Tópico das Casas

Não nos podemos esquecer que as habitações são reflexo do contexto do lugar, do clima, do contexto económico, do social e também da época em que vivemos.

Comparar as nossas construções com as do norte da Europa, com as dos Estados Unidos, Japão, África ou Brasil, não faz muito sentido porque os contextos são bastante diferentes, e o que funciona lá, cá pode não ser a melhor opção.

Na 2a metade do século XXI, é verdade que foi feita muita construção que se pode considerar pouco eficiente, mas também foi isso que permitiu dar resposta às necessidades habitacionais dos portugueses.
Já no momento atual em que estamos, se por um lado é verdade que se obriga a construir construções mais eficientes, por vezes pode-se pecar por excesso, e tornar a habitação menos acessível às pessoas. É o preço a pagar...
E se entrarmos no campo da reabilitação, então vemos cada vez mais a imposição de "aberrações" que para dar resposta às leis atuais, destrói património ou torna até essas intervenções pouco apelativas.

É como se quisessem obrigar toda a gente a andar de "Mercedes" quando só há dinheiro para um "Dacia"...em em muitos casos atuais (tal como noutros tempos), nem para um Dacia dá...

Eu que estou dentro do ramo e que lido diariamente com estas questões, considero que em muitas questões se está a ser mais papista que o papa. Os políticos que definem as leis deviam sair mais daa suas casas XPTO e dos seus escritórios e perceber como vive a sociedade no global. E mesmo os técnicos que desenvolvem os projetos, também deviam ser menos burocratas e tentar perceber a sociedade e dar respostas de forma mais adequada.

A propósito de burocracia, não sei se repararam, mas com o "Simplex" passou a ser exigidos estudos de ruido para obras de loteamento, construção, demolição...mais um custo adicional para quem quer construir, na prática, vai melhorar alguma coisa? [;)]

Em termos de eficiência térmica, hoje em dia a qualidade da construção é muito superior, mas por outro lado usa-se muito mais vidro, principalmente nos apartamentos. Há muitos cujas paredes exteriores são quase 100% vidro, e isso não ajuda nada do ponto de vista térmico.

O meu apartamento é virado a nascente / sul e já é um bocadinho quente, mas tenho um amigo que comprou um andar virado a sul / poente, e ainda que os vidros sejam XPTO com eficiência térmica muito acima da média, no verão ele tem o AC ligado praticamente o dia todo, caso contrário estaria a viver numa estufa. É isso ou ter as janelas sempre fechadas.

Os vidros é um tema importante numa construção, e que envolve decisões em obra como o tipo de emissividade adequada ao clima e ao uso dos espaços, tendo em conta consequências como a necessidade de aquecer, de arrefecer ou as condensações.
​​​​​​Nas caixilharias, há uns anos exageraram na capacidade de isolamento, como consequência problemas de ventilação.

Há várias questões a ter em conta como por exemplo a orientação, mas não só. A ventilação cruzada (entre fachadas opostas) é importante, por isso quando aparecem apartamentos mono orientados é logo um problema.
Orientações a nascente/poente, em particular tem de se ter cuidado com a incidência solar, aí a dimensão de janelas, varandas ou palas podem ajudar.
Sobre fachadas em vidro, existem soluções técnicas de ventilação passiva, onde se utiliza uma espécie de caixa de ar para aquecer ou arrefecer o edifício.
Os materiais de construção, isolamento e revestimento, não são todos iguais, dizer que tem 10cm de isolamento térmico ou que não tem nenhum, pouco diz da capacidade térmica (e inércia térmica) de uma construção.
O uso da vegetação no exterior também pode ser uma boa ajuda no controlo térmico.
​​​​​​
Existem parâmetros mínimos de isolamento térmico para cada região que têm de ser cumpridos, mas lá está, é "burocracia", e muitas vezes até cumpre, mas podia ficar melhor, houvesse mais qualidade dos técnicos e menos trabalho "nivelado por baixo"...

De que forma o fizeram?

​​​​​​É algo que ando a ponderar.

Pladur e lã de rocha, perdeu uns 10cm talvez menos, a casa é da década de 90 os quartos tem 18-20 m2 não fez diferença nenhuma, começaram por fazer um quarto para experimentar acho que na altura custou 800 euros e depois fizeram mais 3 quartos e a sala onde passam mais tempo, fez muita diferença.

Questão talvez um pouco off-topic..

É possível um familiar financiar a construção de uma casa? Ou seja, imaginemos que eu tenho uma casa para construir e tenho um empreiteiro. O meu pai oferece-se para bancar as contas.

