Tópico das Casas

Não só não rebentou, como os preços continuaram a subir com essas taxas...

A oferta é muito baixa e a procura não para de aumentar, não há bolha nenhuma.

Noto agora uma diferença significativa nos usados versus novos. Mts bancos também dao melhores condiçoes a imoveis com certificados energéticos melhores.

De qualquer forma nao entendo como a malta em inicio de vida se safa.

Sabem o que me irrita?

Os donos das casas, que metem em 5 agencias, casa a venda durante 1ano
Fazes um acordo de preco depois de varias negociacoes, esmagar margens
O dono diz que aceita a proposta, para assinar o CPCV precisa de confirmar quando a casa nova estara pronta
Ja faz 2 dias que o agente imobiliario liga e o dono nem atende, para que vender e fazer isto se no fim depois foge?

Tenho experiência pessoal e familiar com isso (propriedades com vários proprietários decorrentes de heranças). Se por acaso há um dos herdeiros que resolve fazer alguma coisa para regularizar tudo é garantido que: vai meter-se numa carga de trabalhos, os outros herdeiros vão encostar-se a ele e não vão fazer nada, vai-se chatear com primos e tios porque há sempre um que nunca manda o CC ou seja lá o que for necessário, arrisca-se a ter que adiantar do seu bolso todos os custos do processo e haver sempre herdeiros que nunca mais lhe vão pagar. O meu pai caiu no erro de iniciar esse processo e só aranjou chatices com a família. E desistiu a certo ponto.

Passados quase 10 anos a coisa só se resolveu quando decidimos contratar um Solicitador (no caso foi uma Solicitadora) para gerir o processo. A Sollicitadora contactou toda a gente, pediu dinheiro a toda a gente para pagar as custas e impostos, pediu documentos, mandou procurar marcos em terrenos, consultou documentos paroquiais, etc. etc. E fez-se pagar disso, claro. E bem, mas no fim de contas nem ficou muito caro (era a dividir por 19 pessoas, penso) e ficou tudo direitinho nas finanças, no registo predial, etc.

No fim eu e mais 2 primos comprámos aos restantes cada uma das suas partes e neste momento somos apenas 3 proprietários. Agora falta dinheiro para obras de restauro e conservação, mas uma coisa de cada vez.

Os ingleses resolveram isso de forma muito mais inteligente, o património não se divide. Pronto, problema resolvido.

Os ingleses resolveram isso de forma muito mais inteligente, o património não se divide. Pronto, problema resolvido.

Olha, não sabia disso! Sabia que em Inglaterra uma pessoa pode designar um herdeiro livremente. Ou seja, uma pessoa, mesmo que tenha filhos, pode fazer um testamento a doar tudo a um terceiro e os filhos ficarem a ver navios. O que tem dado muitos processos em tribunal de filhos e esposas/maridos alegando chalupice dos testamenteiros!

Olha, não sabia disso! Sabia que em Inglaterra uma pessoa pode designar um herdeiro livremente. Ou seja, uma pessoa, mesmo que tenha filhos, pode fazer um testamento a doar tudo a um terceiro e os filhos ficarem a ver navios. O que tem dado muitos processos em tribunal de filhos e esposas/maridos alegando chalupice dos testamenteiros!

Basta ver o filme Gran Torino com o Clint Eastwood.... e mais não digo para não dar spoiler [;)]

Boa noite. Alguma recomendação de empresa de automatismos de portões? Zona de Cascais/Sintra/Mafra? Muito obrigado.

hoje com um amigo calhou falar de casas, dos preços exagerados, e como é difícil um jovem comprar...e blah...blah

ele falou-me que comprou a casa dele, T4 acho que Odivelas, através de uma cooperativa, diz ele que agora há casas como a dele a vender-se por mais de 500.000

e a ele através da cooperativa deu 170.000 e tais

mas estas cooperativas não são assim "perigosas" ?! eu acho que já vi notícias de pessoas a perderem tanto o dinheiro como a casa

alguém sabe mais destas ditas cooperativas ?

