Tópico das Casas

Nem sei se será legal, a area de construção para a area do lote, não faz sentido nenhum!

Mas continuo a achar que tem as bases para se fazer ali um bom colégio!

Na altura em que foi feita e com a fiscalização que há o mais provável é nada estar legal. [:D]

Adoro sempre ver malta que vive em gaiolas de cidade a criticar as casas de imigrantes das aldeias.

Pah fizeram o que queriam com o dinheiro que tinham, conseguiram ali um sonhozinho que já não o é e pronto!

O gajo tem ali uma coisa engraçada para alugar em lugares de garagem!

Quem nunca teve uma garagem grande, não sabe o conforto que é! Tenho quase garagem de 100m2 no apt e isto faz com que ache que tenho uma das melhores gaiolas da cidade, o conforto de poder estacionar o nosso carro, ter as bikes, os kayaks, as tralhas da mulher, a lavandaria do gear de montanha, é muito porreiro!

A minha casa sofre do mesmo, casa pequena/garagem enorme.
Mas pelo menos na minha não preciso de andar de lado nos corredores como nessa. [:D]
A mesa na sala de jantar diz tudo.
Também gostei muito do quadro com a foto aérea da casa. O orgulho!

Que absurdo de casa. Tanto terreno e ter uma micro casa lá no meio.

Nem sei se será legal, a area de construção para a area do lote, não faz sentido nenhum!

Mas continuo a achar que tem as bases para se fazer ali um bom colégio!
Pode nem ter restrições à impermeabilização. A minha casa não tem.

Mas pelo menos na minha não preciso de andar de lado nos corredores como nessa. [:D]

Isso foi um negócio durante anos...

Uns gajos alugavam um helicóptero, e fotografavam as casas do emigrantes nas terrinhas.
Depois vendiam as fotos aos proprietários.

Hoje com Drones isso é bem mais simples... (ou talvez não com a quantidade de regulamentação que houve)

Nem toda a gente adora casas grandes. Eu dispenso-as bem.
A vantagem de construir de raíz é que cada um faz como prefere.

Podemos tudo sempre , a cor das paredes são o que mais gosto na casa.

quanto ao conforto térmico, o gajo tem garagem para toneladas de lenha, e face ao tamanho, tipologia da casa, deduzo que imenso tempo, rachar lenha na garagem é grande hobbie

Aposto que termicamente falando, se se fartar de cortar lenha, pode sempre desabitar a parte de cima e montar a cama e o sofá na garagem, sempre deve ser menos fresca [:D]

Pode nem ter restrições à impermeabilização. A minha casa não tem.

Tendo em conta o tipo de casa, na volta nem projeto tem, ou se tem, foi feito por um desenhador ou topógrafo qualquer da câmara e que depois o engenheiro assinou tudo, como era normal (e de certo modo ainda acontece) sobretudo nas terrinhas.

Quanto à impermeabilização, tem de obedecer ao PDM, e os PDMs estão em constantes alterações. Por atraso no planeamento urbanístico ou simplesmente pelas características do lote/lugar, pode haver possibilidade de impermeabilização total.
De qualquer modo, em condições normais e num sítio destes, uma impermeabilização que deve rondar os 80% não deve(ia) ser permitida.

O que me chamou mais atenção nesta casa (além da cor) foi o campo de futebol, claramente projetado por um arquiteto que nunca jogou futebol na vida [:D]

Basta uma bola mais disputada na parte lateral e cais na piscina, que está a menos de 3 metros e sem proteção nenhuma. Agora imaginem quando a piscina está a ser utilizada e o piso à volta molhado, a maravilha que deve ser.

Também não existe nenhuma proteção entre o campo de futebol e os vidros da casa que fica por trás. Só espero que o comprador da casa não jogue com regularidade, ou então que tenha um bom desconto nos vidraceiros da zona.

236577457.jpg

Isto é casa de quem tinha ali uma negocio qq naquela "garagem / pavilhao". No norte alguem fazia ou vendia ali qq coisa certamente. [:D]

(...)

mesmo casas com 30/40 anos para reabilitar com construção em pilar/viga de betão é sempre um risco. Com essa idade o betão já está a passar o "prazo de validade" e ainda é preciso saber se não foram cometidas atrocidades na construção.
Infraestruturas eléctricas, abastecimento de água, saneamento...com essa idade o melhor é fazer de novo porque, ou estão já a pedir substituição, ou estão simplesmente obsoletas.

Na minha opinião, os preços praticados em habitações usadas com mais de 20 anos são completamente absurdos, principalmente nas construções dos anos 60/70/80.

Em relação a esta parte sou a informar que há 30 ou 40 anos a maioria das estruturas já eram desse tempo, aliás até antes. E há 20 anos então...

Mesmo há 50 anos a construção em betão era comum, pelo menos aqui por Lisboa. Se for um prédio com 100 anos já percebo um pouco o problema, mas com 20?!

edit: Aqui por Lisboa a dificuldade não está em encontrar prédios com 40 anos e com excelentes condições. A dificuldade é encontrar casas, tenham elas 10 ou 50 anos, a preços que não sejam uma exorbitância.

Last edited:
Em relação a esta parte sou a informar que há 30 ou 40 anos a maioria das estruturas já eram desse tempo, aliás até antes. E há 20 anos então...

Mesmo há 50 anos a construção em betão era comum, pelo menos aqui por Lisboa. Se for um prédio com 100 anos já percebo um pouco o problema, mas com 20?!

edit: Aqui por Lisboa a dificuldade não está em encontrar prédios com 40 anos e com excelentes condições. A dificuldade é, isso sim, encontrar casas que não esteja a preços exorbitantes.