Como a casa será para mim, presumo que terei de ser eu a efetuar os pagamentos ao construtor, sendo que o meu pai teria de fazer transferências dos montantes para a minha conta, para depois eu fazer os pagamentos.

O fisco aceita isso? Ou poderá o construtor receber os pagamentos diretamente do meu pai?

É possível um familiar financiar a construção de uma casa? Ou seja, imaginemos que eu tenho uma casa para construir e tenho um empreiteiro. O meu pai oferece-se para bancar as contas.

Como a casa será para mim, presumo que terei de ser eu a efetuar os pagamentos ao construtor, sendo que o meu pai teria de fazer transferências dos montantes para a minha conta, para depois eu fazer os pagamentos.

O fisco aceita isso? Ou poderá o construtor receber os pagamentos diretamente do meu pai?
https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/o-banco-e-eu/Pages/emprestimos-entre-particulares.aspx

Da uma leitura aí

Não tens o teu nome na conta bancária do pai? Se tiveres pode ser o pai a fazer a transferência porque o dinheiro também é teu, em teoria!

O pai pode transferir diretamente para o empreiteiro, e consequentemente o empreiteiro passar a fatura corresponde a essa transferência ao pai. Ou estou errado?

​​​​​​

O pai pode transferir diretamente para o empreiteiro, e consequentemente o empreiteiro passar a fatura corresponde a essa transferência ao pai. Ou estou errado?

​​​​​​

Pode ser possível, mas será que lança alguma questão relativamente à propriedade da casa?

Pladur e lã de rocha, perdeu uns 10cm talvez menos, a casa é da década de 90 os quartos tem 18-20 m2 não fez diferença nenhuma, começaram por fazer um quarto para experimentar acho que na altura custou 800 euros e depois fizeram mais 3 quartos e a sala onde passam mais tempo, fez muita diferença.
Já agora, os teus pais tinham problemas com condensações nessas divisões, antes de revestirem as paredes? Como fizeram o revestimento junto às janelas? Também colocaram teto falso?

Tenho que falar desta solução a uns familiares com um problema idêntico.

Obrigado

Já agora, os teus pais tinham problemas com condensações nessas divisões, antes de revestirem as paredes? Como fizeram o revestimento junto às janelas? Também colocaram teto falso?

Tenho que falar desta solução a uns familiares com um problema idêntico.

Obrigado

Por acaso era para escrever isso no comentario, não a casa nunca teve qualquer problema de humidade, se tiveres humidade tens que resolver isso primeiro.

Sim colocaram tambem o teto.

Não percebi a pergunta sobre as janelas.

Por acaso era para escrever isso no comentario, não a casa nunca teve qualquer problema de humidade, se tiveres humidade tens que resolver isso primeiro.

Obrigado!

Deduzo que na zona das janelas não colocaram revestimento, porque senão ultrapassaria a própria caixilaria da janela.

Se tiver infiltrações, (agua do exterior ou de canalização em mau estado) tem de resolver primeiro. Problemas de humidade resultantes da parede ser muito fria e a humidade do ar interior condensar na mesma (o bolor negro) a forra com Pladur resolve.

Se tiver infiltrações, (agua do exterior ou de canalização em mau estado) tem de resolver primeiro. Problemas de humidade resultantes da parede ser muito fria e a humidade do ar interior condensar na mesma (o bolor negro) a forra com Pladur resolve.
Obrigado Topolino. A dúvida era mesmo relativo a condensações e não infiltrações.

Obrigado Topolino. A dúvida era mesmo relativo a condensações e não infiltrações.

Como a condensação se deve à água contida no ar inerior da casa que passsa ao estado liquido em contacto com as paredes frias, e que piora, quanto mais se aquece o interior da casa, com isolamento a ar contacta com o pladur que é muito mais "quente" e evita o fenómeno.

Recomendo sempre isolamento com poliestireno extrudido (XPS) e forra dupla de pladur em que os painéis interiores são hidrófugos (do verde) e os exteriores normais. O XPS e o pladur verde não serão afetados por qualquer resquicio de humidade que ainda esteja retida nas paredes. A camada dupla de pladur dá uma resistência e som ao toque quase similar a uma parede de alvenaria.
A lã de rocha só se também pretenderes isolamento acústico. Para isolamento térmico basta o XPS que é mais fácil de aplicar.

A tinta também é muito importante. Todas apregoam ser antifungos, mas uma robialac ou cin de gama mais alta fazem toda a diferença. Para casos ligeiros de condensação podem ser o suficiente para evitar o aparecimento de manchas pretas.

Back