Tópico das Casas

Em complemento ao post anterior, talvez um dos motivos para se poder comprar casas acima da média na zona central de Gaia seja o facto dessa zona não ser nada de especial, tirando a proximidade ao centro do porto (em tempo/TP, porque mesmo através de carro pode ser discutível).

Sim, exatamente. A zona da Avenida da República não tem mesmo nada de especial. No meu ponto de vista, as zonas mais interiores (Paço de Rei por exemplo) são mais interessantes, por não terem o barulho e movimento da Avenida da República.

Mas quando se fala em Lisboa, também há zonas que são parecidas ou piores do que Gaia, e proporcionalmente são muito mais caras, por estarem muito próximas ao centro...

Vai-se manter a isenção de comissão de amortização de CH com taxa variável em 2025.[:cool:]

Excelente. Estava a prever amortizar uma parte do meu, e isto é uma boa notícia dupla: não se paga nada para amortizar, e fica-se com um excelente argumento para negociar melhores condições no banco atual, já que não há custos de transferir para outro lado.

Preciso da vossa ajuda.

A minha casa esta(va) pronta e fui fazer a vistoria prévia à escritura.

Tudo ok, exceto umas folgas por toda a casa entre o chão e o rodapé, visíveis sobretudo na sala e conforme foto abaixo:

IMG-5770.jpg

Reparem por baixo da tomada.

O encarregado da obra prontificou-se a resolver isto, embora a escritura vá ser feita já (de acordo com o CPCV os pequenos defeitos são resolvidos em 30 dias e não inviabilizam a escritura).

A minha questão é, para ficar bem feito e não atamancar (não é que eu desconfie , mas …), qual é a solução para isto?

Sendo um rodapé plano, parece-me claramente um problema de desalinhamento do piso flutuante.

A parte do piso não é a minha área, mas em todo o caso não estou a ver bem como vai resolver isso. Se o rodapé está direito (pode não estar), o piso tem um grande desnível nessa zona, o que é muito estranho diga-se e anormal. Quando coloco rodapés, não tenho encontrado problema semelhante.
Mais ao fundo no canto parece o mesmo problema embora com menos buraco.
O piso é uma das coisas que dando asneira é muito difícil de resolver, desde logo porque há o rodapé colocado e levantar tudo é um trabalho daqueles quase impossíveis.

Preciso da vossa ajuda.

Tudo ok, exceto umas folgas por toda a casa entre o chão e o rodapé, visíveis sobretudo na sala e conforme foto abaixo:

O encarregado da obra prontificou-se a resolver isto, embora a escritura vá ser feita já (de acordo com o CPCV os pequenos defeitos são resolvidos em 30 dias e não inviabilizam a escritura).

A minha questão é, para ficar bem feito e não atamancar (não é que eu desconfie , mas …), qual é a solução para isto?

Sendo um rodapé plano, parece-me claramente um problema de desalinhamento do piso flutuante.

Parece que o chão foi assente numa numa base desnivelada.

solução passa por arrancar o rodape, levantar todo o soalho flutuante e corrigir a base com autonivelante apropriado. Mete já isso por escrito.

Preciso da vossa ajuda.

Tal como deve existir uma folga entre pavimento flutuante e a parede, tambem convem existir entre o mesmo e o rodapé se bem que muito inferior a rondar a 2mm.
no caso dessa imagem com diferença excessiva na folga comparativamente ao restante leva-me a acreditar que o nivelamento da base não foi o melhor ou até inexistente de forma a vencer imperfeições da betonilha (ou outra base estilo azulejo) onde o flutuante foi acente.
dai que a recomendação é dar uma "rapadela" de massa autonivelante para vencer pequenas imperfeições e desniveis na base.
no teu caso duvido muito que levantem o chão todo para aplicar do zero após nivelar.
O mais certo é tirarem o rodapé na zona afetada para enfiar um pouco de da espuma (subpavimento) no canto por baixo do flutuante de forma a encher e criar altura voltando de seguida a colocar uma vara de rodapé.

Boas!

Alguém conhece e lidou com a empresa / site "Aluga Seguro"?
Vi um anúncio neles interessante para aluguer, mas não conheço e o site parece muito pouco profissional e com erros de programação.

Parecem ter vindo de Espanha, que pode indicar que ainda não têm implementação cá.

Obrigado.

Edd :)

Bom dia

Duas questões para as quais gostaria da vossa ajuda:

1) Um apartamento em Lisboa, da década de 30 e que fica em zona ARU, necessita de ter o telhado reparado/substituido. Li que existe a possibilidade de ter o IVA reduzido, mas da leitura de alguma informação fiquei confuso. Afinal, o que pode ter o IVA reduzido? Existe algum apoio para esse tipo de obras?

