Tópico das Casas

Está gira para um catálogo e umas fotos do instagramas, mas não passa de mais uma situação de imitação tão em voga hoje em dia.
​​​​​Hoje em dia imita-se tudo: é madeira, é pedra, é betão...enfim, não sou grande fã. Até pode apelar ao sentido visual (nunca a 100%), mas sobretudo falta os restantes sentidos, no caso da lareira o olfacto, a audição, e até o facto.

É verdade que há mais sujidade, liberta sempre algum fumo que, por exemplo, vai degradando livros.
Para quem tem de comprar a lenha pode ser chato e pouco rentável, agora para quem tiver terrenos que possam fornecer a lenha para gastar, é o que para mim faz mais sentido.

Não sou grande utilizador da lareira (no Porto ainda não se acendeu este ano), mas na aldeia é inevitável.

Gosto particularmente de agora nesta altura do ano, nos passeios de mota passar nas zonas mais rurais e sentir o cheiro das lareiras acesas ao fim do dia. [;)]

Opah, adoro !! viajar pelo interior e ver o fumo das chaminés aqui e acolá [kiss]

Só me falta a casa lá. Mas vou-me entretendo com estadias em hoteis.

Tens o conforto visual e térmico sem o desconforto do fumo, poeira, sujidade, vidros imundos que dão uma trabalheira a limpar etc.

Os meus pais têm lareira em casa (apartamento) e a minha mãe ganhou semelhante alergia ao fumo/poeira que não a usam há anos... está ali literalmente só para deixar entrar frio e "decoração", todo o conforto térmico vem do AC.

Há certas coisas que convém evoluir... a queima de lenha para aquecimento (principalmente em apartamentos e cidades) é tão eficiente como matar formigas com napalm...

Falamos de pequenas casas domésticas que muitas vezes aproveitam o excesso de lenha, não propriamente de aquecer um prédio inteiro.

Continuo a dizer que uma lareira em condições praticamente nem se nota nem poeira nem sujidade e muito menos vidros sujos.

Estou por estes dias a trabalhar numa obra em que a pedra dos WCs, que são gigantes, (estamos a falar de uma casa de vários milhões de euros, essencialmente pela localização), são umas placas de um material que desconhecia de 250*125cm, de 4mm a imitar pedra calacata.
Em vez de 10mil € em pedra devem ter gasto uns poucos milhares, ou mesmo umas centenas.

Já há vários materiais desses, para revestimento.
Mas também são caros... Não são centenas para uma casa de banho.. São mais de 100€ o m2.

Tenho recuperador a lenha com caldeira ... aquece a agua que circula nos radiadores e no chao , é um espetaculo ! Mas tenho a lenha de borla que ajuda muito, caso contrario nao tinha isto ligado 24/7 apesar de ele até consumir a lenha lentamente.

Falamos de pequenas casas domésticas que muitas vezes aproveitam o excesso de lenha, não propriamente de aquecer um prédio inteiro.

Continuo a dizer que uma lareira em condições praticamente nem se nota nem poeira nem sujidade e muito menos vidros sujos.

Gostava de ver essa "lareira em condições" onde não se faz cinza, nem pó, nem fumo... essas lareiras mágicas que tu conheces... [:)][:)]

Os vidros sujos falo do vidro do recuperador de calor, que fica castanho e imundo, e precisa de estar sempre a ser limpo.

Mas também são caros... Não são centenas para uma casa de banho.. São mais de 100€ o m2.

Depende sempre do tamanho da casa de banho, em todo o caso deve ter andado nuns poucos milhares. 4 ou 5 vezes mais barato pelo menos. Embora se for esse o preço haveria até opções mais baratas, embora esteticamente não é a mesma coisa.

Gostava de ver essa "lareira em condições" onde não se faz cinza, nem pó, nem fumo... essas lareiras mágicas que tu conheces... [:)][:)]

Os vidros sujos falo do vidro do recuperador de calor, que fica castanho e imundo, e precisa de estar sempre a ser limpo.

Se uma chaminé for em condições não há qualquer fumo....depois poderá depender da madeira para o resto, não sei, certo é que quem limpa a casa sou eu e a maria e nunca vimos cinza em lado nenhum muito menos nos móveis, se calhar é como dizes, deve ser uma lareira especial.

