Tópico das Casas

Mas no prédio esperas pelos outros. Been there, e para mim chegou de depender dos outros.

A minha vivenda, que tenho ha 8 anos, nao me dá esse trabalho todo.

A piscina está automatizada, só tenho que meter sal 1x por ano. Despejar no inverno é raro, encher no Verão, faço ao fds enquanto estamos a usufruir. A maior chatice é limpar, porque na tenho robot...

Pintei e lavei o telhado no ano passado, tinha levado ETICS há 10 anos.

O IMI é similar ou menor que o do apartamento da minha sogra, a 200 m.

Nao tenho churrasqueira, apenas um pequeno grelhador. Tendo vizinhos, preferi, porque alem de mais barato, permite deslocar no caso de terem roupa estendida.

Há algumas ervas para arrancar e esfregar a calçada uma vez por ano. Nada que nao se possa adjudicar, ou fazer com os putos.

Melhoramentos, sim, ainda não parei, mas porque tenho feito à medida das possibilidades, em vez de pedir inicialmente crédito para tudo.

O tuga está cada vez mais selvagem. Os condomínios são pesadelos para gerir. Não há nada cono uma vivenda preferencialmente sem paredes comuns com as do lado.

Eu moro num apartamento de que gosto muito. O unico ponto negativo é o condomínio. E já tivemos aqui de tudo, desde um lunático que punha a musica no maximo todo o dia, abusadores ocupavam as garagens alheias, e já chegamos a atingir um volume de 4000€ de dívidas de condóminos. Por isdo não me falem em maior facilidade dd fazer obras em prédios.

E há milhares de condomínios com problemas neste país. Muitos deles acabam em tribunal.

Eu por ex ponderei e ainda pondero mudar-me para uma vivenda em zonas como Mafra, Torres Vedras e até em algumas zonas da Margem Sul mas a minha companheira para já prefere viver em apartamentos.

Entre viver num "buraco" em Lisboa, prefiro viver numa boa casa nos arredores mas muita gente não consegue desligar este chip de viver no centro da cidade ou próximo.

Cada caso é um caso...
Um buraco em Lisboa tem o lado positivo de às 18 horas já estar em casa.
A vivenda nos arredores a pessoa só a usufrui nos finais de semana. Chega em casa às 20 e sai de novo às 5 da manhã.... Só serve para dormir nos dias úteis...

Medidas de facilitação a contratação do crédito a habitação para os jovens + descida dos juros + Governo minoritário e instável + ausência de construção = Desgraça a curto/médio prazo.

E é isto.

Cada caso é um caso...
A vivenda nos arredores a pessoa só a usufrui nos finais de semana. Chega em casa às 20 e sai de novo às 5 da manhã.... Só serve para dormir nos dias úteis...

Com fins de semana, feriados e férias, deves usufruir da vivenda mais de um terço dos dias do ano.

Cada caso é um caso...
Que generalização...

Quando vou ao escritório (centro de LX), saio de casa pelas 7h30/45 e chego pelas 18h20/30.

Cada caso é um caso...

A malta que só conheçe a realidade das grandes cidades fica completamente sem noção...o que dizes é um completo exagero...

Depois ainda gostava de saber de que serve estar em casa em 15 min se não se gosta do sítio, porque quando se gosta, OK, agora convém ter algum apreço pelo sítio onde se dorme, diria eu.

Cada opção tem os seus pros e contras mas tou em crer que esse do sair as 5 e chegar as 20 foi somente em tom de caricatura, olha que ainda é preciso estar mesmo bem longe para tal ter que acontecer, e já trabalhei a 70 km e nunca foi nada disso.

Última edição:
Medidas de facilitação a contratação do crédito a habitação para os jovens + descida dos juros + Governo minoritário e instável + ausência de construção = Desgraça a curto/médio prazo.

E é isto.

É emigrar.
Ou tentar amealhar para conseguir dar para uma boa entrada.

As pessoas ficarem a lamentar-se é que não vai resolver nada.

pois vivenda é giro ...
mas cortar a relva/plantas todos os meses
tratar da piscina com regularidade, (esvaziar quando chove e encher no verão, ver o PH, verdete, etc)
pintar, tapar as rachas, fazer melhoramentos ...a conta é sempre a dividir só por 1 (em vez do prédio dividir por vários)
pagar o IMI ..
e cada vez que se quer ir para a churrsqueira "é preciso" limpar tudo, depois tambem as mesas/cadeiras do exterior, etc ...

É MUITO BOM .. mas enquanto 1 pessoa não passa por isso, nem sabe bem o quanto custa !

(e regra geral nas zonas de vivendas.. não existem cafés, padarias, farmácias, etc ... é preciso ir longe/carro para qualquer 1 dessas coisas)

A minha experiência pessoal.
Já vivi nuns quantos apartamentos, agora vivo numa vivenda isolada num lote de 600m2.
Apartamento provavelmente nunca mais ou tão cedo jamais.
Todas as desvantagens de uma vivenda têm um peso muito menor que as desvantagens de um apartamento, a começar pelos vizinhos!