2) Sugestões de software gratuito online/MacOS para desenhar plantas de casas?

BOM 2025!

Preciso da vossa ajuda.

filedata/fetch?id=14545087&d=1734957366

tenho o mesmo problema, e a mim disseram (várias pessoas) que não vale e pena mexer antes do prédio ter entre 1 a 2 anos. Disseram o mesmo de alguns defeitos que entretanto aparecem na pintura (partes estaladas).

Não sei até que ponto é verdade.

tenho o mesmo problema, e a mim disseram (várias pessoas) que não vale e pena mexer antes do prédio ter entre 1 a 2 anos. Disseram o mesmo de alguns defeitos que entretanto aparecem na pintura (partes estaladas).

Não sei até que ponto é verdade.

Isso chama-se protelar. Entretanto o tempo vai passando e pelo comodismo, esquecimento, por desaparecimento ou falência do empreiteiro, as reparações acabam por não se fazer.

A partir do momento em que encontras o defeito, deves comunicá-lo e o empreiteiro deve informar um prazo razoável para a reparação.

Esperar 1 a 2 anos está fora de questão.

Na sala então (foto que partilhei) mal entrei em casa para a vistoria dei logo de caras com isso e se ficasse assim, os meus olhos iam diariamente lá bater.

É para ser reparado (e preferencialmente não atamancado) asap e o ideal até era antes da escritura, para não andar a ter de ir abrir portas aos tipos e a conciliar horários.

Isso chama-se protelar. Entretanto o tempo vai passando e pelo comodismo, esquecimento, por desaparecimento ou falência do empreiteiro, as reparações acabam por não se fazer.

A partir do momento em que encontras o defeito, deves comunicá-lo e o empreiteiro deve informar um prazo razoável para a reparação.

Sim, eu sei... Eles não negaram, disseram que se eu quisesse eles faziam. Mas aconselharam a fazer apenas ao fim de 1 ano, pelo menos. Principalmente a pintura estalada. Tenho a sorte de ter a sede do promotor mesmo aqui no prédio ao lado, e é uma empresa relativamente grande, por isso não estou muito preocupado com os prazos.

Mas não foram só eles que disseram. Tenho um amigo que percebe um bocado de obras, e disse a mesma coisa. Que se fizesse agora, ia ficar mal outra vez porque o prédio "mexe" nos primeiros tempos.

Sim, eu sei... Eles não negaram, disseram que se eu quisesse eles faziam. Mas aconselharam a fazer apenas ao fim de 1 ano, pelo menos. Principalmente a pintura estalada. Tenho a sorte de ter a sede do promotor mesmo aqui no prédio ao lado, e é uma empresa relativamente grande, por isso não estou muito preocupado com os prazos.

Mas não foram só eles que disseram. Tenho um amigo que percebe um bocado de obras, e disse a mesma coisa. Que se fizesse agora, ia ficar mal outra vez porque o prédio "mexe" nos primeiros tempos.

Pode haver algum assentamento de fundações, mas se tiver sido construido como deve de ser, será numa escala muito pequena. Pode aparecer uma rachadela numa parede, por exemplo. Mas uma deformação estrutural que abale a planicidade dum pavimento já seria muito mau sinal. Mesmo as fissuras em paredes são maioritariamente por má execução e aplicação das misturas e não por assentamento estrutural.

Pessoal, visto que a comissão de amortização do crédito vai continuar nula durante 2025, existe algum outro custo que possa aparecer aquando do pedido de amortização?
Alguma taxa, ou comissão, ou o que for, que possa aparecer, que possa ser dependente de cada banco? Ou isso estará definitivamente bloqueado?
O banco é o Bankinter.

Sim, eu sei, nada como confirmar com o próprio banco, mas é para saber previamente.

Outra coisa: quanto tempo antes do dia da prestação fazer o débito fazem o pedido de forma a ficar reflectido logo na prestação imediata? E não ter de descontar uma prestação "antiga" e só depois vir a prestação actualizada.
Já li que seriam até sete dias antes do vencimento da prestação mas queria confirmar se sabem se existe um prazo exacto. Ou se isso depende da "boa vontade" do banco.
EDIT: já vi aqui que são sete dias úteis: https://www.bankinter.pt/credito-ha...ntes/o-que-e-a-amortizacao-antecipada-parcial

Last edited:
Back