Tópico das Casas

O ribatejo também depende da zonas, e não é o interior interior que se fala. Aliás tens zonas no ribatejo mais caras que periferia de Lisboa. [:D]

E ai está, depende do emprego, o que tens ai? Grandes empresas? Ou tens sorte de haver um grande empresa (por norma nacional) numa terra mais longe, tipo a Delta em Campo Maior ou é difícil. Claro que o TT veio trazer algumas oportunidades, até para quem trabalha 100% remoto para uma empresa fora de portugal.

Mas o que o Rasec diz é verdade, se já em Lisboa se sofre com a falta de hospitais, quanto mais no interior. E escolas idem, primárias ainda se arranjam, secundárias já são menos.

Quanto a serviços, é nao ir para um interior afastado das capitais de distrito ou cidades principais, nao é mt dificil.

Depende do emprego sim, bem à volta de casa tenho mt, pouco para a minha área. Mas pode ser remoto, a maria é que nao é tao facil.

Imagina quem mora a 5 ou 10 km de évora ou similar, não tem a mesma variadade de coisas que na capital, mas pa quem nao precisa de 500 lojas serve bem.

Agora só me voltas a dirigir a palavra quando projectares e construires a tua casa de campo que tens em mente [:p][:D]

Não te dás com amigos ? Não vais ao cinema, teatro, espetáculos, concertos ? Não vais a Centros Comerciais ? A livrarias ? A um parque ? Ao pé do mar ? ao ginásio ?

O Interior que conheço melhor, fica a ~250km (2h/2,5h) do litoral/Porto, outros tantos de Madrid (por acaso), e o que posso dizer é que a distância não é propriamente problema para usufruir de algumas dessas coisas, vive-se é de outra maneira.

Algumas das coisas que referes nessa lista existem também no interior, algumas dessas a maioria das pessoas nem sequer lá põe os pés, seja no interior ou no centro da grande cidade, e outras (concertos) a malta desloca-se para outras cidades.

Numa coisa que gosto muito, costumo dizer que a malta de Bragança vive no paraíso (boas estradas para andar de mota), e eu nem me posso queixar muito, que na zona do Proto não é nada mau...

Ao nível do emprego não será logicamente igual para todos. Quem for "funcionário público" com o mesmo vencimento consegue ter uma vida mais desafogada que em Lisboa, provavelmente...
há menos oportunidades é certo, as situações de pobreza que se falam do interior, no litoral seria mesmo impossível das pessoas se safarem (reformas de 200 ou 300€, p.e).
Mas também há muito dinheiro, apesar de não parecer, algumas pessoas conseguem juntar mais, coisa que no litoral seria impossível

Excacto. Depende da realidade de cada um e também do que mais gosta.

Bom ponto esse das estradas. Estar à beira de uma boa EN para as curvas é delicioso.

Sair da garagem e entrar logo numa avenida cheia de barulho e fumo e TVDE's e tuk tuk é de cortar os pulsos [:D]

Quanto a serviços, é nao ir para um interior afastado das capitais de distrito ou cidades principais, nao é mt dificil.

Depende do emprego sim, bem à volta de casa tenho mt, pouco para a minha área. Mas pode ser remoto, a maria é que nao é tao facil.

Imagina quem mora a 5 ou 10 km de évora ou similar, não tem a mesma variadade de coisas que na capital, mas pa quem nao precisa de 500 lojas serve bem.

Agora só me voltas a dirigir a palavra quando projectares e construires a tua casa de campo que tens em mente [:p][:D]

5 ou 10 km em Évora não é nada. Nas grandes cidades demoras mais só à procura de estacionamento [:D]

A distância do interior também é relativo, costumo dar um exemplo que é, chega-se mais rápido do Porto a Bragança , ou Vimioso, do que se chega a Resende que nem metade da distância é.

Não há tanto emprego....mas tb há mt menos cães a 1 osso....

Acho que estás a generalizar um bocado aquilo que o interior é, já pa n falar que, lá está, depende da zona.

Tu estás a chamar interior a um sítio tipo Guimarães .... isso para mim não é interior! Para mim interior é Sernancelhe ou Alpalhão!

Ai está, há interior e interior. 5/10km de Évora para mim também estava óptimo. Gosto imenso da zona. Ficava era logo mais gordo e bêbado. [:D]

Mas numa pesquisa de 30seg.

https://www.idealista.pt/imovel/33221841/

Moradia T3 isolada fora do centro. 660.000€ [:D]

Ou seja, o que évora tem de bom por ser interior, faz como é óbvio aumentar os preços.

Ai está, há interior e interior. 5/10km de Évora para mim também estava óptimo. Gosto imenso da zona. Ficava era logo mais gordo e bêbado. [:D]

Ou seja, o que évora tem de bom por ser interior, faz como é óbvio aumentar os preços.

Évora está a menos de 100kms do mar! Isso ainda é litoral, não é interior [:)][:)]

Somos um país pequeno rasec, sem duvida, mas de qq forma Évora tá a ficar mt refinado.

Mas há muitas outras zonas. Mesmo que seja 20 ou 30 km da vila maior ou cidade, no interior costuma fazer-se bem, não há trânsito...
se houver algum comercio basico proximo de casa melhor ainda e não é preciso ir constantemente à cidade.

