Tens o conforto visual e térmico sem o desconforto do fumo, poeira, sujidade, vidros imundos que dão uma trabalheira a limpar etc.
Os meus pais têm lareira em casa (apartamento) e a minha mãe ganhou semelhante alergia ao fumo/poeira que não a usam há anos... está ali literalmente só para deixar entrar frio e "decoração", todo o conforto térmico vem do AC.
Há certas coisas que convém evoluir... a queima de lenha para aquecimento (principalmente em apartamentos e cidades) é tão eficiente como matar formigas com napalm...
Não vejo a coisa dessa maneira como "evolução", porque não vejo as coisas a preto ou branco. Acho que o mais importante é ler o contexto das coisas.
por exemplo:
O meu avô, lá na aldeia, há uns anos instalou um sistema de caldeira e radiadores de aquecimento através da caldeira na lareira, complementados com painel solar na cobertura para o verão. Ora, os encargos energéticos que ele tem são praticamente nulos, pois tem lenha à descrição e nem precisa de andar a abater árvores à bruta (basta a normal limpeza dos terrenos) que lhe dá para mais de meio ano de lareira acesa, no resto, o sol trata do serviço.
um tio meu pensou mais à frente, instalou um sistema onde mete a lenha numa máquina que faz o mesmo efeito. Só que essa máquina pode também levar pellets, e quando ele não puder cortar a lenha que precisa, tem esse recurso.
Eu na casa que estou a construir lá quero fazer uma lareira/recuperador de calor artesanal, de modo a garantir mais massa térmica dentro de casa, melhorando a eficiência. Não vou meter radiadores, mas sim rede de a/c para também dar para arrefecer no verão, sendo objetivo instalar painéis fotovoltaicos.
Ou seja, para mim isso da "evolução" é uma bela treta. Cada pessoa/família deve procurar as soluções que lhe são mais convenientes e confortáveis, não vivemos todos da mesma maneira, nem todos podem investir e gastar o mesmo. Há quem queira manter a casa a 25° para andar nu no inverno, e há quem esteja confortável com 12/15° dentro de casa.
Uma cota parte da responsabilidade da crise imobiliária e subida de preços que estamos a assistir por todo o mundo ocidental nasce nestes intensões de forçar a integrar soluções de "eficiência energética "by the book", inadequada aos contextos sociais e que faz encarecer o preço das coisas.
Quem faz estas leis são exactamente as mesmas pessoas que querem proibir os outros de usar os seus carros velhos a combustão (as lareiras) e obrigar a comprar carros novos "super eficientes e evoluídos", eléctricos (os a/c e bombas de calor, etc).
Pessoalmente nunca poria uma lareira num apartamento onde não faz sentido ter, mas dificilmente podia também uma lareira falsa.