Muitas das desvantagens que enumeras, facilmente são transformadas em vantagens, as das tarefas inerentes à vivenda! Eu já tive um jardineiro e hoje em dia eu e os miúdos fazemos toda a manutenção de jardim, piscina e calçadas e a coisa serve para "criar" os miúdos e são momentos engaçados em família, pelo menos enquanto tivermos saúde penso que não darei mais o trabalho fora. No outono e inverno não tocamos no jardim.
Só vejo uma desvantagem clara nisto das tarefas, na minha experiência porque me recuso a subir a telhados, tenho que pagar para a limpeza dos telhados e dos painéis solares.

As contas são maiores, sem dúvida, a área útil também é em dobro ou mais, assim como as possibilidades de uso, mas por outro lado, as coisas são feitas de acordo com o teu tempo para as fazeres, enquanto que num apartamento tens de esperar muitas vezes pela vontade e tempo dos outros. Quem nunca andou atrás do condomínio para reparar uma coisa qualquer muitas vezes sem grande custo!

Mas a da churrasqueira confesso que não percebi! Num apartamento não tens churrasqueira logo não tens de a limpar, mas numa vivenda alguém te obriga a ter churrasqueira! Se a tens é porque a vantagem de a ter supera largamente a desvantagem de a limpar.

A voltar para um apartamento, só quando for velhinho e me chatear viver numa casa grande sem filhos!

A minha experiência pessoal.
Já vivi nuns quantos apartamentos, agora vivo numa vivenda isolada num lote de 600m2.
Apartamento provavelmente nunca mais ou tão cedo jamais.
Todas as desvantagens de uma vivenda têm um peso muito menor que as desvantagens de um apartamento, a começar pelos vizinhos!

Muitas das desvantagens que enumeras, facilmente são transformadas em vantagens, as das tarefas inerentes à vivenda! Eu já tive um jardineiro e hoje em dia eu e os miúdos fazemos toda a manutenção de jardim, piscina e calçadas e a coisa serve para "criar" os miúdos e são momentos engaçados em família, pelo menos enquanto tivermos saúde penso que não darei mais o trabalho fora. No outono e inverno não tocamos no jardim.
Só vejo uma desvantagem clara nisto das tarefas, na minha experiência porque me recuso a subir a telhados, tenho que pagar para a limpeza dos telhados e dos painéis solares.

As contas são maiores, sem dúvida, a área útil também é em dobro ou mais, assim como as possibilidades de uso, mas por outro lado, as coisas são feitas de acordo com o teu tempo para as fazeres, enquanto que num apartamento tens de esperar muitas vezes pela vontade e tempo dos outros. Quem nunca andou atrás do condomínio para reparar uma coisa qualquer muitas vezes sem grande custo!

Mas a da churrasqueira confesso que não percebi! Num apartamento não tens churrasqueira logo não tens de a limpar, mas numa vivenda alguém te obriga a ter churrasqueira! Se a tens é porque a vantagem de a ter supera largamente a desvantagem de a limpar.

A voltar para um apartamento, só quando for velhinho e me chatear viver numa casa grande sem filhos!

Entre o apartamento e a moradia isolada com jardim, há mais algumas possibilidades pelo meio para quem não quer cortar relva 😅.

Aliás, basta observar como se desenvolveram os centros urbanos ao longo de séculos por todo o país, onde a predominância são moradias individuais que se desenvolvem e definem quarteirões, normalmente com relação direta para a rua e um logradouro na traseira.

pois vivenda é giro ...
tratar da piscina com regularidade, (esvaziar quando chove e encher no verão, ver o PH, verdete, etc)
pintar, tapar as rachas, fazer melhoramentos ...a conta é sempre a dividir só por 1 (em vez do prédio dividir por vários)
pagar o IMI ..
e cada vez que se quer ir para a churrsqueira "é preciso" limpar tudo, depois tambem as mesas/cadeiras do exterior, etc ...

É MUITO BOM .. mas enquanto 1 pessoa não passa por isso, nem sabe bem o quanto custa !

(e regra geral nas zonas de vivendas.. não existem cafés, padarias, farmácias, etc ... é preciso ir longe/carro para qualquer 1 dessas coisas)

Nem todas as vivendas têm piscina (a grande maioria não tem), nem todas têm a área de um campo de futebol como logradouro para cortar relva (agora até podes meter sintética). Mesmo churrasqueira nem todas têm, pode ser amovível e a limpeza é residual.

Em todo o caso diria que o beneficio de ter isso (estes pequenos lixos) dá 100 a 0 a qualquer apartamento onde tens tudo isso (ou seja problemas) a multiplicar pelo nº de condóminos.
No limite podes fazer como em muitos prédios, deixar ao abandono. Se quiserem ter um prédio xpto também custa dinheiro e não é pouco.

Entre o apartamento e a moradia isolada com jardim, há mais algumas possibilidades pelo meio para quem não quer cortar relva 😅.

