo valor.

No resto os juros em Portugal (repito em Portugal, pois não conheço suficiente mercado externo), já estão bem acima do que o tuga pode pagar para compra de casa. Anda muita gente com a corda na garganta, mas muita mesmo. Os números da poupança há umas semanas eram assustadores em Portugal, mas acho que se os juros se mantiverem muito tempo, esses valores serão provavelmente os mais baixos de sempre e serão para uma grande maioria das famílias residuais. (e antes já não eram números bons).
Os salários em Portugal não dão para pagar prestações de 700 ou 800€, nem lá perto, isto para famílias que tenham filhos e carros em casa para manter.
Neste momento parece-me que os preços já estão mais que estabilizados, e se não descerem, subir também não me parece.
Sendo que um pouco off topic, provavelmente iremos entrar em recessão.

O pessoal que ganha o salário mínimo ou por aí pagava 300€ de prestação, com azar 400€ na última década. Ou seja pouco mais de 50/ 60% de um salário mínimo.
Se os T2 a 300 mil forem o novo normal, o tuga no geral vai viver debaixo da ponte durante muitos anos.
Nem quem vive com 1000€ hoje tem facilidade em pagar o crédito quanto mais daqui a uns anos com o mesmo valor.

No resto os juros em Portugal (repito em Portugal, pois não conheço suficiente mercado externo), já estão bem acima do que o tuga pode pagar para compra de casa. Anda muita gente com a corda na garganta, mas muita mesmo. Os números da poupança há umas semanas eram assustadores em Portugal, mas acho que se os juros se mantiverem muito tempo, esses valores serão provavelmente os mais baixos de sempre e serão para uma grande maioria das famílias residuais. (e antes já não eram números bons).
Os salários em Portugal não dão para pagar prestações de 700 ou 800€, nem lá perto, isto para famílias que tenham filhos e carros em casa para manter.
Neste momento parece-me que os preços já estão mais que estabilizados, e se não descerem, subir também não me parece.
Sendo que um pouco off topic, provavelmente iremos entrar em recessão.

Casais a ganhar ordenados minimos conseguiram comprar casa na ultima decada, as casas em Portugal eram muito baratas e com os juros baixos deu para isso, ainda temos uma percentagem de proprietários acima da media da união europeia. Mas isso é algo que vai ficar no passado..

Os preços estão estabilizados mas se as taxas de juro descerem eles sobem novamente.

Quando as taxas de referência estavam a zero ou negativas 100 mil euros de crédito (com prazo alargado, como referes) custavam cerca de 300 euros/mês.

Actualmente custam cerca de 500 euros.

Casais a ganhar ordenados minimos conseguiram comprar casa na ultima decada, as casas em Portugal eram muito baratas e com os juros baixos deu para isso, ainda temos uma percentagem de proprietários acima da media da união europeia. Mas isso é algo que vai ficar no passado..

Os preços estão estabilizados mas se as taxas de juro descerem eles sobem novamente.
Não sobem necessariamente, passam é a ser vendidas, pois há dezenas de milhares de casas que não vão sair da imobiliária durante anos se não baixarem de preço.
Basta ver o que acontecia há poucos anos, mesmo com taxas negativas ou taxas baixas as casas estavam a preços razoáveis. Subiram exponencialmente foi na pandemia.
Provavelmente é mais barato construir hoje ou daqui a um ano do que o que foi nos últimos 2anos.
Além de que neste momento está a haver construção como nunca houve nos últimos 15anos pelo menos. E estão em revisão os PDM em muitas cidades do país, por exemplo em Braga vai ser uma pequena revolução.
Os juros são apenas uma das condicionantes, embora muito importante.

Faz o mesmo exercício para taxas de juros próximas de zero (onde estiveram nos últimos anos) e nesse cenário consegues comprar casas de 500K com uma prestação de 1000€.

E porque achas que os preços das casas dispararam?
Um dos motivos foi o dinheiro barato.

Podiam não ir para as de 500k (entradas e impostos) mas iam para os T2/T3 relativamente bem localizados na ordem dos 250/350k.

Voltar
Superior