Tópico das Casas

Há periodo de nojo quando se alteram condicoes no CH?

Do tipo, posso ir ao meu banco hoje pedir uma revisao e com isso ter a euribor 12M de novembro, e daqui a tres meses pedir a mesma revisao e assim ter uma taxa mais baixa (nesta epoca de tendencia de baixa)?

Isto é, ter euribor 12M na teoria mas na pratica ter uma euribor a 3 meses?

Ou depois de renegociar só podemos renegociar outra vez passado X tempo?

Há periodo de nojo quando se alteram condicoes no CH?

Do tipo, posso ir ao meu banco hoje pedir uma revisao e com isso ter a euribor 12M de novembro, e daqui a tres meses pedir a mesma revisao e assim ter uma taxa mais baixa (nesta epoca de tendencia de baixa)?

Isto é, ter euribor 12M na teoria mas na pratica ter uma euribor a 3 meses?

Ou depois de renegociar só podemos renegociar outra vez passado X tempo?

Podes pedir o que quiseres as vezes que quiseres. O banco pode aceitar ou não. Simples.

engraçado, a euribor 12M está agora abaixo das outras

mas a situação deve inverter-se dentro em breve, acho eu

Em geral os indexantes mais curtos são mais baixos porque traduzem um prémio de risco menor: emprestar a 3 meses é menos arriscado que emprestar a 12 meses. Contudo, quando se perspetiva uma redução das taxas em toda a linha, é normal que transitoriamente as taxas de mais longo prazo sejam mais baixas que as de mais curto prazo. Mas sempre transitoriamente, até se atingir de novo o equilíbrio.

Ao dia de hoje (20 Dezembro):

3M: 3.916%
6M: 3.924%
12M: 3.602%

Por isso que digo que talvez não seja mal pensado pedir revisão do indexante da euribor 12M agora, e daqui a 6 meses pedir outra revisão e eventual troca para euribor 6M ou 3M se estiverem já abaixo do valor da de 12M...

Ao dia de hoje (20 Dezembro):

3M: 3.916%
6M: 3.924%
12M: 3.602%

Por isso que digo que talvez não seja mal pensado pedir revisão do indexante da euribor 12M agora, e daqui a 6 meses pedir outra revisão e eventual troca para euribor 6M ou 3M se estiverem já abaixo do valor da de 12M...

Os valores que interessam nos créditos são as médias mensais.

https://www.doutorfinancas.pt/media-...-taxa-euribor/ - está tudo aqui.

Uma revisão agora da 12m levava com a média de Outubro ou Novembro, respectivamente 4,16% e 4,022%, portanto das mais altas dos últimos 15 anos. Se calhar não convém usar esta estratégia.

Mais alguma paciência e a coisa melhora substancialmente daqui a uns meses.[;)]

Last edited:

Uma revisão agora da 12m levava com a média de Outubro ou Novembro, respectivamente 4,16% e 4,022%, portanto das mais altas dos últimos 15 anos. Se calhar não convém usar esta estratégia.

Um processo a entrar agora seria para levar a média de dezembro que será na casa dos 3.700...
[;)]

Quem pediu revisão de spread em data não coincidente com a periodicidade da revisão do indexante, teve alteração do indexante tb!?
É que me parece que até do ponto vista legal isso não deveria ser permitido!

"A revisão do indexante não pode ocorrer com uma periodicidade diferente da do prazo a que o mesmo reporta."

Quem pediu revisão de spread em data não coincidente com a periodicidade da revisão do indexante, teve alteração do indexante tb!?

"A revisão do indexante não pode ocorrer com uma periodicidade diferente da do prazo a que o mesmo reporta."

Numa FINE que aqui tenho diz o seguinte:

"O indexante a aplicar ao contrato será o que se encontrar em vigor no mês correspondente à data de início do primeiro período de contagem de juros a taxa variável"

Uma FINE de um hipotético crédito misto...

Já referi aqui que no meu caso não houve revisão do indexante. Passou-se no Santander, no 1º semestre.

Mais recentemente fiz outra revisão de spread, mas ocorreu no mês da revisão do indexante.

BTW, neste momento já estou com os 0,75 de spread do Santander.

Bem, aqui na pasmaceira o apartamento T3 novo com 120 m2 de área, um lugar de garagem e acabamentos simplórios atingiu os 240 mil euros! :sh)

São contratadas novas condições particulares do CH para alterar spread/indexante/prazo etc. Para isso é preciso acordo da ambos os contratantes, banco+cliente(s). Essas novas clausulas revogam e como tal extinguem as anteriores.

Portanto, do ponto de vista legal, seria de estranhar é que aplicassem clausulas ou condicionantes de condições particulares que já não estão vigentes.

A clausula que transcreves visa apenas impedir o banco de, unilateralmente, aplicar revisões ordinárias fora dos prazos dos indexantes. Ou seja não tem nada a ver uma coisa com outra.[:D]

Um processo a entrar agora seria para levar a média de dezembro que será na casa dos 3.700...
[;)]

As alterações funcionam com delay. As revisões, normalmente, levam com as médias do mês anterior ou do mês anterior a esse.

Mas já que estás tão convicto avança e depois conta como foi.[:D]

São contratadas novas condições particulares do CH para alterar spread/indexante/prazo etc. Para isso é preciso acordo da ambos os contratantes, banco+cliente(s). Essas novas clausulas revogam e como tal extinguem as anteriores.

