Tópico das Casas

Vocês conhecem alguma pessoa que tenha comprado 1 casa de >500.000€ ? fez empréstimo ?

como fez ? vendeu outra por >50% do valor ? vendeu 2 ou 3 ? tem ordenados de 10-20k /mês ?

Eu e a companheira assinamos contrato de compra de um apartamento por 520k que ficará pronta em 2027. Vamos dar 10% de entrada para o mês que vem e até a conclusão do imóvel, pretendemos dar 150k e pedir o resto ao banco. É a nossa primeira casa e os nossos rendimentos são muito acima do médio. Poderíamos até dar mais de entrada ou comprar uma casa mais cara mas há vida do que uma casa.

Última edição:
Eu e a companheira assinamos contrato de compra de um apartamento por 520k que ficará pronta em 2027. Vamos dar 10% de entrada para o mês que vem e até a conclusão do imóvel, pretendemos dar 150k e pedir o resto ao banco.

ok... em 2 anos vão conseguir ter 40% do valor da casa pago (200k) e só pedem 300k ao banco, é isso ?

ok... em 2 anos vão conseguir ter 40% do valor da casa pago (200k) e só pedem 300k ao banco, é isso ?

Praticamos temos o valor e se tudo correr bem podemos entrar com mais para diminuir o crédito e ainda podemos usufruir de um desconto parcial nos valores da escritura, IMT, imposto de selo, etc devido a política para jovens com menos de 35 anos.

Não pretendemos gastar mais do que 15% dos nossos rendimentos líquido com o crédito.

Quando vais a uma residência numa das zonas (certamente) mais caras de Lisboa (não confirmei), no ultimo andar, e vês que só o sistema de home cinema (som apenas) custa mais de 60k, percebes que é fácil comprar casas de milhões. [:D]

Fui a uma casa (em PT) cujo candeeiro principal custou 130K. Foi preciso montar um andaime, e demorou uma semana. [:D]

Fui a uma casa (em PT) cujo candeeiro principal custou 130K. Foi preciso montar um andaime, e demorou uma semana. [:D]
Se entramos no campo da decoração e obras de arte, a coisa pode ultrapassar o valor comercial da habitação sem grandes problemas.

Desde vários quadros de 8 digitos cada, a 3 candeeiros por 750 mil, confesso que ja pouca coisa me espanta.

3 candeeiros por 750.000€ (!?! WTF)

existe realmente 1 mundo alternativo em Portugal que a maioria do povo desconhece (eu incluído)

não sei se de novos ricos, se pessoal que investe online e ganha milhões por dia, se pessoas com dezenas de casas de família tudo a render mensalmente, se CEO de grandes empresas com ordenados gigantescos e cartão por fora "ilimitado", se quadros médios/altos de fundações ou usaid com "money no object" , ou sei lá ...
pois se 1 quadro até pode valorizar com o tempo (se bem que as obras de arte .. são 1 "negócio peculiar" - gostei muito do filme "Arte fatal (the kill room))...
agora 3 candeeiros de quase 1M de Euros !?!?! WTF

Moro em mafra e vou ao escritorio em Sete rios. Por norma demoro 40-60 minutos, onde 80% do percurso é sempre a andar. Apanho transito por norma um ou 2 km antes dos tuneis de benfica. Prefiro perder 45 minutos a vir de mafra, do que perder 45 minutos na ic19 a vir de sintra no para arranca ou 45 minutos a passsar a ponte 25 abril ao vir da costa.

e sao situacoes que ja vivi, consigo comparar.

Agora muita gente que vive ou veio viver para mafra, raramente vai para lisboa de carro. Nao noto assim grande transito na a21 para lisboa a hora de "ponta". Muita gente vai sim de BUS - directo ate campo grande - e demora cerca de 30 minutos ( tambem ja usei)

e a economia local cresceu bastante, muita gente ja trabalha por mafra ou pessoas que estao a trabalhar remotamente. Os precos das casas subiram estupidamente, tambem muito pela afluencia de estrangeiros que vieram de malas e bagagem para ca.

Quando vais a uma residência numa das zonas (certamente) mais caras de Lisboa (não confirmei), no ultimo andar, e vês que só o sistema de home cinema (som apenas) custa mais de 60k, percebes que é fácil comprar casas de milhões. [:D]

Basta contratares a empresa de decoração oito em ponto que facilmente gastas centenas de milhares em decoração. Um amigo meu gastou cerca de 800k no projecto de decoração do apartamento dele, um outro familiar meu gastou cerca de 200k na Bang & Olufsen. Há muita gente em Portugal a viver noutra realidade e não são estrangeiros, são nacionais.