É capaz de haver aqui uma ou duas pessoas que tenham interesse nisto: "Free-form Floor Plan Design using Differentiable Voronoi Diagram", https://github.com/nobuyuki83/floor_plan

Pelo menos o boneco tem piada : [:p]
teaser.png

hoje com um amigo calhou falar de casas, dos preços exagerados, e como é difícil um jovem comprar...e blah...blah

ele falou-me que comprou a casa dele, T4 acho que Odivelas, através de uma cooperativa, diz ele que agora há casas como a dele a vender-se por mais de 500.000

mas estas cooperativas não são assim "perigosas" ?! eu acho que já vi notícias de pessoas a perderem tanto o dinheiro como a casa

Podes aprender aqui sobre a cooperativas.

https://www.youtube.com/watch?v=l7qs_nfLMSc&ab_channel=RuiConceição

Só no caso de testamento mas, mesmo sem testamento é muito mais simples… pena não ser igual na Escócia

Como é óbvio isso está mal explicado...

As cooperativas eram populares há muitos anos. Basicamente em vez de um construtor construir e vender com lucro, 10/20/30 pessoas juntavam-se e investiam elas o dinheiro e construíam o prédio e cada um ficava com uma casa. Hoje em dia têm aparecido algumas. Mas a diferença nunca poderá ser a que referes, de 170k para 500k...

As cooperativas eram populares há muitos anos. Basicamente em vez de um construtor construir e vender com lucro, 10/20/30 pessoas juntavam-se e investiam elas o dinheiro e construíam o prédio e cada um ficava com uma casa. Hoje em dia têm aparecido algumas. Mas a diferença nunca poderá ser a que referes, de 170k para 500k...

Até pode ser essa a diferença de valores. O amigo do Altar tem é que dizer em que ano comprou a casa....

obrigado, eu vou ver

mas o objetivo da minha pergunta era saber o que vocês pensam disto, ou deste esquema

É um modelo que existiu no pós 25 de Abril, mas que nos últimos anos acabou por desaparecer, ou praticamente desaparecer.

Entretanto com o problema da habitação em mãos, o anterior governo voltou o programa "mais habitação" muito para esta questão da habitação a custos controlados.
Posso estar enganado, mas isto é um modelo que assenta muito mais à esquerda que à direita, o que até é curioso por sermos dos países da Europa onde existe este modelo em menor número...

Existem em andamento uma série de empreendimentos promovidos pelo IHRU, poucos ainda, mas alguns na zona de Lisboa ou arredores. São quem tutela estas coisas, por isso podes sempre consultar para perceber como funcionam.

​​​​​​Pessoalmente acho uma modelo interessante, mas tem algumas condicionantes de investimento/tempo e não é para todas as cabeças.

Olhando para a sociedade portuguesa atual e até para a situação e o modo como a política funciona, parece-me um modelo um pouco difícil de implementar e ter sucesso.
As casas em si no geral não são piores que a habitação corrente promovida por privados e onde se paga uma batelada de dinheiro.

Mas politicamente é mais fácil investir em Bairros Sociais, ou melhor, nos últimos anos não se tem feito nem uma coisa nem outra...

Uns conhecidos meus tambem compraram um bom apartamento assim, 55k (t3) nos anos 90

Mas acho que aquilo tinhas de te candidatar e ter um certo tipo de rendimentos para esssa cooperativa

sei que agora uma vizinha vendeu um apartamento T2 e foi por 160k, mas os precos andam loucos

Ainda no outro dia visitei um duplex do ano 2001, zona medio no porto, accessos mais ou menos, mas via-se que era velho e precisava de obras, mesmo as areas era um pouco esquisitas mas tinha uma boa e grande varanda. 350k

em 2011 um amigo meu (aliás, dois, mas falo só de um neste caso) comprou um t2 em Loures com um belo terraço e box para 2 carro; 180K.

Vendeu há 3/anos, por quase 300k (que bela valorização)

actualmente está à venda por 460K.

Os meus pais compraram através de uma cooperativa em 1996 um T3 por 63.000€ na zona norte. Hoje vale mais de 300mil (embora com algumas obras feitas).

Back