Já em lx um gajo quer andar na cidade ou arredores seja a que hora do dia for e é um 31 :sh)

Tu estás a chamar interior a um sítio tipo Guimarães .... isso para mim não é interior! Para mim interior é Sernancelhe ou Alpalhão!

Como vês tens várias alternativas sem ser " no meio do nada a 30 km da civilização ".

Nunca será a mesma quantidade de empregos ou sequer de serviços que o v7 referiu mas tudo dependerá do que se procura.

5 ou 10 km em Évora não é nada. Nas grandes cidades demoras mais só à procura de estacionamento [:D]

A distância do interior também é relativo, costumo dar um exemplo que é, chega-se mais rápido do Porto a Bragança , ou Vimioso, do que se chega a Resende que nem metade da distância é.

Sim, e o Alentejo tem essa vantagem, faz-se dezenas de KM com uma facilidade brutal sem recorrer a vias rápidas ou AE.

Aliás doi por mim em EN's alentejanas a velocidades de AE :sh)

Se vais gastar essa pequena fortuna, pf n vás para Massamá Norte....horrível em tudo.

Tem no entanto prédios bons mas outros já cheios de humidade, atenção a isso, é cada coisa medonha...

Eu morei lá ao lado, conheço bem a zona, enchi o saco [:D]
Obrigado pelo feedback. Eu sei que sim. Muitas casas, principalmente as que tem frente a Norte, têm infiltrações e humidade. As da Anta já não vejo esse problema nelas.

Tem mais alguma recomendação?

Obrigado pelo feedback. Eu sei que sim. Muitas casas, principalmente as que tem frente a Norte, têm infiltrações e humidade. As da Anta já não vejo esse problema nelas.

Tem mais alguma recomendação?

Não forçosamente porque cansei-me dos arredores de LX. Não há zona nenhuma que eu goste e mt menos a preços decentes.

Se a proximidade é importante, a minha eventual aposta seria para Carnaxide, mas depende que tipo de zonas gostas, mais descansadas e longe dos transportes ou mais perto dos mesmos , serviços, mas mt mais ruidosa e confusa, estilo cacém, que é de fugir.
Monte Abraão, outra coisa de fugir, etc.

NOTA: de fugir como quem diz. São selvas urbanas com o pouco que tem de bom e muito que tem de mau. Eu até 2016/17 nao desgostava mas a partir daí começou a ficar ainda mais lotado e por ex a partir das 16/ 17h é um caos de transito.

Autocarros nessas zonas? lentos e paradinhos...

Tenho ideia que ramada é mt mais desafogado. Ou caneças. Mas menos abrangida de transportes acho eu.

Évora tem uma situação geográfica e histórica que a favorecem imenso. Tem comboio e vias rodoviárias que a colocam quase ao lado com a capital do País. Nem Leiria se pode gabar do mesmo!

Procura uma semelhante em Beja.

Évora tem uma situação geográfica e histórica que a favorecem imenso. Tem comboio e vias rodoviárias que a colocam quase ao lado com a capital do País. Nem Leiria se pode gabar do mesmo!

Procura uma semelhante em Beja.

Lá está, Évora não é a definição de "interior" no sentido de isolado e sem oferta, e como é óbvio os preços são refletidos no mercado.

Lá está, Évora não é a definição de "interior" no sentido de isolado e sem oferta, e como é óbvio os preços são refletidos no mercado.

Há imensos factores que deterninam a actratividade das zonas. E a malta esquece-se deles com relativa facilidade.

Uma zona que me.parece ainda melhor que Évora, é Montemor-o-Novo, mesmo ali no meio.

Casa do dia do idealista...

https://www.idealista.pt/imovel/32984508/

Precisamente na óptica do que se tem falado. Coisas "grandes" mas sem sumo nenhum.
Sabem bem que vale pelo terreno e exterior, por isso é que metade das fotos são cá de fora.
Depois deve ser curioso saber o que está efectivamente legal... A casa tem anexos e mais anexos com qualidade duvidosa.
E tanto que conseguiram ficar com uma casa escura como tudo!
Uma moradia num terreno grande, 4 frentes e é... escura. [:D]

Vá lá, escolheram bem a pausa na TV para tirar as fotos:

O plus é morar na rua das passarinhas 😂

O duo mesa de massagem / ginásio / walking (living!) closet é fantástico! É o tipo de casa de "zero fucks were given that day" em termos de design!

image.png

Para os entendidos em zonas e valores.

Estou à procura de casa, e procuro um tradeoff decente entre idade da casa e distância a Linda-A-Velha, mas que ao mesmo tempo dê para chegar ao Saldanha "rápido", preferencialmente de transportes. Conseguimos ir até 300k no máximo e queríamos um T2/T3.

Andámos a ver Odivelas, sabendo que fica a 20min de carro de Linda-A-Velha. A minha senhora não gosta das casas de Oeiras porque são velhas/pequenas (dentro do nosso orçamento), e Odivelas (Caneças e Ramada) têm a questão do metro.

Andámos também a ver Massamá Norte e Anta da Agualva. Há mais alguma zona que devemos considerar?

Consideraram algo em Loures? Quinta do Conventinho (um bocadinho deslocada) ou a Quinta do Almirante, em 5 mins apanhas o IC22/17. Os prédios não são todos iguais nestas urbanizações.

Mais longe tens o Infantado, melhor servido em termos de comércio mas mais caótico também (trânsito, estacionamento...).

Back