Por falar em lareiras e salamandras a pellets, o conforto de chegar, carregar no ON e passados 5 minutos ter a casa a aquecer não tem preço.

A minha ontem teve a revisão "anual" ao fim de 2 anos de uso. Mas impec. Uma ecoforest Kiev Insert.

O problema das salamandras a pellets é se avaria alguma coisa. É o chato da coisa.

É a vantagem de uma lareira ou de um recuperador de calor passivo. Não tem muito por onde dar chatice.

Tens o conforto visual e térmico sem o desconforto do fumo, poeira, sujidade, vidros imundos que dão uma trabalheira a limpar etc.

Os meus pais têm lareira em casa (apartamento) e a minha mãe ganhou semelhante alergia ao fumo/poeira que não a usam há anos... está ali literalmente só para deixar entrar frio e "decoração", todo o conforto térmico vem do AC.

Há certas coisas que convém evoluir... a queima de lenha para aquecimento (principalmente em apartamentos e cidades) é tão eficiente como matar formigas com napalm...

Não vejo a coisa dessa maneira como "evolução", porque não vejo as coisas a preto ou branco. Acho que o mais importante é ler o contexto das coisas.

por exemplo:
O meu avô, lá na aldeia, há uns anos instalou um sistema de caldeira e radiadores de aquecimento através da caldeira na lareira, complementados com painel solar na cobertura para o verão. Ora, os encargos energéticos que ele tem são praticamente nulos, pois tem lenha à descrição e nem precisa de andar a abater árvores à bruta (basta a normal limpeza dos terrenos) que lhe dá para mais de meio ano de lareira acesa, no resto, o sol trata do serviço.
um tio meu pensou mais à frente, instalou um sistema onde mete a lenha numa máquina que faz o mesmo efeito. Só que essa máquina pode também levar pellets, e quando ele não puder cortar a lenha que precisa, tem esse recurso.

Eu na casa que estou a construir lá quero fazer uma lareira/recuperador de calor artesanal, de modo a garantir mais massa térmica dentro de casa, melhorando a eficiência. Não vou meter radiadores, mas sim rede de a/c para também dar para arrefecer no verão, sendo objetivo instalar painéis fotovoltaicos.

Ou seja, para mim isso da "evolução" é uma bela treta. Cada pessoa/família deve procurar as soluções que lhe são mais convenientes e confortáveis, não vivemos todos da mesma maneira, nem todos podem investir e gastar o mesmo. Há quem queira manter a casa a 25° para andar nu no inverno, e há quem esteja confortável com 12/15° dentro de casa.

Uma cota parte da responsabilidade da crise imobiliária e subida de preços que estamos a assistir por todo o mundo ocidental nasce nestes intensões de forçar a integrar soluções de "eficiência energética "by the book", inadequada aos contextos sociais e que faz encarecer o preço das coisas.
Quem faz estas leis são exactamente as mesmas pessoas que querem proibir os outros de usar os seus carros velhos a combustão (as lareiras) e obrigar a comprar carros novos "super eficientes e evoluídos", eléctricos (os a/c e bombas de calor, etc).
​​​​​​
Pessoalmente nunca poria uma lareira num apartamento onde não faz sentido ter, mas dificilmente podia também uma lareira falsa.

Há umas peças da Margres (acho) com muito bom aspecto. Tinham os 3m de altura, uns 4mm de espessura com uma armadura atrás tipo kevlar. Ainda estive a olhar para elas e a fazer contas à vida [:D] (preços na ordem de 60/80€ M2).
​​​​​

Não vejo a coisa dessa maneira como "evolução", porque não vejo as coisas a preto ou branco. Acho que o mais importante é ler o contexto das coisas.

por exemplo:
O meu avô, lá na aldeia, há uns anos instalou um sistema de caldeira e radiadores de aquecimento através da caldeira na lareira, complementados com painel solar na cobertura para o verão. Ora, os encargos energéticos que ele tem são praticamente nulos, pois tem lenha à descrição e nem precisa de andar a abater árvores à bruta (basta a normal limpeza dos terrenos) que lhe dá para mais de meio ano de lareira acesa, no resto, o sol trata do serviço.
um tio meu pensou mais à frente, instalou um sistema onde mete a lenha numa máquina que faz o mesmo efeito. Só que essa máquina pode também levar pellets, e quando ele não puder cortar a lenha que precisa, tem esse recurso.