Aliás, basta observar como se desenvolveram os centros urbanos ao longo de séculos por todo o país, onde a predominância são moradias individuais que se desenvolvem e definem quarteirões, normalmente com relação direta para a rua e um logradouro na traseira.

Certíssimo.
Podes ter diferentes soluções, desde relva artificial a empedrado, cimentado ou deque de madeira, etc. Eu pessoalmente tenho empedrado exceto numa das laterais e um pouco à frente em que não abdico da relva e das arvores de fruto.

pois vivenda é giro ...
pagar o IMI ..

atenção que isto não foi uma critica da minha parte !
foi apenas para tentar "destacar" que a vivenda dá mais trabalho que 1 apartamento !

claro que se pode ter relva sintetica ..
claro que se pode não ter piscina nem churrasqueira ..
claro que se pode fazer "bricolage" com os filhos ..
etc..

e claro que tambem existem milhares de condomínios que não dão problema, nem tem dividas acumuladas de milhares de €uros ...

cada uma escolha aquilo que acha melhor, mas consciente que ambas tem vantagens e desvantagens.
Apenas isso !
e a idade, experiência, disponibilidade e expectativa tem de ser adequada para cada caso !

atenção que isto não foi uma critica da minha parte !
foi apenas para tentar "destacar" que a vivenda dá mais trabalho que 1 apartamento !

claro que se pode ter relva sintetica ..
claro que se pode não ter piscina nem churrasqueira ..
claro que se pode fazer "bricolage" com os filhos ..
etc..

e claro que tambem existem milhares de condomínios que não dão problema, nem tem dividas acumuladas de milhares de €uros ...

cada uma escolha aquilo que acha melhor, mas consciente que ambas tem vantagens e desvantagens.
Apenas isso !
e a idade, experiência, disponibilidade e expectativa tem de ser adequada para cada caso !

Sim, naturalmente, todas as opções têm coisas boas e más.

No fundo é como ter um carro, há quem o tenha e não se dê ao trabalho de o limpar, de fazer manutenção para lá do básico, medir pressão dos pneus, etc etc [:D]

Aliás seja carros ( por mera comparação de exercicio ) ou casas ou o que for, sempre me fez bue confusão quem não dá valor ao que tem e deixa as coisas ao desleixo.

Claro que quando há dificuldades financeiras é diferente, mas quando é puro desleixo mete dó de ver jardins mal tratados, matagais, pinturas todas podres em vivendas decentes, coisas assim, dói a alma.

pois vivenda é giro ...
pagar o IMI ..

True! [:D]

A piscina é usada mais vezes pelos amigos que pelo dono, mas quem trata dela ou suporta o custo é sempre o mesmo

A churrasqueira e o churrasco é uma seca porque emquanto os amigos estao a desfruta na mesa e nos copos o dono está a levar com o fumo e cheiros

A relva é uma seca e só dá despesa, o jardim é outro....

Do ponto de vista de inércia termica a maioria são uma mrd...

Poucas vantagens têm sobre um bom apartamento!

True! [:D]

A piscina é usada mais vezes pelos amigos que pelo dono, mas quem trata dela ou suporta o custo é sempre o mesmo

A churrasqueira e o churrasco é uma seca porque emquanto os amigos estao a desfruta na mesa e nos copos o dono está a levar com o fumo e cheiros

A relva é uma seca e só dá despesa, o jardim é outro....

Do ponto de vista de inércia termica a maioria são uma mrd...

Poucas vantagens têm sobre um bom apartamento!

E a privacidade? Tipicamente muito superior numa moradia vs apartamento, e não teres que mamar com o vizinho de cima a fazer barulho, bater com os pés ou a pinar e condomínios (e as espetaculares reuniões)… etc

Eu vivi a minha vida toda entre uma vivenda isolada e um apartamento e a minha escolha vai ser sempre uma vivenda, apesar dos custos de manutenção e a preocupação com a segurança ser maior.

Já que estamos num fórum de automóveis, eu tenho pena é da falta de espaço na garagem para tratar do carro à vontade. Em condomínios existe sempre a pressão que a luz é paga por todos, por isso não o faço.

E há quem goste do trabalho de arranjar jardim.

Não são tão poucos quanto isso ou não houvesse muita gente com hortas na cidade a ocupar o seu tempo livre.

E a privacidade? Tipicamente muito superior numa moradia vs apartamento, e não teres que mamar com o vizinho de cima a fazer barulho, bater com os pés ou a pinar e condomínios (e as espetaculares reuniões)… etc

Falando de negativismos o que não falta é moradias com má vizinhança e barulhos, então geminadas e em banda ui, ui.

Ou aquelas urbanizações de moradias em que a do teu lado parece a casa fantasma sem tratamento e cheia de mato e arbustos a ir para o teu lado e terreno digno de ferro-velho.
ai não há sequer reunião de condominios que faça pressão e resolva a situação..
Quando é para correr mal tanto faz ser moradia ou apartamento.[;)]

Voltar
Superior