Os predios desde 60s que são quase todos de pilares, vigas e placa.

Ali entre 45-60 tens aquele misto de pilares nas pontas e vigas em cima de paredes com placa de betão .

Agr já vi predios de 80/90s com estruturas bem piores que os de 60 ...
E com as obras que por ai se faz de renovação é preciso sorte, pq há coisas que aguentam muito tempo sem intervenções mas com umas diarias horas de martelo pneumatico na estrutura não há como não rachar prumadas e tal em chumbo/gres/ferro até pvc.

Garagens assim grandes é comum nas zonas rurais, acabam por ter uma razão funcional.
a casa dos meus pais na aldeia tem o piso inferior completo em cave/garagem, são cerca de 160m2 úteis, e na realidade até dava jeito ser um pouco maior.
Entre trator, reboque, uma ou outra alfaia e equipamentos, cabem lá 2 carros e por norma um ainda tem de ficar na rua.

​​​​​​Até pode não ser bem o caso desse, pode simplesmente querer uma garagem grande para outra coisa qualquer.
O que está um bocado errado é anunciar valores de M2 absurdos sendo a maior parte áreas dependentes, fazendo até o efeito de baixar o custo médio por M2 (isto já me lixou numa avaliação, pois não tenho dessas áreas) das casas nas zonas mais rurais.

Na aldeia que eu conheço é típico fazer-se isto por 2 motivos:

1- Faz-se um "salão" na 1º piso da casa e a casa propriamente dita é no 1º piso, porque é mais barato fazer-se assim uma casa.
2- O salão dá para juntar a família e fazer umas festas, é sempre um sucesso quem tem um salão.

Não percebo nada de casas, mas desta ultima casa partilhada, saltam-me à vista 2 coisas.
1- largura dos corredores. Pode ser impressão minha mas os corredores poderiam ser mais largos.
2- O local do frigorifico. Deve dar cá um jeito quando se está a cozinhar [:D]

Nem toda a gente adora casas grandes. Eu dispenso-as bem.
A vantagem de construir de raíz é que cada um faz como prefere.

Eu também não aprecio, principalmente depois de ter tido um T5+1, mas há diferenças entre uma casa pequena e uma casa em que se tem de andar de lado nos corredores, como essa.

edit: Aqui por Lisboa a dificuldade não está em encontrar prédios com 40 anos e com excelentes condições. A dificuldade é encontrar casas, tenham elas 10 ou 50 anos, a preços que não sejam uma exorbitância.

A construção em pilar/viga de betão democratizou-se em Portugal de meados dos anos 50/60 para a frente, o que significa que falamos já de 60/70 anos, antes disso as estruturas eram essencialmente com fachadas em pedra e vigamento em madeira.

Chegados ao ano em que estamos, e tendo em conta que quando se intervém numa construção é para durar mais umas décadas, é importante perceber o estado de conservação das estruturas, e neste aspecto, um edifício com estrutura em pilar/viga (e laje aligeirada em vigotas) com essa idade, já deverá precisar de reforços estruturais em vários pontos, de modo a conseguir aguentar mais umas décadas.

Depois é preciso separar o trigo do joio, ou seja, o que são edifícios bem projetados e construídos em termos estruturais, daqueles que são feitos às 3 pancadas, com projetos mal feitos e abusos por parte de quem constrói. Ora, este último caso são mais que muitos sobretudo na expansão do parque habitacional dos anos 70-90.

Como disse mais atrás, tendo em consideração que o "prazo de validade" do betão armado andava pelos 30/40 anos (já se esgotou nesses casos), e que a estrutura de uma casa corresponde a uns 30% da construção, se a mesma precisar de reforços estruturais já estamos a falar de menos de 15/20% do valor de uma intervenção mais a fundo e que dê garantias de adequabilidade e durabilidade para as próximas décadas.

Claro que uma intervenção pode não ir tão a fundo e pode ser apenas uma "lavagem de cara", o problema é saber onde parar.
Agora quando se pedem valores por habitações usadas com várias décadas tão próximo de construção nova, não acho atractivo...

brunomeleiro O empreendimento das amoreiras faz 40 anos para o ano, a Noca Campolide vai a caminho dos 30... O Hotel Sheraton tem mais de 50 anos...

Ocorre-me também um parecer do LNEC relativamente à estrutura em betão de um prédio com 15 pisos e três caves, construído em1973, e a conclusão era a de que a estrutura continuava segura.

edit: Daí penso poder concluir que, se a construção seguiu os regulamentos, um prédio ao final de 50 anos permanece estruturalmente seguro e ainda com uns bons anos pela frente. ;)

Last edited:
Não precisas de ir para esses topo de gama, as torres da reboleira ou santo antonio cavaleiros tb se aguentam de pé sem inclinar.

Mas com faltas de manutenção, obras a bruta nos interiores (pq cada um faz o que quer nos interiores), infiltrações prolongadas a corroer o ferro se vier um sismo jeitoso quase tudo isso fica totalmente inabitável.
Pq resistir a sismos é apenas não colapsar sobre si, não é que fique habitável.

Querem prédios de construção má, nem é por Lisboa e arredores, é no Algarve - Portimão/Armação/Albufeira/Quarteira e alguém quer saber ? Continuam a comprar-se /vender-se e alugar por valores parvos...

Back