3 candeeiros por 750.000€ (!?! WTF)

existe realmente 1 mundo alternativo em Portugal que a maioria do povo desconhece (eu incluído)

não sei se de novos ricos, se pessoal que investe online e ganha milhões por dia, se pessoas com dezenas de casas de família tudo a render mensalmente, se CEO de grandes empresas com ordenados gigantescos e cartão por fora "ilimitado", se quadros médios/altos de fundações ou usaid com "money no object" , ou sei lá ...
pois se 1 quadro até pode valorizar com o tempo (se bem que as obras de arte .. são 1 "negócio peculiar" - gostei muito do filme "Arte fatal (the kill room))...
agora 3 candeeiros de quase 1M de Euros !?!?! WTF

Há muito mais dinheiro em Portugal do que as pessoas pensam, tambem podes ver pelas maquinas que andam na estrada, carros de mais de 50K aos montes, restaurantes de mais de 50 euros por pessoa cheios.. etc.

Quando foi a pandemia, muita gente achava que as pessoas não iam conseguir pagar as prestações, e iam entregar casas ao banco, tambem não aconteceu.

Sim, e que houvesse mais!!

mas deixem pelo menos algumas casas pa mim abaixco de 150K ou de 100K preferencialmente, que eu queria comprar uma vivenda no interior mas recuso-me a dar 200 ou 300K por umas dos anos 70/80 a precisar de largas dezenas de milhares de euros em obras.

Tá tudo doido ou k [:D]

Há muito mais dinheiro em Portugal do que as pessoas pensam, tambem podes ver pelas maquinas que andam na estrada, carros de mais de 50K aos montes, restaurantes de mais de 50 euros por pessoa cheios.. etc.

Quando foi a pandemia, muita gente achava que as pessoas não iam conseguir pagar as prestações, e iam entregar casas ao banco, tambem não aconteceu.

Há. As gerações mais velhas estão bem de vida. Os jovens sem pais que banquem, é que estão fornicados.

Primeira linha de mar,..............sem praia. [:D]

Dizem que vai ter uma à direita da nova marina. Depois gramas o cheirinho da ETAR no vento de SW isto para não falar do que está atrás desse empreendimento [:)]
Absolutamente trágico o desenvolvimento urbano de Olhão e Faro, completamente "de costas" para a população...

Última edição:

carros de 50k eu até percebo ...são carros com pvp para particular de 50k, mas que custam <35k para ENI e empresas ...
e ao fim de 4 anos de amortização ainda vendem quase pelo mesmo preço que compraram !

agora 3 candeeiros de 750K ... é outro nível !!
T2 a 2M ... é outro nível !!
casas de praia/férias a 10M ... é outro nível !!

Não é isso.
Há é uma cada vez maior discrepância e fosso de classes. A Classe média é hoje em dia uma miragem do que foi e tens portanto muita gente pobre que não consegue ter carros de 50k nem jantares de 50€, muita mesmo e tens também gente que chegue que pode comprar carros de 50k e fazer jantares de 50€, o que dá uma imagem, ou melhor, uma PERCEPÇÃO (que está na moda) que há mais dinheiro do que as pessoas imaginam. Eu penso é que há mais pobres do que as pessoas imaginam, só que como não andam de carro de 50k nem vão jantar por 50€ nem se dá por eles.

Existe cada vez mais pobres e cada vez mais ricos. Eu estive uns anos fora do país e desde que voltei que noto que convivo com duas realidades distintas, de um lado tenho pessoas que fazem conta a vida e qualquer 10 euros faz falta e do outro lado tenho pessoal que 1000 euros pouco ou nada significam. Alguns enriqueceram bastante nos últimos anos devido ao imobiliário e crescimento económico e outros mal podem sonhar comprar um apartamento.

Não é isso.
Há é uma cada vez maior discrepância e fosso de classes. A Classe média é hoje em dia uma miragem do que foi e tens portanto muita gente pobre que não consegue ter carros de 50k nem jantares de 50€, muita mesmo e tens também gente que chegue que pode comprar carros de 50k e fazer jantares de 50€, o que dá uma imagem, ou melhor, uma PERCEPÇÃO (que está na moda) que há mais dinheiro do que as pessoas imaginam. Eu penso é que há mais pobres do que as pessoas imaginam, só que como não andam de carro de 50k nem vão jantar por 50€ nem se dá por eles.

Eu não disse que não há mais pobres, claro que há, Portugal importou nos ultimos 5-6 anos 1M de pobres e nas TV todos os dias se defende que são precisos mais pobres.

https://www.dn.pt/economia/imigrantes-ganharam-em-media-600-euros-brutos-por-mes-em-2023

Mas há muito mais gente com dinheiro em relação ao que havia há 20 anos.

E claro que há maior fosso entre classes e vai aumentar nos proximos anos, porque a economia está assim a ser desenhada.

Voltar
Superior