Portanto, do ponto de vista legal, seria de estranhar é que aplicassem clausulas ou condicionantes de condições particulares que já não estão vigentes.

A clausula que transcreves visa apenas impedir o banco de, unilateralmente, aplicar revisões ordinárias fora dos prazos dos indexantes. Ou seja não tem nada a ver uma coisa com outra.[:D]

Há muito tempo que não ando nessas andanças de pedidos de revisões de Spread...
As coisas podem ter vindo a ser alteradas..
E não sei se a prática é igual em todos os bancos.

Mas no 1º contrato que tive junto do Montepio, sim pedi revisão de spread por 2 vezes, na altura tinha indexante a 6 meses. Não consigo agora por aqui em cima, se foi pura coincidencia temporal ou não, mas uma coisa tenho a certeza, o Spread baixou 2 vezes e o indexante foi atualizado sempre com a periodicidade de 6 meses que vinha desde o inicio do contrato.

Agoras das duas uma:
- Ou o Spread alterou ao mesmo tempo que mudava o indexante e aí alteraram os dois. (ainda vou ver se conisgo pesquisar isto nos meus registos.. :))
- Ou alterou o Spread apenas e não a taxa do indexante se foi a meio do período dos 6 meses.

Mas no 1º contrato que tive junto do Montepio, sim pedi revisão de spread por 2 vezes, na altura tinha indexante a 6 meses. Não consigo agora por aqui em cima, se foi pura coincidencia temporal ou não, mas uma coisa tenho a certeza, o Spread baixou 2 vezes e o indexante foi atualizado sempre com a periodicidade de 6 meses que vinha desde o inicio do contrato.

Agoras das duas uma:
- Ou o Spread alterou ao mesmo tempo que mudava o indexante e aí alteraram os dois. (ainda vou ver se conisgo pesquisar isto nos meus registos.. :))
- Ou alterou o Spread apenas e não a taxa do indexante se foi a meio do período dos 6 meses.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O indexante mantém as datas de revisão ordinária, até pq as condições particulares dizem isso.

O meu revê sempre no mês em que perfaz um ano da escritura independentemente das revisões extraordinárias do spread.

Mas já que não sou claro o suficiente vou deixar a malta entalar-se à vontade.[:cool:]

Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O indexante mantém as datas de revisão ordinária, até pq as condições particulares dizem isso.

Mas já que não sou claro o suficiente vou deixar a malta entalar-se à vontade.[:cool:]

O que te estou a dizer é que a taxa de juro do indexante no meu caso (2 vezes) não foi modificada por ter alterado o spread.
Se alterou foi porque a data era coincidente com a revisão dos 6 meses do indexante. Apenas isto.
Claro que se foi sempre coincidente com a renovação do indexante, não tenho maneira de dizer que se tivesse sido fora da data de renovação, a taxa não teria sido alterada ou não. [;)]

Não sei se estou tb ou não a ser claro, no que quero transmitir?

é o que eu penso, por isso optei pela 3M

sei que ora depressa baixa ou depressa alta, mas é tipo o mercado SPOT da eletricidade

se for 12M andamos ali muito tempo até ser revista

é o que eu penso, por isso optei pela 3M

sei que ora depressa baixa ou depressa alta, mas é tipo o mercado SPOT da eletricidade

se for 12M andamos ali muito tempo até ser revista

Sim eu tambem prefiro a 3M, mas a minha ideia é em janeiro pedir revisao de spread com euribor 12M (porque a media de dezembro de 12M será mais baixa que a 6M ou 3M) e depois quando a media da euribor 6M baixar dos 3.722 (média actual de dezembro da euribor 12M) pedir troca para a euribor 6M....

Por enquanto o BPI ainda não trabalha com euribor 3M... :(

Agoras das duas uma:
- Ou alterou o Spread apenas e não a taxa do indexante se foi a meio do período dos 6 meses
.

Retornando aqui o tema, porque já encontrei a informação relativa às 2 alterações de spread que tive.
Engraçado que as duas situações descritas acima aconteceram:

- Na 1ª vez o spread foi alterado coincidentemente com a revisão do indexante (6 meses após a última revisão).
- Na 2ª vez o spread foi alterado 2 meses após uma revisão do indexante, tendo a taxa de juro TAN (spread + indexante) baixado exatamente o valor que baixou o spread durante 4 meses até a próxima revisão do indexante.

Concluindo, no meu caso e no Montepio, o valor da taxa de juro do indexante não se alterou com a baixa do spread, mesmo tendo esta operação ocorrido fora da data da revisão do mesmo.

A RENEGOCIAÇÃO DO SPREAD CONTRATADO PODE NÃO COMPENSAR?

Ao pedir a redução do spread inicialmente contratado, o banco irá utilizar a média mais recente do indexante associado. Num cenário de subida da Euribor, esse valor poderá ser mais elevado do que o que está a pagar atualmente. Por isso, pode não compensar pedir de imediato a descida do seu spread, sendo preferívelaguardar pela revisão periódica do contrato para fazer nova avaliação.

Compare a taxa de juro nominal (TAN) proposta na renegociação – esta taxa soma o spread com o indexante – com o valor atual antes de fazer qualquer alteração. Contudo, se tiver, por exemplo, um spread de 5%, poderá compensar avançar de imediato com a renegociação.

https://www.deco.proteste.pt/dinheir...-precisa-saber

Last edited:
Back