Eu na casa que estou a construir lá quero fazer uma lareira/recuperador de calor artesanal, de modo a garantir mais massa térmica dentro de casa, melhorando a eficiência. Não vou meter radiadores, mas sim rede de a/c para também dar para arrefecer no verão, sendo objetivo instalar painéis fotovoltaicos.

Ou seja, para mim isso da "evolução" é uma bela treta. Cada pessoa/família deve procurar as soluções que lhe são mais convenientes e confortáveis, não vivemos todos da mesma maneira, nem todos podem investir e gastar o mesmo. Há quem queira manter a casa a 25° para andar nu no inverno, e há quem esteja confortável com 12/15° dentro de casa.

Uma cota parte da responsabilidade da crise imobiliária e subida de preços que estamos a assistir por todo o mundo ocidental nasce nestes intensões de forçar a integrar soluções de "eficiência energética "by the book", inadequada aos contextos sociais e que faz encarecer o preço das coisas.
Quem faz estas leis são exactamente as mesmas pessoas que querem proibir os outros de usar os seus carros velhos a combustão (as lareiras) e obrigar a comprar carros novos "super eficientes e evoluídos", eléctricos (os a/c e bombas de calor, etc).
​​​​​​
Pessoalmente nunca poria uma lareira num apartamento onde não faz sentido ter, mas dificilmente podia também uma lareira falsa.

(principalmente em apartamentos e cidades)

por exemplo:

​​​​​​

Eu até em apartamento sou fã. Mas sim no dia a dia, chegar tarde a casa, mais depressa ligaria o AC que acendia a lareira que até que comece a dar calor real, ainda demora.

Quando tinha, acendia somente aos fins de semana. Ou durante a semana quando estava mt frio porque n tinha AC haha.

Ainda pra mais não tinha lenha à borla, comprava a 18 ou 19 cent / kg, portanto não era pela poupança, eficácia ou rapidez, era mesmo pelo gosto.

Mas sim no contexto que referes é excelente.

Por falar em lareiras e salamandras a pellets, o conforto de chegar, carregar no ON e passados 5 minutos ter a casa a aquecer não tem preço.

A minha ontem teve a revisão "anual" ao fim de 2 anos de uso. Mas impec. Uma ecoforest Kiev Insert.

O problema das salamandras a pellets é se avaria alguma coisa. É o chato da coisa.

É a vantagem de uma lareira ou de um recuperador de calor passivo. Não tem muito por onde dar chatice.

Vê se programas isso, eu só aos fds é que não tenho programação por ter horários mais incertos e para poder controlar a hora de limpeza.

Vê se programas isso, eu só aos fds é que não tenho programação por ter horários mais incertos e para poder controlar a hora de limpeza.

Não necessito. A casa está bem isolada e é mesmo para dar um maior conforto ao final do dia.

Era o que ia dizer. Reduziu de 400-500€m2 para 100-160€m2.

Só conheço Kerlite e outra marca dentro da Revigrés creio. Conheces outros?

Pergunto porque está planeado usar este material na remodelação de casa mas o material ainda me coloca dúvidas, especialmente durabilidade.

Tens opinião sobre isso?

Se tiveres um elevador direto da garagem e um recuperador de calor ligado ao aquecimento central como eu tenho, difícil consigo maior eficiência no aquecimento do apartamento.

O vidro do recuperador de calor sujasse sempre, seja a lenha boa ou má, nisso não há hipótese.

Também gosto imenso de lareiras, mas tiro partido em casa dos meus sogros, no campo. Pontualmente num ou noutro sítio.

Lareira em apartamento não acho grande conjugação.

Depois em termos de aquecimento o AC pode ser muito eficiente mas não aprecio. Gosto de sistemas de irradiação, idealmente pelo chão, mas se for por radiadores também cumpre.

Quase sempre na vida as soluções rápidas não são as melhores. Por exemplo na comida isso é bem evidente.

Eu curto imenso a minha lareira com recuperador, não há cheiro nem fumo! Tem 30 anos e aquece a sala e casa.
Tenho grande garagem e levam a lenha e arrumam!!

Back